quinta-feira, 26 de junho de 2014

PEQUENA REFLEXÃO - TEMPO E AMIGOS

                Olá amigos! Parabéns para mim que faço hoje (acho que vou publicar o post um pouquinho depois da meia noite) aniversário, 34 anos, já posso dizer que estou na idade madura! Na verdade, eu estou escrevendo para agradecer todos os colegas que acompanham esse blog, e de alguma forma se identificam, ou não, com alguns pensamentos meus. Em quatro meses, foram mais de 32 mil acessos, e mais de 1.000 comentários. Nunca imaginei que tantas pessoas pudessem se interessar pelo que eu escrevo. Obrigado mesmo.
                Os convidados de uma festinha que eu dei aqui no meu apartamento acabaram de ir embora, e como é bom ter amigos, bem como uma companheira parceira, pessoas bacanas para compartilhar momentos felizes ou às vezes não tão agradáveis em nossas vidas. Por isso, agradeço aos colegas virtuais que eu venho fazendo por aqui :Green, Poeta Investidor, Gaucho, Paris, Di Finance, Guardião, UB, Além da Poupança, Capixaba, Carioca, Anônimo inteligente do último post, Troll, Estagiário e outros que porventura escrevem por aqui. Fico feliz de poder compartilhar algo que eu possa saber alguma coisa, mesmo que de forma incipiente, e fico feliz de poder receber tantos feed back inteligentes.
                Hoje, e aqui vou ao tema dessa pequena postagem, um amigo meu perguntou faz 32 anos? Eu disse que não, eu tinha dois anos a mais. Não sei por qual motivo, mas quando eu respondi isso, segundos depois veio uma reflexão de se eu chegar aos 90 anos, quantos milhões de reais, ou qualquer moeda que porventura venha a existir, eu não pagaria por ter dois anos num corpo jovem e com saúde? Isso me fez refletir ainda mais profundamente sobre o tempo, e como ele é o que mais temos de precioso. Eu não tenho a menor dúvida, se meus filhos ou netos estivessem encaminhados, e eu tivesse dezenas de milhões de reais, eu daria tudo para ter dois anos a mais como jovem,  dois anos a mais para viver, se aventurar, sentir a vida.
Só que eu ainda sou jovem, eu ainda posso sentir a vida, e essa reflexão só me fez enxergar com mais clareza e nitidez e me dar confiança para os passos que estou dando na minha vida. E veja, eu tenho profundo respeito por pessoas de idade, e acho que a sabedoria é saber envelhecer bem, sem desgostos, amarguras ou um apego excessivo às lembranças da juventude. Entretanto, é inegável que nossos corpos físicos vão envelhecendo, e na juventude podemos fazer muitas coisas que não serão mais possíveis em idades avançadas como 85/90 anos.
                É isso amigos, um viva aos amigos, verdadeiro bálsamo da vida. Um viva à vida, a vida bem vivida, pois nenhum dinheiro do mundo pode trazer o tempo por ventura desperdiçado ou mal aproveitado.


                Um grande abraço a todos!

19 comentários:

  1. Parabéns, Soulsurfer!

    Que DEUS ilumine seu caminho e que vc possa desfrutar de uma ótima saúde, muita paz e realizações!

    Seres humanos iguais a vc, que dedicam uma parte de seu valioso tempo compartilhando textos/idéias, merecem todo o nosso respeito e admiração!

    Abraços!

    Falcaoinvestimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, falcão!
      Grato, pois você sempre é gentil e educado. Obrigado mesmo!

      Abraço!

      Excluir
  2. Que a vida proporcione muitos momentos de alegrias.
    Sucesso.
    Feliz Aniversário !!!

    Geraldocorredor

    ResponderExcluir
  3. É isto aí Soul !!!! Saúde, amigos, família e dinheiro suficiente para aproveitar vida. Ninguém precisa mais que isto. Parabéns e continue nesta jornada !!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Soulsurfer.... Com certeza nada como boa cia e saúde, tendo o que comemorar num dia como este.... Parabéns!
    Marley

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Soul!! Grande abraço meu amigo!!
    É uma alegria poder ler os seus posts e discutir idéias contigo através desse espaço. Nitidamente és um cara bem maduro que vem trabalhando continuamente no seu aperfeiçoamento pessoal nesses 34 anos, e (mesmo virtualmente) cativa a todos com o seu tom sempre muito respeitoso e ponderado e posts inteligentes com conteúdo de muita qualidade. Parabéns!!! Hoje mesmo estava revendo minhas planilhas, de acompanhamento mensal, e reparei que algumas das primeiras compras de FII, em fevereiro desse ano, chegam a 24% de valorização e estão rendendo mais de 1% ao mês. Os seus posts na época foram fundamentais para me deixar mais confiante sobre certas aquisições.
    Espero que em breve possamos nos conhecer pessoalmente e trazermos essa amizade também ao mundo não virtual.
    Te desejo muita saúde, alegrias, sucesso financeiro e paz de espírito por muitos e muitos anos!! Espero que continues com o excelente trabalho que vem desenvolvendo nesse blog também!!
    Grande abraço
    Green Future

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Green!
      Deixa-me muito feliz as suas palavras!
      Hum, eu sinto que em alguns espaços algumas pessoas não gostam muito do que eu escrevo, o que é normal num espaço democrático, mas acho que às vezes há transposição para questões subjetivas, o que é uma pena.
      Porém, esse é o meu jeito, eu adoro discutir temas, e meus amigos mais próximos já sabem desse meu jeito, e acho que me entendem, acho heheh.

      Que beleza hein Green! E acho que você investiu uma boa grana, pois disse que já tava rendendo de FII quase 2k mês, meus resultados não são tão bons assim, mas estou satisfeito com o resultado e com o conhecimento adquirido nesses últimos dois anos.

      Claro, preparara a prancha aí, pois eu estou meio parado, mas prioridade é voltar a surfar, e se tudo der certo, começar a surfar pelo mundo, e vamos pegar umas ondas juntos!

      Abraço!

      Excluir
    2. Fala Soul,
      Esse é o seu espaço e acho que não deve se preocupar demais com críticas sobre a natureza do conteúdo. Primeiro porque é sempre impossível agradar a todos, e segundo porque o espaço é seu e acho que deve escrever sobre os seus maiores interesses e coisas que podem agregar para outras pessoas (o que a meu ver tem feito muito bem).
      Eu acho muito curioso como os "anônimos" tem facilidade para criticar outras pessoas. Praticamente todas as pessoas que se expõem na internet sofrem (severas) críticas. O Joe Rogan (daquele podcast que te comentei certa vez) fala que quando ele foi "investigar" um pouco as pessoas que o criticavam mais severamente na internet, descobriu que com frequência eram pessoas que não proviam absolutamente nenhum conteúdo para outros e só faziam, principalmente, criticar o trabalho das outras pessoas. Ele discute que tem pessoas muitas amargas nesse mundo que não fazem quase nada que é valorizado pelos outros e tentam diminuir o trabalho de quem o faz. Não dá para dar muita atenção a essas pessoas. Até porque a internet oferece centenas de milhares de opções de conteúdo, quem não se identifica com o conteúdo de determinado site ou blog, é só parar de frequentar e procurar outras dentre as milhões de opções disponíveis.
      Considerando o pouco tempo de existência e divulgação envolvidas o seu blog é de inegável sucesso. Tu tem um nível de habilidade de prover conteúdo de qualidade, de uma maneira muito interessante, que poucos tem.
      Grande abraço e parabéns mais uma vez pelo aniversário brother!!
      Green Future

      Excluir
    3. Olá, Green!
      Aqui no blog nunca ninguém fez uma crítica destrutiva, pelo contrário.
      Não tenho do que reclamar.
      Entretanto, você tem razão, e minha mulher me diz isso, por qual motivo insistir em algo ou algum ambiente que não vai te trazer nenhuma evolução? Realmente, temos tantas coisas para ver e pensar, que não tem motivos de ficarmos "presos" num lugar, ou em algum tipo de conversa que não acrescente.

      Obrigado, Green!
      Abração!!

      Excluir
  6. Grande Surfer! Parabéns, amigo! Muita saúde pra continuar com essa ótima reflexão.
    E pelo pouco que te conhecemos por aqui, vem aproveitado muito bem a vida, vem fazendo amigos nessa aventura e acumulando sabedoria. O sucesso do blog é uma prova disso.

    O tempo é nosso bem mais precioso, com toda certeza. Quem nos dera poder usar a poupança no final da vida pra comprar mais alguns anos.

    Grande abraço, bom velhinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, poeta!
      Sim, a experiência da vida vem sendo boa. Claro que sempre podemos melhorar alguma coisa, mas no geral me sinto bem.
      Mais especificamente a experiência de escrever aqui no blog está sendo bacana também.

      Obrigado, amigo!

      Abraço!

      Excluir
  7. Aí Soulsurfer,

    Fazemos aniversário no mesmo dia. Parabéns. Tenho alguns anos a mais que você e alguns 1.000k a menos. Mas não me sinto derrotada não... Ao contrário, estou bem melhor do que muita gente. Sei que, pela minha idade e compromissos, não vou conseguir ser milionária, mas terei um futuro confortável. Com certeza, bem melhor do que se não estivesse fazendo nada. A propósito, estou correndo atrás das indicações bibliográficas.

    Abraço!

    Paris2022

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo colega?
      Parabéns para a gente, então!
      E por qual motivo sentira derrotada? É mãe, está viva, sempre sendo respeitosa, tem tudo para se considerar uma vitoriosa.
      Se aplicar alguns conceitos básicos financeiros, não gastar mais do que ganha, tenho certeza que terá um futuro financeiro confortável.
      Espero que tenha gostado das indicações.

      Abraço!

      Excluir
  8. Soul, vc pode citar os livros (nao de finanças) que te influenciaram positivamente nesses 34 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega!
      Hum, não saberia dizer.
      Sempre gostei muitos dos livros de doistoiéviski.
      Quando li "O Processo" de kafka também teve um impacto.
      Os livros de Sagan sobre ciência também influenciaram bastante.
      Realmente, acho que foi o conjunto da obra que me influenciou.

      Abraço!

      Excluir