quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

SEJA MUSCULOSO


Pessoas pedem conselhos curtos e objetivos sobre saúde. Aliás, boa parte dos indivíduos preferem mensagens curtas a longas explanações seja para o bem-estar físico, finanças, etc, etc. Dentre vários conselhos possíveis sobre longevidade, um que parece destacar-se é esse: seja musculoso.

Eu não tenho nem quarenta anos de idade, então não posso falar por experiência própria sobre longevidade. Aliás, posso nem estar vivo aos cinquenta anos. Entretanto, tudo leva a crer que a manutenção de massa muscular é imprescindível para uma boa saúde e um envelhecimento com qualidade.

Aliás, eu penso no meu próprio envelhecimento imaginando envelhecer com qualidade. Se eu for agraciado de chegar aos 80 anos, eu quero poder fazer barras com essa idade, surfar, fazer trilhas e inúmeras outras atividades. No Brasil, infelizmente, quase nenhum idoso envelhece com qualidade, e isso mesmo nas classes mais abastadas. E como chegar aos 80 anos bem assim? Nesse ponto, eu gosto muito do processo de engenharia reversa esposado pelo médico Dr. Peter Attia.

Peter Attia sempre fala que ele quer participar dos jogos olímpicos dos centenários. Isso querendo dizer que ele quer chegar aos 100 anos podendo fazer alguns movimentos que ele considera fundamental. Ele gosta de nadar, então aos 100 anos ele quer ter a habilidade de sair da piscina escalando a borda da mesma. Você com 20 anos não percebe como esse movimento é quase que inacessível para pessoas que envelheceram mal, mesmo com 60 anos. Peter Attia imagina que vai ter netos, ou bisnetos, então ele quer poder pegar uma criança no chão e levantá-la, num movimento muito parecido com um exercício chamado Goblet Squat. Ele criou então na cabeça dele uma série de movimentos que ele gostaria de realizar aos 100 anos.

Quer pegar o seu neto no chão? Talvez seja a hora de começar desde já a treinar um exercício como Goblet Squat


Porém, para realizar esse movimento aos 100, ele provavelmente vai ter que realizar movimentos com mais intensidade quando ele tiver 90 anos. Sendo assim, para ele chegar aos 100 anos e poder realizar esses movimentos,  ele deve imaginar como estar fisicamente aos 90 anos. E assim sucessivamente. Como ele tem 47 anos, ele se pergunta como ele deve estar aos 50 anos.

Amigos, isso não quer dizer que ele vai chegar aos 100 anos, ele mesmo sabe que é improvável. Ele pode morrer atropelado, ele pode ter um câncer, ser infectado por alguma doença letal, isso antes de chegar aos 65. Porém, como exercício mental de como você deve levar a sua vida, eu acho de extrema valia. Eu não sou tão ambicioso, e minha meta vai apenas até os 75-80 anos. Porém, se eu conseguir chegar nessa idade bem, é provável que talvez possa chegar a idades ainda maiores sendo fisicamente funcional.

Esse exercício mental serve também para avaliar onde se está em relação à saúde. Um senhor veio falar comigo sobre barras, pois eu passei umas variações para ele aumentar a versatilidade nesse exercício umas semanas atrás. Ele tem 66 anos, e fiquei surpreso quando ele me falou que faz de 7 a 8 barras. Eu o vi fazendo, e são barras de qualidade, ou seja, passando o queixo da barra, e na parte negativa estendendo todo o braço. Uau. Pense em pessoas do seu círculo com mais de 60 anos, e as imagine fazendo 8 barras bem executadas, você conhece alguém? Aliás, você consegue fazer oito barras bem executadas? Eu aposto que a esmagadora maioria dos leitores desse blog não consegue.

Para fazer oito barras é preciso de força e músculo. “Ah, Soul, mas eu não estou nem aí para barras, muito menos quando eu tiver uma idade mais avançada, então esse conselho de ter músculos não é grande valia”. Hum. Você quer levantar de uma cadeira? Precisa de músculos. Você quer pegar o seu neto no chão? Precisa de músculos. Você quer andar? Precisa de músculos.

O nosso tecido muscular é basicamente tudo. Quanto menos músculo uma pessoa possui, pior a sua qualidade de vida, e menos ela vive.  A sarcopenia, que é uma doença caracterizada por perda de músculos, é talvez uma das maiores causas de perda de qualidade de vida, doença e mortes em pessoas de mais idade. Músculos são essenciais para controle de glicemia e sensibilidade à insulina, ou seja, quanto mais músculos, mais difícil desenvolver doenças crônicas metabólicas como diabetes. Quer saber que tem mais condições de viver ao ser internado numa UTI? A sobrevivência é correlacionado com a quantidade de massa muscular. As pessoas de câncer geralmente morrem de cachexia, ou seja, de perda acentuada de músculos. É por isso que pessoas com câncer em estado avançado parecem frágeis e em muitos casos esqueléticas.

Portanto, colega, se você tem 30 anos, o que quer fazer quando tiver 40 anos? Seja o que for, você precisará de músculos. A partir de 50 anos, há uma perda acelerada de massa muscular, acelerando-se mais ainda com o passar do tempo. Portanto, pessoas que chegam aos 60 anos sem muita massa muscular, tendem a ficar sarcopênicos aos chegarem aos 70-80 anos, com uma queda abissal da qualidade de vida.

Para ter músculos não tem outra solução: é preciso fazer exercício de força resistido. Portanto, encontre alguma coisa para fazer que envolva o levantamento de coisas pesadas em relação à sua força e ao seu corpo. Além de exercício de força, você precisa de proteína de boa qualidade numa quantidade suficiente, e isso é muito mais do que o limite recomendado de 0,8 gramas por KG. O pior conselho que se pode dar para uma pessoa de idade, em relação a sua constituição corporal, é colocar a mesma apenas para andar e de alguma maneira limitar o seu consumo de proteína.

É evidente que a força vai diminuindo com o passar da idade, mas alguém que fazia supino com 100kg aos 40 anos, pode chegar aos 75 anos talvez fazendo supino com 50-60kg, por exemplo, o que já vai ser um ótimo exercício resistido para a idade.  É evidente também que pessoas de mais idade precisam de auxílio para fazer exercícios de força da forma correta. Porém, a mensagem é clara, todos deveriam fazer algum tipo de exercício resistido, seja na musculação, seja fazendo atividades que envolvam o uso de força e peso.

Portanto, meus prezados leitores, se quer envelhecer com qualidade, é preciso ter músculos e força. Nunca é tarde para começar, e tenha em mente que quanto mais você posterga o começo, mais difícil fica com o passar do tempo.

Um abs!

41 comentários:

  1. Grande Soul,

    Na sua opinião, quais são as melhores séries de exercícios a ser seguidos e também a duração dos mesmos?

    O que vc acha da corridas de longas distâncias vc ve resultados a longo prazo?

    Para ganho de massa magra, seria a somatória de exercícios resistido e proteína, vc agregaria algo mais pra resultados interessantes?

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo. Meu conhecimento sobre fisiologia do exercício é bem limitado, portanto não me sinto qualificado para respondê-lo de forma acertada.
      Porém, como conhecimento básico, o treino de força resistido precisa ser difícil. Você precisa chegar a quase falha, ou em alguns protocolos (como superslow) a falha. Não pode ser fácil. Fazer um exercício para bíceps e costa, com um peso que é possível fazer 20 repetições sem estar muito cansado é perda de tempo.
      Exercícios multiarticulares como deadlift, supino, Back Squat, Front Squat, overhead press, etc , são tiros certos.
      O protocolo superslow é trino de 10-15 minutos apenas uma vez por semana. Sim, você treina 15 minutos, basicamente morre de tão difícil, e precisa de uma semana para se recuperar.
      Outros protocolos mais tradicionais, creio que é bom ser treinos de 45 minutos - 1 hora no máximo, e que haja uns 2 dias mínimo de recuperação.

      Eu nunca fiz corridas de longa distância, e não me atrai nem um pouco. Acredito que é um stress muito grande para o corpo, coração, e imagino que leve a um decréscimo de longevidade com qualidade de vida.

      Proteína, exercício resistido, boa alimentação, bom sono, boas relações consigo e os outros (manuseio do stress para não haver elevações não-fisiológicas do cortisol) e descanso.

      Um abs

      Excluir
  2. Exercício resistido, teria como ser mais específico ? pedalar ? nadar ? correr ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, amigo. Tem sim.
      Deadlift, back squat e supino. Se fizer esses três já está de bom tamanho. Fazendo com forma adequada e com peso que seja desafiador.
      Correr, pedalar e nadar vai do gosto de cada um, mas eu particularmente prefiro essas formas de se exercitar dentro do conceito de HIIT, ou seja um exercício com alta intensidade que seja intervalado.
      Abs

      Excluir
    2. Esses 3 + desenvolvimento Militar são a base da musculação. Existem filosofias de treinos que só usam esses e dão resultado. Até pq, o exercício é importante, mas negligenciamos os principais q são alimentação + descanso

      Excluir
  3. Muito bom artigo, qual a sua opinião em relação a bebida alcoólica e seus impactos na nossa saúde e vc consume algum tipo de bebida alcoólica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega.
      Eu gosto de tomar uma taça de vinho de vez em quando. Cerveja de vez em quando, especialmente bem gelada e se for de trigo (tipo essas artesanais).
      Álcool é uma toxina, tanto que mais ou menos 90% dele precisa ser transformado em algo menos tóxico ao nosso corpo pelo fígado.
      Agora, beber com amigos numa mesa se jantar conversando sobre a vida, obviamente não vai ser algo nocivo, se for um álcool de boa qualidade e com moderação, e você vai ganhar todos os benefícios de interagir com outros seres humanos.
      Um abs!

      Excluir
  4. Eu acrescentaria: Seja musculoso e permaneça magro, sem barriga saliente, com pouca gordura abdominal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo. A pessoa não precisa ser necessariamente magra. Há genéticas diferentes, biotipos diferentes, necessidades diferentes no dia a dia, etc. A gordura visceral não necessariamente é ruim ao organismo, o tecido adiposo visceral não costuma ser inflamatório.
      Agora, especialmente a gordura abdominal, costuma ser formada por tecido adiposo ectópico (ou seja em órgãos), aí sim é uma verdadeira tragédia para o metabolismo.
      Um abs

      Excluir
  5. Concordo 100%. Inclusive muita gente foge da musculação por achar que “engorda” mas os músculos aumentam o metabolismo, o q facilita a perda de peso. Gosto muito do Peter Attia. :) abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo.
      Sim, bom ponto. Manter músculo custa recursos enérgicos. Não lembro de cabeça os números, mas enquanto manter 1kg de tecido adiposo custa níveis muito baixo de ATP para manter 1kg de massa muscular custa muito mais em termos de ATP. Logo, o metabolismo de descanso (basal) aumenta algumas centenas de calorias, a depender da composição corporal, que é a diferença entre comer bem comida de verdade sem se preocupar muito em contar calorias e não poder comer muito, restringir comida com medo de ganhar peso.
      Abs

      Excluir
  6. Eu passei os últimos 16 anos de modo sedentário e há 5 meses frequento academia. Já começo a ver músculos onde não sabia que existia rsrs.

    E estou bem feliz de ter conseguido criar esse novo habito.

    Mais um artigo sensacional pra conta 👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Felipe!
      Maravilha, fico feliz. Exercitar-se é um hábito. Tem dias que eu quero treinar duas vezes por dia (seja um treino de musculação ou algo mais intenso como um protocolo de crossfit) simplesmente pelo hábito e pela sensação boa de submeter o meu corpo a um estressor (a sensação na hora não é boa, mas depois é muito boa).
      Um abs!

      Excluir
  7. Na minha observação, me parece que quem planeja viver mais, vive mais. Quem vive como se fosse morrer amanhã, acaba morrendo mesmo.

    É uma coisa que já observei,posso logicamente estar equivocado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Peão, Você está correto.
      O único detalhe que acrescentaria é que isso em média.
      As pessoas adoram casos tipo: "ah meu tio bebia um monte, nunca foi ativo, comia mal, e chegou aos 95 com boa saúde".
      Sim, é bem verdade que isso pode ter acontecido. Talvez possa ter acontecido por o "tio" era um sujeito alegre e não se estressava muito. Ou porque possua um sentido forte de continuar vivo. Ou porque foi agraciado com uma carga genética de certos genes relacionados com a longevidade.
      O que as pessoas esquecem é que para cada "tio" desses que chega aos 95 bem, há 150 "tios" que chegam aos 70 anos obesos, com diabetes, tomando cinco medicações diferentes e não conseguindo nem segurar uma criança de 10 quilos no colo.

      Nós não escolhemos os nossos pais, a nossa carga genética, a força do destino (acidentes), a sorte, aleatoriedade, etc. Porém, nós podemos controlar o que comemos, como dormimos, como nos exercitamos, como nos relacionamos com os outros e conosco mesmo, etc.

      Um abs!

      Excluir
  8. Fala Soul! Esse ano completo 13 anos de treinamento em musculação.

    Apesar do tempo, não sou nenhum Arnold ou coisa do tipo, pois nunca foi minha intenção. Nesse período, já tive o corpo mais definido, mais gordinho...

    Hoje estou no meio termo. Nem definido e nem tão gordinho rs

    Com relação a saúde, não posso dizer que foi a musculação que melhorou minha resistência, nem tenho como provar, contudo, nesse período eu fiquei bem pouco resfriado, raras as vezes que a garganta inflamou (coisa que acontecia com certa frequência) do que antes de treinar.

    Talvez seja só coincidência.

    Enfim, se tem algo que dificilmente eu abra mão é de deixar de treinar. As vezes bate aquela preguiça, falto um ou dois dias. No entanto, no terceiro dia está lá o Investidor Inglês suando frio para fortalecer as magricelissímas panturrilhas.

    P.S Semana passada passei do ponto que fiquei uns 3 dias sem conseguir andar direito devido ao treino. Tudo por uma panturrilha maior hehe

    p.s 2: Agora o foco é desenvolver ombros. Nunca dei tanta atenção nesses 13 anos. Acho que já está mais do que na hora de ter uma bola de basquete em cada lado do corpo

    Abraço!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, I.Inglês.
      O ideal é fazer exercícios compostos de força (pode ser numa academia, mas não necessita), junto com alguma atividade física prazerosa (no meu caso o surf).
      É, realmente, de um ponto de vista objetivo, não dá para saber que o fato de você ficar pouco doente tenha sido causado pelo fato de você se exercitar numa academia.
      Porém, exercício resistido aumenta a nossa imunidade, a robustez de nosso sistema imune, então faz sentido que uma pessoa com melhor condicionamento físico tenha uma sistema imunológico mais robusto que por seu turno faça que ela não fique doente tão fácil.

      Eu tenho facilidade de ter um físico "ripped" na parte superior do meu corpo, inclusive ombros.
      Agora, parte inferior, difícil crescer, muito difícil mesmo. Dia de fazer Back Squat é um sofrimento para mim, isso agachando com meros 70-75kg.
      Um abs!

      Excluir
    2. Esse papo de Magricélissimas panturrilhas me soou meio Gay, hahah

      Excluir
  9. Eu preciso urgentemente retomar a musculação, mas é que estou completamente dominado e viciado pelas corridas de longa distância. Nunca antes tive tanto prazer, rotina e disciplina como estou tendo agora.
    Perdi peso demais (inclusive massa muscular), reconheço que estou um frangote até, mas porra, é tão bom....

    Acho que esse post me deu um empurrão positivo para repensar meus treinos futuros.

    Ao menos não sou sedentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, animal.
      Se te faz bem, oras, continue fazendo o que te dá prazer.
      Eu apenas recomendo que você fortaleça-se, pois a chance de se machucar fazendo corridas de longa distância sem uma massa muscular adequada é enorme. Imagine é um stress constante e prolongado sobre o seu corpo.
      O Zach Bitter, que faz um podcast jundo com o Dr. Shaw Baker, é um monstro em corridas de longa distância. Ele simplesmente correu 100 milhas (160km) em 11 horas e 40 minutos. Eu fiz a conta aqui e isso dá quase 14km por hora durante 160 km. Eu correr a 14km/h numa esteira já não é aquela coisa tão fácil, correr 11 horas e 40 muinutos? O cara é um animal.
      Ele constantemente faz exercício resistido de força, pois ele sabe que se não o fizer, é lesão na certa.

      Um abs!

      Excluir
  10. Meu ombro já é de um senhor de 70 anos kkk Fisioterapia 3x por semana o resto da vida pra mim. Se eu fico uma semana sem fazer já começa a doer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Surfista!
      Tá doido meu? Vamos arrumar esse ombro aí, tem um monte de coisa que pode ser feita.
      Um abs!

      Excluir
    2. Eu tomo chá de canela de velho, e faço os exercícios em casa com elásticos, isso já deixa o ombro funcional. Confesso que nunca me aprofundei no diagnóstico depois da ressonância magnética, mas aparentemente não é caso se cirurgia, acho que tenho artrite e artrose.
      As vezes dou uma relaxada, e fico uma ou duas semanas sem fazer o exercício, a dor volta rapidinho.

      Excluir
  11. Boa noite SS

    Muito bom seu conselho sobre musculação. Nunca tinha visto por essa perspectiva. Sabia que era importante, mas não imaginava que fosse nesse grau que vc expos.
    Vc contrata profissionais, como educador físico e nutricionistas, no desenvolvimento da sua saúde? Te pergunto isso, porque me parece que vc tem um conhecimento maior do que a média desses profissionais.
    Outra questão que tenho dúvida é em relação a veracidade e efetividade dos estudos científicos. Como você avalia se é bom ou não um artigo acadêmico? Esses artigos não podem ter sido financiados por industrias químicas que apenas querem lucrar e não se importam com a saúde das pessoas?
    Já vi muitos documentários que a indústria farmacêutica cria remédios visando apenas o lucro e, muitas vezes, leva a uma piora da saúde das pessoas. Além disso, são elas que financiam congressos para os médicos se atualizarem, fazendo que seus remédios sejam vendidos com o respaldo da maioria dos médicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega.
      a) Não. A única vez que fui a um profissional, já fui num dos que mais respeito. O famoso Dr. Souto.
      a.1) Eu leio muito por conta própria, e estou a procura sim de um profissional muito qualificado que possa ser um auxílio. O problema é pagar R$ 300,00-500,00 numa consulta, e eu trazer mais informação atualizada do que o próprio profissional. Mas, como eu faço muitos exames (algo em torno de uns 60-70), seria legal um bom profissional para me ajudar integrar tudo isso.

      b) Isso é um tema polêmico, complexo e que não tenho tanto conhecimento. Mas, sim, estudos estão sujeitos a manipulações, a bias, e há erros da concepção do próprio estudo. Epidemiologia nutricional, porém, é um capítulo a parte. Qualquer mensagem que você observar que "ovo aumenta a chance de morrer", pode desconsiderar, não por causa do ovo, mas sim porque vem de epidemologia nutricional.

      c) Sobre a medicação, sim, esse é um problema. Eu realmente acredito no conceito de medicina funcional, olhar o organismo como um todo integrado e procurar as causas profundas para doenças, problemas, etc. Isso não quer dizer que remédios não tem a sua importãncia (é evidente que possuem) e que especialidades médicas são super importantes (é evidente que são).
      Porém, eu Soulsurfer não sou um fígado ou um coração separados, eu sou uma conjunção de todos os órgãos, sentimentos, mente, ambiente, etc, etc. Não olhar o corpo humano assim, não olhar os doentes assim, eu acho de uma miopia incrível.

      Um abs!

      Excluir
  12. Sempre posts que trazem algo importante à tona!
    Passando pra deixar aos demais pesquisarem canais de YouTube como do Will Detili e Renato Cariane ou, em inglês, o Athlean X (Jeff Cavaliere). Conteúdos de extrema qualidade e sem mi-mi-mi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo. Gosto do Athlean X, ele é muito bom mesmo. Eu, por gostar de calistenia, gosto muito do Chris Heria, aliás ele me inspirou bastante.
      Vi uns vídeos do Cariane na última sexta-feira. Não são de qualidade tão alta como esses gringos citados, são vídeos mais populares, e o próprio físico dele não me agrada nem um pouco, mas ele agrega valor a quem está procurando entender mais sobre musculação e alimentação (apesar de achar a parte da nutrição um pouco fraca).
      Um abs!

      Excluir
  13. Conheço um senhor que tem 92 anos e tem uma saúde dar inveja. Ele caminha 30 minutos, depois faz mais 30 minutos de natação e por fim faz uma saúna, isso diariamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo.
      Caminhada, natação e depois uma sauna com 92 anos é um exemplo para nós mais jovens.
      Sauna é algo fantástico, estou louco para fazer todos os dias, mas não encontro saunas perto de onde moro.
      Um abs!

      Excluir
  14. Comecei aos 20 e poucos anos correr na faculdade de maneira despretensiosa e hoje virou meu esporte favorito, mas que lido de maneira recreativa. Fiz 1 ano de musculação com personal, porque não tinha disciplina/saco para fazer academia sozinho e achei bom, apesar do personal passar exercícios meio antigos, fora dessa receita de resistência.

    No CrossFit que conheci deadlift, supino, Back Squat, Front Squat, overhead press, etc e achei bem divertido. Infelizmente, sem noção do quanto de peso que eu conseguia carregar aliado com má técnica, me machuquei... Tem 1 ano que sinto dores na lombar: ressecamento do líquido em dois discos, duas hérnias... Disseram que provavelmente eu já tinha essas lesões e o CrossFit pode ou não ter agravado. Um até me liberou a voltar para o CrossFit se eu desejasse, mas dei uma traumatizada...

    Hoje, com 31 anos, fico pensando em voltar para academia (mas sem condição de pagar personal), mas aí leio os tipos de exercícios que você apontou serem os melhores e me pergunto se eu não posso fazer um CrossFit por conta própria na academia hahaha...

    Mas nossa, foi bem chato receber um diagnóstico de uma lesão permanente (ressecamento leve dos discos). A dor até melhora quando faço exercícios de fortalecimento do core e alongamento com yoga ou pilates, mas ver o corpo se deteriorando me impactou hahaha...

    Agora estou ainda mais receoso com a corrida que eu gosto e com quais exercícios devo fazer na academia e se eu realmente preciso voltar para o pilates que acho chato e só consegui ficar 2 meses após a lesão...

    Enfim.. No mais, muito obrigado pelo post! Sempre enriquecedor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafael.
      a) Crossfit é algo muito bom. Porém, ele tem um problema bem grave ao meu ver. O Crossfit trabalha com levantamentos olímpicos, como um snatch, por exemplo. Snatch é considerado, dentre todas as modalidades, o movimento mais complexo nas olimpíadas. O crossfit tem treinos com muito volume de snatch, tipo há um wod com 30 snatchs, e 10 em cada 10 especialistas que eu já li dizem que não faz o menor sentido fazer 30 snatchs de uma vez. Agora, quando se faz volume de snatchs e ainda se coloca uma barra intercalada, a possibilidade da forma sair uma porcaria e com isso ocorrer uma lesão é grande.
      E como há exercícios complexos, um bom coach é fundamental no crossfit, e não é isso que ocorre em muitos boxs.
      b) é provável que você já tivesse a lesão, e o crossfit apenas tornou isso visível. O Crossfit é bom para mostrar as nossas fraquezas.
      c) Eu também tenho discopativa em duas vértebras, mas a questão é que muitas vezes exames de imagem não se manifestam em dor, e muitas vezes a dor não se manifesta num exame de imagem. Sendo assim, é trabalhar postura, força no core, força nas costas, para ter uma boa qualidade de vida.
      d) Eu faço vários treinos de crossfit por conta própria intercalados com meu treino de musculação na academia.
      e) A tendência é a deterioração do corpo, o que podemos fazer é diminuir o ritmo dessa deterioração.

      Valeu, e um abraço!

      Excluir
  15. Soul, pessoalmente você ao chegar aos 50 anos pretende fazer TRT ou acredita que a testo exógena possa fazer mal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo.
      A minha testosterona no com 39 anos está bem baixa.
      Ela deu um pico no exame de 01-2019, caiu em 07-19 e no meu último exame deu baixa. Ainda estou tentando entender os motivos.
      Eu creio, e não entendo muito, que testosterona de forma exógena pode ser um tratamento, depois que outras formas de intervenções (alimentares, de hábitos e de suplementação) não produziram efeitos. Porém, é preciso fazer com um bom endrócino, ou um bom médico que saiba o que está fazendo.
      Mas, não vejo necessariamente como algo ruim, se o caso pedir.
      Um abs!

      Excluir
  16. Ótima dica, Soul,

    Tenho cruzado com alguns vídeos de YouTube que alguns programas bem intensivos de 1 a 3 meses provocam grandes transformações.

    https://www.youtube.com/watch?v=4hn3XzCEHyE

    Tem vários como esse.

    Minha meta é combinar pelo menos agachamento/abdominal/corda e flexão e fazer todos em torno de 4 vezes por semana.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafael!
      Tudo bem amigo? Quanto tempo...Espero que esteja tudo bem contigo e sua família.
      Vi bem pouco do vídeo, pelo que entendi o rapaz quer fazer 100 flexões por dia, isso? Acho uma maravilha. Eu não vi o vídeo para saber se ele faz 100 flexões durante o dia ou de uma vez só.
      Se for de uma vez só, obviamente ele não vai conseguir fazer de uma vez só. Se ele exagerar na primeira série (fazer 30 sem estar preparado para isso), ele vai ter muita dificuldade de completar 100. Aprende-se bastante isso quando se faz crossfit.
      Independente se é espalhado pelo dia ou não, belíssimo desafio fazer 100 flexões por dia. Eu tenho hábito de fazer flexões e barras em momentos aleatórios no dia.

      Agora, se você fizer corda, agachamento, flexão e colocar barras, com certeza em alguns meses vai observar uma melhora em seu condicionamento e físico.

      Um abs!

      Excluir
    2. São 100 flexões por dia. Claro que não são 100 seguidas. É bem difícil. O máximo que consegui foi 25 seguidas.
      Fazer 100 por dia por 30 dias transforma muito o corpo na região da cintura escapular, peito e costas.
      Associo o abdominal, agachamento e corda para trabalhar o resto do corpo.
      O mais difícil é mesmo a disciplina.
      Abçs!

      Excluir
    3. Beleza, I. I!
      Continue nesse protocolo então! Um abs!

      Excluir
    4. Neste caso você não gera um “overtraining” dos músculos usados nas flexões?

      Excluir
  17. Ola soul, provavelmente você falará disso mais pra frente, mas queria saber se v. Faz uso de suplementos além da alimentação “normal” - whey, etc.

    Agradeço que você compartilhe seus ensinamentos conosco.
    Pessoalmente sempre subestimei musculação em geral, mas lendo o seu blog e outros conteúdos tenho como certeza que massa muscular é muito importante, voltei ao pilates há 3 meses e estou vendo a melhor forma de conciliar com musculação, Crossfit, ou apenas aumentar a frequência do pilates.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo. Pilates é bacana. Eu faço aulas de yoga.
      Tenho whey em casa, mas só tomo quando por algum motivo não consumo proteínas suficientes de fontes alimentares, mas isso é difícil de acontecer no dia a dia.
      Um abs!

      Excluir