sexta-feira, 3 de junho de 2016

VIRTUDE E FORTUNA - ACEITE O ACASO. ESFORCE-SE SEMPRE QUE PUDER.

PARA ACESSAR ESSE TEXTO, POR GENTILEZA, VISITE O NOVO SITE:

https://mundosoul.com/merito-acaso/


OBRIGADO!

37 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Grande Soul,

    Gostei muito do texto e tenho tentando assimilar melhor o que voce fala sobre ser virtuoso, ser menos nervoso, nao ficar P da vida com xingamentos.

    Acredito que devemos sim nos esforcar, mas um pouco de sorte tambem e necessario.

    Que coincidencia esta historia das brasileiras rsrs.

    Nao escrevo textos da mesma forma que voce, mas escrevi sobre esforco, motivacao, forca de vontade, antes do mais recente post de atualizacao financeira.

    Nao sei se voce le outros blogs, mas faco um convite para passar na minha humilde pagina.

    Vi por acaso um post seu no Tetzner, achei excelente, mas vejo que muitos la nao entenderam os seus conceitos de acumulo de patrimonio, que consistia em Aporte + Rendimento de Poupanca, eu leio cada coisa que ultimamente me fizeram ver que em investimentos o melhor e evitar ler muita coisa e seguir uma estrategia simples, da forma que voce escreveu mesmo.

    Investimentos nao devem ser tao complicados.

    Tenho um amigo de trabalho, amigo mesmo pessoal, que ganha 8K, 25 anos de empresa, nao e chefe, muito esforcado e bom de servico, com patrimonio de mais de 20 milhoes, e continua trabalhando.

    Nao entendo como ele nao aproveita a vida, viajando como voce faz.

    Ele nem tem planos de aposentadoria, este salario nao paga nem 1/3 dos gastos mensais dele, que tem uma empresa paralela herdada do pai e que gera mais dinheiro que o salario.

    Eu tenho muitas duvidas de como seu patrimonio consegue gerar tanto retorno ao ponto de voce passar tanto tempo viajando, pegando aviao, restaurante, hotel, pois nao faco a minima ideia de quantos reais seriam necessarios para fazer isto.

    Talvez uma base economica desta experiencia agregaria muito Soul.

    Acabei escrevendo um post ao inves de comentario, pois gostei muito do post.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC,
      Há uma frase brilhante do Einstein ( eu tenho profunda admiração por esse sujeito. Além de ser um dos cientistas mais brilhantes que o mundo já viu, ele era um profundo humanista e grande pensador. Sabia que ele foi cogitado para ser o primeiro líder do recém criado Estado de Israel?) que é mais ou menos assim "Devemos fazer as coisas de maneira simples. Porém, não mais simples do que isso".

      Ele quis dizer que precisamos ser simples, mas não podemos ser simplistas. Temos que ter pensamento claro e objetivo, mas isso não quer dizer que tudo serve.
      Logo, é importante lermos sobre investimentos, finanças, ativos, algumas notícias. Agora, essa obsessão com investimentos, em minha opinião, não leva a nenhum lugar, pelo contrário.

      O seu colega tem mais de 20M de patrimônio? Poxa, isso é um patrimônio, até para padrões suíços, muito grande. Ele poderia ter uma boa vida em qualquer lugar do mundo, até mesmo em Luxemburgo ou Lichestein ( lugar onde os ricos se encontram na Europa). É uma escolha de vida.

      As pessoas aproveitam a vida de maneiras diversas. Procuro com os meus textos sobre viagem, e algumas pessoas às vezes confundem, inspirar para que as pessoas se desafiem e vão atrás daquilo que as faz feliz. Não precisa ser viagem. A pessoa pode nem mesmo gostar muito de viajar (apesar que é uma experiência tão engrandecedora sobre vários aspectos). O meu colega Viver de Renda é um que não se importa muito com viajar. O importante é achar atividades que preencham o seu coração, que façam você feliz. Pode ser até mesmo trabalhar, quantas pessoas não são felizes e satisfeitas com aquilo que fazem. Cientistas e Artistas costumam ser extremamente satisfeitos com o seu trabalho.

      Em sua homenagem, irei escrever um artigo sobre custos financeiros de uma viagem. Você vai ficar surpreso que muitas vezes é mais barato viajar do que ficar no Brasil. Se a pessoa gasta com aluguel, então é quase certo que é mais barato. Não se precisa de grandes quantidades de dinheiro. Se a viagem for como eu e minha companheira gostamos, então a quantia é bem razoável. Vou tentar escrever nas próximas semanas.

      Leio sim, VC. Não é sempre que tem internet e na Coréia do Sul a conexão parece um jato. Nos próximos meses, irei para países muito mais remotos, e a Internet será inexistente ou bem demorada. Por causa disso, não comento muito em outros sites. Leio às vezes os seus artigos e creio que está no caminho certo. Não foi você que falou que gosta de Hilux, mas sabe que esse prazer de estar num carro como aquele não valeria o esforço a mais em forma de trabalho e dinheiro. Você já está com uma compreensão que a imensa esmagadora maioria das pessoas não faz nem noção. Cabe a você trilhar o seu caminho, que será diferente do meu, e encontrar uma forma prazerosa e boa de viver a sua vida. Você é aparentemente bem esforçado, está abrindo os olhos para vários aspectos na vida, a combinação disso tudo só pode ser boa no médio-longo prazo.

      Abraço!

      Excluir
    2. Soulsurfer ótimo artigo é ótima a ideia do colega sobre custos numa viagem como a sua.por favor nos brinde com isso mesmo! Abraços.

      Excluir
    3. Agradeço antecipadamente Soul,

      Será um norte para quem, como eu, não conhece quase nada de viagens, onde praticamente só viajei para outros estados e países devido ao meu trabalho rs.

      Fico ainda mais feliz de ter o blog lido, e este caso da Hilux é bem o que você explicou num dos últimos artigos sobre o quanto este "luxo" agora impacta em anos trabalhados para alcança-lo no futuro.

      Nos investimentos, acredito estar indo no caminho correto (maior parte do patrimônio imobilizada, evitando desastres que me façam voltar ao marco zero e as construções / vendas de casas geram muito retorno, quando os negócios são efetuados), e agora nos FIIs, e mais a frente alguma Renda Fixa, ou seja, por não ser tão expert em análises e mercado, e nem ter tempo para isto, estou utilizando mesmo a diversificação a meu favor.

      A única dúvida que tenho na minha vida atualmente é a respeito da ambição: Trabalho numa empresa que admiro, com ótimo ambiente, e realmente gosto do que faço, mas, e se eu buscasse um emprego na área de gerenciamento de projetos em outra empresa que pagasse mais?

      Sou muito moderado, não assumo tantos riscos, mas não sou tão conservador, e fico pensando se devo ou não dar um passo a mais, mesmo na crise, pois sabemos que o que eleva o patrimônio é Aporte + Tempo, então eu poderia encurtar a minha IF se tivesse um salário maior.

      Devo postar sobre esta reflexão, em breve.

      Aguardarei ansioso o post das viagens.

      Abraço

      Excluir
    4. Guardião, irei escrever amigo.

      VC, rapaz, sempre temos que procurar evoluir profissionalmente. Apenas se uma profissão é realmente muito prazerosa e a pessoa sente uma grande satisfação com ela, acho que o fator financeiro pode ser negligenciado um pouco. Reflita sobre a sua vida e trabalho. Tudo que fazemos de bom nessa vida vem da nossa reflexão.

      Grande abraço!

      Excluir
  3. Seu exemplo, no fim do artigo, foi ótimo!

    Caso não tivesse sido sua virtude de ser minimamente comunicativo, não teria se aproveitado da fortuna de encontrar brasileiras num lugar inusitado e, também da fortuna, de experienciar um almoço tipicamente coreano.

    Tudo na vida acaba sendo uma combinação (e re-combinações) destes 2 aspectos: virtude e fortuna, cabe a nós fazermos o melhor da fortuna (acaso) que se apresenta para nós a cada instante. Este é o título do seu post inclusive.

    Abraços, Renato C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renato C.
      Exatamente, amigo. É como penso e tento cada vez mais conduzir a minha vida.
      Abraço!

      Excluir
  4. Vei que texto foda,, vou tentar lembrar disso no dia-a-dia, tenho certeza que vai me dar melhores chances de crescer na vida seu aproveitar melhor essas pequenas brechas aleatórias que aparecem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega. Fico feliz. Há varias acontecendo no mundo. Um dia, respire fundo um pouco da rotina atribulada que é a vida de muitos, e pare uns minutos e apenas observe as pessoas. Pode ser no metrô, numa praça, numa avenida movimentada. Olhe com atenção ao seu redor. É inacreditável. A quantidade de coisas que acontece. É um cara olhando uma mulher bonita, uma criança correndo, um casal andando apaixonado, uma discussão sobre qualquer motivo, é muita vida acontecendo. Passamos por tudo isso no piloto automático, mas às vezes vale a pena observar. A todo instante inúmeros acontecimentos aleatórios acontecem em sua vida, cabe a você melhor aproveitar esses momentos.

      Abraço!

      Excluir
    2. Rapaz, é muito bonita essa forma de encarar a vida. Devíamos parte do nosso tempo nas telas de LCD, IPS, AMOLED dos eletrônicos para o que acontece lá fora. E quando formos navegar no mundo virtual, que seja para usufruir de boas ondas como esse blog!

      Excluir
    3. Olá, Raphael! Boas ondas desse blog? Gostei!
      Abraço!

      Excluir
  5. Tenho lido muitos textos interessantes onde uma das ideias mais importantes que identifico é essa de que as únicas coisas que podemos controlar são nossas atitudes e pensamentos. Stoicism, otimismoXpessimismo, fortunaXvirtude, sietema1Xsistema2, aquele famoso texto "this is water", ...

    Gosto muito dessa linha stoica, mas confesso que colocar em prática tem sido mais difícil do que eu imaginava...

    No final das contas a chave é o autoconhecimento!

    Ps. Soul, grandes chances de eu fazer trips maneiras pra Itália e Sudeste Asiático (quero pelo menos 1 das duas haha). Torcendo pra conseguir umas passagens baratas!!

    abraços
    Victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Victor!
      É difícil no começo, depois vai ficando mais fácil. Tudo é prática. Meditação, comportamentos, etc. É por isso que comportamentos negativos, de raiva, são tão deletérios em nossa vida. As pessoas acham que não tem controle sobre isso, mas isso é um engano.

      Poxa, torço para que consiga fazer. Qualquer dia desses quero explorar a Itália melhor. Sudeste Asiático vale muito a pena conhecer. Já estive diversas vezes e fui a todos os países (menos Timer Leste e Brunei) e todos as nações lá são interessantes.

      Abraço!

      Excluir
  6. Muito bom novamente, Soul.

    Engraçado como as impressões mudam de pessoa pra pessoa. Você parece ter a impressão de que as pessoas negam mais o acaso, eu tenho a impressão de que as pessoas negam mais o mérito. Já vi várias vezes compartilhamentos no facebook (já apaguei a conta, não aguentava mais tanta opinião sem fundamento, tanta poluição) que não existe meritocracia, algo completamente absurdo (vide 1+1=2 não verdadeiro). Como você falou no texto, há pessoas que nascem em situação muito favorável, mas que se veem pior do que gente esforçada nascida em situação mais desfavorável, embora a probabilidade disso acontecer seja menor.

    Olho minhas próprias experiências. Vejo muitas pessoas (parentes, inclusive) com as mesmas oportunidades que tive, as mesmas peneiras, na escola, na faculdade, no trabalho e, por n motivos, essas pessoas não aproveitavam, não se entregavam. Na infância, amigos que tinham muito mais grana - apenas um tipo de sucesso, como você gosta de lembrar - ficando para trás porque desperdiçavam as oportunidades que os pais propiciavam.

    Não à toa, é muito comum ouvir "fulano tá bem porque teve sorte na vida". Provavelmente toda história tem pitadas de sorte, de acaso, mas será que se não houvesse preparo haveria acaso durante uma trajetória bem sucedida? Improvável na maioria dos casos. Vencedores de loteria e reality shows voltam às condições anteriores ao prêmio geralmente. Até pra manter o que se tem há mérito.

    Na pesquisa de Thomas Stanley pro seu livro, acho inspirador que 70% dos milionários americanos não receberam herança alguma. Claro, nascer nos EUA é uma grande vantagem, mas o que esse grupo fez diferente da maioria de seus conterrâneos? Notam-se vários padrões. Aqui entra o mérito. Numa combinação de inflação e atividade econômica, cada século produz muitos milionários a mais do que o anterior. A qualidade de vida do mundo, no longo prazo, tem evoluído.

    Enfim, negar o mérito é tão absurdo quanto negar o acaso. Gosto mais de olhar o mérito porque é algo que ainda temos algum controle pelos nossos esforços.

    Abraço, Soul!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega.
      Sua observação é pertinente e verdadeira. Creio que falei da minha impressão, pois aqui no blog convivo mais com pessoas que escrevem sobre finanças, pensam em dinheiro, e para esse público o mérito parece ser a pedra filosofal.

      A noção de que o mérito, entendido como esforço individual, não importa é extremamente maléfica para o indivíduo, bem como para a sociedade. O meu pai sempre me falou que uma sociedade deveria ser estruturada pela meritocracia. Há grandes doses de razão nessa forma de pensar. Acontece, que não é tão simples. Eu nem quis muito adentrar em outras questões, tratadas pela ciência atual, sobre esforço, mérito, etc, para não ser tão polêmico para a maioria das pessoas.

      No mais, concordo com o seu posicionamento. Apenas acho que o acaso pode ser uma força extremamente poderoso no sucesso e fracasso de indivíduos e nações. Temos que aceitar isso, não deixando de lado é claro noções como esforço.

      Abraço!

      Excluir
  7. Mais um excelente post, como outros que você escreve. Seu blog é um dos poucos que considero excelente na dita "blogosfera de finanças".

    Enfim, gosto de uma frase que representa muito bem tudo o que você disse: "A sorte é o encontro da preparação com a oportunidade".

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega.
      Agradeço as palavras elogiosas. Creio que a virtude poderia ser assim definida, é quando você se aproveita do seu preparo de atos fortuitos. Há atos fortuitos que por ventura nos beneficiam em que não há nenhuma participação do esforço individual.

      Abraço!

      Excluir
  8. Nossa, que belo post! Daqueles que nos faz refletir..

    Eu tenho muito que lidar com a minha humildade e reconhecer que grande parte do meu mérito foi.. sorte.

    Sorte de estar na hora certa, no local certo, para conseguir bom emprego, bons estudos, enfim...

    Aliás, esse texto me lembrou um quadrinho que vi essses tempos e achei bem interessante:

    http://www.hypeness.com.br/2015/05/quadrinho-resume-o-porque-de-a-historia-de-que-todo-mundo-tem-as-mesmas-chances-nao-e-tao-verdadeira-assim-2/

    Só de nascer no lugar certo já é uma baita sorte!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pobre Japa!
      Já tinha visto essas tirinhas, mas obrigado por me fazer ler de novo:)
      Grande abraço!

      Excluir
  9. Soul, assunto muito interessante.

    Obviamente não há o que discutir em alguns casos, como o exemplo de alguém que nasceu na Dinamarca.

    Não dá para comparar por este lado, alguém que nasceu na Dinamarca com alguém que nasceu em alguma favela de pais subdesenvolvido. Os destinos serão bem diferentes, influenciados na origem.

    Mas dentre os dinamarqueses que nasceram em condições semelhantes, dá para comparar o que é fortuna e o que é virtude. O mesmo paralelo pode tentar ser aplicado aos cidadãos que nasceram em condições semelhantes e tiveram oportunidades parecidas em outros locais.

    A diferença entre o acaso citado por você e o que o pessoal chama de sorte é bem tênue. As vezes eu me pergunto: será que foi sorte eu ter encontrado minha esposa aos x anos de idade? ou foi sorte ter entrado na empresa y no ano z?

    Existe uma fator "sorte" mas que na verdade foram "acasos" influenciados pelas virtudes.

    A minha cabeça me força a tentar encontrar padrões que tornem os acontecimentos repetitíveis, que possam ser traduzidos em uma espécie de fórmula mágica para o sucesso, mas é impossível e as unicas coisas repetitiveis (ou previsíveis) são as reações aos acontecimentos, o que é na verdade uma virtude.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, EI!
      Claro, os exemplos mais ao extremo são bons para fazerem nos refletir sobre um tópico. Entretanto, é evidente que existem outras situações mais tênues da realidade.
      Também concordo que a pessoa sempre pode se esforçar, isso está no alcance dela.
      Eu conhecer a minha companheira ao acaso num restaurante no Panamá foi puro acaso. Eu poderia dizer que foi a minha virtude de gostar de viajar, mas creio que estaria me enganando. O que eu fiz depois de conhecê-la, aí sim poderia ser mais algo relacionado à virtude.
      Lembro-me que você já disse isso aqui uma vez, sobre essa sua necessidade de criar histórias mentais sobre sua vida que deem um fio condutor, uma lógica. Eu acho que isso é um erro de julgamento e bastante abordado pela ciência (Taleb - o do Cisne Negro - adora enfatizar isso em seus livros), mas todos nós estamos sujeitos a ele.

      Abraço meu amigo!

      Excluir
  10. Seus textos são circenses cara, me fazem rir à beça. Lendo os seus textos em ordem cronológica tem-se a impresão que você se afasta cada vez mais da realidade, caro far away soul.
    Mas falando em fortuna e em mérito, em breve estarei turbinando as minhas saindo fora do bostil pra sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte em sua empreitada, colega.

      Excluir
    2. Obrigado mindful Soul. No fundo, eu sei que você é um rapaz com grande potencial, só precisa se livrar desse ranço humanista e politicamente correto. Mas não se preocupe, sempre lerei e postarei comentários corrigindo os seus pontos de vista equivocados, visando tornar você uma pessoa melhor e, quem sabe um dia, um mestre como eu.

      Excluir
    3. Soul, agora temos um grande humorista no seu site.

      Excluir
  11. Soulsurfer, tudo bem? Vc sabe como eu posso aprender sobre o mercado de leilões de imóveis? Qual seria o caminho das pedras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, colega! Vi que você fez uma pergunta no artigo sobre Leilão no artigo específico a respeito. Melhor conversar por lá, e não nesse artigo que possui um tema diferente.

      Abraço!

      Excluir
  12. Soul, que tal fazer um post sobre o uso de mercenários pelos países civilizados e o uso de drones para matar terroristas sem julgamento?? Seria bacana, pois hoje em dia todo o mundo é afetado pelo terrorismo e pelas guerras.

    Abs

    Carioca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carioca. Conheci um Mercenário quando estava em Seoul na Coréia do Sul. Sobre mercenários e uso de drones, creio que o tema é extremamente importante, e infelizmente chama pouca atenção, não falo nem da mídia brasileira, pois a qualidade não costuma ser das melhores, mas mesmo em veículos internacionais mais prestigiados.

      O tema é interessante, não tenho conhecimento técnico a respeito, mas posso tentar dar alguns insights do que penso a respeito.

      Abraço!

      Excluir
  13. Mudando um pouco de assunto. Se eu não me engano nesse livro ele fala sobre as diferenças entre a educação em familias ricas e pobres. No caso o problema não está na escola mas sim no que eles fazem fora da escola, numa família rica é provável que uma criança passe o tempo livre estudando, fazendo aulas de música por exemplo enquanto numa família pobre a criança passa mais tempo na rua. Essa abordagem nos permite analisar melhor a atual situação da educação no Brasil, será que o problema está apenas nas escolas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega. Boa memória. Sim, ele cita um estudo interessante feito nos EUA. O mais incrível, ao menos para mim, foi o insight que ele fez entre trabalho significativo, plantação de arroz (muito comum na Ásia e algo muito complexo) e motivos dos orientais serem melhor em educação.
      Há problemas graves na escolas. Agora, como bem notado, há problemas tão graves quanto como: pais que não incentivam a educação, exemplos ruins ao redor, o próprio comportamento social de boa parte dos brasileiros onde a educação não é tão reverenciada, etc.

      Abraço!

      Excluir
  14. Com certeza o acaso tem muita influencia no sucesso ou fracasso de cada pessoa. Mas colocar um peso no acaso maior do que na virtu, apenas fará que a pessoa tenha uma atitude mais vitimista do que uma atitude em que a pessoa se responsabiliza por seu destino, não importando qual fortuna encontrou.

    Segundo Bruce Lee, "Não importa o que acontece, mas sim como você reage."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Investidor X.
      A China é um país complexo no que tange à religiosidade. Aliás, a China é complexa no que tange a quase tudo. Porém, mesmo tendo a maior quantidade de ateus no mundo, há muita influência Confucionista e em menor medida Budista.
      Como Bruce Lee é Chinês, e pelo pouco que sei muito inteligente, não é de se estranhar a frase citado por você que possui clara conotação budista. Aliás, tal forma de ver o mundo existe em muitos filósofos gregos.
      Sendo assim, a frase revela sabedoria, pois nós só podemos tentar ter controle sobre como reagimos aos eventos fortuitos da vida.
      Se Bruce Lee tivesse sofrido algum acidente, ou contraído alguma doença na infância que deixasse uma perna paralisada, por exemplo, muito provavelmente o nome Bruce Lee não significaria nada para você, nem para a maioria do mundo. Ele poderia reagir da melhor maneira possível, mostrando sabedoria, mas isso não quer dizer que um acontecimento fortuito não selaria o destino dele de não ser um famoso artista marcial.

      Há sempre uma relação entre a virtude e as forças desconhecidas e incontroláveis do acaso. Como dito no texto, sempre podemos nos esforçar, e isso já é muita coisa para seres finitos como nós.

      Abraço!

      Excluir