domingo, 17 de maio de 2015

O NASCER DO SOL, AS ESTRELAS E A LÁGRIMA

   Olá a todos. Neste artigo, escrevo sobre uma experiência muito bacana. Existiram muitas outras, porém vou escrever apenas sobre uma hoje. Não creio que o texto será longo.

   Após mais uma jornada de carro fabulosa em uma via magnífica, propus a Sra. Soulsurfer sermos os primeiros humanos no hemisfério sul ao ver o sol nascer no dia 17 de maio de 2015. Ela, como sempre, disse "Por que não?". Assim, encaminhamos-nos para  Te Araroa. Já era de noite quando chegamos e a questão de sempre - onde vamos dormir essa noite? - surgiu. Aliás, esse é um dos aspectos diferentes de uma longa jornada, atos básicos como dormir, comer, etc, deixam de ser rotineiros e se transformam em novas experiências quase todos os dias. Decidimos, já que o lugar mais ao leste ficava num antigo Farol a 20km acessível por uma estrada de chão batido, ficarmos o mais perto possível do local.

  Dirigir de noite numa estrada de terra onde só tinha espaço para um carro com o oceano a menos de um metro de distância foi uma experiência e tanto. Com sorte encontramos um local para dormir. Se fosse no Brasil, com certeza eu não dormiria naquele lugar, pois seria muito arriscado, neste aspecto é muito bom viajar em um país seguro. Entretanto, mesmo assim, a Sra. Soulsurfer ficou um pouco preocupada, eu a acalmei e disse que não haveria nenhum problema e seria uma grande noite. Exploramos um pouco o local, comemos alguma coisa e fomos dormir, pois teríamos que acordar bem cedo para ver o nascer-do-sol.

   Nunca dormi com um visual como o que eu vi deitado na cama da campervan. Abrirmos as cortinas e como crianças ficamos contemplando o céu absurdamente estrelado. A parte "leitosa" da via láctea estava sublime, assim como as dezenas de milhares de estrelas visíveis. Olhando para o alto com a cabeça no travesseiro cercado por toda aquela beleza estampada num céu sem  nenhuma luz artificial por perto fez me entrar num estado de devaneio.

  Todas aquelas estrelas com centenas de milhões, muitas delas com bilhões de anos, e de repente senti que minha vida tem uma existência muito curta. Ao pensar que há centenas de bilhões de estrelas em centenas de bilhões de galáxias talvez em centenas de bilhões de universos (acaso a teoria do multiverso seja correta, atualmente ela está mais para ficção científica), um ar de insignificância percorreu o meu ser.  Insignificância não é a palavra correta, pois eu acredito que toda vida humana é significativa. Creio que o termo correto seja pequenez.

 Sou feliz? Fui e estou sendo um bom filho para o meu Pai e para a minha Mãe? E as pessoas queridas que por ventura eu tenha cometido algum erro e as magoado? Sou um bom companheiro para a minha mulher? Estou levando uma vida significativa? Estou ajudando outras pessoas a terem vidas mais significativas? Todas estas, e muitas outras, questões percorreram a minha cabeça de maneira quase que instantânea. Senti saudades do meu pai e mãe e lamentei o fato de nos últimos 16 anos ter morado tão longe deles. Pensei no meu Pai com quase 80 anos e minha mãe com mais de 70 anos. Será que vou ter filhos? Será que eles vão pode ser um norte para os meus filhos como eles foram para mim? Será que eu seria um bom Pai?

 Como não tinha resposta para quase nenhuma das questões, resolvi olhar de novo para as estrelas. Será que foi uma estrela cadente que eu vi rapidamente passando no meio do céu estrelado? Não sei o que eu vi, mas uma lágrima escorria no meu olho esquerdo. Foi pensar na minha família? Nos meus erros? No rumo da minha vida? Ou foi simplesmente a beleza de tudo aquilo que eu estava vivenciando naquele momento presente tão intenso? Não saberia responder. Viro-me para o lado e resolvo observar as estrelas apenas pela janela lateral do carro. Estou cansado. Aos poucos vou me entregando ao impulso de fechar os olhos, resisto, pois quero experimentar por mais um tempo toda aquela sensação. Será que foi outra estrela cadente que observei? Ao fim, meus olhos não resistem e adormeço. Uma noite memorável. Mal sabia que a minha próxima manhã também seria inesquecível, pois seria abençoado com um nascer do sol maravilhoso, tendo o privilégio de ser um dos primeiros seres humanos a ver o sol nascer no hemisfério sul, sentando no topo de um morro ao lado de um antigo farol numa terra com ar de selvagem e inexplorada tendo como companheira uma mulher maravilhosa.  Só tenho a agradecer a bênção de estar vivo e poder vivenciar momentos tão especiais como os descritos.

 6 horas da manhã. Muito frio, muito vento, mas depois de uma noite sublime é hora de levantar âncora.
 Espetacular! Bem-vindo sol!
 Grande companheira de viagem e de vida....
 A estradinha mais maneira que eu dirigi. De noite foi demais fazer esse percurso, de dia foi fabuloso.
Se não bastasse uma noite maravilhosa, um nascer do sol especial ainda tive o prazer de ver um pôr-do-sol espetacular como esse na charmosa cidade de Whakatane.

Um grande abraço a todos!


12 comentários:

  1. Dúvida que tenho há tempos. kkk

    Quem tira essas fotos suas quando você ta de costas cara?

    Tem elas assim, tem elas em picos enormes e montanhas.

    Quem tira?

    kkkkkk

    Como??

    Mistério.

    Ass.
    Anonimo Curioso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô, amigo, isso é como perguntar quem filma o rapaz que sobrevive aos ambientes hostis naquele programa do discovery:)
      Porém, a maioria das fotos é a Sra.Soulsurfer quem as tira.

      Excluir
  2. Olá!
    O que eu vou dizer ? Soul?
    Por cliques a procura de coisas interessantes, cheguei no seu blog e li muito e fiquei com vontade de ler mais e mais. Mas parei por enquanto aqui com esta mensagem.
    Parabéns por que você tem talento e sensibilidade para transmitir o que importa nesta vida!
    Eu pessoalmente pensava muito em dinheiro e em ficar rico quando criança, mas na verdade só pensava e nunca fiz nada muito concreto para tal.
    Descobri que aparentemente ao menos por enquanto não tenho condições de chegar a independência financeira, a não ser por uma coisa, a minha determinação e facilidade em cumprir metas.
    Vendo as fotos desta sua postagem e lendo o seu texto me torno mais forte na busca da independência financeira, não para ficar rico, mas para de fato fazer o que mais quero nesta vida, que é conhecer este mundo inteiro, lugares, pessoas e culturas.
    Um abraço!
    E sempre boa viagem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Investindo na Meta.
      Obrigado pelas palavras, fico contente mesmo.
      Fico feliz que eu de alguma maneira possa ter contribuído para que você vá atrás dos seus objetivos, é muito gratificante ler isso.
      Tenho certeza que se você possui facilidade em cumprir metas, e está consciente que o caminho para uma vida mais tranquila financeiramente é ter uma vida mais frugal, uma boa taxa de poupança e um aporte razoável, chegará aos seus objetivos.
      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Excelente texto Soul,

    São essas sensações que mudam completamente nossa perspectiva quanto ao mundo.

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Estagiário.
      São momentos especiais mesmos que nos fazem refletir e quem sabe mudar algumas coisas em nossas vidas.
      Abraço!

      Excluir
  4. Rapaz, as fotos são quase perfeitas.. Deveriam estar em tamanhos maiores para baixarmos. Tirando esse "defeito", estão fantásticas.

    Abs,

    Super Funça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ficaram bonitas mesmos. Porém, o mérito não é meu, a Sra. Soulsurfer tira boas fotos.
      Abs

      Excluir
  5. Se me permite estragar sua alegria (e compartilhar uma informação):
    Você dificilmente foi o primeiro ser humano a ver o nascer do sol neste dia do ano em virtude da inclinação do eixo da terra, que fez a aurora chegar primeiro nas latitudes próximas ao polo norte.
    O mais provável é que está experiência tenha sido vivida por alguém no hemisfério norte que esteja no mesmo fuso horário.
    Talvez se tentar no verão, de preferência East Key, consiga.
    De toda forma, parabéns pela incrível (e cada vez mais rara) experiência de observar o céu noturno sem poluição luminosa.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Epa, seu texto fala :primeiros no hemisfério sul".
    Falha nossa.
    Então ao invés de um russo, pense em um samoano
    Ass anônimo estraga prazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega.
      Não estragou minha alegria não, qualquer informação que corrija eventuais erros factuais meus são bem-vindas para mim.
      Quando falou na Rússia, estranhei. Porém, você corrigiu nessa mensagem.
      Bom, há diversas informações que Te Araroa é o primeiro lugar do mundo ao presenciar o sunrise. Podem ser que elas estejam equivocadas, ou pode ser que talvez seja o primeiro lugar mainland, não necessariamente o primeiro pedaço de terra. Procurei na internet rapidamente, mas não achei a informação.
      Anyway, para efeitos poéticos não ficaria muito bom dizer o primeiro num lugar mainland a ver o nascer do sol, não é mesmo?
      No mais, grato pela comentário e informação.
      Abraço

      Excluir
    2. obs: qualquer informação que corrija (...) é bem-vinda...

      Excluir