segunda-feira, 6 de abril de 2015

A AVENTURA DE UMA VIDA

Olá de novo colegas! Se quiserem conferir o outro artigo escrito hoje vejam http://pensamentosfinanceiros.blogspot.com.br/2015/04/minha-historia-financeira.html.  Quais são os seus sonhos e objetivos? Quer ser Pai? Quer viajar o mundo? Quer ser um ser humano melhor? Confesso que tenho os três objetivos citados em mente quando penso no quero para a minha vida.

Sempre gostei muito de viajar. Já tive a oportunidade de conhecer quase 60 países. Já vi e vivi muitas coisas em viagens pelo mundo. Experiências essas que apenas tornaram a minha vida mais colorida e um ser humano melhor. Uma das coisas mais importantes que aprendi com as minhas andanças  foi que o ser humano é diverso e ele pode ser feliz de diversas maneiras.  Logo, a pessoa não precisa ir para universidade, ter um apartamento, um carro e uma bela mulher para ser feliz (o padrão para nós brasileiros de baixa a alta classe média). Claro que a pessoa pode ser satisfeita assim, mas há diversos outros modos. Seja numa aldeia no Nepal, numa festa eletrônica em Amsterdam, no caos urbano de Mumbai na Índia, pegando onda em Trestles na Califórnia, os seres humanos, não importa onde eles estejam, querem ser realizados e satisfeitos com as suas próprias vidas. As formas que as pessoas se sentem realizadas podem ser as mais diversas possíveis. Esse insight fez me ser mais humilde e compreensível com pessoas com pensamentos diversos do meu ou com hábitos e atitudes diferentes das minhas. Fez-me perceber como o mundo é vasto, e que se fechar em ideias, hábitos, formas de pensamentos "imutáveis" é uma forma bem pobre de passar pela vida.

Uma das formas de eu atingir estados de maior bem-estar é viajando. Adoro a sensação de sair da rotina, e cada dia ser diferente do outro. Quando se viaja como Mochileiro, independente se tenha uma mochila ou não já o que importa é a postura, cada dia de viagem é uma aventura com encontros novos, desencontros, paisagens e pessoas diferentes.  Quando se viaja, temos que aprender que os encontros são mais fugazes, mas nem por isso são desimportantes. Ou seja, o caráter da impermanência das coisas  fica cristalino, quando na vida rotineira as pessoas tendem a se iludir com a continuidade com a falsa sensação de que as coisas não mudam, quando não é isso o que ocorre. Ao se perceber e admitir que as coisas constantemente mudam, inclusive nós mesmos, creio que é se dado um passo importante para viver melhor e sofrer menos.

Lembro quando estava na Cracóvia na Polônia, conheci um rapaz que estava fazendo 30 anos. Trocamos ideia numa cabine telefônica. Juntamos-nos a mais dois brasileiros e fizemos uma festa pelas ruas da Cracóvia. Divertimos-nos, rimos, falamos de viagens, sobre a vida, planos para o futuro.  O Edu, nome do rapaz, tinha vendido a sua empresa e resolvido viajar o mundo. Disse que não suportava mais a vida na cidade de São Paulo, nem uma vida, na percepção dele, sem sabor, sem viço. Ele queria mais. Sempre quando vejo alguma mensagem dele está implícito que um dos motes principais da vida dele é "dessa vida só se leva a vida que se leva". Isso foi em 2007. Em 2015, ele ainda continua viajando. Mês sim, mês não, vejo uma postagem dele em alguma festa na Tailândia (essas festas dão o que falar...). Nunca mais o vi pessoalmente. Muito provavelmente a vida que ele vem levando não me satisfaria, mas essa é a beleza da vida e dos encontros humanos.  O breve encontro em uma noite fria ao Sul da Polônia, a possibilidade de trocar algumas idéias naquela noite foi algo muito bacana, algo que dificilmente aconteceria se eu estivesse na minha cidade, na mesma rotina. É algo que eu sempre lembrarei, pois faz parte do que eu sou, das minhas experiências de vida, daquilo que define o que é o SOULSURFER. O que sou eu se não as minhas experiências, como eu vivi a minha vida?

Sempre quis embarcar numa longa jornada, e finalmente esse dia chegou. Não sei como irei reagir a uma aventura dessas.  Não sei se será ano ou anos na estrada. Só sei que uma leve ansiedade começou a bater há alguns dias. Não é um processo fácil. Vende carro, aluga apartamento, passa diversas procurações para cuidar dos meus interesses aqui. Além do mais, planejar uma viagem dessas não é moleza, será que dá para passar na Mongólia em março ou é muito frio? Como será surfar nas poderosas ondas de FIJI, ou será que vou conseguir dirigir uma Campervan na mão inglesa na Austrália e Nova Zelândia? Não sei a resposta para nenhuma dessas perguntas. O que eu sei é que vou me aventurar e me entregar às surpresas que a vida possa oferecer. Fico contente de poder ter uma companheira que está disposta a embarcar na mesma aventura.

Aliás, por falar em aluguel de imóvel físico, vou conseguir a fantástica quantia de 0,25% líquido por mês de aluguel ou 3% aa. E tem pessoas que ainda falam que FII pagando 11/12% aa com a possibilidade de se fazer, por meio de uma carteira bem balanceada, uma diversificação absurda em centenas de imóveis é um mico. Vai entender. Aliás, agora lembrei que no meu segundo artigo desse blog eu deixei claro qual era um dos meus grandes objetivos.

Com qual dinheiro? Com a minha poupança acumulada. Esse é um objetivo financeiro bem particular meu, outras pessoas podem ter outros. Como vou me manter? Já disse aqui em algum artigo que eu já tinha Independência Financeira. A mesma foi aumentada com os meus retornos em negócios imobiliários.  O que eu precisava era apenas foco e confiança no que estava fazendo, e esses últimos três anos me deram isso.

Eu espero continuar escrevendo nesse blog. Foi e tem sido uma grande experiência. Não sei se conseguirei por alguns meses, mas quem sabe em algumas semanas não escrevo alguma coisa. Caso eu não o faça, desejo tudo de bom aos outros blogueiros, aos amigos que escrevem aqui sem ser blogueiros e as pessoas que leem e não escrevem nada. Espero que possam alcançar os seus objetivos sejam eles quais foram:)

Sempre que olhava esse mapa no meu escritório, minha imaginação às vezes voava. Chegou a hora. Duas mochilas, três pranchas e um desejo imenso de viver.


Um enorme abraço a todos!

51 comentários:

  1. Soul,
    Parabéns por iniciar uma nova caminhada em sua vida.
    Já que você vai passar pelas ilhas Fiji, Austrália e possivelmente o Havaí, faz um apanhado se possível para ver quais desses lugares são melhores para passar um tempo, de alguns meses :)

    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Estagiário, pode deixar.
      Depois do frio do Canadá, se eu fosse você me jogava é para Califórnia:)
      Abraço!

      Excluir
  2. Olá Soulsulfer

    Boa viagem! Estaremos aqui esperando as suas postagens nos contando a sua incrível experiência nessa volta ao mundo.

    Abs
    CWhiteSox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande WhiteSox!
      Parabéns pelas postagens, você evoluiu enormemente nesse último ano. Obrigado, amigo.
      Abraço!

      Excluir
  3. Boa viagem , suas reflexões sobre a vida farão falta . Abraco

    ResponderExcluir
  4. Maravilha, não é uma viagem isto, mas uma jornada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, uma grande Jornada. Vamos ver o que me aguarda.
      Abraço!

      Excluir
  5. Boa viagem e aproveite bastante.
    Quem sabe você não cria um blog relatando suas aventuras de viagem?
    Abraços,
    Jeca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega.
      Pensei no assunto. Infelizmente, eu não sei mexer direito e nunca fui atrás (preguiçoso eu fui nesse aspecto). Nem melhorar o meu blog eu consegui. Queria ter um Layout melhor como o do Rover, mas todas as vezes que tentei não deu certo.
      Abraço!

      Excluir
  6. Ah, diga aí qual é o roteiro ou, pelo menos, os destinos planejados...
    Jeca

    ResponderExcluir
  7. Claro que precisa continuar postando Sô, uma jornada destas precisa de registro!
    some não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, UB!
      Sabe que o tenho em alta estima, principalmente depois que trocamos alguns e-mails e vi o cara bacana que você é.
      Vou tentar, vai que seja que nem o seu sabático da internet de uma semana? hehehe
      Abraço!

      Excluir
    2. kkk, meu sabático tá difícil sair do papel...
      Obrigado e abraço!

      Excluir
  8. Hey Soul!

    Boa viagem! e se puder, conte-nos essa experiência!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, IInglês.
      Valeu cara!
      Grande abraço e sucesso nos investimentos.
      Abração!

      Excluir
  9. soul,

    teu blog é fantastico... nao abandone este trabalho, poste algo de vez em quando.
    abração e boa viagem

    ResponderExcluir
  10. Fala Soul! Cara, eu estou meio afastado da web nesse ano, mas sempre consigo dar uma lidinha aqui em seus excelentes posts!

    Desejo a vc uma grande viagem e se tiver alguma dúvida dentre os lugares que fui, estou aqui para lhe ajudar!

    Continue escrevendo por aqui sim, assim que der!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, André!
      Prazer revê-lo amigo:)
      Sim, vi que seus posts rarearam. Pode deixar, tenho o seu e-mail e se precisar entro em contato.
      Obrigado pelas palavras de incentivo.
      Abraço!

      Excluir
  11. Parabéns pelos 3 anos de liberdade, é isso aí. Você é uma voz bem diferente da maioria da blogosfera, por isso mesmo muito valiosa, já que agrega valor aos demais.


    Em relação ao blog, pode-se usar a internet em qualquer lugar do mundo. Logo pode mostrar fotos bacanas de todos os lugares surfados, isso vai inspirar outros a fugirem do " hospício" chamado serviço público...

    Por último, espero que aproveite bastante e mantenha contato pelo menos uma vez por mês.

    Abs,

    Carioca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carioca.
      Claro, por isso acho que continuarei escrever. Vou tentar, espero que consiga.

      Abraço!

      Excluir
  12. Fala Soul. Boa Viagem. Queria muito fazer uma igual.

    Você tem medo de quando voltar ter perdido certa empregabilidade na sua area. Sou de TI e um ano fora ou dois fariam boa diferença, ou as vezes é só preocupação barata minha mesmo.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega. A preocupação é pertinente. Infelizmente, no Brasil não temos a mesma sorte de um Australiano (é muito normal lá fazer esse tipo de viagem) de ter sempre um emprego razoável garantido.
      Cada um deve refletir sobre a vida, sobre o que quer, o que faz feliz, e baseado nisso tomar as suas decisões.
      Abraço!

      Excluir
  13. Parabéns SoulSurfer,

    Saiba que seu blog foi muito importante para mim, reforçando algumas convicções, crenças e objetivos meus. Compartilhamos muito em comum. Um dia ainda quero encontrar conitgo pessoalmente e bater papo. Ou pegar umas ondas. Grande abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Galo da Comarca.
      Seria um prazer amigo, quem sabe um dia. Já conheci uma pessoa que acompanha o blog e foi bem bacana.
      Abraço!

      Excluir
  14. Parabéns soul, acompanho seu blog há algum tempo e aprendo muito aqui. Espero continuar tendo a oportunidade de ler seus textos, que por vezes fazem eu evitar errar naquilo que o tempo ainda não me ensinou. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras, Tiago.
      Agradeço mesmo.
      Abraço!

      Excluir
  15. Sucesso! Inveja boa viu, logo logo meu dia chega também.
    Se o Kelly compete profissionalmente com mais de 40, acho que vou ter condições de fazer um free surf com uns 38.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Surfista, a musculação ajuda os "coroas" como nós, a continuarem a fazer vários esportes. Procure um personal training se vc não saca nada de maromba, ele é capaz de te dar um treino para longevidade no esporte.

      Excluir
  16. Soul, pode colocar posts sobre as praias, sobre a comida do local, o povo etc.

    Além disso, se puder aprender como funciona as bolsas locais, pode também mandar umas dicas de investimento no exterior,rsss


    Agora, sério , se vc já tem a IF, pode curtir mesmo,dá para passar 3 anos economizando e 3 anos surfando, uma rotina "sofrida".....

    O dinheiro é uma ferramenta, cabe a nós a boa utilização.

    Abs,

    Carioca

    ResponderExcluir
  17. Que bacana, Soul !!! Parabnes por concretizar essa grande empreitada. Isso é realmente um projeto muito grande para uma vida. E mesmo os 60 paises que voce já conhece, te coloca entre uma minoria de pessoas que se interessam por outras culturas.

    Eu estou planejando a mesma coisa - um periodo para viajar e conhecer o mundo no espirito mochileiro, conhecer pessoas, costumes e lugares.

    Por favor, va contando para gente as curiosidades e costumes dos lugares que voce for conhecendo. Sempre é uma boa oportunidade de motivar ainda mais as pessoas a abrirem um pouco mais a cabeça e e tentar entender um pouco mais como vivem as outras pessoas.

    Boa viagem e um grande abraço !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Executivo!
      Sim, eu vi, até comentei quando você escreveu isso.
      Planeje-se que é perfeitamente factível. Espero que adapte-se bem ao seu novo trabalho e desejo tudo de bom para você.
      Abraço!

      Excluir
  18. Olá Surfista!

    Desejo-lhe sucesso e aprendizado nessa nova jornada. Certamente, viajar é uma das experiências mais marcante na fugaz e fútil vida do ser humano. Esse ano eu decidi aportar um pouco menos e vou fazer algumas viagens. Vou escolher um canto do Brasil e um país da América do Sul mesmo, possivelmente o Peru. Não tenho o espírito de mochileiro, mas estou com vontade de engajar na prática de mongering com força total.

    Um abraço e vida longa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Troll!
      Peru é um país alucinante, tem diversão para todos os gostos.
      Não precisa ficar em albergues, ou viajar com mochila, para ter experiências bacanas em viagens. O que importa, como tudo na vida, é a atitude.
      Espero que aproveite esse ano, grande abraço!

      Excluir
  19. Fala Soul,
    Como fica claro nos comentários, seu blog e posts são bem relevantes para diversas pessoas. Tu és um cara difefenciado que muitos não tem o privilégio de conhecerem nos seus dia-a-dia. A mídia e os filmes nos bombardeiam com vazias promessas de felicidade através do consumo, e considero que és uma excelente influência, pois também foca no apreço ao conhecimento e cultura. Tens o foco e interesses mais profundos. Além de ser muito educado e tratar todos de forma muito respeitosa e sempre muito poderado nos seus comentários. Resumindo acho que és uma influência muito positiva para muitos que acompanham o seu blog e me junto ao coro para que não pare com as suas postagens.
    Ainda não nos conhecemos pessoalmente mas já te considero um amigo. Quem sabe não nos encontramos no ano que vem (ou antes) quando iniciarei a minha grande viagem. És um exemplo para mim e te admiro também pela sua coragem de largar um emprego de alta remuneração e grande estabilidade. São pouquíssimos que fazem isso no Brasil.
    Grande abraço e boa viagem!!
    Green Future

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, se o trabalhador da iniciativa privada sofre, é preciso fazer passeatas pedindo mais direitos.

      Agora se um servidor pede uma licença sem vencimentos, ele não dá um centavo de prejuízo ao Estado ou à Sociedade.

      Excluir
  20. Fala soul


    Muito feliz aqui por saber que finalmente vc vai realizar o seu desejo tão esperado e planejado. Estou vivendo aqui em SP como seu amigo Edu, mas logo mudarei isso também. Muita sorte, boa viagem e divirta-se, you earned it.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roger,
      Valeu amigo. Com certeza irá conseguir, você é disciplinado e sabe separar bem as coisas que são úteis das que não são. Tenho certeza que irá conseguir alcançar o seu objetivo.

      Abraço!

      Excluir
  21. De acompanhar teu blog, teus textos, insights e visão de vida, naturalmente nos sentimos muito proximo do escritor, e me traz grande admiração por seus valores... Saber que está indo atrás do seu sonho me traz um desejo genuino de que ocorra o melhor pra ti nessa jornada... Fico aqui muito feliz em saber dessa nova etapa.... Continue publicando e saiba que seus escritos sempre adiciona algo de bom..... Vá com Deus...

    Marley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Marley. Fico feliz com as suas palavras. Grato!
      Abraço

      Excluir
  22. Olá Soul,

    Desejo sorte em sua aventura!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Soul, segue o link para vc ver sua foto. Boa viagem! Plunct, Plact, Zuuum… pode partir sem problema algum…
    http://heavymetalinvestimentos.blogspot.com.br/2015/04/valor-atual-da-carteira-heavy-metal.html#links

    ResponderExcluir
  24. Vai nessa! Vai ser feliz!

    www.ricodinheiro.com.br

    ResponderExcluir
  25. Show de bola soul!
    Desejo te boa sorte na tua jornada ;)
    Tenho certeza que será mais do que proveitosa, afinal pelo que dá para perceber nas suas postagens, viver é algo que você sabe fazer muito bem!
    E sobre a felicidade, não precisamos de muito para sermos felizes. Eu tenho sorte, por sempre ter conseguido ser feliz, mesmo com pouco. Por vezes, eu ficava conjecturando, que por alguma combinação complexa de influências das minhas experiências que tive na vida, meu eu conseguiu perceber desde cedo, que dá para ser feliz no presente.

    No mais! Uma vez ou outra se der faz uma postagem sobre essa sua jornada ;)

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Investidor Insano!
      Grato pelas palavras, amigo.
      Realmente, não precisamos. É fácil falar, mas às vezes um pouco difícil fazer. Cabe a nós colocar em prática nas nossas vidas.
      Abraço!

      Excluir
  26. Olá Estudante Sofrido,
    Não li não. Valeu pela dica. A arte de viajar, o nome atrai!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir