sábado, 14 de junho de 2014

BIBLIOGRAFIA - INDICAÇÕES DE LIVROS SOBRE INVESTIMENTO - PARTE 1

                Olá colegas!  A colega Paris2022  perguntou sobre alguma indicação bibliográfica. Vou fazer um passeio sobre os livros de finanças em português, mas também em Inglês (infelizmente a literatura de mais profundidade apenas em língua inglesa). Alguns dos livros citados eu não li, mas como já vi referências sobre eles, irei citá-los mesmo assim.

LIVROS  PARA QUEM PENSA CONSIGO MESMO “DO QUE ELES ESTÃO FALANDO?”

                Aqui são livros destinados a pessoas que nunca pensaram seriamente sobre educação financeira. Provavelmente, essa é a fase mais importante da educação financeira de uma pessoa. É o momento que vários insights serão formados, que a pessoa poderá perceber que altos salários não necessariamente redundam em altos patrimônios, e que devemos concentrar em ter ativos, não passivos. São vários livros nessa linha, cito alguns:




- “Pai rico, Pai pobre” de Robert T. Kiyosaki
É um livro criticado por alguns pela ausência de profundidade. Entretanto, um livro desses tem que ser tudo, menos profundo. É um bom livro para as pessoas começarem a meditar sobre atitudes financeiras mais inteligentes.

- “Investimentos” de Mauro Halfed
Esse é um livro diferente do “Pai Rico, Pai Pobre”, e foca mais em explicar alguns veículos financeiros, não tem a pretensão de discorrer sobre conceitos mais gerais como o livro citado.  É um livro interessante e pode ser lido em algumas horas. O autor sempre comenta na CBN sobre finanças (quando vai se aprendendo um pouco mais sobre finanças, percebe que o comentarista às vezes fala algumas bobagens, mas como educação financeira os comentários são bons).




- livros Conrado Navarro
Depois do Mauro, o Conrado é o mais conhecido educador financeiro. Há vários livros dele, eu li apenas metade de um, não me lembro qual, quando estava na livraria esperando alguma coisa. São livros razoáveis para quem está começando a jornada em educação financeira.




- “O milionário mora ao lado” de Stanley e Danko
Este livro eu nunca li, mas há pessoas que falam bem a respeito. Pretendo ler, pois pelo que li em algum lugar é mais um estudo sociológico do que um livro na linha de “Pai Rico, e Pai Pobre” – que não tenho nenhuma vontade de ler mais algo parecido.

                

     
          Há muitos outros livros nesse nicho. Não há qualquer necessidade de ler mais de dois ou três livros nessa categoria.


LIVROS PARA INICIANTES


                Aqui já são livros para quem já aprendeu a importância das finanças em sua vida, e quer começar a desvendar o mundo aparentemente complexo por trás de números e nomes complicados como Fundos Imobiliários, Debêntures, derivativos, etc. Há muitos livros para se ler também, e felizmente livros em português.




- “Investindo em Small Caps” de Anderson Lueders
Esse é o livro do amigo Anderson. Já li duas vezes, e é muito bem escrito e organizado. Aqui, a pessoa pode ter um primeiro contato com métricas fundamentalistas (P/L,P/VP, margens, etc) de uma maneira fácil de compreender. É um bom ponto de começo, antes de ler outros livros.





- “O Investidor Inteligente” de Benjamim Graham
                Esse aqui é um clássico da década de 60. Deveria ser lido por todos que querem investir, principalmente de forma ativa. O autor foi o primeiro, pelo menos de forma sistemática, a analisar ações por meio de filtros prévios fundamentalistas, e a considerar que as ações poderiam ter preços justos, o que leva a ações estarem sobre ou sub avaliadas. O seu grande livro é “Security Analyses” escrito na década de 30, porém este livro é mais técnico e não possui tradução para o português. 




- “Ações comuns, Lucros extraordinários” de Philip Fischer
                Esse é um  livro clássico de Philip Fischer da década de 50. Para quem não sabe, Fischer foi um dos mentores de W.Buffett. Foi dele que o nosso amigo de Omaha veio com a máxima “empresas com vantagens competitivas a preços razoáveis”.  O Graham queria comprar ações baratas, o Fischer não se importava em pagar múltiplos esticados, mas não muito, se a empresa fosse, baseado em seus critérios que são bem objetivos (não é algo meio que subjetivo de dizer que uma empresa é simplesmente "boa" e deve a atender a critérios do investidor, sem especificar quais seriam estes), muito boa. O Buffett resolveu pegar o melhor dos dois mentores, e veio com empresas com vantagens competitivas a preços razoáveis (atenção, não a qualquer preço).
Ótimo livro. Recomendo a leitura.


- Faça Fortuna com ações, antes que seja tarde” de Décio Bazin e “O mercado acionário em 25 episódios” do Paulo Portinho
                Eu não li esses dois livros (apenas uma parte do livro do portinho). Entretanto, sempre ouvi falar muito bem desses livros, e creio que seja uma boa leitura. O portinho possui um blog, e é um cara que entende bastante sobre o mercado. Os livros, pelo que já ouvi falar, tratam do mercado acionário com uma abordagem simples para quem ainda não está habituado.






- “Warren Buffett e análise de balanços” de Mary Buffet
Este é um livro simples que se pode ler em duas horas. É interessante para quem nunca se deparou com uma balanço de uma empresa e nunca teve que refletir a respeito. Porém, este livro está longe, em minha opinião é claro, de ensinar qualquer estratégia que já não esteja devidamente precificada. Basta refletirmos se a leitura de um livro em duas horas seria suficiente para descobrimos “jóias” escondidas no mercado acionário, com suas vantagens competitivas duráveis a preços razoáveis. Parece-me que estaríamos nos auto-enganando. As coisas são simples, mas não tão simples.  Entretanto, é um bom livro para quem está começando a ler sobre investimentos.




- “O jeito Peter Lynch de investir” de Peter Lynch
                Eu não li esse livro, mas pretendo.  O nosso amigo Além da Poupança gosta bastante dele. Pelo pouco que sei o Lynch gosta de empresas de crescimento com desconto nos múltiplos (e quem não gosta?), o que na verdade nada mais é do que empresas com PEG  (PRICE/ERNIGNS/GROWTH) baixo. Deve ser uma boa leitura.





Há inúmeros outros livros como “Bola de Neve”, “O Jeito Ken Fischer de investir”, etc. Entretanto, a partir de certa leitura, os livros talvez começarão a se tornar repetitivos. Logo, não há necessidade de ler todos os livros aqui listados.


LIVROS INTERMEDIÁRIOS

                Estes já são livros para quem compreendeu os fundamentos do funcionamento do mercado de capitais e seus conceitos básicos e deseja se aprofundar em temas um pouco mais complexos. Há alguns livros traduzidos para o português, mas boa parte da literatura é em língua inglesa.




“Investindo em ações no longo prazo” do Jeremy Siegel
                Este é um livro interessante do professor Jeremy Siegel. Muitos dados são apresentados, e é muito trabalhado no livro a questão de prêmio pelo risco (equity premium se falarmos do mercado acionário). É uma boa leitura para se acostumar com alguns dados históricos do mercado.






- “Valuation – Como precificar ações” do Alexandre Póvoa
                Este é o único livro brasileiro nessa categoria. Foi escrito por um gestor financeiro de banco, se não me engano. Aborda a forma de tentar encontrar o valor intrínseco de uma ação de uma forma bem didática. O livro é bacana, e a primeira parte é dedicada a análise de alguns filtros fundamentalistas, sendo que o restante do livro é devotado a valuation.






-“ All About Asset Allocation”  do Richard Ferri
                 Um ótimo livro que trata sobre alocação de ativos. Por qual motivo matemático e lógico devemos diversificar? O livro tenta responder essa pergunta, e por meio da introdução de conceitos como fronteira eficiente, volatilidade dos retornos, portfólio otimizados, muitos conceitos interessantes são apreendidos.







- “The Intelligente Asset Allocator”  do Willian Berstein
                Livro que também trata sobre asset allocation do conhecido Berstein.  É um livro um pouco mais aprofundado do que o de Ferri, com alguns insights bem interessantes. Creio que a leitura de ambos os livros é suficiente para se ter uma boa noção do cabedal teórico do asset allocation.








-  “The Quest for Alpha” do Larry E. Swedroe
                Esse é um livro bacana que foca única e exclusivamente em analisar se a busca por alpha (termo utilizado no mercado financeiro para retornos em excesso, depois de ajustado pelo risco, sobre um determinado benchmarket) produz resultados ou não. O autor analisa dezenas de estudos sobre fundos de pensão, fundos hedge, fundos de investimento e investidores individuais. Os dados são aterradores de como uma estratégia ativa é derrotada, por larga vantagem, por uma simples gestão passiva. Em relação aos investidores não profissionais então (pessoas físicas)  a diferença é absurda. Todos aqueles que acreditam no mantra da gestão ativa como escolher “boas empresas” deveriam ler este livro para ao menos refletirem para saber se horas dedicadas a análise de empresas e balanços realmente produz algum resultado satisfatório, principalmente se levarmos em conta o custo de oportunidade.


-  “A random Walk Down Wall Street”  do Burton G. Malkiel
                O livro é um clássico da década de 70. É uma leitura bem bacana sobre diversas teorias, sobre mercados eficientes, sobre como analisar P/L de uma maneira mais profunda, sobre como graus de precificação elevados podem alterar retornos esperados (algo bem mais complexo que é tratado de forma mais sistemática em  livros mais avançados) e muitos outros tópicos. Recomendo bastante a leitura.






- “What Has worked in investing” – paper da Tweedy and Browne company
                Esse é um paper interessantíssimo feito por uma firma de investimento acerca do que tem provado ser a melhor forma de se investir. O paper advoga os retornos superiores de uma estratégia baseada em valor, baseando-se para tanto em dezenas de estudos feitos em diversas partes do mundo. É muito interessante mesmo, principalmente para mim o estudo que trata de yield e payout, que para mim é um dos grandes filtros fundamentalistas que atualmente eu dou grande prevalência.


-  “Value Averaging” do Michael E. Edleson
                Não, colegas, comprar sem se importar com o preço não é algo nem remotamente novo. São estratégias há muito tempo conhecidas como DCA (dollar cost averaging – a todo período pré-determinado compra-se o mesmo valor em dólar – no nosso caso seria em reais) ou Value Averaging (a cada período se faz com que o investimento cresça por um determinado valor pré-determinado). O livro creio que é de muita valia para quem quer comprar sem olhar a cotação (apesar de funcionar melhor com ETF), pois o DCA é até razoavelmente conhecido, mas o value averaging não, e esta forma de investir produz retornos maiores do que um simples DCA. O autor trabalha muitas variáveis, e é uma leitura interessante.



-“Mitos de Investimento” do Damodaran
                É um livro bem interessante e aborda alguns “mitos” de investimento, como vale a pena investir em empresas com baixo P/L e baixo P/VP? A estratégia contrária (ou seja comprar quando caiu ou vender quando subiu) possui alguma vantagem? É um livro relativamente simples, mas bacana por tentar abordar essas perguntas usuais de uma maneira mais sistemática.

           


 Há muitos outros livros nesta categoria. O Berstein tem inúmeros (Against the Gods,  The investor´s Manifesto, etc), por exemplo, e há vários outros autores. Meu intuito não foi fazer uma revisão completa, até porque seria humanamente impossível, mas apenas apontar alguns livros para se dar uma panorâmica um pouco mais completa dos mercados financeiros.


                É isso aí, na continuação falo de livros avançados, livros sobre finanças, mas com outros enfoques e um pouco sobre literatura em FII.

30 comentários:

  1. Fala Surfer!

    Já li alguns dessa sua lista, o PRPP é exatamente o que vc disse, pouco profundo mas com a capacidade de abrir a mente, me ajudou muito qd ainda era um ignorante financeiro. Aplico várias ideias do Kyiosaki, infelizmente nem tudo funciona no Brasil.

    "O milionário mora ao lado" é legal, mas esperava mais, até falei sobre ele no blog: http://coreyinvestidor.blogspot.com.br/2013/06/livros-o-milionario-mora-ao-lado.html De qualquer maneira acho que vale a leitura.

    "O Investidor Inteligente" achei uma porcaria, extremamente confuso e fora da nossa realidade, pode ser que achei isso por não me interessar muito pelo mercado de ações. Foi tempo perdido.

    O 25 episódios é bem interessante, basicão mas de fácil leitura e entendimento. O mesmo vale pro WB Análise de Balanços.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Corey!
      Como estão as coisas de volta agora em sampa? Já se acostumou de novo?
      Olha, eu concordo contigo que a leitura do "Investidor Inteligente" pode ser um pouco mais cansativa, principalmente porque é um livro da década de 60, e o autor usa exemplos daquela época (apesar de no final dos capítulos terem comentários mais atualizados do ZWEIG). Entretanto, o livro não ficou tão conhecido à toa, e há muitos conceitos bem interessantes lá, principalmente para quem está começando a se aventurar no mercado acionário.

      Sobre o Kiyosaki concordo contigo, é um livro para abrir a cabeça das pessoas. Eu como meus pais já agiam inteligentemente do ponto de vista financeiro, não fui tão afetado assim pelo livro, mas é inegável que o livro me deu alguns insights interessantes.

      Abraço Corey!

      Excluir
    2. Estou mais que acostumado de volta em Sampa, gosto de cidade grande, cheia de coisas pra se fazer...

      É verdade, os comentários do Investidor Inteligentes são ótimos, tinha me esquecido desse detalhe, na minha opinião eles salvam o livro. Acredito sim que é uma leitura importante mas não colocaria como básica.

      Vc teve muita sorte, provavelmente teve um "pai rico" desde criança, não foi meu caso... Embora meu pai não pensasse como o "pai pobre" do livro (sobre ter uma carreira, um emprego público ou coisa assim), era (e ainda é) um ignorante financeiramente falando, tive sorte de ter conhecido alguns "pais ricos" ao longo da vida que me abriram a mente em relação a adm de dinheiro e esse livro completou esse ensinamento.

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    3. É, cidades grandes tem os seus encantos. Quando elas são bem organizadas, então. Eu imagino como não deve ser bacana viver alguns meses numa cidade como Londres, Paris ou Cingapura.
      Tive sorte, aliás eu acho que todos nós, em certa medida, fomos abençoados na loteria genética de ter nascido numa época e num lugar relativamente estável e pacífico, e não em algum lugar sem esperança como Congo, Somália.

      Abraço colega!

      Excluir
  2. Olá Soul, obrigado pela menção.
    Na minha opinião o livro de Peter Lynch é recomendadíssimo. Devido a sua leitura agradável, o livro parece um bate papo com o autor, além de possuir conceitos interessantes.
    Ainda não li "Faça Fortuna com ações, antes que seja tarde” e “O mercado acionário em 25 episódios”. Mas todos que conheço que leram falam muito bem destes livros.
    Um livro que li mas esperava muito menos é "Os segredos de George Soros & Warren Buffett". Gostei muito do conteúdo deste livro e recomendo também sua leitura.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Além da Poupança!
      Sim, eu quero ler o do Lynch e " os segredos....", creio que há muito conteúdo biográfico, e sempre acho interessante ler sobre biografias de pessoas conhecidas em um determinado campo do conhecimento humano.
      Obrigado pelo comentário!

      Abraço!

      Excluir
  3. Muito bom o post, parabéns.
    Eu já passei pelos livros pré-operação (Pai Rico Pai Pobre, Os segredos de uma mente milionária) e agora estou nos básicos, terminei a leitura do Investidor Inteligente e o próximo vai ser Warren Buffett e análise de balanços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, surfista!
      Se você já passou por aquela fase, e como disse no texto para mim é a mais importante na educação financeira, já está bem.
      Tudo que você ler agora será lucro, e tenho certeza que vai te colocar no caminho certo para alcançar os seus objetivos financeiros.

      Abraço!

      Excluir
  4. Os livros do Conrado Navarro são realmente muito bons, tenho uma baciada deles em casa e sempre estou emprestando para amigos "desesperados".

    Gosto muito do seu blog surfer, vou adicioná-lo na minha lista.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Mr. Rover!
      Suas reflexões também são interessantes, a última foi bem tocante. Por mais que saibamos de histórias assim, pensamos, no nosso íntimo, que somos especiais e imunes a situações como aquela narrada. Histórias como aquela sempre me fazem refletir e procurar seguir caminhos melhores na vida.

      Abraço!

      Excluir
  5. Soul, acho que poderia incluir também na categoria de iniciantes, pte para aqueles com interesse na analise fundamentalista e investimento em valor, o livro Monte uma Carteira Vencedora, de Charles Mizrahi. Atraves de vários exemplos práticos, o autor fornece uma boa introdução dos principais indicadores e analise de balanços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega!
      Não conhecia esse livro, dei uma olhada na sinopse e parece ser interessante. Como disse no texto, há inúmeros livros, alguns que não conheço, creio que a leitura de alguns livros já é suficiente.

      Grato pela sugestão.

      Abraço!

      Excluir
  6. Só acho que faltou o Homem Mais Rico da Babilônia, na categoria iniciantes. Livro pra ler em 2 horas ou menos, mas que pra mim é melhor do que o PRPP. Abraços Soulsurfer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, não lembrei (até porque também não o li), mas é muito bem falado esse livro.
      Valeu Sr.$$$!

      Abraço!

      Excluir
  7. Ótimas indicações.

    Eu colocaria também um livro de introdução a economia, algo para o iniciante entender um pouco como funciona o mercado de uma perspectiva micro e macro.

    Pode não ser um tema diretamente ligado as ações mas entender como funciona o mercado econômico é muito importante para saber se a saúde financeira do país e da economia global anda boa ou ruim.

    Nesse ponto eu indicaria: Economia Micro e Macro - Vasconcellos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado pela sugestão. Acho bem bacana. Estou lendo o livro do Piketty e é muito bom mesmo. Conhecimento sobre princípios básicos de economia é importante para investidores, bem como para cidadães.

      Abraço!

      Excluir
  8. How about "The Holy Bible"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum, o viver de renda sempre citava uma frase do Torá, talvez possam ter lições sobre finanças na Bíblia:)

      Abraço!

      Excluir
    2. "As mãos diligentes governarão, mas os preguiçosos acabarão escravos" Pv 12:24.
      "Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros..." Rm 13:8.
      "O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta" Pv 22:7.

      Excluir
    3. Passagens interessantes, colega.
      Gostei das três, e realmente sempre tive uma educação da minha família de associar dívidas a algo negativo, e dívidas fora de controle a escravidão.
      Tanto é verdade que nunca paguei nada parcelado, sempre à vista, mania que peguei do meu pai e mãe.

      Abraço!

      Excluir
  9. Pai Rico Pai Pobre foi um marco para mim.

    Um completo leigo sem sequer noção de finanças parando para pensar... Foi um choque! Serve para isso, creio.

    O livro do WB sobre a análise de balanço faz uma interessante simplificação dos balanços, claro que tem mais coisa que aquilo, mas certamente mostra que qualquer um com estudo pode chegar lá!

    Abraço SoulSurfer, boas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Guardião!
      Sim, exatamente, para quem nunca talvez tivesse parado para pensar, é um choque. Hoje talvez você possa pensar que conceitos tão simples não passavam pela sua cabeça há pouco tempo atrás. Agora, veja o quanto você evoluiu. Não tenho dúvidas que seus objetivos financeiros serão alcançados.

      Grande abraço!

      Excluir
  10. Prezado Soulsurfer,

    Inicialmente, gostaria de dizer que, conhecendo a sua pessoa, espera um pseudônimo mais interessante, talvez na língua portuguesa, mas como amigo eu relevo, kkkkk.
    No mais, interessante este "post" para iniciar os seus leitores, pois, como disse ao telefone, "eu estou muito aquém das questões discutidas".
    Saiba que inclui o seu "blog" na lista de visitas diárias e, hoje mesmo, vou começar com a leitura recomendada, tendo como consolo o fato de já ter lido o livro "Investimentos" do Mauro Halfeld durante a faculdade, lembra-se?
    Abraço,
    Canella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, afegão! Não acredito, honrado em receber um comentário seu, e mais ainda ao saber que meu blog passou a merecer um momento de sua atenção:)

      Lembro vagamente. Cara, você está quase lá, focando você vai conseguir, e sabe o quanto torço para isso ocorrer. Depois que conseguir, e com um pouco de conhecimento de finanças, vai poder ter uma vida material confortável, e ainda deixar um bom patrimônio para os seus herdeiros, além de poder realizar as suas aventuras radicais aí pelo mundão.

      Começo com os livros da primeira categoria, se realmente gostar aí pode passar para os outros livros.

      Grande abraço afegão!!!

      Excluir
  11. Todos ótimos livros soul! Não li todos, mas adicionaria mais alguns, como Investimentos Inteligentes do Cerbasi na parte de iniciantes. (este foi o livro que foi o meu divisor de águas com relação a dinheiro).

    Tenho vontade de ler os do Bernstein, mas ultimamente tempo tem virado um luxo, infelizmente.

    Mas lhe indico uma sugestão de leitura: Supermoeda, Adam Smith.

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dae DiMarcinho!
      Rapaz, tempo o nosso ativo mais precioso. É lugar comum dizer isso, mas é a pura verdade.
      Já anotei a sua sugestão (apesar de achar que já tinha visto esse livro ser indicado no seu site por aquele anônimo que sempre posta e tem um bom conhecimento), e vou olhar mais tarde.

      Abraço!

      Excluir
  12. mais uma vez um bom post soulsurfer...

    em uma busca rápida na internet já achei e baixei o "all about asset allocation" e "a random walk down wall street" em pdf, ótima qualidade

    (os que foram traduzidos nem procurei a versão em português, acho que deve ser difícil de achar)

    valeu pelas sugestões!

    abraço

    matheus

    ResponderExcluir
  13. Opa Soul, estou lendo seu blog pacientemente desde o início, parabéns pelas postagens, já li alguns livros dessa lista e vou ler outros mais, abraço.

    Frugal Simple

    ResponderExcluir
  14. Olá, colega. Fico feliz que esteja lendo o meu blog, bastante mesmo.
    Boas leituras!
    Abraço!

    ResponderExcluir