quinta-feira, 14 de maio de 2020

MUNDO SOUL PODCAST ESTÁ NO AR!!

  Anchor - https://anchor.fm/mundosoul
Spotiffy- https://open.spotify.com/show/3RVLyhN1MUbNsCIIMZ9MxF 

Olá caros leitores!

   O meu primeiro podcast já está no ar!  O primeiro entrevistado foi um leitor desse espaço, professor universitário de ciências biológicas, que me mandou um e-mail com um arquivo anexado de mais de 10 páginas com reflexões pessoais dele sobre a atual crise.

  Eu achei tão interesse que resolvi entrevistá-lo, e o resultado ficou acima das minhas expectativas pela qualidade do entrevistado.

 Já também está em "produção" o novo site, como não tenho habilidade e tanta paciência, contratei uma designer recomendada por outro leitor desse espaço. 

 E o que quero com isso? Um amigo blogueiro me mandou a foto de um casal que veleja pelo mundo, e dava para ver o encantamento dele com as fotos. Imagens lindas. Eu, porém, já tive o privilégio de  viajar por lugares remotos como o interior da Mongólia, lindos como regiões tibetanas na China, morando num carro por seis meses na Nova Zelândia e Austrália, entre tantas outras experiências.  

 Eu já vi muita coisa nesse mundo, e isso me ajudou muito a formar o meu atual caráter.  Atualmente, percebo, mais do que necessariamente viajar, possuo uma vontade ainda maior de construir relações significativas com meus semelhantes, pois de há muito percebi que as minhas melhores fotos das inúmeras viagens que fiz são aquelas onde havia pessoas com as quais compartilhei algum momento da minha breve existência. 

 Por meio desse modesto espaço, eu já conheci diversas pessoas e todas as vezes a experiência foi bacana. Portanto, pelo feedback que recebo de alguns leitores, vi que faria bem para mim expandir um pouco e tentar tornar o espaço algo visualmente mais bonito, e quem sabe crescer um pouco a audiência.

  O Podcast era algo que eu tinha há muito tempo em mente, depois de conhecer os diversos podcast de qualidade americano. Eu creio que há espaço para algo semelhante no país, com as nossas limitações é claro. Eu creio que poderia, se me for dada a oportunidade, extrair boas informações de pessoas inteligentes sobre os mais variados assuntos.

  Se serei bem sucedido? Só o tempo irá dizer. Mas, o que é sucesso? Fazer algo que me agrada, e que de alguma maneira possa ajudar algumas pessoas a ampliar o conhecimento sobre o mundo ou ter alguma reflexão relevante já não seria sucesso? Na minha percepção, seria.

 Por isso, convido a todos que gostam desse espaço, a ouvir o primeiro podcast. Podem deixar sugestão, críticas construtivas, etc, etc. Talvez tenha ficado muito longo, talvez a minha voz não é das melhores, pode sugerir qualquer coisa, que irei me esforçar para melhorar.

 Se gostar do podcast, peço que siga o programa na própria plataforma escolhida. E, mais importante, compartilhe com familiares, pessoas que conhecem, etc, para que o espaço possa crescer de forma orgânica. Ah, e compartilhe se você quiser e achar que vale a pena, se não gostar do podcast, sem problemas!

  Um grande abraço!

Links -  Anchor - https://anchor.fm/mundosoul

Em breve, outras plataformas serão adicionadas

77 comentários:

  1. Boa ! aguardo lançamento no Stitcher. Sucesso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vagabundo. Não conheço essa plataforma, espero que o Anchor distribua lá também.
      Um abs!

      Excluir
    2. Cara, pedi a distribuição manual nessa plataforma que não conhecia só por você! ehhe Agora vê ouve o podcast!
      Foi bem fácil na real, e agradeço por falar dessa plataforma, o Anchor infelizmente não distribui lá.
      Espero que agora que eu fiz a distribuição manual, espero que seja automático cada episódio que eu publicar no anchor, essa plataforma puxe o RSS automaticamente, vamos aprendendo.
      Um abs!

      Excluir
    3. opa, obrigado ! vim aqui pra dar uma forca, postar esse link q eu achei mas parece que vc ja conseguiu. Valeu man, to baixando aqui pra ouvir https://help.anchor.fm/hc/en-us/articles/360039016112-Submitting-your-podcast-to-Stitcher-for-distribution

      Excluir
  2. seria massa um canalzao no yotube tbm

    ResponderExcluir
  3. Sensacional Soul! Eu poderia ficar mais duas horas ouvindo vocês conversando. Sua voz é ótima, perfeita para podcasts rs. Com relação à duração do podcast com o tempo isso vai se ajustando, não foi uma perda de tempo, só havia muito assunto.

    Soul, baseado em tudo que você aprendeu até agora qual seria o melhor caminho para o Brasil? Se fosse você sentado na cadeira de presidente o que você faria?

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigado pelo feedback. Se gostou siga, compartilhe e comente!

      Se eu fosse presidente do Brasil? Nossa. Eu começaria mostrando mais empatia pelo sofrimento alheio, conversaria mais com os diversos atores políticos e seguiria o que o órgão técnico (Ministério da Saúde) diz sobre diretrizes de saúde pública.

      Acredito que já seria um bom começo, não acha?

      Um abs!

      Excluir
    2. Sem dúvida Soul seria um bom começo. Muito melhor do que ficar perdendo tempo batendo cabeça. um abs

      Excluir
    3. Ma tu não votaste no Bozo no segundo turno?

      Excluir
    4. Puxando o gancho sobre empatia pelo sofrimento alheio, deixo aqui uma recomendação de filme: Um lindo dia na vizinhança (A Beautiful Day in the Neighborhood) com Tom Hank no personagem principal. Baseado em fatos reais, envolvendo um jornalista e um apresentador de programa infantil.

      Excluir
  4. Ouvi tudo! Achei excelente. Peço que continue... aguardando os próximos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diego, obrigado por ouvir duas horas de conversa.
      Se gostou compartilhe e siga na plataforma que usa. Ah, e comente, comentários ajudam bastante.
      Um abs!

      Excluir
  5. Soul, parabéns pela iniciativa. Sua coragem em enfrentar novos desafios é inspiradora. Espero o canal no YouTube ou o podcast no deezer e na Amazon music.
    Particularmente gosto do tema de nutrição. Faça uma entrevista com Dr. JOSÉ Souto.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Baiano!
      Sou muito novado em tecnologia e aos poucos vou aprendendo um pouco. Estou usando uma plataforma chamada Anchor para publicar, e ela distribui automaticamente para vários canais. O Spotiffy foi o primeiro, mas com certeza deve ir para outras plataformas, mas vou monitorando, senão vou fazer manualmente.
      Quando ouvir, se gostar, não deixe de seguir e compartilhar.
      Um abs!

      Excluir
    2. Soul, o podcast foi muito bom e produtivo.
      O ÁUDIO estava ótimo e a dinâmica da entrevista foi boa. Acredito que o entrevistado ajudou muito. Aprendi muito com seu entrevistado e gostei muito boa a visão de mundo dele. Ele possui algum blog?? Gostaria de seguir pessoas como ele.
      A citação de Peter Turchin foi vem interessante.
      Continue pq agradou muito. Abraços

      Excluir
    3. Valeu, Baiano!
      Sim, ele me surpreendeu positivamente. Falei para ele que a imposição de voz dele era muito boa, e a capacidade de explicação dele também era acima da média.
      Acho que não, ele talvez crie um, quem sabe, acho que seria bem interessante.
      Pois é, eu não conhecia esse pensador, ainda não tirei tempo para ler mais sobre, mas vou ver se faço essa semana.
      Um abs!

      Excluir
  6. Foi ótimo - ficou algo de qualidade, tanto tecnicamente (som nítido e músicas) como a conversa em si!

    O logotipo e nome também - aprovados!

    Vida longa ao podcast!

    Abraços, Renato C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Renato!
      Não esqueça de seguir, deixar um comentário na plataforma que ouviu (isso ajuda bastante na popularização) e compartilhar com amigos e conhecidos que possam gostar!
      Um abs!

      Excluir
  7. Yessss! Top demais. Finansfera vai ressurgir aos poucos.

    Te acompanho desde sempre e vou continuar acompanhando. Como seu perfil é aberto engara um canal no youtube, dá até para monetizar, público você terá.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, RW!
      Valeu meu amigo.
      Sim, quem sabe, eu pretendo monetizar apenas para pagar as despesas do novo site, do podcast, etc. São despesas pequenas, mas seria legal se pudesse se pagar. E entrando mais dinheiro, vou podendo contratar mais serviços, mais profissionais para ajudar, etc. Tudo que entrar iria para o próprio serviço.
      Um abs!

      Excluir
  8. Olá, Soul.

    Eu ouvi seu podcast. Ficou muito bom. Não perde para os profissionais.
    A plataforma que ouvi foi o spotify.
    Aguardo para mais entrevistas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Cowboy!
      Não esquece de seguir, compartilhar com conhecidos, e deixar um comentário na plataforma.
      Opa, já estou "negociando" entrevistar uma pesquisadora que está na linha de frente, no Brasil, no desenvolvimento de vacina para o SARS-COV-2.
      Um abs!

      Excluir
  9. Excelente! E também muito boa a ideia de trazer vários temas de diferentes áreas assim como convidados com pensamentos diferentes.
    Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo! Grato, se gostou, não esquece de seguir e compartilhar com eventuais pessoas que possam gostar.
      Um abs!

      Excluir
  10. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Soul! Uma ótima iniciativa e já começou bem. Apesar de discordar de algumas opiniões suas, penso que devemos sim discutir com pessoas com pontos de vista diversos dos nossos, para podermos ter uma visão abrangente.
    Abs
    Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabio!
      Discordar é uma maravilha, é quando crescemos, é quando às vezes percebemos que estamos errados ou é quando percebemos que nossas ideias estão corretas, mas elas saem fortalecidas quando podem ser defendidas de argumentos contrários de forma racional e amistosa.
      Agradeço e espero que seja um ouvinte!

      Excluir
  12. Bacana amigo! Toda sorte nesse projeto.
    Vc vai ser o Tim Ferris do Brasil.
    Já escutei e acabei de indicar no meu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Frugal, eu vi. Obrigado, amigo.
      Não, não. Quem dera. Eu não fiz nem 5% do que o Tim Ferriss já fez nessa vida.
      Mas agradeço de coração o elogio.
      Um abs!

      Excluir
  13. Bom dia,

    Gostei bastante. Creio que esse modelo fará sucesso. Aguardo o próximo. Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado!
      Não se esqueça de seguir e compartilhar, se realmente gostou.
      Um abs!

      Excluir
  14. parabens!

    tomara que um dia tenha no youtube tb, ainda que só o audio

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza.
      Eu aos poucos vou aprendendo, pois acho interessante às vezes as expressões das pessoas. Vamos ver como vai acontecer...
      Um abs!

      Excluir
  15. Excelente! Talvez seja uma ideia incentivar as pessoas a mandar perguntas/comentários/complementos por email. A leitura/analise das msg pode ocupar os 10-15 min do episódio seguinte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tiago!
      Mesmo nome que o meu só com um h a menos!
      Cara, gostei bastante da ideia.
      Mas seriam perguntas sobre o episódio, perguntas abertas direcionadas a mim? Algo como "Soul responde?" Perguntas prévias ao podcast?
      Um abs!

      Excluir
    2. Tiago com um h a menos19 de maio de 2020 às 13:03

      Acho que apenas perguntas sobre o último episódio, tipo um "wrap up" do assunto. Muita gente deve ter boas contribuições/correções a fazer e esse seria um canal. Ajuda tb na retenção do público...

      Excluir
  16. Simplesmente fantástico, Soul! Parabéns pela iniciativa!
    Escuto podcasts desde 2014 e sentia falta de um podcast em português que se aproximasse do estilo e da condução do Tim Ferriss (sou fã). Aguardo ansiosamente pelos próximos!
    Abs,
    Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabio. Pensando bem, imagino que a minha fonte de inspiração deve ser o Tim Ferriss e não o Joe Rogan ou Sam Harris.
      JR, é comediante, lutador, o cara nasceu para ser descontraído. O Sam Harris é cientista.
      O Tim Ferriss, por seu turno, é um curioso, experimentador, talvez eu possa tentar fazer algo semelhante, sim.
      Além do mais, ele é careca como eu, e o porte físico bem parecido hehe
      Não esquece de compartilhar e seguir!
      Um abs!


      Excluir
  17. Rpz, muito bom o podcast. Escutei pelo spotify, achei que precisa melhorar um pouco a qualidade do áudio.
    Mas no geral, tá ótimo. E a conversa foi muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo. Sim, já ouvi feedback sobre o som. Talvez nos próximos dois ainda não vai ser tão bom, mas já comprei um microfone amador que creio que vá melhorar o meu áudio, deve chegar em 3 semanas. Se a coisa for para frente, talvez compre um microfone mais profissional.
      Agradeço bastante!
      Siga e compartilhe no spotify.
      Um abs!

      Excluir
  18. Grande Soul! Seja bem vindo ao mundo dos podcasts!!!

    Muito bom poder ouvir além de ler. Estarei divulgando seu podcast lá no meu blog. Não sei se você já ouviu os meus, são curtinhos https://anchor.fm/bpmilhao

    Fico à disposição caso queira participar de um bate papo no meu BPMCast.

    P.s também ouço podcast lavando louça 😂 mas prefiro até 40 min, mais que isso fica difícil ouvir de uma vez.

    Abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, BPM!
      Obrigado meu amigo.
      Claro, se quiser conversar, mande um e-mail e combinamos horário e tempo.
      Um abs!!

      Excluir
  19. Respostas
    1. Valeu, amigo!
      Um abs!
      obs: não esqueça de seguir o podcast!

      Excluir
  20. Olá Soul, não sei se vc viu a Espanha está saindo da quarentena agora e divulgou que 5% da população possui anti corpos da covid. Após 2 meses de quarentena o país ainda tem 95% da população suscetível. A guerra ainda está longe de acabar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo. Sim, uma hora depois que saiu eu já estava lendo. Saiu um estudo na França com resultados semelhantes.
      Porém, entretanto, talvez o cenário possa não ser tão ruim, e isso tem a ver com células chamadas CD8 e assintomáticos. Talvez, eu venha a escrever sobre isso no próximo artigo.
      Um abs!

      Excluir
  21. Depois da excelente série de posts sobre o COVID-19, muito bom iniciar o podcast com o pé direito.
    Se der, tente disponibilizar no Deezer (é gratis para todos os clientes Tim, por exemplo).
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim, uso bastante o Deezer, vou dar uma olhada. E obrigado!
      Um abs!

      Excluir
    2. Opa, já está no Deezer!
      https://www.deezer.com/br/show/1255502
      Valeu, fiz manualmente.
      Um abs!

      Excluir
  22. Soul gostei do podcast, escutei pelo Spotify, assunto muito interessante. Eu entendo que no Brasil as pessoas com condições de se interessar por temas mais complexos seja muito pequena, quando digo condições estou pensando em formação acadêmica, capacidade de interpretação... Uma dúvida, nos países mais desenvolvidos a quantidade de pessoas que tem condições de discutir sobre esse tipo de tema é muito superior que no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Surfista!
      Quando se viaja pelo mundo, se encontra com muitos jovens europeus viajando.
      Eu interagi com vários durante os anos. A diferença de preparo cultural é abissal entre um jovem europeu viajando é um jovem brasileiro de classe média médio.
      Portanto, sim, infelizmente, somos mais despreparados.
      Mas, não concordo que precisa ter formação acadêmica para se interessar pelos motivos de que "é preciso uma tribo para criar um bebê"
      ou por que "modelos são aproximações".
      Acho que é apenas falta de oportunidade das pessoas terem acesso mesmo.
      Um abs!

      Excluir
  23. Olá Soul! Adorei o Podcast! Quem sabe nao está nascendo um Joe Rogan brasileiro! :)
    Quanto ao conteúdo, gostei bastante mas tenho um comentário. Achei que o conceito de "Globalismo" foi confundido com o conceito de "Globalizacao"! Sao conceitos completamente diferentes e diariamente confundidos pela mídia em geral. A maioria esmagadora dos anti-globalistas sao 100% a favor da globalizacao! Globalizacao já é uma realidade sem volta! Isso pode ser, inclusive, tema de um futuro podcast!
    Quanto ao formato, sugiro disponibilizar no maior número de plataformas possíveis. Eu uso Podcast Addict, e nao encontrei seu Podcast por lá!
    Do mais, excelente!

    Que venham muito mais episódios!
    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafael.
      Sim, quando se falou "globalismo", eu achei que o termo não estava bem colocado, mas preferi não interromper ali. Mas, concordo com a sua observação.
      Vou ver essa plataforma podcast addict. Não a conhecia, e o Anchor não distribui automaticamente lá.
      Um abs!



      Excluir
    2. Opa, Rafael, tudo bem? Cientista investidor aqui usando o espaço do Soul para responder seu comentário. Ouvindo a minha participação no podcast, ficou nítido para mim que minha fluência em temas não ligados diretamente à área biológica ainda está meio vacilante, justamente porque ainda estou tentando me entender dentre as inúmeras leituras e hipóteses que eu tomo conhecimento.
      Não consegui formar minha própria visão do mundo no tema "evolução das sociedades humanas", ainda tenho mais dúvidas que respostas.
      Assim, quando toquei no tema "globalismo" foi à guisa de dar um exemplo sobre a diferença entre 'x' (o evento) e a f(x) (consequência de um evento na realidade). Ficou confuso do jeito que eu coloquei porque na hora estavam passando tantas coisas na minha cabeça que os fios de raciocínio que eu tanto prezo por puxar do começo ao fim se enlinharam (ehehehee). Me expresso melhor escrevendo porque dá para apagar e refazer as frases para evitar ambiguidades. Ao vivo fica difícil coordenar o raciocínio se você ainda não se sente confortável com algum tema.
      Eu sei sim o que é 'globalismo' e sei também a diferença do termo para 'globalização'. Minha fala ficou estranha quando eu disse 'não me aprofundei no tema porque tenho mais o que fazer' foi no sentido de dizer que não tive tempo ainda de estudar a fundo para ter certeza de o quanto o fenômeno de fato tinha o poder que os anti-globalistas juram que têm. Mas, mesmo que não tenha esse poder todo de influência, ele já está mudando a realidade pois políticos estão sendo eleitos usando este tema (f (x) se move, independente do 'x'ser forte ou fraco).
      Só para botar uma pimentinha final no comentário, sem intuito de criar polêmica, mas para fomentar um debate importante: tenho monitorado sinais de que a globalização como conhecemos tende a dar uma boa esfriada nos próximos anos, pois diversos países estão pensando seriamente em diminuir sua dependência da China como 'fábrica do mundo'. Não é só a trade war do Trump, mas, p.ex. Suécia está de rusgas com Beijing, Apple tem se movimentado para transferir um boa parte da sua produção para a India, etc. Concordo que a globalização enquanto cadeias globais de trocas comerciais não vai acabar, todavia, existem evidências suficientes sugerindo que teremos trocas significativas nos players. Isso pode impactar alguns investimentos, pode aumentar inflação, pobreza, etc. Como eu disse no programa, temos que ficar de olho para tentar nos proteger se a coisa ficar feia.
      Agradeço o comentário e que bom que gostou da minha participação.

      Excluir
  24. Muito bom, já estou seguindo!

    Achei que a qualidade do seu áudio pode melhorar. Curioso que percebi que o áudio do seu entrevistado tinha melhor qualidade, faz sentido?

    Mas considerando que é teu primeiro episódio, tudo ótimo!

    Tente criar uma identidade no seu podcast fazendo uma introdução igual em todos os episodios - "esse é o podcast do soul, noticias semanais sobre blabla bla", acho importante. E invista na sonorização, bom uma vinheta legal e tal.

    Talvez para atrair mais público vc pode pensar em ter dois formatos, o tradicional (comprido) e um mais curto (de uns 30 minutos?) falando sobre outros temas, e intercalar. Algo como 'curtinhas do soul'... rs é comum isso, pois nem todo mundo dispõe de 2h sempre.


    sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Animal, desculpe o trocadilho, mas "animal" o seu comentária e sugestão.
      Hoje fui dar um mergulho aqui na praia (coisa que faço todo dia), e fiquei pensando sobre a sua ideia.
      Faz todo o sentido. Deixar entrevistas mais densas de uma hora e 20 a duas horas num podcast, e fazer "podcasts" mais curtos de 15-25 minutos. Nesses podcast mais curtos, posso dar a minha opinião sobre um tema (exames médicos, sauna, imóveis, leilão, etc, etc), posso responder a pergunta ou perguntas de leitores-ouvintes, e, ou, posso responder a pergunta de um ouvinte com uma breve entrevista de algum especialista (tipo um médico, economista, etc). Posso liberar 1 podcast desse por semana, e os mais longos fazer um a cada 15 dias, pois toma tempo.
      Veja, a minha próxima entrevistada, deve ser uma cientista que é bem conhecida. Faz debate na CNN, doutora, etc. Eu venho me preparando para poder fazer uma entrevista mais densa, e sair um pouco do senso comum, e isso leva um certo tempo para conhecer o trabalho, ler os artigos, ouvir outras entrevistas.
      Muito boa dica mesmo.
      Sobre o som, vinhetas, etc, vai melhorar, mas resolvi já ir fazendo e aprender no caminho. Procastinação poderia já ser um tópico para a "curtinhas do soul" de como é ir melhor às vezes ir aprendendo no ato de fazer, do que esperar a conjunção perfeita de fatores.
      Um abs!

      Excluir
  25. Primeira vez aqui. Parabéns pelo podcast e blog.

    Observações:

    1 - a captação do áudio do entrevistado era melhor que a sua;

    2 - No Anchor, não dá para ouvir com velocidade mais rápida? Teria esta possibilidade em outra plataforma?

    3 - O seu podcast transparece ser "pesado", isto é, no sentido que há muitas informações que exigem atenção para compreensão. É necessário que o ouvinte mantenha o foco. Assim, para o ouvinte realmente prestar atenção no bate papo, a meu ver, não pode estar fazendo outra coisa, sob pena da experiência ser prejudicada. Por conseguinte, limitaria o tempo das gravações. Poderia dividir em partes, sendo postadas em sequência, pois, assim, ficaria mais fácil para o ouvinte terminar um para começar o outro, não precisando marcar o minuto e segundo onde parou em uma gravação muito longa.

    Sucesso!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mente Investidora!
      1 - Sim, ficou patente. Eu já encomendei um headset com microfone, vamos ver se melhora.
      2 - Olha, já está em cinco plataformas, deve distribuir em mais 5, e vou fazer manualmente em mais algumas. Aí é ver em cada plataforma.
      3 - Sim, é uma ideia que cogitei e faz todo o sentido. Essa ideia de ciclos fechados. A pessoa às vezes prefere ouvir dois podcasts de 45 minutos, do que um de 1 hora e 30 minutos, pois dá a sensação de que se fecha um ciclo ao ouvir um podcast até o fim.
      É uma ideia que vou pensar em fazer sim, para me adaptar ao gosto nacional.
      Um abs e obrigado pelos insights!

      Excluir
  26. Olá Soul.

    Escutei o podcast. Excelente. Uma forma simples de entender e com tempo para cada pessoa falar, não este lance de um interromper o outro a todo momento, como eu vejo na maioria dos lugares.

    Ficou sabendo do teste da Roche da Inglaterra que diz ser acurado em 100%? Depois de ler um dos seus artigos sobre o coronavirus fiquei pensando: Será isso possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniel! Tudo bem? Poxa, obrigado, amigo. Espero que tenha seguido e compartilhado.
      Eu fiquei sabendo que o teste da Abbott (eu uso por exemplo o monitor contínuo de glicose deles) para detecção de anticorpos parece ser muito bom mesmo, com uma especificidade de 99.8%.
      Porém, pelo que li (não fui buscar no site deles) o teste para o consumidor final sai por U$169,00, ou seja quase R$ 1.000,00. Isso lá fora, imagina importando, pagando a parte do importador, do distribuidor, do revendedor, estaríamos falando de R$ 2.000,00.
      Portanto, a qualidade parece está vindo um preço bem mais salgado.
      Esse da Roche eu ainda não estou sabendo muito, se tiver algum link, posso dar uma olhada.
      Um abs!

      Excluir
    2. Eu vi esta matéria:

      https://edition.cnn.com/2020/05/14/uk/roche-antibody-test-approved-by-uk-health-body-intl/index.html

      e esta:

      https://inews.co.uk/news/roche-antibody-test-coronavirus-uk-who-testing-covid-19-when-explained-2853136

      Na segunda matéria diz assim:

      The test is 100 per cent accurate, meaning it will pick up 100 per cent of people who have had the virus.

      It also has a specificity of over 99.8 per cent, so it will pick up virtually all people who have not had coronavirus.

      A test that is 100 per cent specific means all healthy individuals are correctly identified as healthy - there are no false positives.

      Confesso que não consegui chegar em uma conclusão se ele realmente vai pegar tudo ou se vai cair em casos como o que você relatou na parte VIII onde são necessários vários testes ou se ele realmente pegará todos sem erros.

      Já assisti o vídeo do Teorema de Bayes algumas vezes e mesmo com a didática do rapaz o conteúdo é bem complicado.

      Excluir
    3. Opa, Daniel.
      Pela parte que você colocou a sensitividade é de 100% e a especificidade é de 99.8%. Se for isso, uau. Não imaginava que seria possível.
      Um teste desse é certeiro e confiável, se for verdadeiros esses números.
      Um abs

      Excluir
  27. Que notícia boa! Tão aguardado e já inaugurado! Gostei dos temas levantados e da amplitude do programa, que se mostro abrangente, mas sem dar uma aprofundada em pontos devidos. Ouvi na velocidade 1,2x, como faço de costume em podcasts (às vezes em 1,5x) e ansioso pelos próximos episódios. Curios com os temas e desenvolvimento pessoal do Soul como entrevistador e curador dos entrevistados. Adorei chamar alguém qualificado e ponderado. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Tudo bem? Qual plataforma você usou para ouvir em velocidade avançada? Obrigado.

      Excluir
    2. Bom dia!
      Não sei qual ele usou, mas eu ouvi em 2x no Spotify.

      Excluir
    3. Corrigindo, eu achei que HOUVE sim aprofundamentos pontuais ("sem DEIXAR de aprofundar...~").

      Já responderam, mas deixo registrado que também uso o Spotify e ele possui essa função de acelerar (1,2x; 1,5x; 1,7x; 2x).

      Excluir
  28. Ótimo, Soul! Já compartilhei... muito bom!

    ResponderExcluir
  29. Caro Soul,
    Acompanho o blog faz alguns anos, e fiquei muito feliz em saber do podcast. O primeiro ficou ótimo, pode saber que vou acompanhar sempre (utilizo Spotify). Você falou lá sobre o programa "provocações", do Abujamra.
    Para mim, seus textos sempre fizeram provocações, me colocando para refletir sobre vários assuntos, muitos dos quais eu até mesmo desconhecia. Inúmeras vezes fui atrás de livros e autores indicados por você, e sou muito grato por isso.
    Continue nos provocando, meu amigo...
    Grande abraço
    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafael!
      Agradeço e fico bem satisfeito que posso ter sido um agente "provocador" para você.
      Um abs!

      Excluir