domingo, 25 de dezembro de 2016

DESEJOS PARA QUE O SEU PRÓXIMO ANO SEJA (AINDA) MELHOR

Olá, colegas. Desejo um bom natal para todos e já me adianto desejando uma boa entrada de ano. Primeiramente, posso dizer que essas duas datas por si não possuem um significado muito grande para mim. Há textos que tentam abordar esse assunto falando sobre a ¨hipocrisia¨, ¨desnecessidade¨ ou qualquer outro adjetivo de conotação negativa de celebrarmos essas datas.

  Bom, o fato é que estas datas representam momentos especiais para pessoas e famílias. Isso faz com que, nem que seja por breves instantes, indivíduos se relacionem de uma forma mais harmônica uns com os outros. O ano novo, por exemplo, nada mais é do que a passagem de mais um dia, mas para muitos representa a esperança de um recomeço, a esperança de uma nova vida, de um novo rumo. 

  Sim, um observador mais cínico poderia notar que provavelmente nada de novo acontecerá na vida das pessoas, e que a virada do ano é apenas uma vã tentativa de sonhar com algo melhor sem se esforçar para que isso necessariamente ocorra.  É bem possível e provável, mas mesmo assim é inegável que as pessoas nesta data específica ficam mais suscetíveis a se relacionar umas com as outras, e isto é muito positivo em minha opinião.

 Portanto, em que pese uma possível reflexão mais negativa que poderíamos fazer em relação a estas datas, eu ainda creio que são datas festivas e importantes. Por isso, desejo um bom ano novo para os leitores deste blog. Se eu pudesse desejar algo para vocês, prezados leitores, esses seriam os meus desejos:


 DESLIGUE A SUA TELEVISÃO E DIMINUA A SUA EXPOSIÇÃO A NOTÍCIAS


 Sério, uma das coisas que me impressionou nesta minha volta, é como a televisão ¨sequestrou¨ corações e mentes de muitas pessoas. Não há quase nada que preste. Notícias sempre as mesmas desvinculadas de contextos, jornalistas despreparados, programas de auditórios um pior do que o outro, e uma perda de tempo e energia incrível por parte das pessoas.

 Quantas horas as pessoas não perdem com esse dispositivo? Quantas outras atividades mais produtivas e com muito maior significado dezenas de milhões de pessoas no Brasil deixam de fazer para perder tempo com esse passatempo que quase sempre deixa as pessoas mais infelizes e ansiosas? É um jogo de soma negativa. Tente construir a sua rotina com o aparelho de televisão desligado na maior parte do tempo, melhor para a sua saúde mental e física.


 INVISTA EM RELACIONAMENTOS HUMANOS. FAÇA NOVOS AMIGOS. VISITE OS ANTIGOS

 O que é um amigo? Qual é a diferença para um colega ou desconhecido? Sabe qual é minha resposta para essa pergunta? É mais ou menos assim: E ISSO IMPORTA ALGUMA COISA? Entre pessoas que viajam há uma eterna discussão entre a diferença de um Turista em relação a um Viajante. Turista a grosso modo seria alguém que não se envolve com comunidades locais, fica apenas em hotéis e come em lugares mais caros. É alguém que não captura toda a essência de um local. O Viajante, por seu turno, é alguém que consegue capturar as idiossincrasias de um povo diferente, é aquele que come como locais, evitando a todo custo se apartar de uma experiência mais real para se deleitar em luxos e confortos.

  BOBAGEM. Eu posso estar acampando no meio de um lugar remoto na Mongólia e ainda sim serei um turista. Alguém pode estar se hospedando num hotel cinco estrelas e mesmo assim capturar como ninguém a vida de um povo diferente. Era uma discussão que quando começava, eu já saia de perto. Por qual motivo sempre queremos dividir e catalogar cada vez mais outros humanos, experiências?

 A mesma coisa com amigos e colegas. Prezados leitores, olhem as suas vidas e perceberam que os momentos mais felizes são aqueles compartilhados com outros seres humanos. É evidente que ao longo de nossa vida serão poucas pessoas que compartilharemos segredos, ou que poderemos confiar com um alto grau de certeza, o que comumente se chama de amigo íntimo. Não é esse o ponto. O ponto é que a todo instante estamos nos relacionando com outras pessoas. Ao ir na padaria, ao trabalhar, viajando, escrevendo um Blog, e nós, e apenas nós, podemos decidir qual tipo de relacionamento queremos construir com as mais variadas pessoas.

 Não precisa ser um amigo de longa data, no qual eu posso confiar uma grande soma de dinheiro, e que realmente se importa comigo, para que eu tenha algum momento prazeroso com alguma outra pessoa. Reflitam sobre isso. Nosso bem-estar é muito maior quando os nossos relacionamentos são melhores. E nosso bem-estar é maior quando temos relacionamentos.

Portanto,  visite velhos amigos, faça novos amigos ou colegas, ou qualquer outro termo que você queira utilizar, entretanto interaja mais, se conecte mais com outros seres humanos, sua vida será muito melhor.


 LEIA MAIS LIVROS


 Leia querido leitor. Desafie a si próprio, leia sobre áreas das quais você não entende nada. Há tantos livros bons, tantas informações boas na internet, hoje em dia podemos até mesmo assistir aulas ministradas em Harvard no conforto da nossa casa (o que é uma revolução sem precedentes na educação) que realmente não há qualquer desculpa para que não leiamos materiais de qualidade.

  Por mais que possamos ler blogs bons, nada substitui o bom e velho livro. Os livros são algo mágico. Neles podemos conhecer mais sobre a antiga Pérsia, ou sobre buracos negros. Podemos aumentar nosso conhecimento em finanças ou em biologia. Podemos saber como foi a vida de Einstein ou de Hitler. 

  Portanto, reserve uma parte do seu tempo, de preferência diariamente, para a leitura de um livro. 


EXERCITE-SE


  Quando nos sentimos bem com o nosso corpo, nos sentimos mais leves, mais dispostos a encarar os diversos desafios em nossa vida. Infelizmente, a vida em cidades grandes tem levado um número enorme de pessoas a uma existência sedentária. Não cometa esse erro.

 Não faça exercícios apenas na academia, faça toda hora. Suba a escada, ao invés de pegar um elevador. Ande mais. Vá para academia, se assim deseja. Procure uma atividade esportiva que lhe dê prazer. Um corpo exercitado é condição importantíssima para uma mente afiada. Não deixe que a rotina do dia a dia, por mais difícil que possa ser, faça com que o seu corpo deteriore para além do normal do envelhecimento natural.



  É isso colegas. Não quero deixar esse último texto do ano muito extenso. Não perca tempo com coisas que não vão te trazer bem-estar e muito provavelmente apenas trarão mal-estar como a televisão. Interaja mais com os conhecidos e desconhecidos, você verá que pode ser muito recompensador. Leia bastante. Leia de pé, sentado, no metrô, ou na internet, mas leia. De preferência tente ler no próximo ano sobre áreas das quais não domina ou não saiba absolutamente nada. Pode ser apenas um livro, já será um ótimo passo. Por fim, exercite-se.

  Sem o foco distraído, relacionando-se mais com as pessoas, lendo mais e com um corpo em equilíbrio, tenho certeza que todos os objetivos traçados serão muito mais fáceis de ser atingidos. É isto que desejo a todos vocês no próximo ano.

  Um grande abraço!


  

29 comentários:

  1. Acrescentaria algo, aprenda uma coisa nova, vale qualquer coisa, to querendo aprender violão, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo! Eu sempre quis aprender a tocar guitarra, e nunca fui a fundo.
      Muito bom conselho.
      Abraço

      Excluir
  2. Soul,

    um excelente 2017 pra você também ...

    É ficar vendo tv é um tempo muito mal gasto...

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Rodolfo, desejo o mesmo para você e família.
      Abraço!

      Excluir
  3. Feliz Natal atrasado Soul!

    Que continue nos brindando com seus ótimos textos!

    Gostei de um ponto do seu texto sobre "classificações" (não sei se é a palavra correta). Viajante ou turista, esquerda ou direita, classe a ou b e assim por diante.

    Que todos lembrem-se que as diferenças nos tornam iguais, formando uma única classificação, a de seres humanos...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Investidor Inglês!
      Sim, somos todos seres humanos, cada um com a sua individualidade, o que torna tudo mais interessante e bonito.
      Abraço!

      Excluir
  4. soulsurfer,
    O desejo de catalogar pessoas, opiniões, etc, hoje em dia está se tornando algo insuportável, principalmente com o mau uso das redes sociais, que deveriam servir para aproximar as pessoas e tem servido muito mais para disseminação de ódio e preconceitos. No mais, desejo que tenha um bom retorno ao Brasil e ao convívio mais próximo de seus familiares e que seus dias possam ser bem aproveitados e cada vez melhores. Feliz dias novos.
    Abraço,
    rru842

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega. Sim, é uma pena. Estou aproveitando bastante esses dias com a minha família, mãe e pai. Fazia mais de 15 anos que não fazia isso, e me sinto muito bem, e posso ver na cara deles a felicidade de ter o filho mais próximo.

      Grande abraço e tudo de bom para você e família!

      Excluir
  5. Soul, Feliz Ano Novo!

    Suas postagens são muito interessantes. Conduzem a um debate profícuo, além de bem escritas. Parabéns!

    Em 2017, pretendo participar mais dessas discussões.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Olá, Guardião.
      Valeu amigo, o mesmo para você e família (tirando as viagem que não sei se você gosta:) )
      Abraço!

      Excluir
  7. Fala Soul,

    Um excelente 2017 e continue postando sempre.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, VC! Obrigado, amigo. Continuarei, e espero o mesmo de você.
      Abraço!

      Excluir
  8. Feliz Ano Novo, Soul!

    Continue com seus textos que fazem a gente pensar. O que importa não é concordar ou discordar, é provocar reflexão. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega.
      Com certeza, a sua colocação é perfeita.
      Abraço!

      Excluir
  9. E também usar muito protetor solar...
    Excelente 2017 para vc caro Soul!

    ResponderExcluir
  10. Rapaz, a TV é a maior desgraça que existe. Mostra desgraças e mentiras 24 horas por dia.

    Os terroristas planejam suas ações em função da TV.

    ResponderExcluir
  11. E desejo tudo isso em dobro para você e para todos os que aqui frequentam!

    E menos redes sociais em 2017!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Boa Noite Soul
    Te acompanho há bastante tempo. Parabéns pelos ótimos artigos e pela viagem recém concluida.
    Em um certo artigo vc diz que tentou ser vegano mas não conseguiu?Poderia compartilhar sua opinião sobre o motivo de não ter conseguido?
    Vc concorda com os principios do veganismo?
    Não quero causar polemica, apenas gostaria de conhecer sua opinião sobre o assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega. Grato pelo comentário. Então, eu tentei ser vegatariano, não vegano. Eu admiro que consegue ser vegano, creio que é a atitude mais ética de se ter em relação a muitas coisas na vida.
      Por que eu não consegui? Não sei. O gosto da carne, a facilidade de se comer carne, não sei. Fui e talvez seja um fraco. Um bom tema para um artigo.

      Abraço!

      Excluir
    2. Obg pela sinceridade Soul. Desejo que vc possa produzir um artigo fantastico sobre esse tema e consiga trazer a tona um tema tão importante e tão, absurdamente, ignorado pela grande maioria de nós..
      Força!

      Excluir
  13. Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada.
    Ayn Rand

    ResponderExcluir
  14. Olá, soulsurfer, viu essa matéria? Um casal de concursados largou tudo pra fazer trabalhos voluntários.

    http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2017/01/04/pais-de-3-filhos-brasileiros-abandonam-bens-e-concursos-em-busca-de-paz-interior.htm

    ResponderExcluir
  15. Obrigado e te desejo o mesmo.

    ResponderExcluir