quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

O MONSTRO BRASILEIRO CRESCEU, ESTÁ MAIS PODEROSO E PERIGOSO

Olá, colegas. Um bom ano novo a todos. Estou de volta à minha cidade. A adaptação está sendo boa. Ajuda o fato de estar recebendo em nossa casa grandes amigos nestes últimos dias, apesar da bagunça generalizada que está o apartamento.

 Infelizmente, o presente artigo será sobre um tema que não é financeiro, não contribuirá muito para a sua vida pessoal e por fim é sobre algo deprimente. "Por que escrever então Soul?”. Esta é uma boa pergunta. A resposta é que gosto de dissertar sobre os mais variados temas. Veja o belo trabalho que nosso amigo Alexandre do Abacus Líquido está fazendo na construção do seu site, bem como na ajuda a toda blogosfera de finanças. Quando o meu blog ficou um pouco mais conhecido, não que ele seja muito, ficou claro para mim que um blog como o meu nunca ficaria muito popular por diversos motivos: falta de uma segmentação clara, design fraco, artigos sobre temas polêmicos e de pouca aceitação, etc, etc. Penso em mudar um pouco isso com o novo blog que pretendo construir. Entretanto, escrever sobre temas diversos é algo que me deixa satisfeito, pois no dia a dia  eu sempre estou refletindo e lendo sobre diversas coisas. Essa é uma característica que não pretendo abrir mão na minha vida de escritor amador.

  Quando escrevi o artigo que travava sobre as raízes do surgimento do grupo terrorista Estado Islâmico A Infâmia, a Mentira e a Criação de um Monstro, terminei o mesmo dizendo "O Brasil também possui o seu monstro criado, baseado num massacre e em pressupostos no mínimo contestáveis, e pretendo abordar esse tema qualquer dia desses.” Quase três anos se passaram, e eu não escrevi sobre o nosso monstro. Porém, senti necessidade de refletir um pouco sobre o tema, pois o monstro ficou mais feio, mais poderoso e muito mais perigoso.

 Não sou eu que digo, e sim o Dr. Drauzio Varela numa entrevista para o roda-vida da TV Cultura quando ele começou a dissertar sobre o Primeiro Comando da Capital ou PCC. Recomendo fortemente a entrevista, pois ela revela um grande ser humano com ideias muito bacanas sobre a vida. Talvez ele seja um dos maiores especialistas em convívio com detentos no Brasil.  Surpreendeu-me quando ele disse duas coisas: 1) Os presídios paulistas hoje em dia são extremamente seguros, com pouquíssimos casos de violência, e isso se deve ao controle do crime organizado sobre essas instituições 2) A criação do PCC foi uma consequência direta do massacre do Carandiru. 

  O Estado Islâmico surgiu por inúmeros motivos, entre eles as diversas agressões cometidas pelos EUA no Iraque e na região como um todo, principalmente com a invasão desastrada dos EUA em 2003. Hoje, podemos ver como uma política de força naquela sensível região do globo, não trouxe estabilidade e controle sobre o terrorismo, muito pelo contrário, tornou a região um barril de pólvora e provocou formas mais grotescas de terrorismo.

 O mesmo ocorreu no Brasil. Uma ação criminosa do governo do Estado de São Paulo provocou a morte de mais de 100 pessoas que estavam sobre custódia deste mesmo Estado. Eu era adolescente quando isso ocorreu, mas tenho algumas memórias de pessoas celebrando este fato, porque na verdade “bandido bom é bandido morto”. Essa visão tacanha e restrita de mundo talvez seja ainda mais arraigada nos dias de hoje.

  Não irei discutir a questão sobre o ponto de vista ético, e como acho essa visão de mundo pobre e desprovida de valores superiores, mas sim apenas sobre o ponto de vista da utilidade. Será que essas pessoas que congratulavam o massacre de detentos, poderiam imaginar as consequências deste ato? Muito provavelmente não. Muito provavelmente também, é capaz que as mesmas pessoas que aplaudiram o ato na ocasião, aplaudam o mais novo massacre que ocorreu numa penitenciária no Estado do Amazonas.

  Quando se joga xadrez, a noção de que uma jogada pode ter consequências vários lances a frente é natural e recorrente. Quando se estuda a escola austríaca de economia, e eu sei pouco apesar de gostar de vários conceitos, uma das teclas que mais se bate é que as pessoas costumam prestar muita atenção no que se vê, e ignorar por completo aquilo que não se vê (a “fábula” da janela quebrada de Bastiat é sempre citada em vários artigos). 

  Prezados leitores, nossos atos possuem consequências, muitas delas ignoradas e imprevisíveis. A consequência prática do massacre do carandiru não foi diminuir o crime ou a “bandidagem”, mas talvez criar uma das organizações criminosas mais perigosas, se não for a mais, do país.

 O PCC virou notícia quando tomou a cidade de São Paulo de assalto há uns 10 anos. Depois disso, pouco se ouviu falar desta facção criminosa. Eu mesmo tinha até mesmo esquecido que ela existia. Quando um conhecido de Santos veio me visitar em Florianópolis, como ele exercia uma profissão ligada ao sistema prisional de SP (ele trabalhava em uma fundação casa), não sei por qual motivo eu trouxe o tema do PCC à tona. Ele apenas me disse  algo mais ou menos assim: “Hoje em dia, há bairros em São Paulo que ninguém mata sem antes pedir autorização ao PCC. Eles controlam absolutamente tudo nos presídios, e nas Febens, e eles estão começando a controlar comunidades inteiras em São Paulo”.

  Como é que é? Todos ouvimos de organizações ligadas ao tráfico controlando comunidades na cidade do Rio de Janeiro, eu nunca tinha escutado que o PCC estava controlando comunidades em São Paulo. Poucos meses depois, eu li uma pequena matéria na VEJA dizendo que o PCC estava envolvido em todo o tipo de atividade criminosa, e se estimava que possuía um faturamento de 100 milhões de reais anuais e crescendo.

  Como é que é? O PCC virou uma organização criminosa faturando centenas de milhões de reais e isso não é encarado como um problema grave? Com esses milhões se compra muita coisa: juízes, vereadores, deputados e quem sabe até governadores. 

  O que se vê (um massacre de presidiários há mais de 20 anos), gerou (o que não se vê) uma organização criminosa que possui estatuto, tribunais, decide quem morre em comunidades fora da cadeia e que se tornou um belo negócio lucrativo.

 Foi com extremo espanto que li o massacre no presídio do Amazonas. Uma organização chamada Família do Norte matou dezenas de presos numa represália ao envolvimento do PCC na região. Li num site, confesso que não conferi  se a fonte é fidedigna, que essa organização (que seria a terceira do Brasil depois do PCC e do Comando Vermelho) teria algo como 200 mil membros. 200 mil? Duzentos mil? O Estado Islâmico no seu auge tinha algo em torno de 40-50 mil combatentes. 

  As vozes do “bandido bom é bandido morto” já começaram a se manifestar novamente, como se pode vê nessa reportagem da folha de São Paulo: não tinha nenhum santo entre os presos mortos. Esse é um discurso típico populista e dos politicamente corretos. Ele é fácil e de ainda mais fácil assimilação. O que se vê é o massacre no acerto de contas entre facções num presídio no norte do Brasil. E o que não se vê, colegas leitores?

  O que talvez não estamos vendo é que essas organizações estão ficando cada vez mais poderosas. Estas organizações podem chegar num ponto de ficar tão fortes que poderão cada vez mais influenciar o nosso sistema político e fazer alianças com as organizações criminosas na política. Se isso ocorrer, o nosso país estará em sérias e profundas dificuldades, talvez muito mais difíceis do que a corrupção mostrada pela operação Lava-Jato.

  É profundamente assustador. O que podemos fazer? Não sei. Exigir que mais recursos sejam destinados ao sistema prisional. Exigir reformas profundas de como gerirmos a Justiça Criminal no País. Realmente, não sei. O que sei é que se mais uma vez ignorarmos os efeitos ocultos de certos atos, e se boa parte da população jactar-se e achar que “deixa esses presidiários se matarem, não farão falta”, eu temo que essas organizações possam atingir um nível de força que possa até mesmo ameaçar nosso Estado de Direito. 

  Um abraço a todos.










58 comentários:

  1. Bom e preocupante texto. Mais e mais vai ficando claro que a saída para o Brasil é mesmo o aeroporto. Eu queria mudar para SC por achar que é um dos poucos Estados ainda a salvo mas no ritmo que tá indo ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, STN. Eu sou suspeito, pois eu adoro um aeroporto. Sério, me sinto muito bem num aeroporto, principalmente quando é um bem internacional, adoro ficar apenas observando as pessoas passar. Tantas etnias, nacionalidades, sonhos , frustrações, etc.

      SC é um excelente estado para se viver, se comparado com outros. Pode se ter uma grande qualidade de vida para se viver por aqui. Porém, como bem notado por você, SC não é uma ilha (apesar de eu viver numa) e os problemas do Brasil como um todo de uma forma ou outra acabam chegando aqui.

      Abraço

      Excluir
  2. Estamos sentados num barril de polvora e o pavil cada vez mais curto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega. Eu acho que estamos construindo algumas coisas estranhas para o país. Essa é apenas mais uma delas, e realmente muito perigosa.
      Abraço

      Excluir
  3. Boa noite, Soul! Posso lhe dizer uma coisa, na capital paulista metade da câmara só se elege com ajuda do PCC (deputados estaduais também são ajudados), eles controlam muitos taxis, linhas de ônibus, gato net e etc... É incrível, veja quantas agências bancárias são explodidas, é tudo PCC. São extremamente organizados.

    Deseja nos adicionar na blogsfera?

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amarrado.
      É possível que eles controlem tudo isso mesmo. Faturar mais de 100 milhões de reais em negócio miúdo não é pouca coisa.

      Você tem um blog?

      Abraço colega!

      Excluir
  4. Sou depois me passa o seu e-mail ou se preferir pode me enviar um email elenaosurfanada@gmail.com
    Cara o PCC é realmente está muito bem organizado... http://radiovox.org/2015/01/15/advogado-pcc-vira-secretario-de-seguranca-estado-de-sao-paulo/ Chegou a ver alguma coisa sobre matérias como essa que foram divulgadas algum tempo atrás?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Surfista. Claro, vou te enviar um e-mail.
      Não, não vi estas matérias.
      Realmente, temos que ter cuidado com algumas "notícias", nesse mar de informação há muita coisa sem muito fundamento, não que seja o caso da matéria que você enviou.

      Abraço!

      Excluir
  5. Soul eu peguei a primeira matéria que apareceu na pesquisa do google, acredito que não seja a melhor fonte, talvez o assunto possa ser um pouco mais explorado, para verificar se realmente tem fundamento.

    ResponderExcluir
  6. Olá Soul,

    Só uma pequena correção, o nome da facção criminosa é "Família do Norte" em vez de "Aliança do Norte".

    Este problema é bem complexo porque muita tem muita gente influente envolvida, principalmente porque os possíveis 200 mil integrantes votam e podem eleger um deputado federal para defender os seus interesses

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega. Grato por corrigir o meu equívoco. Vou alterar o texto.

      Acho que o problema não é nem o voto, sim este pode também ser um problema, mas a capacidade de uma organização desta colocar dinheiro em várias campanhas eleitorais. Isso sim é assustador.

      Abraço

      Excluir
  7. Não existe pais a salvo neste mundo.
    Vai pra Los Angeles ou Detroit e estão infectadas de gangues.
    Yakuza no Japão, máfia italiana siciliana, problema árabe na Europa. Argentina, Venezuela, Brasil quebrados.
    Pra onde correr? Suíça? Talvez a única ilha nesse mar de sangue... Mas pra entrar lá só com vários milhões de dólares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sofrendo.
      Não vamos exagerar né. Gangues há em vários locais. Porém, há uma diferença muito grande de existir gangues com algum envolvimento local em certo tipo de crime, e organizações criminosas gigantescas infiltradas no Estado. Isso não existe nos EUA, e nem remotamente no Japão. O "problema árabe" da Europa é uma matiz completamente diferente.
      Se quer um país extremamente tranquilo, extremamente lindo, com inúmeras paisagens diversas, com uma qualidade de vida fantástica, você pode ir para a Nova Zelândia.

      Abraço colega!

      Excluir
  8. Sinceramente, não dou a mínima pra isso. Parece mais indignação seletiva de quem tem vida confortável. Ando de ônibus quase todos os dias, diferentemente dos indignados do main stream e sofro na pele. Esse pessoal vive numa bolha. O Brasil tem 60 mil assassinatos por ano. E já tinha taxas de guerra civil antes de você ter seu "insight" sobre o que originou o PCC. O monstro é outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Mafia tomou conta de NY por décadas, estavam infiltradas em todas esferas da sociedade: trafico, cassinos, coleta de lixo,tinha contato com a policia, com politicos, com a igreja...exatamente como o PCC. A culpa deve ser do Carandiru também

      Excluir
    2. Olá, colega. Eu gosto de cidades que possam ser percorridas de ônibus. Curitiba, é uma delas, por exemplo. Se economiza dinheiro, não se preocupa com carro, etc. Um lugar desenvolvido é aquele onde o transporte coletivo é melhor e muito utilizado pela população. Agora, infelizmente boa parte das cidades brasileiras não possuem transporte coletivos de boa qualidade, e se você pega ônibus de forma involuntária, posso imaginar a sua decepção.

      O fato do Brasil possuir um índice de assassinatos de quase 30 para cada 100 mil é assustador. Esse fato já foi comentado diversas e diversas vezes neste blog. O Irã, por exemplo, possui 3 assassinatos a cada 100 mil. O Japão o número é 0,1 se não me engano. Portanto, sim o nosso país é uma carnificina. Porém, é uma carnificina geralmente dirigida a pessoas jovens e mais pobres. Sempre procurei por estas estatísticas, mas nunca encontrei. Dividida por faixa etária e renda.

      O problema de organizações criminosas ficarem fortes demais é um outro problema. Pode ter relação com as taxas de homicídio, mas é um outra problema de uma outra magnitude. Não é porque tínhamos taxas de homicídios altas, que outros problemas novos não possam ter aparecido. O que você diz é o mesmo que dizer que antes do PT havia corrupção. Sim, claro que havia. Não é esse o ponto.

      O "Insight" não foi meu, mas sim do Drauzio Varela. E qual seria o outro? Não tenho dúvidas que tenhamos outros em potencial, mas este sim é bem perigoso.

      Abraço

      Excluir
    3. Anônimo2, seria estranho atribuir o surgimento-fortalecimento da máfia de NY a um acontecimento no Brasil, não é mesmo?
      Como dito para outro colega, você pode contestar a afirmação do Dr.Drauzio, se tiver bons argumentos. Ironias de baixo nível argumentativo não são o suficiente neste espaço, amigo, talvez em outros lugares arranque aplausos, não por aqui.

      Abraço

      Excluir
    4. O PCC tem sua formula inspirada na máfia, ( inclusive o ritual de "batismo" dos homens-feito). Infiltraram representantes até nas secretarias de "direitos-humanos",por isso, tem sempre alguém vindo na midia defender bandidos( 2 desses representantes foram presos recentemente). Também não vi o seu argumento explicando como a máfia italo-americana dominou todas as esferas públicas de NY até o final dos anos 80. Muito fácil jogar a culpa no ESTADO e na policia,exatamente como os italo-americanos faziam na época(eram discriminados pelo ESTADO, e por isso se juntavam as "familias"). Dr. Drauzio Varela conviveu tanto com bandidos, que agora já é simpático a eles. Como todo esquerdista.

      Obs: Se o seu medo é que o PCC chegue na política, sinto te informar que vc já está muito atrasado.

      Anônimo 2

      Excluir
    5. Olá, colega.
      "Também não vi o seu argumento explicando como a máfia italo-americana dominou todas as esferas públicas de NY até o final dos anos 80." Essa não entendi. Foi um texto de duas páginas sobre organizações criminosas brasileiras, por qual motivo eu teria que explicar que a máfia era entranhada nos aparelhos de estado de uma cidade americana? Se você conhece bastante este assunto, ótimo, acho ele um pouco desconexo com o tema principal. Até porque estamos falando de instituições que estão se agigantando com presença em quase todo o país de uma dimensão continental como o é o Brasil, algo muito diferente do seu exemplo.


      "Muito fácil jogar a culpa no ESTADO e na policia,exatamente como os italo-americanos faziam na época(eram discriminados pelo ESTADO, e por isso se juntavam as "familias""
      - Com todo o respeito, aqui você criou um espantalho. Apenas foi dito no texto que um ato mal planejado, impensado e criminoso (o massacre do Carandiru) acabou gerando o surgimento de uma organização criminosa muito forte, o PCC. A maioria dos policiais é vítima de tudo isso, ganhando pouco, com pouco treinamento, e morrendo muito neste processo.

      - "Dr. Drauzio Varela conviveu tanto com bandidos, que agora já é simpático a eles. Como todo esquerdista."
      Essa frase me causa tristeza, pois por ela se pode avaliar como uma pessoa encara a vida, e como há pessoas assim. Veja, o Drauzio parece ser um ótimo ser humano, que ajuda pessoas, e na entrevista se mostrou de uma grande sabedoria, como a parte inicial em que ele diz que se não tomarmos cuidados é muito fácil nos relacionarmos apenas com pessoas que se vestem de forma parecida, pensam de forma parecida, etc. Ora, é isso o que mais vejo que ocorre, há inclusive vários textos que defendem isso. Talvez, por inexperiência, não se percebe como isso empobrece um mundo que é riquíssimo. Como essa visão apenas torna a sua vida mais limitada. Onde se fala isso atualmente, se não poucas vozes espalhadas?
      Portanto, a sua rotulação para desqualificar uma pessoa que pensa de forma diferente de você num determinado ponto é triste.
      Além do mais, você não produziu um único argumento sobre o ponto dele. Nenhum. Zero. Nada. Ou seja, você apenas disse que ele agora gosta de bandidos, e ele é esquerdista. Ponto. Foi este o seu não-argumento. Agora, se você estiver disposto a produzir um argumento, se você tem experiência na área, se já conviveu em presídios, e puder colocar um contraponto na linha argumentativa dele de que depois do massacre se criou um vácuo de poder nos presídios, vácuo este que foi preenchido pelo surgimento embrionário do PCC, eu sou todo ouvidos. O que mais gosto é ouvir bons argumentos contrários a uma ideia.

      "Obs: Se o seu medo é que o PCC chegue na política, sinto te informar que vc já está muito atrasado."

      Que ele tinha participação marginal na política, eu imaginava. Que o Brasil estava proliferando organizações criminosas de centenas de milhares de membros faturando centenas de milhões de reais, isso realmente era algo que eu não pensava. Se estou atrasado, isso é ruim para mim, para você e seus filhos e para o país.

      Abraço

      Excluir
    6. "Porém, é uma carnificina geralmente dirigida a pessoas jovens e mais pobres. Sempre procurei por estas estatísticas, mas nunca encontrei. Dividida por faixa etária e renda." - Soul, o mapa da violência http://www.mapadaviolencia.org.br/pdf2016/Mapa2016_armas_web.pdf deve ter esses dados, há outras publicações no site.

      Outro ponto sobre o controle do PCC é seu impacto na redução/estabilização da taxa de homicídios no Brasil. O estado de São Paulo, que possui uma das maiores taxas do Brasil, hoje tem uma das menores, isso é atribuído a supremacia do PCC sobre as outras facções e seu controle sobre os homicídios.

      Excluir
    7. Olá, colega. Eu já tinha pensado nessa possibilidade. Porém, sempre achei que pudesse ser um "achismo" exagerado. É verdade a taxa de homicídio de SP é uma das menores do Brasil, se não me engano é na faixa de 10 por 100 mil, quando no Brasil é de 30 por mil, e a média no mundo é de 6 por 100 mil.

      Grato pelo link, vou dar uma olhada.

      Abraço

      Excluir
    8. Sabe o que é engraçado? Alguém condenar SP por fazer acordos com o PCC e reduzir abruptamente suas taxas de homicídio e, ao mesmo tempo, lamentar a derrota do "acordo de paz" entre as Farc e a Colômbia. *Não estou dizendo que é seu caso, Soul.

      Excluir
    9. *lamentar que não houve o "acordo da paz"

      Excluir
  9. Soul,

    É meu caro .... como nao temos Estado as coisas vão acontecendo .. movimentos como o PCC, a milícia.... e o Estado? Tá lá feliz da vida gastando com cartão corporativo e tal ...

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rodolfo. O pior é a simbiose entre estruturas estatais e estas organizações criminosas. Podemos ter algo muito pior e assustador do que a máfia italiana há algumas décadas.
      Abraço

      Excluir
  10. Soulsurfer, o que eu realmente gosto no seu blog é quando você trata de "assuntos diversos" ou ainda no tema de finanças sai do lugar comum. Na minha opinião, esse é o diferencial do blog e espero que você continue a fazer isso em algum local, ainda que abra outro blog segmentado. Acho que é bom para você (como você falou) e é bom para nós, leitores.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, May. Fico feliz em ouvir isso. Sim, quando trato de finanças, como já tem muita gente fazendo isso, sempre procuro dar um foco um pouco diferente.
      Grato pela mensagem, um grande abraço!

      Excluir
  11. Preocupante... estava comentando exatamente sobre isso com meu gerente, o tamanho que estas organizações criminosas possuem.

    Como diria o Capitão Nascimento.. "O inimigo agora é outro" rs

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pobre Japa.
      Sim, o problema tomou outra dimensão. Se essas organizações se infiltrarem de forma muito intensa nas estruturas do Estado, podemos ver o que ocorre no Norte do México, uma área onde o Estado Mexicano possui pouco controle, e onde organizações criminosas mandam e desmandam em quase tudo.

      Abraço!

      Excluir
  12. Caro Soulsurfer, estou profundamente desapontado com o seu texto, extremamente superficial e tendencioso, antes de explicar os motivos e refutar os seus argumentos, irei assistir a entrevista do Drauzio, pois acredito que ele esteja profundamente equivocado com as afirmações citadas no seu texto, assim, como não quero cometer nenhum equívoco, analisarei o vídeo por completo e voltarei a comentar aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega. Fique à vontade.
      Entrevista de 2012.
      Do 0 a 8 minuto - Uma visão muito rica sobre o mundo, e eu concordo muito com ele, um dos pontos altos da entrevista.
      8 - 15 minutos - Massacre e o surgimento do PCC.

      Abraço!

      Excluir
  13. Soul, só uma correção: "Esse é um discurso típico populista e dos politicamente INcorretos". O politicamente correto prega que todos são vítimas da sociedade, precisam ser ressocializados etc...

    Abraços,

    IOTR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega. Tenho uma visão um pouco diferente. Acho o termo politicamente correto fraco. Ele vem sendo abusado por muitos, e já escrevi sobre isso neste blog. Fico contente que você tenha sido o único nos comentários que tenha percebido isso. Essa parte foi uma ironia do texto. Dependendo da audiência, um termo pode ser considerado politicamente correto ou não. Ele é um tipo de expressão que se presta a tudo. Veja, por exemplo, para determinados grupos de pessoas a opinião de que o nosso país "é o pior do mundo" a mais natural e correta. Então, se eu quiser ser "politicamente correto" para essas pessoas eu vou apenas repetir o que elas já pensam, mesmo estas mesmas pessoas achando que estão de alguma forma não sendo politicamente correto. Isso é apenas técnica de argumentação.

      Eu poderia fazer isso aqui no blog, é muito fácil de fazer, mas não é a isso que me proponho a fazer neste espaço. Eu acredito em argumentos e em fatos. Não devemos ser politicamente corretos ou incorretos, devemos apenas procurar ser corretos.

      Abraço!

      Excluir
  14. Soul, um amigo meu abriu um posto de gasolina na grande São Paulo, não sem antes pagar 40 mil reais para a prefeitura local liberar os papéis do posto. O prefeito foi eleito justamente pelo PCC, agiotas e outros criminosos que financiaram a campanha dele. Em várias cidades do interior paulista vários prefeitos e vereadores trabalham a serviço do crime e das quadrilhas, agiotas... Pra cada nova empresa é uma propina pra liberar os papéis. É fato que o PCC é grande e poderoso.

    A FDN de Manaus controla a entrada de cocaína e armas pela Colômbia, é aliada das FARC (parceira comercial na verdade) e distribui a droga por manaus (2,5 milhões de habitantes) e talvez até em Belém (não sei dizer ao certo). Em Manaus a FDN já elegeu vereadores, deputados, compra juízes, desembargadores (uma desembargadora mulher é bem famosa nesse ínterim) e um juiz cujo cachorro se chama Stálin. A própria FDN negociou a candidatura e apoiou a eleição de José Melo do PROS no Amazonas.

    A raíz de tudo isso? Penso eu que a proibição de drogas e armas.
    Al Capone tá aí pra explicar.

    Como você sabe eu sou um libertário e acho que era pra liberar armas e drogas. Bandidagem sempre vai existir, mas pelo menos não ganhariam os milhões que ganham com drogas. Esse mercado é trilhionário e está apenas nas mãos dos bandidos gerando lucros robustos e com isso poder político. Isso não tem como parar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Frugal! Beleza meu amigo, veja se responde os e-mails né colega! :)
      Parece-me que você conhece muito mais do tema do que eu.
      A solução de liberzalização das drogas pode ser algo a ser discutido. Eu não tenho opinião formada, confesso, principalmente em relação a drogas pesadas como heroína, crack, etc.
      Agora, no caso do PCC, parece que eles tem inúmeras fontes de renda, eles teoricamente estão bem diversificados, e isso é o mais preocupante. Assim como é difícil quebrar quando você tem 15 ETFs espalhados pelas mais variadas classes de ativos pelo mundo, ao contrário de alguém que possui apenas uma ação num único país, se eles já conseguiram se infiltrar em vários meios, o combate é muito mais complexo e difícil.

      Abraço!

      Excluir
    2. Opa mestre, respondi lá, já faz alguns dias, será que vc não recebeu? Me confirma por lá se leu.

      Olha essa: http://istoe.com.br/mesmo-afastada-desembargadora-do-amazonas-recebeu-r-261-mil-em-4-meses/

      Casos bizarros como esse fazem ainda mais o povo ficar contra o funcionario publico do judiciario. A justiça do Brasil tambem nao anda devido muitas benesses e poucas exigencias, fora a corrupcao.

      Mataram mais 33 presos hoje em Roraima.

      Excluir
    3. Olá, Frugal. Não recebi. O VR deu ok, queremos saber se você está dentro também ou não.
      Abraço!

      obs: sim, pretendo escrever sobre isso
      obs1: apesar de querer fazer dieta de notícias, fiquei sabendo desta. Mais um problema para o Brasil

      Excluir
    4. Frugal, abandonou o estoicismo?

      Excluir
    5. Opa Soul, tou dentro sim, vou reencaminhar.

      Anon, abandonei não, inclusive estou com os livros do Marco Aurelio para ler. Só encaminhei a notícia para ilustrar, não me afeta em nada. Aliás eu já sei muito bem o que esperar daqui, essas notícias só evocam o que eu já sei mesmo.

      Excluir
  15. Soul, devemos lembrar que a VEJA e a Globo protegem o Alckmin e o PSDB, por isso não se vê essas matérias na mídia.

    Há integrantes da polícia paulista que afirmam existir um acordo entre o Governador de São Paulo e o PCC.

    Devemos lembrar que o poder do estado e baseado na força, então quem tem mais força que o Estado de Direito, vai ser o Estado de Fato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já está bem está bem estabelecida a relacao entre o PT e o PCC.

      Não se faça de desentendido.

      Excluir
    2. Colegas, acho que o problema é nacional, supra-partidário. Aliás, acho este um dos grandes problemas atuais do país: a dificuldade de se construir em temas sensíveis ao país como um todo uma postura mais unida. Creio que a segurança pública é o maior e melhor exemplo disso.

      Abraço

      Excluir
    3. Soul, alguns acham que APENAS o PT é envolvido em corrupção. Como se o os outros partidos fossem associações de anjos.

      Que eu me lembre o PT nunca governou São Paulo. Agora o PSDB está há anos metido em tramoias.

      Excluir
  16. Não podemos nos esquecer o que o Comando Vermelho foi fundado com ajuda ( burrice) do governo militar. Pois este misturou presos comuns com guerrilheiros nos anos de 1970. Agora vemos mais um fruto da incompetência das autoridades.

    Lembrando que o último general-presidente foi chefe do SNI, Serviço Nacional de Inteligência....(???)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega. Eu sei muito pouco sobre o CV. Vi uma vez um filme que retratava o surgimento dessa organização, mas lembro-me vagamente.
      Agora, os atos sempre tem o condão de gerar efeitos imprevisíveis na realidade. Atos impensados, de pura força sem inteligência, etc, não costumam gerar bons frutos.

      Abraço

      Excluir
    2. Isso é lenda urbana, pois os militares não juntaram os dois tipos de presos.

      Excluir
  17. Soul, como andas?


    Bom, acredito que a procrastinação é um dos grandes empecilhos ao crescimento, é um estado que limita o ser humano, que o faz ser avesso a planos, a ser motivado e outras coisas mais.

    Infelizmente, ela, procrastinação, é uma cultura em nosso país, quase tudo ocorre num ritmo atrasado. Então, fazendo um paralelo com uma crença minha, a procrastinação é um dos maiores males do brasileiro.

    Acredito que um problema só tende a piorar quando não resolvido. Imagina uma situação "hidriônica" - refiro-me à Hidra da mitologia grega -, na qual há um problema, só que ninguém o resolve, depois, aparece um novo, digamos problema 2; logo após, alguém tenta resolver esse problema 2, porém, ao tentar solucioná-lo, o problema 1 gera mais dois problemas, com isso o "solucionador" vai tentar resolver os três problemas da primeira situação, mas ainda não conseguiu resolver o segundo problema, apenas lhe fez um paliativo (solução de curto prazo). Após toda essa confusão, novos problemas acabam por nascer e a situação se torna insustentável, uma bola de neve!

    O Brasil é uma bola de neve, são tantos os problemas que se torna uma tarefa hercúlea enxergar a raiz de um dos problemas...

    Torçamos para que o país se ajuste e continue pelo menos sendo um país meia boca, melhor mediano que extremamente ruim, não é...

    Abraço!

    Anderson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da metáfora.

      Se o país for apenas mais ou menos estará bom. Será uma desgraça se ficar extremamente ruim.

      Excluir
    2. Olá, Anderson. A procrastinação infelizmente pode ser extremamente deletéria seja a nível individual, seja a nível de uma nação.
      Eu creio que demoramos muito para enfrentar alguns problemas, e eles vão se agigantando, como num câncer, até que eles pareçam insolúveis ou de difícil resolução.
      É um tema interessante para um artigo, se tiver tempo escreverei hoje ou amanhã.

      Abraço amigo

      Excluir
  18. Li o texto hoje (06/01 - 11:15). Bem... o PCC já se vingou no Amapá. Sei por colegas que a organização PCC já controla o crime em alguns municípios na Bahia adjacentes à BR116. Tem cérebro por lá. Pensam em lugares estratégicos.
    Vi dois números que me chamou a atenção. 200.000 membros da facção do Norte e 2,5 milhões de habitantes em Manaus. Fico pensando se são realmente reais, pois é quase 10% da população manauara membro da facção. Tem um pouco de exagero aí.
    Quanto ao PCC e São Paulo, parentes que moram lá também afirmam que há uma relação um tanto suspeita entre o poder público e a organização criminosa. Isto não tenho como provar, mas anda meio "esquecido" que o Ministro da Justiça, ex-secretário de segurança pública de SP, andou advogando para entidades ligadas ao PCC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Partindo da premissa que o estado em si já é uma gangue, nada de novo no fato de ter ligações com criminosos "mais sujos", digamos assim, que põe a mão na massa e aparecem onde os nobres não querem aparecer. É assim em diversos países.

      Excluir
    2. An, o número de 200 mil é elevado. Eu suspeito deste número e torço para que não seja real, apenas um chute.

      Anônimo,
      Podemos ir para uma linha mais anarquista, e dizer que o Estado em si é um mal. É uma linha argumentativa. Porém, não podemos dizer que o Estado Sueco, única e exclusivamente por essa linha de raciocínio, seria uma gangue do mesmo tipo de um PCC. Creio que concordamos com isso. Se assim o é, há tipos de violência e organização criminosa, e algumas são muito mais perniciosas do que outras.
      Não duvido que existam braços armados ilegais de governos para fazer o trabalho sujo.

      Abraço

      Excluir
    3. Verdade Soul, não posso discordar de seu argumento. Apenas quis fazer um ponto enfático, e no processo o lado libertário apareceu ehhehe.

      Excluir
  19. Posso estar enganado, mas aparentemente o PCC fez reduzir a violência dos bandidos, chegando até proibir certos crimes (sob pena de morte) e focando em crimes lucrativos e teoricamente sem vítimas (como o tráfico, onde só usa o idiota que quer).

    Assim, foi bom o PCC ter surgido, pois o CV é muito mais violento com a população civil, entre outras coisas, além de criar regras claras e relativamente justas no meio do crime. De qualquer forma bandido iria ter de qualquer forma, mas desorganizados e baguncentos igual esse família do norte.

    Penso que o número de membros está superfaturado, na prática é que qualquer bandido vai dizer que é de uma facção ou juntar a ela para ter apenas proteção, mas o engajamento dos membros do EI é bemmm maior (religião). Além disso na Síria existem os Rebeldes lutando pelo poder e a população civil prefere fugir do que defender seu país. No Brasil, apesar de tudo, penso que é diferente, creio que diversamente dos sírios que tinham 3 homicídios para cada 100k habitantes/ano, nos estaríamos dispostos a matar e morrer para salvar esse lixão do domínio PCC, já que temos 20 vezes mais homicídios, ou seja... o brasileiro é violento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega,
      - É possível e provável, o Drauzio fala exatamente sobre isso. As mortes em prisões paulistas, o uso de crack e drogas pesadas praticamente desapareceu, o PCC colocou ordem e trouxe "paz" as cadeias.
      - Não tenho a menor dúvida que eles querem ganhar dinheiro. Eles não poderiam entrar em confronto com o braço armado Estatal e ganhar, logo eles só tem a perder com o conflito. O problema é quando eles crescem muito em poder de forma que eles possam se imiscuir de maneira abrange nas estruturas estatais.
      - Também creio que o número é exagerado, é melhor para o país que seja.
      - Você tem razão, o EI e o PCC são incomparáveis, em regiões do mundo não comparáveis, tudo o mais é diferente. A minha analogia não foi para torná-los semelhantes, mas apenas para chamar atenção que atos impensados podem ter consequências que nem imaginamos.
      - Sim, o Brasil é extramente violento.

      Abraço

      Excluir
  20. A menor minoria na Terra é o indivíduo. Aqueles que negam os direitos individuais não podem se dizer defensores das minorias.
    Ayn Rand

    ResponderExcluir
  21. Queria entender como uma coisa gerou a outra. Uma comparação burra foi quando prenderam a intelectualidade na época da ditadura com os bandidos comuns?

    Não consigo ver a relação, ainda que me pareça viável sob alguns pontos de vista. Porém, o nível de organização pra isso acontecer não pode ser (humilde opinião) apenas de bandidos comuns. Os políticos já estão nesse meio faz tempo.

    Abraço.

    ResponderExcluir