sexta-feira, 27 de abril de 2018

UM CISNE NEGRO NA FORMA DE ABELHAS


  Eram mais ou menos sete e quinze de uma manhã bonita e ensolarada na ilha da magia. Estou desperto e acabando o meu alongamento nas areias douradas da praia. Há meio metro de onda com séries maiores. O vento vem do quadrante oeste e está fraco, fazendo com que a consistência do mar seja muito boa. A ondulação é de leste, logo, depois de vários meses, sou obrigado a vestir um Long John, pois a temperatura da água está gelada. Quase ninguém na praia, a exceção de um ou outro surfista a centenas de metros de distância. É uma manhã típica, mas perfeita.

  Sinto então uma espécie de alfinetada no braço. Viro a minha face para o lado esquerdo e observo vários pontos negros. “Uma nuvem de mosquitos” penso instintivamente. Um ou dois segundos depois sinto várias picadas ardidas em minha pele, e me vejo cercado por um enxame de insetos de todos os lados. Tomo um susto grande, e vou sentido mais ferroadas, caio no chão e começo a me debater, consigo perceber que até onde a minha vista alcança eu vejo pontos negros voando, levanto-me e sinto inúmeras picadas nas costas. Corro então a direção do mar e me jogo na água. Não sinto mais nada.


    Fico então uns 10 segundos deitado com as costas na água gelada do mar, e um breve alívio na dor perpassa o meu corpo. Um surfista que viu a cena de longe vem em minha direção e pergunta se foram abelhas, pois ele tinha visto algumas voando na praia.  Eu não sei o que foi, sei que o meu corpo está doendo em várias partes. Se foi realmente abelha, e eu devo ter tomado dezenas de picadas, então  preciso ir imediatamente para um hospital.


    Dez minutos depois chego ao meu apartamento, peço ajuda para a minha mulher. Ela prontamente levanta da cama e me ajuda a tirar a roupa de borracha. Observo-me no espelho, e reparo que levei uma ferroada no beiço, está tão inchando que os meus lábios estão maiores do que os da Angelina Jolie. Vejo que tomei uma picada na mão, e o dedo está virando uma bola. Minha companheira então vê picadas na barriga, bíceps, braço, várias nas costas, nuca. Vamos direto para um pronto atendimento. No caminho de 25 minutos de carro, tudo começa a ficar ainda mais inchado, e apesar de não ser uma dor lancinante, sinto dor por todo o meu corpo.


    Sou atendido muito rápido. A minha pressão arterial está ok, assim como o meu oxigênio. Espero 10 minutos para ser atendido por uma médica, e algo incrível começa a acontecer, o meu corpo em aproximadamente uma hora depois do ataque começa a vencer a batalha contra os diversos agentes invasores, eu começo a desinchar de uma maneira incrível. Quais processos maravilhosos o meu sistema imunológico não estaria fazendo para que o meu corpo melhorasse o mais rápido possível?


    A médica me examina. Diz que eu dei muita sorte, se eu tivesse qualquer alergia a abelhas, poderia ter entrado em coma.  Ela diz que às vezes basta apenas uma picada, quando se leva inúmeras de uma vez só, para aqueles que possuem reações alérgicas, é problema sério na certa.  Sorte, pura sorte.  Afinal, eu não tive nenhum mérito por não ter alergia a abelhas, ou seja, lá o que me atacou. Não precisei estudar, e nem me esforçar.  Muito provavelmente é apenas um traço aleatório da genética dos meus pais, combinado com fatores ambientais quando eu estava no ventre da minha mãe e na pequena infância.  Se eu não tivesse sorte, minha vida poderia ter mudado na manhã de terça-feira.

    

    Sabemos que a vida pode ser imprevisível, ao menos do ponto de vista abstrato. Porém, quem são as pessoas, prezado leitor, que você conhece pessoalmente que realmente vivem a vida tendo essa ideia na mente? Uma relação familiar quebrada pode esperar ser fixada. Uma desavença com um amigo pode se acertar lá na frente. Um trabalho não satisfatório será remediado daqui uns anos com mais dinheiro no banco. A vida é imprevisível, certo, mas é tão fácil vivê-la como se ela fosse previsível, como se ela se ajustasse aos nossos desejos e preferências temporais.


    Se um enxame de abelhas às 7 e 15 da manhã numa praia cercada de dunas e com árvores a centenas de metros de distância não é um evento imprevisível, um verdadeiro cisne negro, eu realmente teria que reaprender o que um invento imprevisível realmente significa.


    Ainda bem que além de não ser alérgico, talvez o meu sistema imunológico esteja muito forte por ter reagido de maneira tão rápida a essa quantidade enorme de toxina de uma vez só.  Talvez seja a minha alimentação, meus exercícios, minha qualidade do sono, minhas relações com as pessoas mais próximas, talvez seja tudo isso, quem sabe a resposta correta para algo tão sutil e complexo. Dei sorte, e estou aqui bem, lúcido, e por que não dizer feliz, de poder escrever mais um texto nesse blog.  Sim, os eventos imprevisíveis negativos às vezes ocorrem em nossas vidas, e não há quase nada que possamos fazer para evitá-los.  Ainda bem que tive sorte, mas é um aviso, mais um, forte para que eu reflita sobre os rumos da minha vida e dos meus relacionamentos. Ainda bem também que estou num bom momento da vida.



    Um abraço a todos.


29 comentários:

  1. Olá SoulSurfer.

    Bom que você está bem. Eu também já fui picando várias vezes por abelhas, mas não tive nenhum problema. Como morava na roça, estava mais exposto a abelhas e vespas.

    Bom que agora você já sabe que não é alérgico.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cowboy.
      É mesmo, morava quando criança em um lugar rural?
      Às vezes falta um pouco as crianças do dia de hoje um pouco mais de roça na vida delas.
      Valeu amigo. Um abraço!

      Excluir
    2. Eu morei até aos 18 anos. Tenho 32 anos anos hoje. Sempre vou a zona rural, pois meus pais moram lá. Eu falo um pouco sobre minha trajetória no meu blog.
      https://www.cowboyinvestidor.com/

      Abraços.

      Excluir
  2. Alguns amigos próximos, ao me observarem sendo extremamente racional com meus gastos, sempre me repreendem: "você pode morrer amanhã e não está aproveitando a sua vida". É verdade, eu posso mesmo morrer amanhã devido a imprevisibilidade da vida e eu poderia realmente ter aproveitado mais. Acontece que eu posso também viver até os cem anos e me arrepender de ter gastado muito dinheiro quando eu poderia ter guardado para não passar necessidade no futuro. A vida é mesmo muito louca e imprevisível e é difícil escolher uma direção com 100% de certeza de estar tomando a decisão correta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega.
      É verdade, mas veja, nós não podemos saber como chegaremos aos 100 anos, se um dia chegarmos. Nossos portfólios podem render 8% real, podemos chegar com uma saúde de ferro e produtivos e morremos dormindo, podemos chegar caindo aos pedaços, é impossível saber, se chegarmos até os 100 anos, como estaremos.
      Agora, o rumo ao futuro nada mais é do que uma sucessão de momentos presentes, se não vivermos bem os momentos presentes, então parece-me que o nosso futuro não tende a ser algo tão inspirador.

      Essa reflexão vai muito além do que o simples gasto no presente, ou gasto no futuro. Creio que é muito mais abrangente. Porém, sobre o aspecto financeiro, o mais sensato a fazer é não depender a sua satisfação necessariamente de gastos cada vez maiores. Hoje, por causa disso, e por causa do acúmulo de capital, eu me vejo numa posição, já que citei cisne negro, robusta e antifrágil como o Taleb gosta de escrever que é a melhor posição para se estar.

      Abrçao!

      Excluir
    2. "se não vivermos bem os momentos presentes, então parece-me que o nosso futuro não tende a ser algo tão inspirador" - É verdade,meu amigo, preciso me concentrar mais em ser feliz agora. Preciso parar de pensar tanto no futuro.
      A sua reflexão vai mesmo muito além de coisas financeiras, eu compreendi. Eu trouxe a tona essa questão financeira porque é um dilema muito forte que eu vivo na vida e que tem a ver com imprevisibilidade das coisas.
      Um grande abraço, estou feliz por você estar bem!

      Excluir
    3. Também era assim amigo, e ainda sou um pouco, afinal nossa "natureza" é difícil de mudar tão drasticamente. Porém, comecei a relaxar um pouco mais sobre os acontecimentos futuros, ainda mais nós investidores que estamos tão a frente da maioria das pessoas no que toca a finanças.
      Vale a pena dedicar tempo e esforço nessa questão, amigo, os resultados podem ser recompensadores e libertadores.

      Um abs!

      Excluir
    4. Nunca devemos perder este horizonte da morte nos nossos cálculos financeiros.

      Para isto, devemos também trabalhar com o que é "mais provável". A média de vida da população é de 80 e poucos anos....

      Se seguirmos aquilo que é "o mais provável", conseguiremos estabelecer um modelo de acúmulo e gasto de patrimônio ótimo. Temos que trabalhar com aquilo que possuímos de conhecimento. Tomamos decisões a partir de realidades dadas.

      É muito comum planejar o acúmulo de patrimônio, porém é fácil se esquecer de planejar como será o dispêndio do mesmo...

      O dinheiro acumulado ao longo de uma vida e uma data incerta de morte podem ser vistos como um "seguro" para imprevistos. Entretanto, quando este "seguro" se torna caro demais (isto é, você já possui muito dinheiro
      e continua acumulando cada vez mais e gasta muito pouco), é hora de se repensar o sentido disto.

      Alguém que possui 1 milhão aplicado e vive como se não tivesse nada é tão pobre, em termos práticos do cotidiano, quanto alguém que de fato não possui nada.

      Costumo pensar e dizer que, quando se perde a vida, se perde também junto todo o dinheiro acumulado. Tudo vira pó. (Estou considerando um cenário em que o morto não vê valor em deixar herança para ninguém)

      Abraços!

      Excluir
  3. Olá Soul,

    Caramba hein, que cisne (abelhas) negro! A vida é mesmo muito louca, quando menos esperamos, acontecem eventos desse tipo.

    Ainda bem que está bem. Nunca fui picado por tantas, mas sei que uma só já doei um bocado rs

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é I.Inglês!
      Quando eu cai no chão e vi que havia um mar de insetos me picando, bateu uma sensação de desespero que fazia tempo que não sentia.
      Falta de treinamento talvez para melhor lidar com situações como essa.
      Uma abraço!

      Excluir
  4. Bom que vc ficou bem amigo.
    A agua gelada ajudou. Correr pro hospital tambem foi mt prudente.

    Da mesma forma um acidente de carro num cruzamento qualquer, devido a alguem que não para o carro pra atravessar acontece.
    Um dia desses, um idiota fez um retorno no meio do mato e quase bate na minha lateral que estava na faixa esquerda mt rápido, quando eu percebi o carro só deu tempo de franzir alguns músculos da face, mas o ágil falcão negro colocou mais uns 45 cv na jogada e me tirou dali.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Frugal.
      Pois é amigo. Ainda bem que nada de grave também aconteceu contigo.
      Um grande abraço amigo!

      Excluir
  5. Interessante, quando vi o título pensei que você ia comentar que as abelhas estão em extinção (como realmente estão) e qual seriam os impactos catastróficos desse fato. No mais que bom que não aconteceu nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega. Pois é, sabe que já ouvi falar diversas vezes desse fenômeno, mas nunca fui atrás para tentar ler algo mais denso a respeito. Uma boa sugestão de tema.
      Um abs

      Excluir
  6. Olá Soul!
    Que bom que não tenha acontecido nada grave com você!

    há cerca de um mês houve o falecimento de um tio da minha vizinha devido a um ataque por enxame de abelhas...
    cara novo, cerca de 50 anos, o que nos faz pensar sobre a aleatoriedade da vida.
    Tenho tentado achar o equilíbrio entre o carpe diem e o FIRE, no entanto, parece que e a minha balança tem pendido mais para este último e será assim ainda até ano que vem, desde que o aleatório não me pegue rsrsrs

    estive lendo o Financial Samurai e lá tinha um artigo com um gráfico que mostrava que quanto mais velho a gente se aposenta, menor a expectativa de vida!

    https://www.financialsamurai.com/ideal-age-to-retire/

    Sugere que o ideal seria que a gente se aposentasse (ou desacelerasse) entre 41 e 45 anos, idade em que poderíamos aproveitar o financeiro e ainda gozaríamos de boa saúde física.
    Felizmente você já conseguiu isso no grupo anterior (36 a 40) e fico contente por você estar conseguindo fazer atividades saudáveis e produzindo coisas boas e úteis para a comunidade.

    Abraços!!
    jpma1977

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega.
      É mesmo? Falecimento por um ataque de abelhas? Que coisa, eu fiquei sabendo na sexta-feira que há um ano três pessoas morreram por causa de um ataque de enxame de abelhas numa trilha que costumo fazer de vez em quando, que coisa.
      Li pouca coisa do F. Samurai, a última foi um artigo dele falando que para viver bem numa cidade californiana como San Francisco é preciso de U$ 300 mil, aí achei um pouco over demais o conceito.

      Eu agradeço o comentário e preocupação, colega.

      Abs

      Excluir
  7. Que texto incrível!!

    Os estoicos pregam que, no estilo de vida ideal, devemos considerar todas as possíveis situações negativas e esperar que elas aconteçam, assim não teremos preocupações ou sustos e quando acontecerem coisas boas ficaremos surpreendentemente felizes.
    Na teoria isso caí bem, mas me pergunto o que aconteceria caso me encontrasse numa situação com a sua.
    Se o enxame não dava pra esperar e causaria um impacto negativo de qualquer modo, ironicamente, posso perceber que, depois do evento, você esperava se manter dolorido e inchado por um longo período, mas, sendo sorte ou não, seu corpo estabilizou e combateu os danos rapidamente. Parecendo trazer certo alívio e uma boa sensação, causada justamente pelo impacto negativo inicial.

    O que você acha sobre o estoicismo Soul?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Burguês, satisfação de vê-lo por aqui. Aliás, já entregou as suas fitas (aliás, o que foi o seu texto sobre o filme do psicopata americano hein?:) )

      Com certeza uma das formas de ser satisfeito com a vida durante períodos mais estendidos, é não superestimar as eventuais dificuldades e ser grato pelas eventuais "facilidades".

      Eu conheço pouco o pensamento estoico, mas as citações de Marco Aurélio são sensacionais.
      No fundo, eu creio que linhas de pensamento como o budismo, estoicismo, minimalismo, etc, possuem muitas zonas de contato como a resiliência e principalmente o conceito de que podemos ter uma boa vida com bem menos ansiedade, expectativa e desejos materiais.

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. hahaha espero não ficar marcado com aquela postagem.

      Obrigado pela resposta, seus pontos foram esclarecedores. Também gosto bastante das citações de Marco Aurélio.

      bom feriado e um grande abraçoo!

      Excluir
  8. Nossa Soul, que bom que está bem. A vida realmente é surpreendente e ter consciência disso é algo que nos dá horizonte, nos faz valorizar o presente. Quando comecei a ler seu texto imaginei que pode haver algum risco no próprio mar, você já foi atacado por algum tipo de bicho aquático?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o Lula molusco.

      Excluir
    2. Olá sequoia!
      Não. Diversas vezes surfei com golfinho e boto, uma ou duas vezes uma baleia passou a uns 10-15 metros de onde eu estava (e foi um susto danado), pensando bem as experiências com animais surfando foram todas ótimas. Surfar com golfinhos do lado é algo incrível.
      Uma vez na Austrália estava me preparado para surfar acho que em Broken head, se não me engano, e vi um helicóptero sobrevoando. Perguntei a um local o que era aquilo, e ele falou que a aeronave estava monitorando um tubarão branco que tinha sido avistado há algumas centenas de metros dali. Fora isso, não me lembro de nada grave. Ah, águas vivas, que quando fica quente a água, elas tomam conta do mar, algumas vezes já sofri algumas queimaduras.

      Um abs!

      Anônimo,
      Cara, comi uma lula a dore no sábado, e que delícia, fazia tempo que não comia lula assim.

      Excluir
  9. Fico feliz que esteja bem.
    Teve sorte de serem apenas algumas dezenas de picadas, poderiam ser muito mais e dificilmente seu corpo teria condições de suportar.
    A revista Piauí de agosto de 2012 fez uma reportagem bem interessante sobre o assunto, com várias dados científicos apresentados em uma linguagem para leigos:
    http://piaui.folha.uol.com.br/materia/solidariedade-fatal/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, agradeço o comentário.
      Vou dar uma olhada, amigo.
      Um abs

      Excluir
  10. Meu amigo, já fui atacado por um enxame de abelhas numa trilha, ao todo contei umas 180 ferroadas, pessoas que estavam comigo levaram cerca de 500. Todos sobreviveram pela sorte de não ser alérgicos também. O esforço do corpo se traduziu em vômitos infindáveis pra expulsar o veneno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega. 500 ferroadas e a pessoa sobreviveu??? Nossa! E eu achando que o meu sistema imunológico estava potente:)
      Fico contente que tenha sobrevivido sem qualquer sequela grave de um ataque tão pior que o meu.
      Um abs

      Excluir
  11. Foi na reta do reefifi ou do novo C.?

    moro na reta da cruz e pego onda ali toda vida, acho que te vi no mar num dia desses, parecido com a foto de um post seu pelo menos.

    abracos e obrigado pelos textos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega. Venha dar um oie qualquer dia desses, será um prazer conversar contigo.
      Abs

      Excluir
  12. É comum casos de ataque de abelhas em escaladores, já li até sobre mortes.
    Alguns carregam antídoto e injeção nos kits de primeiro socorros .

    ResponderExcluir