segunda-feira, 30 de março de 2020

PODCAST DO SOUL - PEDIDO DE AJUDA

     Bom dia a todos. Esse não será um artigo, e a série sobre o Coronavírus continuará a ser publicada. Pensei que escreveria três partes, mas talvez chegue a sete partes. Porém, a minha mensagem de hoje não está relacionada a esse tópico, ao menos não diretamente.

     Eu, há uns 18 meses, descobri o maravilhoso mundo dos podcasts.  Em inglês, há podcasts simplesmente incríveis, fonte enorme de conhecimento e diversão. Eu, há certo tempo, gostaria de produzir um em português, mas a ideia sempre ficou adormecida. Eu só gostaria de ser o host de um podcast se realmente fosse adicionar algo de qualidade, e pudesse entrevistar pessoas diversas com opiniões diferentes.

    Entretanto, confesso que sou um zero à esquerda em matéria de tecnologia, e esse é um dos motivos desse site ser extremamente amador por diversos anos. Por mais que estejamos em "quarentena", ajudar na criação de uma bebê e tocar os diversos outros interesses meus, faz com que eu saiba se for atrás de como criar um podcast é uma tarefa quase que natimorta.

   Portanto, como com certeza há alguns leitores que conhecem bastante de tecnologia, se alguém com esse tipo de conhecimento gosta das minhas escritas e gostaria de ouvir a minha bela voz fazendo entrevistas sérias, com perguntas fugindo do senso comum, eu peço ajuda.

   Não adianta me dizer que é simples, basta fazer X ou Y, eu preciso de alguém me guiando em todos os passos com paciência, de como gravar, como editar, como sincronizar, como e qual microfone utilizar, quais programas utilizar, etc, etc. Portanto, a prioridade seria alguma pessoa que já conheça sobre podcast e possa já saber o que fazer em cada etapa, ou pelo menos descobrir isso em pouco tempo.

    Se tiver alguém disponível, mande e-mail para pensamentosfinanceiros@gmail.com, que eu passo o meu contato whatsapp para iniciarmos o desenvolvimento mais rápido possível.  Se eu conseguir fazer esse podcast, e se as pessoas aceitarem serem entrevistadas por um ilustre desconhecido como eu, minha prioridade inicial será achar infectologistas e virologistas e  perguntar um monte de questão que a grande mídia não pergunta, e e que creio ser de fundamental relevância para a população.

   Um abraço!

29 comentários:

  1. Eu nao entendo nada de fazer podcast, mas certamente gostaria de poder ouvir eles. Abraço e boa sorte no projeto!

    ResponderExcluir
  2. Soul me avise se não aparecer ninguém já com conhecimento. Seria ótimo ter seu podcast, nunca fiz isso, mas eu dou meus corres se precisar pra gente tornar isso viável. Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Biondo, muito obrigado!
      Já apareceram algumas pessoas, vamos ver.
      Um abs!

      Excluir
  3. Sensacional, gostaria muito de ouvir, Soul!!!

    ResponderExcluir
  4. Um e-mail foi enviado a você, poderia responder.
    Não é sobre esse assunto especificamente, mas queria que você respondesse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondi, amigo, da melhor maneira que eu poderia responder para essa situação.
      Não faça nenhum ato extremo e procure ajuda.
      Um fraterno abraço

      Excluir
  5. Olá Soul, tenho experiência na área de edição de vídeo e já fiz alguns podcasts de maneira amadora, tendo conhecimento de toda etapa no processo de produção, mas nada muito high profile.

    Se alguém mais capacitado que eu não se prontificar e você desejar, posso te ajudar.

    Respondendo aos seus questionamentos de forma rápida:

    O processo de gravação pode ser de várias formas, você pode gravar pelo celular que traz uma qualidade satisfatória, ou se busca algo de mais alto nível, investir em um Blue Yeti ou um Rode.

    Para entrevistar uma pessoa você poderia estar utilizando o Skype ou o Discord (melhor qualidade) ou até mesmo pedir para que a pessoa grave o áudio e te envie depois, para melhor qualidade.

    Para sincronizar e editar esses arquivos de áudio você poderia estar utilizando o Audacity ou Sony Vegas, que são de fácil intuição.

    Eu prefiro você realizar uma gravação raw e depois editar do que gravar com aqueles inúmeros apetrechos, caixas de som e etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. João.
      Estou fazendo uma experiência com o discord.
      Você pode me mandar um e-mail?
      um abs!

      Excluir
  6. Na finansfera quem faz bons podcasts é o Sr.if365.
    Eu acho que você deveria ter um canal no youtube, ao estilo do "flow" que é um programa de entrevistas, mas parece um bate papo informal. Assista uma entrevista e veja se o formato não lhe agrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo.
      O Flow tentaram meio que copiar o Joe Rogan, inclusive o cenário é bem parecido. Mas a diferença de qualidade dos entrevistados e entrevistadores em relação ao JR é ordens de magnitude, mas com certeza eles fizeram e estão fazendo algo bacana para o mercado de podcasts brasileiro.
      Vou começar bem pequeno, e se eu tiver carisma, e conseguir produzir bons podcasts (pode ser que minha voz seja ruim, não tenha carisma, etc, etc), eu talvez evolua para algo mais profissional.
      Abs!

      Excluir
  7. Empolgado, será de grande valia !
    abraço e boa sorte amigo.

    ResponderExcluir
  8. Olá Soul,

    Tomara que consiga alguém. Será interessante ouvir seu conteúdo neste formato. Inclusive aumenta a capacidade de participação de convidados.

    Abçs!

    ResponderExcluir
  9. Eita que notícia boa! Podcast no forno (assim espero!)! Torcendo aqui pela alma caridosa que te ajudará a nos ajudar hehehe... Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Rafael. Estou no processo, quem sabe no fds já não gravo o primeiro como uma espécie de teste, com um blogueiro querido aqui da blogosfera
      Um abs

      Excluir
  10. Eis que nasce um JOE ROGAN BRASILEIRO!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe, nossa estou bem longe. Joe Rogan é um monstro
      Mas valeu!

      Excluir
  11. Olá Soulsurfer,

    Deixo aqui um compilado de links que tenho lido nos últimos dias sobre o coronavírus. Certamente você já deve ter visto a maioria deles, mas quem sabe algum lhe tenha escapado.

    https://www.statnews.com/2020/03/17/a-fiasco-in-the-making-as-the-coronavirus-pandemic-takes-hold-we-are-making-decisions-without-reliable-data/
    https://www.youtube.com/watch?v=d6MZy-2fcBw
    https://www.deadlymedicines.dk/corona-an-epidemic-of-mass-panic/
    https://www.bmj.com/content/368/bmj.m800/rr-1
    https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/eci.13222
    https://www.nature.com/articles/d41586-020-00885-w
    https://swprs.org/a-swiss-doctor-on-covid-19/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, SwineOne.
      Todos os links citados por você são dos chamados "céticos" em relação ao Corona. Posição que irei abordar. Sim, conheço os argumentos e já li todos (a exceção do vídeo do professor Ionnadis). O Dr. Ionnadis é muito respeitado, e eu já conhecia o trabalho dele pela crítica certeira e técnica que ele fez-faz de epidemiologia nutricional, na qual eu acho que tem um valor enorme.

      O último link, de um médico suíço, eu tenho como favorito na minha aba. Há muitas informações e pontos para reflexão.
      Porém, ele não consegue explicar porque a Espanha colapsou o seu sistema de saúde. Em relação a Itália, o argumento principal era uma população idosa e poluição.
      Como explicar o aumento vertiginoso de mortes nos EUA, e que em NY o 911 está recebendo mais ligações de emergência do que no 09-11? São alguns "furos" que eu vejo nessa linha de raciocínio. Mas, permanecermos críticos é essencial para entendermos melhor o problema.

      Apenas, como curiosidade, alguns "céticos" diziam que em novembro já havia casos diferentes de pneumonia na Itália, muitos querendo dizer que a epidemia começou em novembro de 2019 e não em fevereiro de 2020, significando que talvez uma parcela enorme da população já tivesse contraído, e o índice de mortalidade e hospitalização fosse muito baixo por aumento do denominador.

      Pois bem, do próprio site do médico suíço (atualização 1 de abril):

      Italian doctors reported that they had already observed severe cases of pneumonia in northern Italy at the end of last year. However, genetic analyses now show that the Covid19 virus only appeared in Italy in January of this year. „The severe pneumonia diagnosed in Italy in November and December must therefore be due to a different pathogen,“ a virologist noted. This once again raises the question what role the Covid19 virus, or other factors, actually play in the Italian situation.

      Isso deveria vir com um errata ao lado, pois uma das teorias dos céticos já foi provada ser incorreta.

      um abs

      Excluir
    2. Swine e Soul:
      Achei o artigo do médico suíço MUITO interessante, e também está me fazendo refletir muito.
      Não sei se vocês conhecem e deram uma analisada no www.euromomo.eu desta semana, com as estatísticas de mortes semanais na Europa, geral e por país.
      Por incrível que pareça, até agora, esse confirma a tese do suíço: a COVID-19 não aparenta causar mais mortes do que epidemias de invernos anteriores...
      Marco.

      Excluir
  12. Por um acaso me deparei com este curso (que está gratuito), daí lembrei deste tópico (só por + 2 dias para adquirir gratuito):

    https://www.udemy.com/course/como-planejar-gravar-editar-e-lancar-seu-proprio-podcast/?couponCode=9A089FA21DFD3A9B55FF

    ResponderExcluir
  13. Olá Soulsurfer, não conheço ninguem que possa lhe ajudar, mas apoio a iniciativa.
    Quais são os podcasts que você mais gosta? Tenho me interessado cada vez mais nesse novo meio de divulgação de conteúdo.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Tem vários podcasts que gosto, um que eu nunca perco nenhum episódio chama-se "The Drive" com o Dr. Peter Attia.
      Um abs!

      Excluir
  14. MUITO BOA A IDEIA DO PODCAST! COM CTZ SEREI UM OUVINTE MTO ENTUSIASMADO.

    ResponderExcluir