quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

VENEZUELA - PARA MUITO ALÉM DO CHAVISMO

               Para Ver a nova versão desse artigo, acesse o novo site:

https://mundosoul.com/venezuela/

28 comentários:

  1. Show de postagem! Gostei bastante, foi uma aventura e tanto a viagem.
    Sobre o povo da Venezuela penso que são simpáticos e gregários, isto é, gostam muito de estar em contato com outros.
    Diferente dos áridos países árabes que também tem muito petróleo, a Venezuela teria todas as condições de ser um grande produtor agrícola, mas desperdiça todo esse potencial e fica muito dependente de alimentos que vem de fora. Incompetência do governo, que é muito radical nas suas medidas econômicas e afasta fábricas que poderiam produzir aquilo que o país precisa.
    Investir mais no turismo também poderia deixar o país um pouco menos dependente das receitas do petróleo.
    por fim, dá uma forcinha pra quem não entende inglês como eu e traduza a frase do jornalista do Guardian que você citou acima...valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, IB!
      A Venezuela poderia ser a Noruega da América do Sul. Infelizmente, não foi assim que as coisas aconteceram para esse país.
      Talvez seja um exemplo da "doença holandesa", onde um recurso natural que poderia ajudar um povo e uma nação, na verdade atrasa o desenvolvimento. Eu talvez acho que não seja tão simples, pois se olharmos o PIB PER CAPTA venezuelano é maior do que o Brasil que é considerado um país de renda média alta. Logo, a Venezuela não está tão ruim como países africanos que descobriram diamante, ouro ou até mesmo petróleo e caíram em guerras civis sangrentas com níveis de desenvolvimento humano baixíssimos.
      Opa, fiz uma tradução literal no próprio texto, peço escusas pela omissão.
      Abração!

      Excluir
  2. Muito triste o que aconteceu com a Venezuela, um dos países com as mais belas paisagens naturais do mundo e sentado sobre as maiores reservas de petróleo do planeta imerso na miséria por causa de um governo que tem o objetivo de se perpetuar no poder.

    Um colega meu trabalhou na Venezuela por um ano e voltou ao Brasil em Junho de 2014, a situação estava, realmente, muito pior do que em 2011, há escassez total de produtos. Ele conta que os brasileiros criaram um grupo no Whatz para trocarem informações sobre onde achar produtos como papel higiênico e leite, pois esses produtos sumiam muito rápido das prateleiras e quem não enfrentava as filas desde a madrugada só conseguia comprar nos empórios, onde o preço era três vezes maior que nos mercados.

    A eleição lá foi uma fraude total, muitas cédulas que votavam no Capriles foram destruídas e muitos eleitores do Maduro votaram mais de uma vez, no final da apuração o resultado foi Maduro 51% X Capriles 49%.

    Só uma dúvida, foi meu vídeo das três mentiras do Chávez que desencadeou o post?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Land. Creio que deve ter piorado muito mesmo. Como disse, o câmbio negro era de 1 para 8 em 2011, hoje está em 1 para 50, então dá para perceber que em três anos a cobra fumou por lá.
      Interessante o seu relato. Há várias explicações sobre o ocorrido em artigos do Mises, pois a Venezuela é um prato cheio para artigos de libertários, e todos eles, pelo menos os que eu li, com fundamento e com ótimas explicações sobre o funcionamento da economia e por qual motivo a economia degringolou.
      O governo da Venezuela fez e faz muitas coisas que só poderiam resultar no caos econômico que hoje eles se encontram. Porém, mesmo com todos os problemas, o apoio ao chavismo talvez continue, pois a vida dos venezuelanos mais pobres na década de 90 era muito ruim mesmo. Eu creio que Maduro é um líder muito fraco, e que o regime está colapsando. Espero apenas que colapse sem levar o país para o precipício de uma guerra civil.
      Sim, o resultado foi apertado. Bom, ai eu não poderia saber, eu não me lembro da comunidade internacional ter se posicionado que a eleição teria sido fraudada. Geralmente, há inspetores internacionais. Mas é possível que possa ter ocorrido.

      Olha, eu não vi o seu vídeo, vou passar no blog para dar uma conferida. Apenas senti vontade de escrever sobre essa viagem, é bom relembrar e aqui serve como um diário de viagens para mim.
      Eu não tenho a menor dúvida que se procurarmos vamos achar muito mais do que três mentiras do Chávez hehe
      Abraço!

      Excluir
  3. Passando só p/ lhe desejar ótimas energias neste ano que se inicia Soul Surfer, depois eu volto p/ ler essa postagem... rsrsrs Grande Abraço !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Investidor Zé Ninguém!
      Obrigado amigo, desejo o mesmo para você e família!
      Abraço!

      Excluir
  4. Excelente soul!!! Nada como vermos com nossos próprios olhos e termos a nossa própria opinião sobre determinados assuntos/lugares. Nada é tão ruim Qto parece nem tão bom qto querem fazer parecer. A dicotomia da vida atual muitas vezes dificulta reconhecer as diversas nuances que existem no mundo.
    Sim, los roques é um paraíso do kitesurf ! E kitesurf é um esporte que vale a pena aprender. Não vai te arrepender !! Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo!
      Sim, estou bem inclinado a aprender. Quando entra o maral poder se divertir fazendo Kite, ou ir para Los Roques fazer Kite deve ser muito bom mesmo.
      Abraço!

      Excluir
  5. Linda viagem Soul! Tenho certeza que foi animal! Compartilho essa sua forma de viajar e fico contente por ter uma companheira que topa tudo isso também. O único problema é que ela tem somente férias uma vez ao ano hehe

    Sobre a impossibilidade de o Brasil virar uma Venezuela, eu concordo com suas observações, mas coloco um ponto a mais para análise. Seu pensamento se baseia com o que temos hoje. Com as instituições de hoje. O desafio é ao menos tentarmos manter essa estrutura e não piorarmos. Em 2002 na Venezuela ninguém acreditava que isso iria acontecer também. Mas depois do golpe, Chavez radicalizou e depreciou as instituições. Aqui estamos lutando contra isso. Se depender do PT, ocorrerá o mesmo. Os decretos 8243, a lei da mídia, a reforme política, o inconformismo perante os juízes do STF (e vêm novas nomeações por aí) são sinais da implantação de tais condições. O duro é ter de contar com o PMDB para que isso não ocorra...

    Abração!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, André! Valeu, é verdade. Quem sabe um dia não nos encontramos em alguma viagem dessas?

      Veja, eu disse que não vejo muita possibilidade no curto/médio prazo (próximos cinco anos). Porém, é evidente que se plantarmos sementes ruins, se não cuidarmos de nossas instituições, é possível que possamos enfraquecê-las, sim. Contudo, eu vejo nossas instituições se fortalecendo e não o contrário. O Trabalho feito pelo MPF e PF, e do Juiz Sergio Moro, é digno de nota. A Polícia Federal é subordinada ao Ministério da Justiça que é subordinado ao chefe do executivo. Sendo assim, a Polícia Federal estar atuando dessa maneira autônoma e incomodando o partido que está no poder é um ótimo sinal da vitalidade das nossas instituições. Creio que isso nunca iria ocorrer num país como a Venezuela Atualmente.
      Mas, devemos ficar atento. Você faz um bom trabalho de escrever sobre o tema e refletir a respeito. Há pessoas fazendo isso em alcances maiores. Não somos tão estáveis como países desenvolvidos, mas em 25 anos de regime democrático nossas instituições, ao menos para mim, mostram sinais de solidez e evolução.

      Abraço!

      Excluir
    2. Entendo seu ponto Soul, mas acredito que isso ocorre apesar de todas as dificuldades que o grupo no poder impõe. É isso que precisamos defender. Eles estão tentando tirar mais da nossa ainda débil (comparada à países desenvolvidos) vitalidade institucional. Veja esse link: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/em-dez-anos-investimento-na-pf-cai-quatro-vezes/

      Abraço!

      Excluir
    3. Olá, André. Então, como convivo com isso, não creio que a PF esteja se enfraquecendo, muito pelo contrário, e isso é patente não só nos ganhos dos delegados e agentes, mas como nas novas instalações da PF pelo Brasil afora. Os prédios da PF estavam caindo aos pedaços e hoje, pelo menos em capitais, são bem melhores. Talvez o grosso do investimento tenha sido nisso (mas não faço ideia, é apenas um chute). Agora a eficiência da PF aumentou e muito no governo do PT e isso é inegável. Não é despicienda, apesar de ser uma instituição independente, que na época do FHC, a alcunha "engavetador-geral da União" tinha a sua razão de existir. Portanto, em relação à polícia não acredito em retrocessos, muito pelo contrário.

      Abraço!

      Excluir
    4. Mas vc acha que os dados mostrados no link não são verdadeiros? A PF até pode estar mais eficiente, mas isso "apesar" da restrição orçamentária nos últimos anos e não "por causa" dela.
      O ponto que quero chegar não é só "se" a PF está melhor ou não, mas o "porquê" e o quanto isso tem relação com o governo nos últimos anos ou não.

      Excluir
  6. Olá Soul,

    Obrigado por compartilhar essa experiência conosco. Desejo um feliz 2015 a você!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, IL!
      Grato amigo, desejo o mesmo para você!
      Abraço!

      Excluir
  7. Fala Soul


    Excelente. Um retrato da Venezuela que eu não conhecia. Eu não conheço a Venezuela e também não conheço a Colombia, apesar de ter chegado perto, quando visitei Quito.

    Eu conheço um venezuelano que agora mora nos EUA. Quando tive a oportunidade de conversar com ele, ele disse algo muito semelhante ao que vc disse aqui. A população mais pobre da Venezuela apoiava o Chaves e agora apoia o Maduro. Por incrivel que pareça, mesmo com todas as dificuldades que esse governo socialista causa ao povo de todas as classes. É a situação que temos aqui no Brasil, com a população mais pobre do nordeste sendo curral eleitoral do PT e prejudicando a si e todo o resto.

    Eu gostaria muito de visitar esse parque Los Roques. Minha namorada que achou esse atol pesquisando viagens baratas e me mostrou uns tempos atrás.


    Fica nos planos, assim como algum dia ver as Angel Falls de perto. Viajar vai ficar em quinto plano pra mim esse ano. Preciso poupar para o plano de fuga.

    Vc citou os sherpas cara, até deu uma dor no coração em lembrar que em Abril eu poderia estar lá aos pés do grandão, com falta de ar e dor de cabeça. ahahah

    Ótimo artigo, gostei muito. Começou vem 2015.


    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rover! Valeu amigo.

      Eu acho que sempre devemos procurar compreender e entender pessoas que pensam e agem de maneira diferente. Assim, eu realmente aprecio opiniões diversas da minha quando bem fundamentadas. Por isso, achei bem interessante achar aquele artigo do The Guardian sobre a Venezuela de uma perspectiva diferente da minha. Por qual motivo há um apoio popular tão forte ao chavismo? Podemos responder: "Ah, populismo". Pode ser uma resposta, mas não creio que ela consiga capturar toda a complexidade da situação. Pois, apenas do ponto de vista racional, se você é miserável e a sua vida melhorou sobre um determinado regime, diz o bom senso que você apoie o regime atual. Logo, eu creio ser importante termos as mais diversas visões sobre os assuntos, pois assim podemos entendê-los de uma forma melhor, bem como estaremos melhor preparados para combater nossos oponentes (e aqui a palavra oponente não tem uma conotação negativa para mim).

      Você iria adorar Los Roques, um ótimo lugar para se levar a mulher. A próxima vez quero fazer scuba dive lá e kitesurf (se eu conseguir aprender:))

      Ainda conhecerá esse extraordinário país que é o Nepal. Um lugar bem especial na terra, com um povo muito amável.

      Obrigado pela visita!

      Abraço!

      Excluir
  8. Nossa que legal! Tenho que me preparar melhor fisicamente para fazer esse tipo de ecoturismo. Quanto a questão política, acho que é comum essa melhora especialmente na pobreza extrema após uma estatização mas essa melhora só funciona no curto prazo porque no longo prazo o país fica com o filme muito queimado com o mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá estudante!
      É, parece que no longo prazo, certos modelos provocam mais voos de galinha, do que desenvolvimento sustentável.
      Abraço!

      Excluir
  9. Bela paisagem, triste país… Este é o futuro de todo país guiado por canalhas populistas. Conseguiram deixar a população da Venezuela pobe como um todo. Ricos, só os do "gobierno bolivariano". Feliz 2015! (o até isso aqui virar uma… Venezuela!).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Heavy!
      Obrigado, amigo para você também.
      Esperemos que a situação não degringole por aqui.
      Abraço!

      Excluir
  10. Parabéns, Soul, mais um texto bacana. Apesar de ser preguiçoso e querer fazer turismo bem BARATO nas praias do Brasil mesmo, achei bacanao seu texto.

    Outra coisa a dizer é que foi esclarecedor sua análise da situação política venezuelana, em geral nós apenas vemos as mentiras e o marketing da VEJA e da Globo.


    ResponderExcluir
  11. Feliz ano novo.

    Estive na Venezuela em fev de 2012.

    Evitei ficar em Caracas. Fomos direto para Los Roques e depois para Canaima. Não cheguei a ir para o monte Roraima.

    Tive que dormir apenas uma noite em Caracas porque não conseguimos adiantar o voo.

    Gostei muito da viagem. Especialmente Los Roques.
    Visitamos várias ilhas. Uma ilha tinha uns 30m por 15m. Ficamos lá umas 2h. O pessoal ficava em volta dessa ilha fazendo Kite surf. Quase fui atropelado. Pensei em fazer aula lá, mas tava mto caro.

    Passou por baixo da cachoeira em Canaima? E o barco era de tora de árvore?

    Em Caracas tinha muita gente querendo tirar vantagem por sermos turistas. Sinistro. Logo que saímos do avião os guardas do aeroporto nos abordaram para trocar dólar.
    Outra coisa que achei diferente (para mim que sou do sul) é que a polícia (acho que era exército mesmo) anda de fuzil. Tinha gente com fuzil dentro do aeroporto.

    E essas suas fotos de costas? Já planejava criar o blog como anônimo?

    Abraço
    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz ano novo também.
      Hum, nenhum guarda me abordou para trocar dólar e eu com certeza não faria isso. Qual cachoeira especificamente falando? Em vários países é normal guardas ou o exército transitar nos aeroportos com fuzil, no Nepal lembro-me que passei por cinco revistas antes de pegar o voo para a Índia dentro do aeroporto.

      Valeu pelo relato, abraço!

      Excluir
    2. Uma das cachoeiras que fica perto das pousadas perto do mini aeroporto.
      Tem uma pequena represa lá tb.

      http://s30.postimg.org/6y1druisx/CIMG0354.jpg
      http://s30.postimg.org/s554fuvg1/CIMG0360.jpg
      http://s30.postimg.org/mr6c8b5pt/CIMG0362.jpg
      http://s30.postimg.org/9qulbvj5d/CIMG0380.jpg
      http://s30.postimg.org/404ey5b5d/CIMG0384.jpg

      Eduardo

      Excluir
  12. Mais uma grande viagem e um belo relato, Surfer!
    Muito bacana o trekking. Esses "perrengues" são as melhores histórias.
    Tava com físico em dia hein, 14 horas de trilha depois de dormir tantos dias em barraca não é pra qualquer um hahahha Minha coluna já deu ruim por bem menos que isso.
    Um dia marcamos de fazer alguma trilha bacana

    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Poeta!
      Acho que pelo contrário, se tivesse bom não despencaria no final do dia...hehe
      Claro, onde você mora tem inúmeras trilhas que quero fazer um dia..
      Abração!

      Excluir