sábado, 1 de agosto de 2015

EMBRIAGUE-SE DE VIDA! UMA ODE À NOSSA CRIANÇA INTERIOR

  Olá, colegas! Muitas coisas interessantes e bacanas aconteceram na última semana. Hoje mesmo, reencontrei um garoto brasileiro de 22 anos que tinha conhecido no aeroporto de Santiago a caminho para a Nova Zelândia. O mesmo nem acreditou quando recebeu uma mensagem minha ontem. Foi muito bacana ver como alguns meses morando no exterior podem fazer uma grande diferença na vida de um jovem. Ele mora na sensacional cidade de Brisbane. A cidade é fantástica e é uma das mais maneiras que já estive. Porém, vou deixar para escrever sobre este belo local numa outra oportunidade. Pensei no que escrever nesses minutos antes de ir dormir, e como sempre muitas ideias vieram à cabeça. Temas áridos e provocativos surgiram, eu adoro escrever e refletir sobre assuntos assim, como os leitores desse blog já devem ter percebido. Entretanto, resolvi escrever um artigo bem curto sobre a felicidade de ter, nem que por alguns segundos, a sensação de ser criança novamente

    A criança que eu tenho em mente é aquele ser humano movido por curiosidade, e que a qualquer novidade faz uma exclamação de espanto e alegria. Ao ver um cachorro, um golfinho , uma casa diferente, um palhaço, ou algum fenômeno natural novo, os olhos brilham. Isso para mim é felicidade, e deve ser por isso que a esmagadora maioria das crianças, por mais sofrida que possa ser a vida às vezes, sempre está sorrindo. Onde no rumo natural das nossas vidas nós deixamos essa atitude em relação à vida desaparecer? É claro que o mundo dos adultos envolve responsabilidades, é natural que assim o seja, já que somos nós os responsáveis por criar um ambiente mais seguro para que os jovens de nossa espécie possam se desenvolver da melhor maneira possível. Porém, será que é preciso matar por completo o brilho nos nossos olhos? Não, é claro que não, e isso depende única e exclusivamente de nós.

   Hoje, tive essa sensação maravilhosa por algumas horas. Eu sou absolutamente fascinado pelo esforço humano de compreender a realidade de forma racional, também podemos chamar isso de método científico. Entretanto, se há algo que prende a minha atenção por completo é quando o método científico tenta explicar os diversos fenômenos que ocorrem no nosso Universo. O Universo é algo tão extraordinário que não consigo encontrar palavras para explicar o que sinto quando penso mais profundamente sobre o assunto. Para mim, todos os outros assuntos empalidecem em significado, quando se fala em cosmologia. É algo que me encanta, tanto que em minha opinião o melhor artigo que já escrevi  neste blog foi sobre a radiação cósmica de fundo A Incrível História da Radiação Cósmica de Fundo. Obviamente, não pelo conhecimento técnico, pois não o tenho, mas sim por conseguir escrever, nem que de forma leiga, sobre um assunto tão apaixonante para mim.

Eu tenho essa imagem na minha sala. A foto ocupa quase toda uma parede. É a nebulosa Carina. Eu acho muito bacana ver o que as pessoas pensam dessa imagem. Ninguém sabe que é uma nebulosa, e quase ninguém sabe o que uma nebulosa significa e eu tenho enorme prazer em explicar. Não há palavras para descrever a beleza dessa imagem. Sim, o universo me atrai, encanta e hipnotiza. 

   Pois bem. Hoje, resolvi passar a tarde no planetário de Brisbane. O local, como muitas outras atrações interessantíssimas na cidade, é aberto gratuitamente ao público. Não sei se alguém que ler esse artigo já teve a oportunidade de assistir um filme sobre o universo num planetário digital. É algo maravilhoso, mesmo para aqueles não tão fascinados pelo assunto. Minha primeira experiência com essa espécie de filme foi em Los Angeles no famoso e histórico Mount Griffith Observatory. Não minto quando falo que quase chorei no meio da apresentação sobre a história do universo, foi algo lindíssimo e os meus olhos ficaram embargados. O planetário de Brisbane não é tão grande como o de Los Angeles, mas isso não retirou a magia dos momentos. Como uma criança, minhas expressões eram de “caraca!”, “nossa!”, a todo instante. Por exemplo, eu realmente não sabia que o eixo inclinado de rotação da terra, algo que permite que a vida exista da maneira que conhecemos pois é o que cria as estações no ano, foi fruto de uma colisão do nosso jovem planeta com outro planeta jovem há 4.5 bilhões de anos, colisão esta que formou a nossa lua em apenas um mês após o impacto, algo incrível, pois os processos cósmicos acontecem em escalas de tempo incompreensíveis para o homem como centenas de milhões de anos. Ou um vídeo  sobre os impactos de corpos celestes no nosso sistema solar que mostrou as diversas cicatrizes que os diversos planetas e luas possuem da queda de asteróides imensos. Nunca imaginei que a terra tinha mais de 160 crateras reconhecíveis, e existem muito mais que foram encobertas com o passar do tempo devido à atividade geológica intensa do nosso planeta (aliás que assunto interessante geologia, quero me aprofundar mais no tema). A Lua não possui atividade geológica como a terra e é por isso que a Lua parece do jeito que é: um astro cheio de crateras. Ou Marte que possui dois hemisférios muito diversos. Um cheio de crateras e outro sem quase nenhuma cratera, um indício muito forte que a parte sem quase nenhuma cratera era na verdade coberta por um gigantesco oceano há centenas de milhões de anos . Enfim, foi uma tarde para lá de agradável, onde a minha criança curiosa pôde despertar e se maravilhar com a beleza da ciência e da vida.

   Isso é mágico para mim. O universo não é tão interessante para você? Não tem problema. Encontre algo que o seja, e embriague-se:


É necessário estar sempre bêbado.
Tudo se reduz a isso; eis o único problema.
Para não sentirdes o fardo horrível do Tempo, que vos abate e vos faz pender para a terra, é preciso que vos embriagueis sem tréguas.
Mas – de quê ? De vinho, de poesia ou de virtude, como achardes melhor.
Contanto que vos embriagueis.
E, se algumas vezes, sobre os degraus de um palácio, sobre a verde relva de um fosso, na desolada solidão do vosso quarto, despertardes, com a embriaguez já atenuada ou desaparecida, perguntai ao vento, à vaga, à estrela, ao pássaro, ao relógio, a tudo o que foge, a tudo o que geme, a tudo o que rola, a tudo o que canta, a tudo o que fala, perguntai-lhes que horas são; e o vento, e a vaga, e a estrela, e o pássaro, e o relógio, hão de vos responder:
– É a hora da embriaguez ! Para não serdes os martirizados escravos do Tempo, embriagai-vos; embragai-vos sem cessar !
De vinho, de poesia ou de virtude, como achardes melhor.
   
 Essa é uma das poesias mais lindas para mim. Tinha o hábito de recitá-la como se estivesse num teatro, algo que não faço mais. Sempre que o fazia, uma energia percorria o meu corpo, pois esta é uma poesia muito forte. Não importa colega se você quer embriagar-se de vinho ou de virtude, mas se embriague entregando-se por inteiro em alguma atividade que realmente o faça satisfeito com a vida e feliz, resgate a criança interior que ainda habita o seu corpo adulto. Coloque-se em situações onde os seus olhos possam brilhar como os olhos de uma criança ao contemplar o mundo. Faz muito bem para a saúde do corpo e da mente.

Brisbane...Provavelmente uma das cidades mais bacanas que já conheci. Museus gratuitos ao público, jardins, planetário, piscinas públicas, tudo isso integrado com a natureza. Sem falar dos inúmeros teatros, acontecimentos culturais. Mais uma cidade que com certeza eu moraria um tempo (a foto não é minha, apesar de ter tirado fotos bonitas do mesmo ponto  ontem de noite).

  É isso colegas, um grande abraço a todos!


7 comentários:

  1. Soulsurfer, excelente artigo como sempre.
    Para mim é um enorme prazer ler seus posts, sempre dotados de muita sabedoria, parabéns.
    Queria saber se você tem alguns livros sobre astronomia para indicar. Também adoro o tema, mas nunca cheguei a me aprofundar.
    Um grande abraço e que você "embriague-se" cada vez mais
    Renato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, colega!
      Tenho inúmeros, é um assunto que me interessa. Não é apenas sobre cosmologia, mas sobre física também.
      Há livros interessantíssimos, mas talvez, para quem nunca leu a respeito, possam ser um pouco densos para uma primeira leitura.
      Por que não ler os excelentes livros de um físico brasileiro? O nome dele é Marcelo Gleiser, ele até fez uma série para o Fantástico. Tente começar pela "Dança Cósmica". Se gostar, mande mais comentário que indico outros a depender de qual tema lhe traga mais interesse.

      Abraço!

      Excluir
  2. Boa Soul! Acredito que esse sentimento de embriaguez seja fundamental para nos encontrarmos e para nos definirmos como pessoas vivas e únicas. Keep posting! Abrax

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Chapchap!
      Também acho, e é muito bem sentir-se como criança.

      Abraço!

      Excluir
  3. Soulsurfer,

    Indescritível essa sensação! São momento pessoais que a pessoa ao lado só tem uma vaga idéia de experimentar se o for por mera descrição! Cada um só vivência ao máximo suas próprias experiências. Estes dias tive uma experiência de fluxo muito singela. Fique apreciando uma abelha voando de de flor em flor em uma pequena árvore de uma murta, plantada em frente a minha casa. Saí dessa "fluxo" com um êxtase que durou pelo menos uma meia hora! :-)
    Grande abraço e votos de muitas experiências de fluxo nessa sua viagem! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlos! Grato pela mensagem, colega.
      Sim, há até um termo científico para esse estado chamado exatamente fluxo (ou "flow" em inglês). Há um livro famoso com o este título que qualquer dia quero ler.
      Grande abraço!

      Excluir