terça-feira, 18 de julho de 2023

PAI

     Pai, hoje ao colocar sua neta para dormir, lembrei de você, e meu deu uma saudade, Pai. 

    Você me ensinou a jogar xadrez. Você quando eu tinha 4 anos me disse "que o finito não consegue compreender o infinito" quando perguntei o que era Deus, e sem eu saber, começou a instilar as bases para uma vida mais reflexiva. Você me acompanhou nos campeonatos de xadrez mundo a fora. Você sempre me apoiou em minhas decisões. Sinto saudades, Pai.

    Errei. Para além do plano abstrato, percebi que o final da vida não é fácil. Não foi fácil. Eu poderia ter sido melhor. Você provavelmente foi o melhor pai que poderia ter sido. Nascido no interior de Pernambuco na década de 30, com certeza você me deu enquanto pai aquilo que você poderia dar pela sua história. Eu deveria ter tido mais sabedoria para entender mais profundamente esse aspecto da natureza humana.

    Eu te amo Pai. Eu te amo quando você me levou para jogar futebol na praia com três anos. Eu te amo quando ficava na sua casa quando criança. Eu te amo quando você me levava na sorveteria e depois no Fliperama do Gonzaga. Eu te amo quando você me deixou dar o meu primeiro xeque mate. Eu te amo pelas nossas conversas na minha juventude. Eu te amo de ir na pracinha jogar xadrez e depois ir comer uma pizza. Eu te amo por toda a sua ajuda. Eu te amo quando você veio para Florianópolis. Eu te amo quando você ficava brabo de eu te levar para os médicos. Eu te amo quando você ficava irritado pela sua dor. Eu te amo quando você partiu.

    Se eu sou alguma coisa hoje, se eu tenho algum valor, com certeza você tem grande parcela de contribuição nisso. Pai e filhos. O seu neto está tão lindo, Pai. Como eu queria que você tivesse visto ele engatinhar, e como eu queria que você o visse dar o primeiro passo. Mesmo com a sua dor, mesmo com todo o seu estado de saúde, carregarei comigo os seus sorrisos sinceros de alegria quando você viu o Felipe, bem pequeno no meu colo.

    Peço desculpas, Pai, se eu não fui o melhor filho que eu poderia ter sido. 

    Eu te amo, Pai.

10 comentários:

  1. No futuro sua filha escreveu algo parecido sobre você. Já está escrito, apenas não se tornou presente ainda.

    Abraço, meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. Que Deus abençoe você e ajude a passar por esse momento doloroso.

    ResponderExcluir
  3. Linda homenagem. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Grande post!
    Meu pai também me ensinou a jogar xadrez, porém não me apaixonei igual você.
    Com certeza ele tem orgulho da pessoa que você se tornou!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Soul Surfer,

    Esse foi um dos posts mais significativos que li até hoje.

    Geralmente quando abro o Feedly, leio vários posts em sequência. Mas hoje não.

    O seu post me tocou tão profundamente, que minha leitura terminou por aqui hoje.

    A vida passa rápido... E muitas vezes, o tempo de aprendizado de uma pessoa não é como o nosso. Por isso, precisamos aprender a respeitar. A entender. A amar.

    Sua mensagem pode tornar melhor a vida de todos nós.

    Agradeço muito por compartilhar seus pensamentos tão sinceros, profundos e tocantes aqui.

    Desejo tudo de bom para você e para seus familiares,
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
  6. Meus sentimentos... (acabei esquecendo de dizer o principal).

    Que Deus conforte você e seus familiares.

    ResponderExcluir
  7. Ser pai é bom demais e difícil! Pelo texto o seu gozou de todos os momentos... Ser um bom filho é fácil, e com pai parceiro é mais fácil ainda, um abraço e um sorriso carinhoso corrigem qualquer erro ou qualquer defeito!
    Sempre que ganho um abraço, um sorriso e até uma traquinagem, traquinagem as vezes vai hahaha, eu faço questão de dizer que eles (meus filhos) são os melhores e que essas coisas 'simples' são as mais importantes.
    Meus sentimentos pela sua perda e força no desafio de manter o mesmo nível de excelência! Vai ser fácil para os seus filhos serem o melhor possível, mas a missão de ser um bom pai é muito prazerosa e dificílima. Afinal tudo que é bom dá trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo texto. Seu pai com certeza está muito feliz e orgulhoso. Seja onde for. Abs.

    ResponderExcluir
  9. Eu praticamente não tive pai. Hoje, minha filha com 5 meses (ainda na barriga da mamãe), eu sinto o maior desejo de passar esse sentido para ela. Que Deus me guie nessa jornada.

    ResponderExcluir
  10. Bela lembrança. Eu lembro do meu velho de forma parecida. Muito grato por ter o pai que tive. Só espero passar tudo isso pra frente.

    ResponderExcluir