quarta-feira, 19 de novembro de 2014

UMA HOMENAGEM À BLOGOSFERA FINANCEIRA

        Olá, colegas! Escrevo um artigo leve como tema a blogosfera financeira e os seus blogueiros. O post foi inspirado num recente artigo do colega Viver de Renda. Para quem não conhece, o Viver de Renda foi um blogueiro muito ativo nos anos entre 2009 e 2011. Eu apenas travei conhecimento com o conteúdo do blog dele no começo de 2012. Pois bem. O Viver de Renda estava sumido, mas resolveu fazer um breve artigo falando que tinha mudado de ideia sobre a sua estratégia com ações, bem como falou um pouco sobre como a sua situação financeira se tornou bastante confortável. Eu fiz um comentário no blog dele, e fiquei extremamente feliz que não só o Viver de Renda sabia da existência do meu blog, como teceu elogios ao mesmo. Foi algo muito bacana para mim.

         O Blog do Viver de Renda foi um dos primeiros, e talvez um dos únicos, lugares da internet brasileira a trazer informação mais técnica sobre investimentos para investidores amadores. Alguns dizem que isso é bobagem, que é perda de tempo, mas para mim foi fundamental ter um primeiro contato com aquelas ideias. Conceitos como "Fronteira Eficiente", "Equity Premium", "Taxa Segura de Retirada", etc, etc, foram num primeiro momento de difícil compreensão. Porém aos poucos, e com algum esforço meu em ler literatura estrangeira, eu fui entendendo os conceitos e fazendo ligações com muitas coisas. Foi tão bom para mim, que consegui aplicar o modo de pensar  financeiro em algumas transações fora do mercado financeiro que realizo." Ah, Soul, eu conheço o Viver de Renda, o blog não é tão técnico, quais são as referências dele?", alguém pode estar pensando. Colegas, eu adoraria ler o gestor do fundo verde escrevendo se devemos comprar BRCR ou BBCR ou nenhum dos dois. Falando de como se montar uma estratégia boa para investidores amadores. Eu gostaria mesmo. Porém, o fundo verde cobra taxa de administração de 1,5% do dinheiro sobre sua administração que é na faixa de R$ 10 bilhões. Sendo assim, a equipe do fundo verde recebe anualmente R$ 150 milhões de reais. Logo, infelizmente, eles não vão escrever para investidores amadores, nem escrever livro sobre estratégias que sejam coerentes com patrimônios pequenos/médios com aportes pequenos/médios, pois quem ganha 150 milhões por ano não vai perder tempo com isso.

         Portanto, não devemos subestimar quando amadores de maneira voluntária tentam de alguma forma explicar conceitos muitas vezes complexos e de alguma forma ajudar as pessoas a traçarem estratégias financeiras que façam sentido. Por isso, só tenho a agradecer o Viver de Renda. O fato dele ter mudado de estratégia apenas reforça que ele aparentemente não tem compromisso com o erro, mas sim com aquilo que acha que faz mais sentido. Eu  não partilho da mesma ideia dele (pelo menos dos artigos mais antigos) em diversos tópicos, porém, e eu sempre tento colocar isso como um mantra aqui, não é na concordância absoluta que evoluímos, mas sim na discordância racional e com humildade intelectual.

        Alguém com quem volta e meia estou em leve discordância é o Márcio do blog Di Finance. Correspondo-me com o mesmo há mais de um ano. Figura polêmica para alguns, eu gosto muito do blog Di Finance. Ele é o cara na blogosfera que mais transita facilmente pela matemática e pelas simulações, talvez pela sua familiaridade com números devido à sua área de formação e atuação profissional. Ele possui séries  de artigos bem interessantes, como já disse algumas vezes. Uma série de 10 artigos que ele fez de como calcular o Preço Justo de uma ação em 2012 é interessantíssima, não pela complexidade técnica, mas sim por abordar temas tão centrais para investimentos de maneira bem inteligível. Essa série foi muito importante para mim e por meio dela fui atrás de literatura especializada sobre valuation como da do Professor Damodaran.

       E como não falar do peso pesado Bastter e do meio pesado Tetzner? Eu gosto muito do espaço do Tetzner, sendo até uma vez "acusado" por um anônimo de que eu teria ele como grande líder (é cada asneira que temos que ler de vez em quando). Eu tenho sim respeito pelo Tetzner e pelo espaço que ele criou. No Blog do Tetzner, que hoje possui uma abrangência muito grande, se pode discutir diversas questões, mas principalmente ligadas a Fundos Imobiliários de Investimento, num ambiente agradável, sem ofensas e com muito respeito. Para mim isso vale muito ultimamente. Nessa semana, por exemplo, eu fiz comentários respeitosos , como procuro sempre fazer, e em minha opinião pertinentes num artigo publicado pelo Instituto Mises Brasil.  Falácias ad hominem vieram com uma força que eu só tinha visto em ambientes extremamente polarizados. Teve um que em uma mensagem me chamou de Vigarista Intelectual, Fanático, Ignorante e mais um monte de outras coisas. Quando eu perguntei se ele já tinha lido livros como "A Ilusão da Alma" do Gianneti ou "Rápido e Devagar" do Kahnaneman (que é um primor de livro) que trazem as últimas descobertas da ciência sobre a relação mente/cérebro, decisões inconscientes x decisões conscientes, etc, que são absolutamente vitais para entendermos o que é o homem e o seu papel na sociedade, o nobre colega que me chamou de fanático me respondeu que não tinha interesse em ler. Num espaço tão agressivo como esse, eu não tenho muita vontade de voltar a tentar debater. As condições ambientais podem influenciar nossas decisões de maneira inconsciente, dando a ilusão de que tivemos uma decisão plenamente consciente. Portanto, um ambiente onde a agressão é a norma , muito provavelmente espelhará e influenciará a atitude das pessoas daquele determinado ambiente. Porém, vi agora que uns colegas lá me responderam de maneira muito mais cordial, trazendo argumentos à baila. Assim, isso apenas mostra como temos que tentar construir espaços mais amistosos de convivência, pois pessoas podem ser "influenciadas" a ter comportamentos que não teriam em outras condições.

Um livro interessantíssimo de um dos pesquisadores que mais revolucionou as ciências econômicas e sociais nas últimas décadas. Uma pena que não é do interesse de alguns.

      É por causa disso que respeito e gosto muito do espaço do Tetzner, lá eu me sinto muito confortável para discutir, além de criar vínculos de amizade. Além do mais, aprendi bastante sobre FII com várias pessoas naquele espaço, principalmente com um rapaz chamado Baroni. Logo, hoje me sinto confiante nas minhas escolhas e na minha estratégia para FII muito devido ao Blog do Tetzner. Já o Bastter é um verdadeiro peso pesado da blogosfera. Com dezenas de milhares de pessoas frequentando o espaço, com dezenas de produtos a venda, com inúmera quantidade de informação acessível. Eu particularmente acho os vídeos do Bastter hilários e instrutivos. É claro que não existe um método Bastter de formar patrimônio, pois tudo que ele fala existe há dezenas de anos. Porém, é inegável que ele ajudou e ajuda muita gente a ter uma relação melhor com o dinheiro em geral e os investimentos em especial. Por isso, o espaço dele merece o meu respeito, apesar de não concordar com inúmeras linhas "editoriais", bem como o grau mais acintoso de como algumas discussões se dão naquele espaço, mas isso com certeza não faz eu desmerecer o trabalho que ele vem realizando.

         E o trio empreendedor da blogosfera CoreyBye Bye Brazil Rover? Os três não fazem muitas postagens sobre investimentos em si, mas falam de um assunto muito importante que é empreendedorismo. Os três querem sair do Brasil e os três querem ir para o Canadá (se combinasse não daria tão certo!). O Corey é mais antigo na blogosfera. Possui inúmeras postagens sobre empreendedorismo, indo um pouco além de algumas conceituações mais tradicionais, fazendo com empreendedorismo o que tento fazer um pouco aqui com conceitos financeiros. Ele quase nunca concorda comigo (que coisa Corey!), mas isso não é e nunca será motivo para não ter simpatia com quem quer que seja. Ele inclusive já me deu dicas valiosíssimas por e-mail quando eu fui sondado pelo dono de um restaurante japonês bem famoso da minha cidade (pelo menos era) para entrar como sócio no negócio, e por isso sou grato a ele. O Rover, um dos blogueiros mais novos, surpreendeu e surpreende positivamente com seus artigos na linha: "Ei, tome controle da sua vida!". Gosto bastante dos artigos que ele coloca diversas fotos maravilhosas. Ele é parecido comigo em alguns aspectos e em outros nem tanto, mas quem quer fazer o Annapurna Circuit merece o meu respeito, pois esse sabe reconhecer as coisas boas da vida!

         Na categoria capacidade de estar em vários lugares ao mesmo tempo, está o nosso amigo mineiro Uorrem Bife. Ele além de ser gente boníssima, gosta de um bom rock and roll. A capacidade dele de comentar em vários sites ao mesmo tempo é impressionante, sempre quando olho em algum blog quase sempre há um comentário dele. Não gosta de largar a sua análise técnica, adora um FII de papel, e sempre está fazendo um tradezinho aqui e acolá. Porém aos poucos vai se dando conta que uma boa carteira de FII de tijolo e manter um turnover baixo do portfólio é algo sábio a ser feito. Não posso deixar de citar o Guardião do Ze Mobral(infelizmente li pouquíssimas coisas do Ze Mobral, então não posso comentar muito. Apenas sei que ele gostava muito do livro do meu colega Anderson Lueders, que sempre está comentando no site do Tetzner), pessoa inteligentíssima, sempre com comentários interessantes e respeitosos.

         Uma postagem sobre a blogosfera sem o auto-intitulado rei da mesma não seria completa não é mesmo? Sabe aquele valentão que quando vê um filme de comédia romântica está chorando no final do cinema de forma disfarçada? Pois é, esse é o nosso Investidor Troll. Ele adora tecer os seus comentários ácidos em alguns espaços, mas nas poucas mensagens que troquei com ele via e-mail pude perceber que ele aparenta ter um grande coração. Reverenciado por muitos pelo seu jeito altivo e suas postagens "inspiradoras", ele é uma figura peculiar na blogosfera. Possui bastante conhecimento, quando quer escrever seriamente sobre um assunto produz textos de boa qualidade e não deixa de ser uma inspiração para muitas pessoas que almejam melhorar de vida seja pelas finanças, seja pela aprovação em algum bom concurso público. Creio que ele deveria focar mais em escrever assuntos sobre finanças, tenho certeza que poderia acrescentar bastante coisa.

      E o Além da Poupança? O próprio nome do blog é interessante, e eu sempre lembro do clássico documentário nacional "Para muito Além do Cidadão Kane". O Além da Poupança é um sujeito cortês, humilde e extremamente dedicado. O esmero com que tenta fazer os seus artigos, as suas simulações e passar as suas ideias é muito bacana. O mesmo ainda possui um patrimônio pequeno, mas que vem aumentando com o passar do tempo. Isso deve ser muito motivador para várias pessoas, como alguém pode ir se educando financeiramente e prosperando com dedicação e estudo. Acho que o mesmo está estudando para passar num concurso público com alguma remuneração mais alta. Torço pelo sucesso dele, e tenho certeza que se conseguir, o caminho para Independência Financeira será trilhado de forma tranquila e segura.

       Enfim, colegas, há diversos outros blogues como Economicamente Incorreto, Executivo Pobre (se tudo der certo de passagem para Angola, creio que pode ser uma belíssima experiência de vida), Estagiário (rapaz extremamente inteligente, tanto que está terminando os seus estudos no Canadá), Viagem Lenta (muito bom blog, o André é uma pessoa muito bacana. Possui artigos bem interessantes sobre liberdade, filosofia, viagens e finanças), Pobre Catarrento (empreendedor também, posta pouco na internet, mas quando o faz se vê que possui uma boa visão sobre os assuntos), o Idiota( esse é o sábio vernacular da blogosfera! Quando postou uma bela imagem de BUDA combatendo Maya - Ilusão - ganhou definitivamente o meu respeito), Investidor Livre (e sua queda por seguir os passos do Bastter em sua totalidade).  Dividendos (com seu fluxo de caixa mensal alto que encoraja muitas pessoas), Valores Reais (um dos blogs mais antigos, com artigos de altíssima qualidade sobre os mais variados temas) entre tantos outros que poderia citar por aqui. Atrás de qualquer blog (talvez apenas tirando o do Bastter que já é imenso e nem blog é, mas sim um portal de investimento), há uma pessoa que dedica o seu tempo a escrever sobre finanças ou sobre alguma tema da vida. Talvez a pessoa cometa erros, alguns mais básicos outros mais técnicos, mas e daí? Devemos reconhecer o esforço e dedicação de cada pessoa que doa um pouco do seu tempo para compartilhar ideias com outras pessoas. Isso não nos enfraquece, isso não nos torna complacentes com erros, pelo contrário, isso nos fortalece enquanto ser humano e instiga em nós valores muito bacanas e formas melhores de vivermos socialmente. Infelizmente, os incentivos que existem ao nosso redor são quase todos no sentido de verbalizarmos críticas negativas ou completamente destrutivas a diversas pessoas no nosso dia a dia. Pare e pense. Quantas pessoas você elogiou hoje, ou na última semana e quantas pessoas você de alguma maneira reclamou, falou ou pensou mal? Sermos respeitosos, reconhecermos o valor do esforço dos outros e elogiarmos até mesmo pessoas que não conhecemos, tornam a nossa vida mais leve, mais tranquila e em última instância mais feliz. Podemos fazer isso mantendo a nossa independência intelectual e sendo cordiais, não há contradição entre ser independente intelectualmente e respeitoso com outras pessoas.

Uma auto-homenagem a mim mesmo! Em uns 9 meses foram mais de 70 artigos publicados e creio que escrevi mais de 400 páginas. Apesar de ter tomado bastante tempo, sinto me satisfeito com essa empreitada.

        É isso pessoal, espero que tenham gostado desse artigo sobre a nossa blogosfera financeira. Um grande abraço para todos!

66 comentários:

  1. Pensamentos,
    Realmente teus escritos são sensacionais.
    Que tal transformar os 70 artigos/400 páginas em um e-book, organizado por assunto e talvez com breves comentários sobre o momento em que cada um foi escrito ?

    Sobre agressividade, é um problema realmente. Certa vez fui expulso de uma comunidade por causa de aspas ("") mal colocadas num texto.
    Zen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega.
      Olha, se um dia eu escrevesse um livro, acho que eu faria impresso e com dinheiro do próprio bolso.
      Porém, obrigado pelas palavras.
      Abraço!

      Excluir
  2. Soulsurfer,

    Belo post! É o que eu sempre digo, a blogosfera financeira é nossa e é cada um de nós que deixa-a melhor a cada dia.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Soul, sua maneira de encarar a vida é um convite à auto reflexão! Tenha certeza que, assim como eu, milhares de outros anônimos na blogosfera acompanham seus artigos e sentem—se gratos por sua contribuição! Belo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega!
      Não creio que são milhares, mas algumas dezenas de pessoas acompanham e isso já me deixa bem satisfeito.
      Obrigado pelas palavras.
      Abraço!

      Excluir
  4. Eu gosto muito dos artigos sobre economia do mises. Aprendi muito sobre economia lá. Mas não dá para ter um debate naquele ambiente, a galera é xiita. Eu me identifico com ideias liberais: direitos individuais, livre mercado, estado mínimo, etc, mas o pessoal do mises é muito radical, querem um mundo irreal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo.
      Eu também gosto. Estou com uma lista de artigos para ler.
      Alguns artigos são muito bem escritos.
      Porém, há algumas ideias com as quais eu não concordo muito. Porém, isso não quer dizer que não se pode aproveitar muitas coisas lá no IMB, como tudo na vida.

      Abraço!

      Excluir
  5. Soul, bom post. Obrigado pela menção.
    Belo resumo da blogosfera.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Vlw a citação, soul!

    Continuarei por aí pertubando! :-P

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Márcio!
      Sim, espero que com muitas simulações e temas mais técnicos sobre o mercado:)
      Abraço!

      Excluir
    2. pena que alguém tão esclarecido como você surfista ainda tenha algum tipo de admiração pelo marcinho. tecnicamente ele tem suas sub-qualidades, inversamente proporcionais ao caráter.

      alguém que recomenda livros que não leu, incentiva a discordia através do mizifio ou de comentários anonimos, muitas vezes "assinados" por ele no próprio blog não mereceria tal homenagem

      esse cara é um mal caráter estagiário da petrobrás que acha que é dono da empresa. no dia que ele ganhar um salário acima de 10 mil reais significa que ele venceu na vida, pq o potencial é baixo

      Excluir
    3. mal caráter? Pode isso, Arnaudo?

      Excluir
    4. Colegas, o Márcio está longe de ser isso, pelo menos do que eu conheço sobre ele na internet.
      Eu gosto do espaço dele, e foi importante para mim apreender alguns conceitos sobre finanças.
      Vamos manter as eventuais discordâncias num patamar mais cordial.
      Abraço!

      Excluir
    5. To tranquilo, Soul.

      Isso aí é inveja mesmo. Note que nenhum dos parágrafos que ele escreveu faz sentido e com ortografia invejável. rs

      []s!

      Excluir
  7. Pô sô, que bela homegem, e de quebra você traçou um perfil psicpológico das principais figuras da blogosfera, rs. Sem querer rasgar seda agora vou ter que te homenagear também,rs.
    Estou com uma idéia aqui, depois te mando por email, vou elaborar mais, rs.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, UB!
      Valeu, colega. Suas palavras já são uma bela homenagem.
      Abraço!

      Excluir
  8. Nobre Surfista, quase suei pelos olhos após ler seu post. Muito bem escrito, como sempre.

    A Blogosfera Financeira é um fenômeno que cresce a cada dia. Mais e mais jovens mancebos procuram formas de investir seus recursos, pensando em tranquilidade financeira e aposentadoria. Nossos blogs são a porta de entrada e a inspiração dessa turma.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei Troll, a minha descrição de você no cinema foi literal, não foi metafórica não:) hehe
      Sim, é um belo espaço que pode ajudar muitas pessoas de diversas formas, devido à diversidade dos blogueiros.
      Abraço!

      Excluir
  9. Respostas
    1. Valeu, Viver de Renda!
      Eu que agradeço os seus artigos:)
      Grande abraço!

      Excluir
  10. Parabéns, Soul! Mas um artigo a altura da blogosfera!

    Desculpe a curiosidade, mas entre tantos homenageados, você citou que um anônimo teve a ousadia de te fazer uma acusação sem nexo. O episódio foi esse aqui?

    http://di-finance.blogspot.com/2014/10/benchmark-de-pessoa-fisica-e-o-cdi.html?showComment=1412543622970#c939116254989747041

    Esse anônimo deve ser um louco, liga não. Abração e continue firme nos brindando com seus pensamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega.
      Não diria "ousadia", pois cada um pode dizer o que bem entender. Porém, as falas dele foram meio sem nexo no contexto, porém estou acostumado com esse tipo de situação.
      Eu não ligo não, valeu!
      Abraço!

      Excluir
    2. Olá, Soul. Por curiosidade acompanhei o link postado e acho que foi isso mesmo, tudo sem nexo. Tanto que lendo o restante pra tentar achar o nexo, em determinado momento o tal anônimo assume ser maluco mesmo bem aqui:
      http://di-finance.blogspot.com/2014/10/benchmark-de-pessoa-fisica-e-o-cdi.html?showComment=1412603389182#c1105186161164802890

      De repente com tempo frequentando o ambiente saudável e inteligente da blogosfera aos poucos a maluquice dele pode se transformar em alguma revelação e aí ele poderá se libertar dos grilhões da loucura.

      Parabéns pela sua cordial lucidez. Que você continue com essa sua mente iluminada como mostra no seu avatar, para servir de farol iluminado em nossa viagem em segurança ao porto seguro da independência financeira.

      []s

      Excluir
  11. Obrigado pela menção grande Soul...

    Um forte abraço para todos os amigos da blogosfera que contribuem direta ou indiretamente com o nosso progresso coletivo..

    parabéns pela iniciativa soul

    ResponderExcluir
  12. Soul,

    Muito bacana este seu post! Em cima deste tema, vou citar um site (não é BLOG) e o qual acompanhei por muito tempo e ainda dou uma olhada, mas agora com menos frequência. Ele está no ar desde o ano 2.000. E o bacana dele, estéticamente falando, é que mantém o mesmo padrão visual dos primóridos da internet lá pelo ano de 1996. Uma versão Windows 3.1x. :-)

    Dê uma olhada e diga-me o que você acha. :-)

    http://www.acaoereacao.net/

    Grande abraço,


    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlos! Tudo bem amigo?
      O "Ação e Reação" é bem conhecido. Há inclusive um rapaz que posta no Tetzner como WagnerLima que é bem amigo do dono desse site.
      Eu já li todos os artigos doutrinários de lá (são realmente bem antigos) e já li algumas análises de empresa que ele faz.
      Ele usa muito o FCD em suas análises, por isso é interessante.
      Há links bem bacanas lá, inclusive uns com inúmeras calculadoras de "preço justo".
      Bela lembrança.

      Abraço!

      Excluir
  13. Respostas
    1. Exato. Se é pra elogiar todo mundo, inclusive se autoelogiar, nada mais justo que elogiar também o Pobreta que a partir do blog do VR foi quem criou e reuniu em torno de si essa plêiade de sábios que hoje o mundo reconhece e respeita como a blogosfera financeira.

      Excluir
    2. Olá, colega. Eu não visito o blog do Pobreta. A última vez que visitei, achei o conteúdo muito ofensivo. Porém, se tem pessoas que gostam do que ele escreve, ele deve ter o seu valor para elas.
      Não sei se seriam "sábios", mas com certeza há muitas pessoas esforçadas no que agora se chama de blogosfera financeira.

      Abraço!

      Excluir
  14. Parabéns pela iniciativa da postarem.
    Realmente nossa comunidade deve ajudar e motivar muita gente.

    ResponderExcluir
  15. Bela homenagem Suol,

    A Blogosfera é formado por pessoas que pensam de maneiras diferentes e que dessa combustão acaba surgindo muita coisa boa.

    Não tinha parado para pensar nisso antes, mas achei interessante o fato dos 3 empreendedores querem sair do Brasil. Será que quer dizer alguma coisa?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bye!
      Deve querer dizer que é difícil ser um pequeno empreendedor no Brasil.
      Eu penso em empreender na Califórnia, depois que soube que se abre uma empresa lá em 10 dias, quase não há problemas trabalhistas, etc. Também acho que uma empresa bem-feita lá fora, tem muitas chances de dar certo.
      É verdade, colega, dessa mistureba toda, não se pode saber o que podemos aprender e apreender.

      Abraço!

      Excluir
  16. Passando rapidão por aqui... não poderia deixar de agradecer a homenagem! Realmente temos muita gente boa por aqui (e dane-se o haters). Discordamos mas somos cavalheiros, isso que importa! Nunca haverá uma parte totalmente certa e outra errada e saber ouvir, analisar e, quem sabe, mudar de opinião é coisa de homem sério.

    Grande abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Corey!
      Com certeza, é isso que importa.
      Saber ouvir (no nosso caso saber ler) é uma qualidade que realmente devemos nos esforçar para cada vez mais aprimorarmos, pois às vezes é difícil mesmo.

      Grande abraço!

      Excluir
  17. Muito bom PF, sou novo aqui na blogosfera, mas já acompanho a algum tempo os blogs citados!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Simplinvest!
      Bacana, seja bem-vindo.
      Era como eu que acompanhava e resolvi criar o meu blog há 10 meses.
      Abraço!

      Excluir
  18. Muito obrigado pela menção, nobre surfista. A blogosfera é um ambientes onde cultivamos boas amizades, mesmo que virtuais.
    Eu costumo visitar todos os blogs da blogosfera apesar de nem sempre comentar e para mim esta atividade é bem divertida.
    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Além!
      Claro, com certeza! Essa é uma das coisas que mais gosto, poder conversar com pessoas sobre finanças de forma amistosa e até poder fazer amigos é muito bacana.
      Valeu pela visita.
      Abraço!

      Excluir
  19. Soul, sem dúvida alguma o seu blog está entre os melhores da blogosfera.

    Parabéns pelo texto, pelo estilo, pela cordialidade e pelo contraditório que sempre nos faz refletir.

    Sinto-me muito feliz por tê-lo perturbado tanto para ter um blog próprio. E sinto-me honrado pela sua citação.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Guardião!
      Obrigado pelas palavras, sim você foi uma das pessoas que me incentivou a ter um blog próprio e a experiência tem sido muito bacana, sendo assim lhe agradeço.
      Um grande abraço!

      Excluir
  20. Olá Soul! Desculpa o atraso, estou vendo sua postagem apenas agora. Essas últimas semanas estão bem cheias...

    Seu sucesso é diretamente proporcional à qualidade de seus posts! Parabéns e continue-nos presenteando com seus pensamentos e as excelentes análises.

    E obrigado pela menção e privilégio de estar entre seus blogs preferidos!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, André!
      Eu imagino, essas nossas rotinas diárias...
      Valeu, amigo. Precisamos é conversar mais sobre viagens, ainda mais você que ficou tanto tempo no sudeste asiático.
      Abração!

      Excluir
    2. Em Dezembro estarei um pouco mais livre hehe. Vamos com certeza! Abração!

      Excluir
  21. Grande Soul!

    Eu sou um dos blogueiros homenageados no seu fantástico post! Pra evitar a a eterna chateação dos haters, preferi escrever na condição de anônimo para expor uma idéia que se você e todos os amigos acharem legal poderíamos discutir como fazer para adotar. Acho que deveríamos criar uma poderosa corrente de pensamento e atitudes positivas entre nós fazendo um rodízio todo mês entre todos os blogueiro para que cada um por vez seja fortemente homenageado no blog de todos os outros sempre ao mesmo tempo. E assim toda essa energia positiva gerada no universo da blogosfera será canalizada para o crescimento geral de nossos aportes e rendimentos. O que acha?

    Blogueiro Anônimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega. Diga quem você é, e daí podemos colocar para os outros amigos essa sua "inusitada/irônica" a la "The Secret" para os outros amigos.
      Abraço!

      Excluir
    2. Não sou o anônimo acima mas somente mais um de seus admiradores, Soulsurfer.

      Posso estar enganado mas acho que sem querer foi desnecessariamente irônico com a sugestão do amigo blogueiro. Acho que a idéia dele é uma tentativa válida pra ser debatida e desenvolvida. Tem tudo a ver com o seu pensamento externado na conclusão desse seu memorável post: "Infelizmente, os incentivos que existem ao nosso redor são quase todos no sentido de verbalizarmos críticas negativas ou completamente destrutivas a diversas pessoas no nosso dia a dia. Pare e pense. Quantas pessoas você elogiou hoje, ou na última semana e quantas pessoas você de alguma maneira reclamou, falou ou pensou mal? Sermos respeitosos, reconhecermos o valor do esforço dos outros e elogiarmos até mesmo pessoas que não conhecemos, tornam a nossa vida mais leve, mais tranquila e em última instância mais feliz."

      Vamos refletir com calma sobre isso. Acho também que vale a pena essa idéia da corrente de elogios positivos entre os blogueiros criando um poderoso mantra em benefício de todos.

      Abraços, obrigado e parabéns.

      Excluir
    3. Claro, colega. Vamos fazer assim: ele disse que é um blogueiro citado, muitos já se manifestaram por aqui e não fizeram essa sugestão. Então, falta alguns nomes. Ele diz quem ele é e colocamos a sugestão dele para todos os blogs.
      Ele pode até mesmo me mandar um e-mail e dizer quem ele é, assim podemos saber se "E assim toda essa energia positiva gerada no universo da blogosfera será canalizada para o crescimento geral de nossos aportes e rendimentos. O que acha?" possui ou não um caráter irônico.

      Não creio que parece ter a ver, colega. Isso deve ser espontâneo e porque a pessoa realmente acredita ser uma forma melhor de viver a vida. Não creio que esteja relacionado com aumento de aportes. Porém, reconheço que isso é difícil para algumas pessoas, pois durante tanto tempo ficaram aprisionados num estado mental e não se dão conta disso.

      Agora, se o colega quiser meditar de forma coletiva (e li e vi uma palestra do TED sobre isso) é válido. Tem todo o meu apoio.

      Abraço!

      Excluir
    4. É isso mesmo,Soulsurfer.

      Com certeza o certo é como você falou mesmo. Aguardar ele fazer um contato por email pra viabilizar melhor a idéia. Quem sabe não pode nascer desse embrião uma forma fraternal e mais justa para o crescimento geral de nossos aportes e rendimentos?

      Inclusive indo numa outra linha, existem diversos testemunhos e eu mesmo conheço alguns empresários de sucesso que são do Culto do Empresários da Universal que conseguem grandes resultados graças a toda a energia positiva canalizada por eles: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dimenstein/noticias/gd081203b.htm

      E sem contar o discreto trabalho no mesmo sentido dessa "idéia" que é desenvolvido há séculos pelos Maçons!

      E por favor, sem preconceitos. O sol brilha para todos!

      Abraços, obrigado e parabéns.

      Excluir
  22. Olá Soul,

    Muito obrigado pela menção :)
    Acredito que a blogosfera é muito boa por conta disso... Somos pessoas comuns que gostamos de compartilhar informações que temos, mesmo que elas não sejam exatas.

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Estagiário.
      Realmente, é o que eu acho. É uma boa coisa compartilhar informações e ideias, nunca sabemos o efeito que isso pode ter na vida de alguém.
      Abraço!

      Excluir
  23. Fala Soul,

    Fiquei feliz com a menção, muito obrigado. É bom que não sejamos muito parecidos mesmo, assim temos a oportunidade de aprender mais um com o outro. E infelizmente o trekking no Nepal foi adiado por enquanto. Agora é toda a energia focada em emigrar. Era pra mim estar no Hawaii neste exato momento, mas cancelei essa viagem tbm.

    Mais uma vez obrigado.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mr.Rover!
      Eu li em algum artigo seu que os seus planos do Nepal e Hawaii haviam sido adiados. Porém, com certeza um dia irá conhecer esses dois lugares sensacionais. Eu, inclusive, penso em morar uns meses no Hawaii. Siga em frente com os planos que as coisas vão se acertar.
      Grande abraço amigo!

      Excluir
  24. Olá soul!

    Fico muito feliz de ter sido citado no blog!

    Saiba que a admiração é recíproca, seu blog é uma das gratas surpresas da blogosfera financeira, sempre com opiniões sensatas e equilibradas, e artigos de qualidade excepcional.

    Acho que alguém já deve ter dito isso antes, mas você tem inegável talento para escrita. Creio que deve ser um leitor voraz, pois escreve muito bem e com densidade, algo difícil hoje em dia.

    Abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Guilherme!
      O seu blog é da velha guarda. Há muitos assuntos interessantes, resenhas de livros, etc. Além do mais, suas visões sobre os assuntos são bem bacanas.
      Obrigado pelo elogio, amigo. Eu gosto de ler sim, mas não tenho lido tanto ultimamente, mas estou satisfeito do mesmo jeito.
      Às vezes é bom saber escrever de uma forma mais "leve", isso eu preciso melhorar bastante.

      Abraço!

      Excluir
  25. Olá Soul, Parabéns pelo artigo, com ele vou conhecer mais blogs sobre esse assunto que me fascina muito! ($$$)..rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marco.
      Valeu, sim explore os blogs citados e muitos outros.
      Há blogs de muita boa qualidade com perspectivas diversas. Assim, é possível ter vários visões e com mais facilidade formar a própria perspectiva sobre finanças.

      Abraço!

      Excluir
  26. Fala Soul!

    Maravilhoso o seu texto. Impossível não concordar com diversos pontos. Principalmente quanto cita o trio empreendedor e o ácido e perspicaz Troll.

    Já baixei “Rápido e Devagar” para ler em breve, me parece bastante interessante. Se você gosta de neuroeconomia sugiro fortemente que leia “Previsivelmente Irracional” e “Positivamente Irracional” do Dan Ariely. O último lançamento dele “A mais pura verdade sobre a desonestidade” ainda não li, mas também já está na lista. O cara é bom, e sabe passar conhecimento.

    Abraços
    DR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, DR.
      Valeu, amigo.
      É um ótimo livro. O "Previsivelmente irracional" ainda não li, mas quero ler. Gostei muito do "Positivamente Irracional", inclusive cito o livro num artigo que escrevi sobre o serviço público. O autor é muito bom mesmo, bom saber que há mais um livro. Há tanta coisa para ler que precisa de um pouco de foco né....

      Abraço!

      Excluir
  27. Bela homenagem, meu caro. São todos merecedores.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Corey foi meu primeiro contato com esse mundo de finança amadora na blog

    O Ze Mobral me inspirou muito. É um cara que ganha uma m3rd4 e ainda conseguiu juntar um patrimonio legal. Por causa do Mobral e do Corey resolvi fazer um blog contando minhas estorias tambem.

    De tanto o Investidor Troll me encher o saco apaguei o meu blog logo no primeiro mes. Detalhe é que esse espertão tem meia duzia de ações, incluindo Gerdau e Petrobras.

    O blog do Tetzner é muito bom, excelente.

    Já o Bastter perdeu meu respeito quando resolveu discutir comigo de um assunto que eu conhecia e ele (reconheceu que) não, mesmo assim ele não teve HUMILDADE de se dar ao beneficio da dúvida e ainda deu orientações erradas ao seus "discipulos".

    Mostrar esse video para o Bastter
    https://www.youtube.com/watch?v=G12ITPw3HK

    ResponderExcluir