sexta-feira, 20 de julho de 2018

INSULINA, GLICOSE E METABOLISMO - TUDO (OU QUASE) QUE VOCÊ DEVERIA SABER PARA UMA VIDA MELHOR


   Para ver esse artigo vá ao novo site:

https://mundosoul.com/insulina/

46 comentários:

  1. Nossa!

    Eu li, mas vou guardar para ler novamente e dar uma estudada. Como tenho pai diabético e minha saúde não é lá essas coisas, vou verificar se tenho propensão a diabetes. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Megapixel.
      Se você tem um pai diabético, isso aumenta consideravelmente o seu risco para a doença. A diabetes possui causas genéticas ou seja há pessoas mais propensas a ser diabéticas. Se elas abusarem nutricionalmente possui uma chance grande de desenvolver a doença. Creio que esse artigo pode te dar alguns insights para você fazer a sua busca, principalmente porque observei que você não consegue imaginar uma vida sem "pão". Pães são um dos alimentos, mesmos os integrais, que mais aumentam a sua glicemia de forma rápida e por via de consequência provocam picos de insulina. Pães brancos então, totalmente refinados, possuem carga glicêmica altíssima. Portanto, conhecimento é tudo.

      Um abs!

      Excluir
  2. Muito interessante, este artigo Soul.

    Eu, particularmente, tenho muito interesse sobre este assunto. Se possível, gostaria que você indicasse livros/referências sobre os "Mitos" da indústria de alimentos, quais alimentos evitar e quais alimentos são mais recomendáveis com relação aos níveis de insulina / glicose no sangue.

    Parabéns pela forma clara em apresentar estas informações, grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aportador. Tudo bem? Bacana ver você por aqui.
      Então, quero escrever mais sobre o assunto, acho que posso ressonar muito com as pessoas, pois como não sou da área, como primariamente isso era um blog de finanças, se escrever artigos sobre isso, muitas pessoas podem ser tocadas, talvez mais do que se fosse um expert da área escrevendo.

      Os mitos são muitos, Aportador. Basicamente, tudo que eu acreditava como leigo, por ter engolido o conhecimento por osmose, está equivocado.

      Um abs

      Excluir
  3. Fantástico esse texto!
    Queria agradecer ao Pensamentos Financeiros pelo trabalho de compilar todas essas informações e transmiti-las de maneira acessível.
    Esse tipo de abordagem creio que tenha realmente o poder de conscientizar as pessoas e trazer a mudança de atitude para alguns.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega. Claro, se dois leitores forem atrás de mais informações, e se apenas um dele tentar mudar os hábitos e isso trazer melhoras na vida dele, nossa que maravilha. Um texto despretensioso meu pode ter ajudado alguém que nem conheço a ter uma vida mais saudável, e quantas coisas maravilhosas essa pessoa com mais saúde não pode fazer? Enfim, mesmo tendo um blog de alcance modesto, sinto que os meus textos já fizeram isso por algumas pessoas (outros textos que escrevi sobre outros aspectos da vida), e isso é uma ótima sensação, é o que me mantém motivado para continuar a escrever de vez em quando.

      Um abs!

      Excluir
    2. Sou um destes que nunca ligou pra nada relativo à saúde, mas a partir deste belo texto, vou começar a fazê-lo.
      Como muito chocolate e bebo cerveja moderadamente... fiquei preocupado com minha situação agora hehehe

      Excluir
    3. Olá, Erick!
      O problema do chocolate é sua alta concentração de açúcar adicionado. Sacarose é uma molécula de glisose e outra de frutose. Logo, você estará dando picos de glicemia e insulina pela glicose e piorando o seu perfil lipídico pela frutose.
      Eventualmente, sem qualquer problema. Todos os dias, eu realemnte não recomendo.
      Eu hoje em dia adoro chocolate 85% cacau que possui quantidades muito menores de açúcar. Eu na verdade acho delicioso, o meu paladar foi mudando aos poucos, talvez você consiga fazer o mesmo.
      Sobre a cerveja, minha mãe sempre dizia que a minha avó falava para ela que cerveja nada mais é do que pão líquido. O problema não é comer um pão, mas sim 5 por dia. Logo, pessoas que tomam muito cerveja, estão inundando os seus organismos com glicose, insulina e formando muitos TG. Logo, não é de se espantar a famosa "barriga de cerveja" que muitas vezes é a pior gordura, pois é a visceral, ou seja interna aos órgãos, especialmente aquelas barrigas duras de cerveja.

      Um abs!

      Excluir
  4. Soul mandou melhor nesse artigo que muito pesquisador por aí. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega. Não é para tanto também, mas agradeço o comentário.
      Abs

      Excluir
  5. soul meu querido, eu nunca comentei aqui, mas tive que me deprender a digitar algo para te parabenizar por esse texto fabuloso. Tema muito valiosa e em linguagem simples. O que não ficou muito claro para mim é essa métrica depois de consumir os 75g de glicose. Um homem de 110kg e grande tem mais células para absorver essa glicose, uma mulher pequena de 50kg por lógica levaria mais tempo, como equilibram isso na conta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega.
      É uma ótima pergunta. Minha resposta sincera é "não sei".
      Eu, se tivesse que responder, iria pelo caminho que o metabolismo basal (ou seja a quantidade de energia diária mínima que nosso corpo demanda) de uma mulher de 50kg não é a metade de um homem de 110kg. O metabolismo dessa mulher se for de 2000 calorias, o do homem não será de 4000 calorias. Logo, é verdade que vai haver diferenças, mas elas não são tão bruscas.
      Dito isso, eu creio que essa solução de 75g é eficiente e não produz tantas distorções para pesos sei lá até 1,5 desvios padrões da média.
      Logo, de 50 a 90 kg, estou chutando seria mínimo o desvio.
      Depois disso, talvez seriam necessários fazer ajustes na carga de glicose de acordo com o peso corporal.
      O laboratório não irá fazer isso, pois a coisa lá precisa ser padronizada. Imagina a pessoa que vai tirar o sangue ajustar a sua dose de glicose pelo seu IMC e peso corporal para ao invés 75g para 82,5g. A dose de 75g já vem pronta, eles já compram isso.
      Logo, há o problema de logística para fazer esses ajustes finos.
      Mas, se você devera receber uma carga de glicose maior, e mesmo assim seu nível de açúcar aumentou drasticamente, então realmente você está com problemas. Talvez, se aparecer na normalidade, possa mascarar problemas.
      Logo, pessoas com muito mais peso, que aparecem com uma glicemia no borderline tipo 98-99 deveriam aumentar e muito a preocupação.

      Por fim, isso são apenas especulações minhas, e pode ser que eu esteja redondamente enganado nesse ponto da necessidade de ajuste da dose de glicose pelo peso.

      Abs

      Excluir
  6. Cara, seu blog é fantástico! Por favor, continue postando textos que abordam seu estilo de vida e os porquês de viver assim, exatamente como este! Mais uma vez parabéns, sensacional o artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega. Agradeço bastante o comentário, pois quando escrevo sobre algo que comecei a estudar, acho bem interessante quando consigo escrever algo com algum valor.
      Um dos artigos que mais gosto de ter escrito foi quando abordei a radiação cósmica de fundo, e na época as pessoas gostaram bastante, pois trouxe um tema bem complexo de uma forma acessível.
      Um abs

      Excluir
  7. Olá Soul,

    Parabéns pelo excelente texto. Abordou coisas que nunca tinha ouvido e nem visto falar.

    A maioria das pessoas são doentes por causas de maus hábitos alimentares e sedentarismo. O que eu mais vejo nos lugares que ando é gente gorda, coisa que há 20 anos era mais difícil de ver.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cowboy.
      Valeu, amigo.
      Sim, uma das causas que mais contribuem para a diabetes e a resistência insulínica é a obesidade.
      Por isso, geralmente quem possui Diabetes tipo 2 ou pré-diabetes geralmente é obeso ou muito acima do mesmo (IMC - Índice de Massa Corporal - acima de 30).
      Se a pessoa tem uma circunferência abdominal mais avantajada é quase certo que possui resistência à insulina. Gordura em excesso não é um estado metabolicamente saudável, não existe "gordinho saudável", o tecido adiposo é conhecido por ser pró-inflamatório, e isso pode ser detectado em alguns exames mais sensíveis que medem a inflamação.
      Um abraço!

      Excluir
    2. ah, e quer melhorar a sua sensibilidade à insulina? Aumente a massa magra do seu corpo. Por isso, exercícios são uma ótima forma de melhorar o seu metabolismo.
      Na real, exercícios bem-feitos melhoram tudo: perfil cardíaco, depressão, etc, etc.
      Exercitar-se e dormir bem são os melhores remédios que alguém pode usar.
      Abs

      Excluir
    3. Um pequeno parênteses aqui: não existe gordinho saudável, mas a gordura mais problemática é a visceral (obesidade abdominal). Não só está associada às doenças que você colocou, e outras (câncer por exemplo), como pode ser o fator causador, via uma série de substâncias pró-inflamatórias secretadas pelo próprio tecido adiposo.
      Você fez referência à circunferência abdominal, logo creio que estamos falando a mesma coisa, mas só pra esclarecer hehehehe. E já vi obesos com imc na faixa normal (magrelos com a popular barriga de cerveja). Ele não é um indicador tão bom assim não.

      Excluir
    4. Opa, Investidor Nômade.
      Exatamente, amigo. São os chamados TOFI (thin outside, fat inside). Realmente, os TOFI existem, são aparentemente magro, mas possuem a gordura realmente perigosa que é a visceral, ou seja a que cresce internamente nos órgãos.
      A gordura subcutânea não é tão perigosa, ao contrário, já vi que há um estudo associando gordura subcutânea a uma longevidade maior.
      O problema é que obesos geralmente possuem muita gordura visceral.
      Sim, o IMC é apenas uma aproximação grosseira, mas como um primeiro indicador possua a sua valia.

      Um abraço e grato pelo comentário.

      Excluir
    5. Eu que agradeço. Junto com minha área de formação e finanças, saúde e nutrição são assuntos que me interessam muito. Gostei muito da leitura. Grande abraço!

      Excluir
  8. Soulsurfer,

    parabéns pelo post, fantástico. Espero que haja continuação sobre essa temática e como você utiliza essas informações na sua dieta, exercícios físicos etc para maximizar sua qualidade de vida.
    Estou lendo o The 4 hour-body do Tim Ferriss e, com certeza, você o conhece e o leu. O que achou ? Você segue aquelas diretrizes?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega.
      Sou fã do Tim Ferriss por vários motivos. O Podcast dele é um dos melhores que existe. A forma como ele experimenta as coisas em si próprio, e como ele vê produtividade, uso do tempo, etc, etc, pode parecer num primeiro momento óbvio e simples, mas muito deles são brilhantes mesmo. Os insights dele vem me ajudando muito na vida.
      Ele tem muitas diretrizes naquele livro? Quais especificamente?
      O protocolo de treino para ganho de massa?
      O Slow Carba?
      A suplementação?
      De modo geral é um grande livro introdutório para quem nunca parou para pensar sobre os assuntos de nutrição, exercícios, dieta, suplementos, etc.

      Um abs!

      Excluir
  9. Soul, quais exames você fez anualmente no seu check-up (ou com outra frequência)?

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega. Não faz muito tempo que comecei a ter essa maior preocupação com parâmetros de saúde. Eu fazia checagens a cada 2-3 anos, mas nunca dava muita bola aos parâmetros, e deixava tudo na mão dos médicos.
      Desde que mudei de concepção, dieta, abordagem, fiz uma série de exames em janeiro e agora outra série de exames em julho (foram 45 exames, todos eles com medição pelo sangue).
      Numa postagem no futuro, irei abordar os exames.
      Porém, os que constam no artigo de medição de glicose e insulina são fundamentais.
      Um abs!

      Excluir
    2. No aguardo da lista de exames, Soul! Por favor! =D

      No mais, muito, muito obrigado por esse artigo! De extrema valia... Vim de "segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019
      SÉRIE OTIMIZAÇÃO SAÚDE - ASSOCIAÇÃO X CAUSALIDADE EM ESTUDOS CIENTÍFICOS" heheh...

      Abraços!

      Excluir
  10. Epaminondas Carpentier22 de julho de 2018 às 15:34

    Soul,

    Ótimo texto. Acho fundamental esses debates sobre saúde.

    Se possível, gostaria da sua opinião sobre dois tópicos:

    1. Kefir: li em postagens anteriores que você é adepto da bebida fermentada. Eu também já consumi por algum
    tempo. Entretanto, após conversar com médicos especialistas, me convenci de que a bebida pode não ser tão benéfica (ou pelo menos eficaz) assim. Em primeiro lugar, não sabemos exatamente quais probióticos estamos consumindo. Existem várias cepas com funções e propósitos distintos e no iogurte kefir não é possível identificá-las, tampouco precisar a quantidade. Em segundo lugar, o manuseio caseiro do kefir pode resultar na contaminação do alimento, promovendo mutações e alterações das cepas lá existentes. Por esta razão, entendo ser mais seguro consumir, sempre com orientação médica, lactobacilos específicos, por exemplo, o lactobacillus reuteri, desde que manipulados por confiáveis laboratórios farmacêuticos. Qual é a sua opinião?

    2. Colonoscopia: já realizou alguma vez? Fez o preparo com manitol ou PEG? Qual é sua opinião a respeito da relação risco-benefício?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega.
      1- O seu comentário é preciso. Conhece o Alessio Fasano? Ele é um dos principais cientistas em estudos sobre microbiota, doença celíaca, síndrome do intestino irritável, sensibilidade ao glúten, etc. Numa palestra dele na Califórnia (vi no you tube), ele no Q e A, ele diz exatamente isso que os seus amigos especialistas disseram. Uma microbiota saudável possui mais de 1000 espécies no trato intestinal. A ciência está ainda engatilhando para entender o que cada espécie faz, como elas interagem uma com as outras. Logo, probióticos para efeito teraupêutico não há nada que nós podemos fazer, muito menos com um Keffir caseiro onde não se sabe as espécies, nem mesmo a quantidade delas.
      1.1 Sendo assim, se quer melhorar a sua microbiota, o melhor é concentrar em fibras (ou seja pré-bióticos) e eliminar carboidratos refinados.
      1.2 Se assim o é, por quê eu consumo, se ainda pode haver contaminação? Na real, é porque eu gosto, e o keffir serve como um veículo para eu comer outras coisas. No meio da tarde, eu geralmente coloco várias sementes (nozes, amêndoas, castanha do pará, caju, semente de abóbora), coco ralado, ameindoin, amora, framboesa, mirtilo, cacau em pó, canela e um doce de banana congelado que eu preparo.
      Logo, o keffir é o veículo para eu consumir tudo isso, é como um ritual para mim toda a tarde.
      Como minhas fezes estão com bom aspecto, sem estar mal cheirosas, como meu padrão de evacuação e está bom, e como o meu exame de PCR-ultra sensível basicamente deu próximo de zero (indicando que não há nenhuma inflamação no meu corpo) e como sinto-me bem, esse keffir não está me fazendo mal, mas não posso afirmar que está me fazendo bem, e nem é esse o meu objetivo.

      2 - Minha mãe quase morreu por causa desse exame. É um exame perigoso. Deve ser feito apenas quando há indicação médica precisa e fundamentada para que seja feito. Se a pessoa é mais idosa, como o caso da minha mãe, o ideal é que seja feito em hospital e não em clínica, pois se houver algum problema, a pessoa já pode ser operado imediatamente.
      Logo, é preciso saber por qual motivo se vai fazer uma colonoscopia.

      Um abs

      Excluir
    2. Um adendo sobre colonoscopia.
      Pra rastreamento de câncer a idade baixou de 50 pra 45 anos. Antes disso apenas se há suspeita de doença por algum sintoma persistente.
      E principalmente: NUNCA FAZER FORA DE HOSPITAL. Alguém pode vir a falar que não é bem assim. Mas trabalho em UTI e já internamos pacientes de todas as idades por complicações de colonoscopia. Os que vem de fora do hospital geralmente chegam com complicações maiores pelo atraso no inicio das medidas.

      Excluir
  11. Olá!

    Alguns fatos da área de saúde:
    A imensa maioria da população brasileira não faz exames de rotina. Não faz ao menos glicemia de jejum.

    Dos que fazem a glicemia de jejum ou curva glicêmica, a maioria não tem boa aderência ao tratamento estipulado. Não faz o uso das medicações incluindo os hipoglicemiantes e até mesmo da insulina. Muito menos muda a alimentação ou faz atividade física para melhorar. A maioria ainda comenta: " não sinto nada, acho que não tenho doença nenhuma, isso de ficar tomando remédio não é comigo"; "coisa de máfia branca"; "já me movimento muito no trabalho", " não tenho tempo pra mim" etc.

    O exame de hemoglobina glicada ajuda muito a descobrir as falsas aderências ao tratamento. Tem muito paciente que quanto está próximo do retorno e da coleta dos exames, faz uso correto das medicações e "controla" a alimentação. Porém, a hemoglobina glicada mostra que não está sendo bem assim.

    A obesidade (IMC ou circunferência abdominal) e o sedentarismo são fatores de risco independentes. O que eu quero dizer com isso: mesmo se o individuo não estiver com resistência à insulina ou diabético ele tem riso aumentado de doenças cardiovasculares.

    Em relação à hipertensão arterial a situação se repete. Uma boa parte da população não mede. Boa parte dos hipertensos não se trata, porque mais uma vez "não sente nada".

    O grande problema é que os sintomas agudos só vão ocorrer nos extremos; tanto no diabetes quanto na pressão arterial elevada. Contudo as lesões de retina, de membros inferiores e principalmente as lesões renais vão ocorrendo progressivamente. As duas principais causas de insuficiência renal e necessidade de hemodiálise são diabetes e hipertensão arterial.

    Diante desse um cenário que mesmos nos casos de diabetes confirmada não há uma sensibilização adequada para mudança de estilo de vida e aderência terapêutica, pouco espaço e dinheiro sobra para exames mais amplos e precoces como dosagem de insulina e curva de insulina. Isso não só no Brasil como no mundo. Além disso, um exame normal não deveria servir como um alvará para as pessoas continuarem com alimentação inadequada e sedentárias, o que infelizmente é o que ocorre. Sem contar os custos altos populacionais, sem o feedback adequado.
    Em resumo, falta fazer o básico.

    Infelizmente, os simulacros de alimentação imperam. Bolachas, biscoitos, doces e balas fazem parte da rotina da maioria da população, incluindo das crianças na primeira infância. Se você não consome nenhuma bebida durante as refeições as pessoas ficam em dúvida se você é mesquinho ou se é maluco. Muito bizarro isso!

    Em breve você vai entender sobre o que estou falando. Sua filha frequentará os aniversários dos amiguinhos e você verá com seus próprios olhos o que os pais estão fazendo com os seus filhos! Mesmo com o metabolismo infantil sendo tão alto, não suporta tanto erro alimentar. Você vai reparar nas apresentações de fim de ano da escola que ano após ano a obesidade aumenta nas turmas. Nas duas escolhas em que meu filho mais velho estudou o cenário é o mesmo.

    Por fim, não fique tão preocupado e preso à exames. Você já sabe o caminho da saúde. É como investir em ações/fundos, se você conhece os fundamentos, não precisa ficar preocupado com as oscilações diárias. Além do mais, a vida não é uma ciência exata e no final nas contas temos que nos contentar em fazer com que as probabilidades que podemos muda joguem a nosso favor, mas o ser humano e a medicina ainda tem muito para aprender e evoluir.

    Grande abraço! Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, grato pelo comentário. Não há nada que eu possa acrescentar nas suas precisas colocações.
      Comento apenas o último parágrafo.
      Eu não me preocupo com oscilações entre exames, pois sei exatamente que elas podem ocorrer, como qualquer coisa que é medida sem uma extrema precisão. Se eu faço um exame com 9 horas de jejum, não posso comparar com outro de 11 horas, se o objetivo é medir a insulina. Porém, isso é detalhe.
      Presumo que você seja médico, e estou observando isso com médicos que me consulto (não é uma crítica, mas uma constatação). Quase todos eles, senão todos, partem do pressuposto que eu sou um paciente normal, que vou ficar assustado com oscilações, o que não preciso entender os exames que estou fazendo. O pior: o conceito de otimização parece inexistir. Assim, é muito comum, como aconteceu comigo numa consulta dermatológica, ouvir que o nível de vitamina D de 20 é razoável. Ora, isso está longe de estar otimizado, e para isso basta fazer uma pesquisa no pubmed.
      Logo, eu quero otimizar valores, para que eu tenha mais probabilidade de ter uma vida com saúde e longeva. Portanto, eu acho fundamental sempre estar testando. Começou a comer mais low carb, veja o que isso fez com os seus TG, insulina, glicemia, HDL, APOB100, LDL, transaminases, etc.
      Nesse ponto, Tim Ferriss me convenceu de que precisamos experimentar e precisamos medir o que está acontecendo.
      Quer saber o que um pão francês faz no seu organismo, compre um glicosímetro e meça. Aliás, há um paper científico fantástico feito por uma equipe de Israel em 2015 que mostrou que as pessoas podem ter respostas glicêmicas muito diversas a diferentes alimentos. Logo, eu acho muito interessante observar as mudanças laboratoriais no meu corpo, não é fonte de stress, nem de ansiedade, mas sim de evolução (ao menos para mim).

      No mais, agradeço bastante o seu comentário.

      Abs

      Excluir
  12. Soul, excelente texto, obrigado. vai ter a parte 2 descrevendo a dieta mais adequada para combater a síndrome de resistência à insulina ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Guardião. Vou escrever sim a respeito.
      Um abraço amigo.

      Excluir
  13. Excelente artigo. Esclarece mais que muitos "doutores".
    Todo ano faço exames. Acho um absurdo o que gasto com olano de saúde. Então, já que pago, me obrigo a usar uma vez por ano.
    Verigiquei meus exames que fiz em janeiro pra ver se tinha os indicadores a que você se referia. Em relação à glicemia a unica coisa que me preocupava era com a glicose em jejum e hemoglobina glicada.
    Para minha grata surpresa vi que nos meus exames constavam outros indicadores:
    Glicose: 71;
    Insulina basal: 7,10;
    Homa IR: 1,2;
    Hemoglobina glicada: 5,0%;
    Glicemia média estimada: 97;
    Triglicérides: 71.

    Eu tento me alimentar bem, mas tenho um ponto fraco. Adoro chocolate. Me controlo para não exagerar. Tentei me acostumar a comer chocolate amargo, mas não adianta, meu vício é por chocolate ao leite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega.
      Os seus exames estão muito bons. Eu tentaria melhorar apenas um pouco a insulina. O seu nível já esta melhor do que 80-90% das pessoas, mas nesse parâmetro em específico é bom estar o mais otimizado possível.
      Sobre o chocolate, eu também gosto. Comi uma pizza de chocolate no sábado que estava uma delícia. O problema é a frequência, colega.
      Comer chocolate com alto índice de açúcar com o passar da idade todos os dias é complicado. O açúcar atua como um estimulador de dopamina, ele afeta áreas do cérebro semelhantes às afetas com o uso de cocaína. Logo, muitas vezes é dependência pura e simples a uma substância.
      Porém, se você tentou migrar para chocolate mais amargo, e não conseguiu, e quer porque quer consumir chocolate com uma frequência maior, preste atenção nas quantidades. Coma quantidades pequenas e continue monitorando anualmente com exames laboratoriais.

      Um abs!

      Excluir
  14. É amigo Soulsurfer, muito bom o tema do seu post, o cuidado com a saúde é de suma importância, pena que muitos na busca desenfreada pela estabilidade financeira, deixam de lado as medidas preventivas e só se lembram quando são necessárias intervenções diretas.

    No mais, é estranho ler o seu post em conjunto com o texto que a esposa do Viver de Construção publicou no blog do marido, pois este faleceu recentemente, mesmo sem problemas pré existente aparente, digo que é estranho pelo fato de que as vezes nem mesmo os cuidados preventivos são suficientes.

    Às vezes a "vida" tem dessas "coisas".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, colega.
      A vida realmente tem dessas coisas.
      Um abs

      Excluir
  15. Olá Sou,

    Vi um artigo interessante sobre o assunto que pode acrescentar à discussão:
    https://www.artofmanliness.com/articles/why-carbs-dont-make-you-fat/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, aprendiz. Muito bom. Gosto muito do The Art Of Manliness, inclusive sempre estou ouvindo os podcasts (escutei esse que ele referencia no artigo).
      Sobre o artigo em si, muito bem escrito. Agora, é preciso ter em mente que o assunto tratado é bastante polêmico e não possui consenso nem mesmo entre cientistas.
      Além do mais, é preciso fazer algumas separações.
      As intervenções dietéticas para um diabético deveriam ser muito distintas para alguém que não só é metabolicamente saudável, mas quer fazer treinamento de força intenso. Eu creio que no artigo citado não ficou tão clara essa distinção.
      Além do mais, se a pessoa é metabolicamente saudável, e pela individualidade de qualquer um, apenas experimentando diversas formas de alimento e os seus efeitos no corpo, podem levar a um padrão alimentar mais otimizado para o indivíduo.

      Abs!

      Excluir
  16. Digo, SouL (kkkkk). Sim, o importante é conhecermos nossa individualidade e perceber o que funciona melhor para cada um.
    Realmente ele não deu muita ênfase na particularidade dele (saudável e treinamento de força intenso), mas achei interessante para ressaltar outra possibilidade.
    Gostei muito do podcast também.
    Abraço

    ResponderExcluir
  17. Olá soul, voce por acaso fez os testes geneticos igenesis ou pathway?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ainda não fiz nenhum teste genético.
      Estes seriam para ver o que especificamente?
      Abs

      Excluir
    2. São exames para adequar sua dieta e sua carga de exercícios à sua genética. Vi alguns laudos sample e parece bem interessante. Tem também em alguns países já disponível testes genéticos para saber ss tens predisposição a alguma doença.

      Excluir
  18. Eu que sou médico preciso comentar: excelente artigo!!! Muito didático!!!
    Uma pergunta: quantos anos você tem? E pelo jeito você sempre foi magro né?
    Creio que os indivíduos mais magros e fisicamente ativos possuem uma maior resposta à insulina, com metabolismo basal mais alto também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Henrique.
      Grato pelo feedback.
      Hum, nunca fui gordinho, mas já tive ocasiões de acúmulo de gordura aos lados da barriga.
      Sim, uma das formas de aumento de sensibilidade à insulina é a prática de atividades físicas e o aumento da massa magra.
      Geralmente, uma maior quantidade de massa magra é associada a um maior aumento do metabolismo basal mesmo, por isso alguém que tem uma boa consistência de massa magra pode tranquilamente comer de vez em quando uma pizza, um doce, pois o metabolismo lida tranquilamente com esse excesso de caloria.
      Um abraço!

      Excluir
  19. Olá soulsurfer!

    Sou um grande fã to deu blog e venho te acompanhando há anos!
    Estou muito interessado em começar minha jornada de conhecimento sobre saúde/bem-estar! Tu terias alguma indicação de literatura sobre o assunto?

    Grande abraço!

    ResponderExcluir