terça-feira, 16 de maio de 2017

SURPREENDENTE, OU NÃO? AGRADECIMENTO PELOS 500 MIL ACESSOS. SORTEIO DE LIVROS

 Olá, colegas.  Uau, quase três anos e meio de blog, sendo que dois deles estava no exterior numa viagem. Nos próximos dias, o blog chegará a 500 mil acessos. Muito menos do que outros blogs, muito mais do que imaginava quando comecei esse espaço. Acho que é um marco importante para que eu possa talvez fazer algo um pouco mais elaborado. Uma decisão que venho procrastinando, mas observando exemplos  como do meu amigo Alexandre do site Abacus Liquid, sinto que seria legal produzir um espaço virtual mais ajeitado.

   Pessoas muito inteligentes, e sábias, dizem que a gratidão é o elemento central para termos uma vida feliz e equilibrada. É a mais pura verdade. Quando me sinto grato, e quando expresso essa gratidão, sempre estou tranquilo e conectado ao momento de uma maneira bem intensa. Portanto, obrigado a todos pelos acessos. Pelos comentários elogiosos, pelos comentários críticos que me fizeram e fazem melhorar os meus textos. Só tenho a agradecer de coração.

O TEXTO

 Bom, vamos ao artigo. No domingo, escrevi em menos de 10 minutos um brevíssimo texto, citando uma passagem de um autor provavelmente desconhecido para a grande maioria. Esse foi o teor do artigo:


"Estava lendo alguns textos sobre economia, livre mercado, liberdade e escola austríaca de economia. Ao pesquisar na internet, deparei-me com a seguinte citação de um pensador da década de 60. Ele escreveu isso em 1964, no apogeu da guerra fria, onde não se tinha claro o fracasso que viria a ser o regime comunista soviético. Cito o texto:


'A democracia ocidental tornou-se estéril, a tal ponto que vem tomando emprestados elementos dos sistemas do bloco oriental, principalmente no tocante ao sistema econômico, sob o nome de socialismo. O mesmo ocorre no bloco oriental. Suas teorias sociais, das quais a principal é o marxismo, inicialmente atraíram não somente muitos seguidores no mundo oriental, mas também no ocidente, por ser um estilo de vida baseado numa crença. Hoje, o marxismo foi derrotado no plano das ideias, e não será exagero afirmar que nenhuma nação do mundo é verdadeiramente marxista. De maneira geral, essa teoria está em desacordo com a natureza e as necessidades humanas. Essa ideologia só prospera em uma sociedade degenerada, ou forma de ditadura prolongada. Atualmente, porém, mesmo nessas circunstâncias, seu sistema econômico materialista vem fracassando, embora tenha sido a única base de sustentação de sua estrutura. A Rússia, líder dos países comunistas, vem sofrendo com a escassez de alimentos. Embora na época dos czares a Rússia produzisse superávits de alimentos, hoje tem que importar alimentos do exterior, e para isso, vender suas reservas de ouro. O principal motivo dessa situação foi a falência do sistema de propriedades agrícolas coletivas, ou, em outras palavras, o fracasso de um sistema que vai contra a natureza humana.'


  O que acharam dele, prezados leitor?  Gostaria de ouvir a opinião dos leitores sobre o que está escrito no texto. Simpatizaram com as ideias do curto texto e com o seu autor, ou não? Vou além, acaso as pessoas que concordem com o que está escrito no texto, você acha que o autor, do ponto de vista ideológico, é alguém mais confiável do que alguém que se diz socialista do ponto de vista político? Se sim, por qual motivo? O autor do texto produzido na década de 60 teria antevisto o "marxismo cultural" e o globalismo?

 Com base nas respostas, se houver alguma, construirei outro texto em complemento a este.”


AS RESPOSTAS E O MOTIVO DE ALGUMAS COLOCAÇÕES - FAMILIARIDADE E EFEITO HALO


  Os que conhecem um pouco mais os meus textos, sabem que tenho um grande interesse por saber como o nosso cérebro toma decisões, ou como nós observamos e apreendemos o mundo enquanto seres humanos. Eu creio que entendermos a nossa biologia, e estudar como o cérebro funciona é exatamente isso, é central para entendermos o que pensamos e o que fazemos. É uma área que apenas cresce dentro da ciência, e eu a acho fantástica.

 Nosso cérebro toma muitas vezes alguns atalhos mentais, muitas vezes não-racionais, para lidar com as informações que chegam do mundo exterior. Há inúmeros deles, e alguns já foram abordados em textos deste site.

  Um deles é conhecido como efeito da familiaridade. O que é isso? Nós costumamos dar mais crédito a quem é de alguma maneira familiar com nós mesmos. Por isso, um bom vendedor vai tentar ao máximo construir uma narrativa que o torne familiar a um possível comprador. “Sim, eu conheço aquele bar que você frequenta, puxa, na verdade tomei um porre daqueles lá há uns dois anos”.  Qualquer coisa que traga alguma familiaridade é uma vantagem imensa para quem está tentando passar alguma ideia. Não é à toa que políticos em tempos de campanha tentam se parecer familiares com boa parte dos eleitores, mesmo que muito provavelmente seja apenas uma grande encenação.

 Com isso em mente, respondo a um dos comentários feitos no artigo:

"Mais uma coisa, como vc achou isso na internet pesquisando sobre "economia, livre mercado, liberdade e escola austríaca de economia”?

  Prezado comentador, tentei, talvez de uma forma frustada, criar um ambiente de familiaridade. Por qual motivo? A esmagadora maioria dos leitores desse espaço são pessoas que de alguma maneira ou outra se sentem confortáveis com textos sobre livre mercado, liberdade, etc. Se eu dissesse quem o autor realmente era e sobre o que estava pesquisando, a repulsa muito provavelmente seria imediata.

  Isso me leva a outro comentário. 

"- Não conheço o autor, vou simpatizar com ele só por um texto? As ideias no texto são boas de um modo geral. O autor pode ser um imbecil, mas ter acertado em um texto.
Vou além, acaso as pessoas que concordem com o que está escrito no texto, você acha que o autor, do ponto de vista ideológico, é alguém mais confiável do que alguém que se diz socialista do ponto de vista político? Se sim, por qual motivo? O autor do texto produzido na década de 60 teria antevisto o "marxismo cultural" e o globalismo?
Não entendi a relação. É depositar muita confiança por tão pouco. Até o Molon da Rede já falou algo relacionado que o Estado não precisa ser dirigista na economista. O presidente do Plano Real falou que continuava marxista. Falar e fazer algumas corretas do ponto de vista econômico não elevam ninguém a um 'ser confiável'. De novo, sobre marxismo cultural e globalismo, não entendi a relação. Alguém parece está tentando confirmar suas crenças."


 Este comentador em específico não foi afetado pelo o que os cientistas chamam de Efeito Halo. Talvez porque o meu exemplo não foi muito bem construído. Talvez porque as pessoas desconfiaram que poderia ter alguma coisa por trás. Ou talvez porque o comentador saiba minar o efeito halo, o que seria algo muito bom para ele.

 Mas o que é o efeito halo? O efeito halo nada mais é do que assumir que a característica positiva ou negativa de uma pessoa num determinado aspecto se estende automaticamente para outros aspectos da vida. 

 Uma pessoa pode ser bonita. O fato de alguém ser esteticamente bonito não diz muita coisa sobre a sua competência para administrar uma empresa, por exemplo. A pessoa bonita pode ser competente ou não. Porém, estudos após estudos, o efeito halo vem sendo confirmado. Logo, a maioria das pessoas tenderia a achar que uma pessoa bonita é também competente, principalmente se houver algum tipo de comparação com uma pessoa esteticamente não tão bonita.  É claro que se houver indícios de incompetência da pessoa bonita, as pessoas não necessariamente vão associar a sua beleza à competência, mas se elas estivem no escuro (ou seja com pouca ou nenhuma informação), e é como estamos na maioria das vezes que nosso cérebro precisa processar informação, o efeito halo tem uma força enorme na parte inconsciente do nosso cérebro.

 É por isso que dificilmente iremos ver um presidente com alguma deformação física. É por isso que há inúmeros conselhos para se vestir “alinhado" seja no trabalho, seja para conquista sexual. Eu já fui trabalhar de bermuda, uma vez. Imagine a cena: menos de 30 anos, bronzeado de praia, ainda com cabelo loiro, indo de bermuda, uma pessoa aponta "esse é Procurador". É quase certo que houve choque cognitivo e provavelmente ilações sobre a  minha seriedade ou competência foram feitas

  Por isso, um colega meu sempre foi de terno e gravata ao trabalho, sempre. Evidentemente, intuitivamente sempre soube os efeitos que uma vestimenta tem nas pessoas nos diversos contextos sociais, desde cedo, porém nunca dei muita bola.  O que em certas condições pode ter conotações negativas, mas de outro lado não deixa de ser um grande alívio não se importar com isso e saber os motivos pelos quais não me importo.

  O efeito halo está presente nos nossos cérebros. Cabe a nós termos noção disso. Por isso, tentei criar um efeito Halo ao perguntar se o autor seria mais confiável do que alguém dito socialista. Por qual motivo? Porque no texto, o autor faz uma crítica contundente ao socialismo. A esmagadora maioria dos leitores desse espaço possui uma visão parecida. Assim, é bem provável que boa parte dos leitores viu como positivo o texto. Eu quis saber se isso criaria um efeito halo a respeito da confiança. Talvez se fosse melhor produzido o exemplo, eu conseguiria um efeito mais pronunciado.

 O efeito halo é muito interessante em tempos de divisões políticas acirradas. Alguém comungar com a sua opinião se o Lula é o maior bandido da história do Brasil, por exemplo, em nada diz sobre se esta pessoa é um bom pai ou não. Ou se é um bom amigo, ou não. Você pode ter uma pessoa que pensa completamente diferente de você, e ela ser um ótimo amigo. Por seu turno, você pode ter alguém que referende tudo o que você acredita ser verdadeiro no campo da política, e num momento de aperto na sua vida, ela simplesmente dar as costas ou fingir que não o conhece. 

 Por isso, meus prezados leitores, não vamos ter comportamentos agressivos com que pensa diferente, muito menos com amigos.

   Isso me leva para o último comentário que quero abordar:


   "Vc sabe q não dá pra pegar um trecho mínimo da ideia de uma pessoa e perguntar se outra pessoa concorda com as ideias do autor.Num exemplo bem grosseiro, vc concorda comigo: "O ser humano deve viver em paz com seus semelhantes"?

E agora: "O ser humano deve viver em paz com seus semelhantes. Por isso, todo mundo que não tiver a mesma cor de pele que eu deve morrer porque que eles só nos causaram sofrimento"?

  
  O comentador tem razão, porém isso que ele fez é diferente do que foi feito no meu artigo. Isso chama-se simplesmente tirar o texto do contexto para criar um pretexto. Não foi o que aconteceu no texto. Muitas pessoas fazem isso, e realmente pode ser extremamente deletério.

  Veja, por exemplo, uma Fatwa de Osama Bin Laden de 1998, justificando que a morte de Americanos seria albergaria pelo Alcorão: 

 “Isso (matar) está de acordo com as palavras de Deus onipotente ‘E combatei igualmente os idólatras tal qual eles vos combatem` e `Combatei-os até terminar a perseguição e prevalecer a religião de Deus`.

  Osama apenas omite que ele pegou versos de duas suras distintas e fez como que uma nova sura que não existe no Alcorão. As suras são as seguintes:

Para Deus o número de meses é doze, como reza o livro Divino, desde o dia em que Ele criou os céus e a Terra. Quatro deles são sagrados. Tal é o cômputo exato. Durante esses meses não vos condeneis. E combatei igualmente os idólatras, tal como eles vos combate. E sabei que Deus está com os tementes” (Sura 9, 36)

“E combatei-os até terminar a perseguição e prevalecer a religião de Deus. Porém, se desistirem, não haverá mais hostilidades, senão contra os iníquos” (Sura 2, 193)

 E uma sura anterior:

“Combatei, pela causa de Deus, aqueles que vos combatem: porém, não os provoqueis porque Deus não estima os agressores” (Sura 2, 190).

 Portanto, está claro que Osama tirou do contexto as suras para criar um pretexto. Algo que o comentador quis chamar atenção com o seu comentário.  Porém, não foi o caso do autor "misterioso" do texto, pois aparentemente é o que ele pensava sobre o socialismo, isso ainda em 1964. Falar em Osama, versos do alcorão, vem bem a calhar para dizer quem escreveu o texto.


VOCÊ CONCORDOU COM SAYYID QUTB


  O autor do texto, como alguns comentadores descobriram, foi Sayyid Qutb. Quem foi ele? Ele foi um pensador egípcio que teve profunda influência no surgimento dos grupos terroristas islâmicos. Não vou aqui comentar sobre a sua vida e obras, mas é importante realçar que Qutb foi um dos primeiros, e talvez o mais influente, pensador muçulmano moderno a transformar a Jihad (palavra árabe que significa esforço) menor na Jihad Maior, e transformar a Jihad menor numa forma ofensiva.

  A Jihad maior sempre foi entendida como o esforço de cada muçulmano em dominar o ego, os seus erros, e se aproximar cada vez mais da palavra de Deus. É um esforço interno, é uma batalha contra si mesmo. Até aqui nada muito diferente do que Cristãos entendem como o certo a ser feito por uma pessoa religiosa. 

 A Jihad menor, por seu turno, seria o esforço de combater agressores, ou seja um ato de legítima defesa. Jihad menor nunca foi o foco principal do esforço de um fiel muçulmano e ela sempre deveria ser defensiva, pois conforme a Sura 2, 190, Deus não apreciaria agressores.

 Qutb inverteu essa lógica. A Jihad menor seria agora a de maior importância, e a luta poderia ser agressiva, e não apenas defensiva. Isso causa uma reviravolta incrível, pois a conversão para a religião muçulmana, conforme diversas passagens do alcorão, tem que ser sempre voluntária. Com essa nova perspectiva, não, a função de um crente é espalhar a religião para todo o mundo, seja muçulmano ou não. Não preciso dizer que essa é a tônica e a justificativa intelectual de quase todos os grupos terroristas islâmicos atualmente.

 Portanto, Sayyid Qtub foi um homem que influenciou muito a forma como vivemos atualmente, para o mal infelizmente. Qutb, que era um intelectual, passou dois anos nos EUA e foi dessa experiência que ele voltou transformado. Ele criou uma profunda ojeriza pela vida nos EUA, segundo ele os Americanos não tinham senso espiritual algum e suas discussões eram fúteis, pesou e muito o fato dele sofrer certa discriminação no tempo em que viveu na América por ter a pele mais escura.

 Em tempos de textos rasos e sem qualquer base sobre islamismo, terrorismo, que circulam por aí, em tempos onde se houve que a ameaça islâmica é a maior ameaça a Europa, quão surpreendente é saber que a maioria das pessoas, talvez muitas que compartilham algumas visões de mundo citadas nas linhas anteriores, de que elas concordaram com talvez o ideólogo maior que deu origem aos grupos terroristas islâmicos modernos? Será que elas se surpreenderam? Ou não? Será que negariam o fato, dariam de ombros, o que elas poderiam tirar disso?

O QUE VOCÊ PODE TIRAR DISSO?


 Como um comentador disse: "O autor pode ser um imbecil, mas ter acertado em um texto.” Tirando a qualificação subjetiva, ele está correto, e aqui talvez resida uma das atitudes mentais para se ter uma vida mais rica (e não falo apenas no sentido financeiro).

 Podemos ter pontos em comum com as pessoas que menos esperamos. Podemos aprender com as pessoas que menos suspeitamos também. Concordar com alguma opinião de alguém, não quer dizer que concordamos com outras opiniões.  A demonização geralmente é um caminho preguiçoso. O ser humano, e a forma como o nosso mundo apreende as informações, é complexo. O mundo é uma sinfonia de milhares de cores, não vivemos numa realidade onde apenas existe o branco, ou o negro. 

  Se você pode concordar em algo, ou talvez até ser pego refletindo sobre determinada questão, com um intelectual egípcio que nutria desdém pelo ocidente e é um dos ideólogos dos movimentos islâmicos totalitários, será que você não pode encontrar muitas coisas em comum com os seus vizinhos, companheiros de trabalho, ou até mesmo na internet? Será que com isso em mente, não seja mais fácil construir pontes para criar uma vida melhor? Fica aqui a reflexão.


POR FIM, O SORTEIO


  Comemorando a marca de 500 mil acessos, praticando o ato de se desvencilhar das coisas, vou sortear dois livros do escritor português, talvez um dos maiores de todos os tempos em nossa língua, José Saramago. Serão dois livros muito bons “Ensaio sobre a Lucidez” que conta a história de como fica a estruturação política quando a esmagadora maioria dos eleitores vota em branco para as eleições gerais e “Intermitências da Morte” que narra como ficam as relações sociais num mundo onde os idosos não morrem mais.

 E o que é melhor para os meus prezados leitores, Saramago se dizia comunista e ainda por cima ateu. Que jeito melhor de encerrar esse artigo e vencermos nossos medos, vieses, do que lendo um livro de uma pessoa assim? Se há algo deprimente são listas de boicotes de artistas por seus pensamentos políticos. Quer dizer se o vocalista do Iron Maiden for partidário do Trump, um político do qual não nutro simpatias, eu não vou mais escutar as músicas dele? Anh? Faz algum sentido? 


 Os que quiserem participar do sorteio, mandem um e-mail para pensamentosfinanceiros@gmail.com, dizendo apenas o que gosta ou não gosta no meu blog, e o que eu poderia fazer para melhorar. Podem dizer o que bem quiserem, colegas.  Enviarei os livros pelo correio, e colocarei até mesmo dedicatória minha. Quem não quiser mandar e-mail e quiser escrever na aba de comentários, pode ser também. Mas acaso for sorteado, terá que mandar e-mails dizendo para onde quer que eu envie o livro.


 Um abraço a todos!

58 comentários:

  1. Dou o maior apoio à "profissionalização" do seu blog, pois você escreve muita coisa boa e o Blogger não permite organizar isso de uma forma legal.

    Vou ficar de fora do sorteio, primeiro porque já li os livros, segundo porque também estou buscando me desvencilhar das coisas.

    Parabéns pelos 500k!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Madruga!
      Grato pelas palavras de incentivo. Gosto também de suas postagens, algumas são bem criativas.
      Um abraço amigo

      Excluir
  2. Parabens pelos 500 mil acessos, Soul!

    E compartilho da opinião do Seu Madruga. Invista na profissionalização do seu blog. Você escreve muito bem e merece um espaço melhor e mais organizado.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Fala Soul!
    Parabéns pela marco alcançado, sempre é bom comemorar com os próximos as nossas conquistas, afinal, compartilhar as vitórias é a melhor parte de toda batalha.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o homem aí:P
      Valeu, Sr.Abacus! Ontem mesmo estava (re)lendo os seus artigos sobre construir um blog melhor. Estou precisando é arrumar um nome, acho que não tenho muita criatividade para isso, ou talvez tenha, quem sabe.
      Um abraço e sucesso!

      Excluir
    2. rs. a parte mais difícil é conseguir um nome mesmo. mas vc já tem um nome consolidado "pensamentos financeiros", talvez seja o caso apenas de colocar o .com.br, mas se for para deixar o site com uma caráter mais generalista então pode ser que o "financeiros" não se encaixe bem, aí teria que mudar para algo como "pensamentos fora da caixa", rs.
      Abraço!

      Excluir
    3. Cara, quando estava viajando, lembro de duas garotas brasileiras perguntando se eu escrevia sobre a viagem, falei que sim, e elas empolgada para ver o site, quando dizia o nome pensamentos financeiros, foi visível na cara delas a ``brochada`` hehe. Sim, preciso achar algo que tenha relação com finanças, dinheiro, mas que me permita ser mais generalista, como você muito habilmente conseguiu.
      Abs

      Excluir
    4. A gente não quer SÒ dinheiro....com.br

      Excluir
    5. Olha, a ideia é boa, mas o nome, humm, não me parece tão bom assim.
      Abs

      Excluir
    6. bebida-diversao-e-arte.com.br, rs

      Excluir
  4. Parabéns pela marca dos 500K.

    Grande Soul! Sou fã do seu blog e dos seus textos, sempre que venho aqui e leio os seus textos saio uma pessoa melhor.

    Suas experiencias ajudam muito a pensar e refletir sobre nossas atitudes e decisões.

    Forte abraço amigo e muito sucesso.

    Navegar é preciso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marujo! Grato amigo, fico feliz e agradecido com as palavras.
      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Ótimo, Soul. Concordo com o maluco aí sobre aquele texto especificamente. De resto, foi o que aquele anônimo falou. Mas gostei da sua explanação, o efeito Halo pode ser perigoso mesmo.

    Sobre o blog, uma sugestão é, na mudança, deixar blogs relacionados que têm mais proximidade com o seu. Finanças mais comportamentais, imagino, algo mais reflexivo. Finanças como uma parte do todo. Por exemplo, vi que você adicionou recentemente o clube dos poupadores, seria melhor colocar o http://transcendenciafinanceira.com do mesmo autor, tem mais a ver com a pegada do seu blog, mais sinergia. O clube dos poupadores é muito bom também, acho que ainda tem relação com o seu, só esse citei pra dar o contraexemplo do mesmo autor e não citar outros pra nenhum blogueiro ficar ofendido. Faz uma limpa aí, concentração é poder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega. Sim, o clube dos poupadores é um site onde o autor produz textos para a grande "massa" de forma simples, mas com conteúdos muito melhores e abrangentes do que educadores financeiros mais midiáticos.
      Grato pelas sugestões.
      Abraço!

      Excluir
    2. O Clube dos Poupadores é hoje o melhor blog de finanças na internet na minha opinião, muito conteúdo bom ali.

      Excluir
  6. Soul,

    Eu fui o cara que deu o exemplo sobre a humanidade viver em paz, que vc disse que tirei o texto do contexto para criar um pretexto.

    É que o que você fez no texto foi bem análogo ao meu exemplo (que, como falei, foi bem grosseiro). Aqueles parágrafos que vc colocou no texto anterior foram tirados do contexto do resto do texto de Qutb. O parágrafo seguinte é:

    "It is essential for mankind to have new leadership! The leadership of mankind by Western men is now on the decline, not because Western culture has become poor materially or because its economic and military power has become weak. The period of the Western system has come to an end primarily because it is deprived of those life-giving values, which enable it to be the leader of mankind.

    It is necessary for the new leadership to preserve and develop the material fruits of the creative genius of Europe, and also to provide mankind with such high ideals and values as have so far remained undiscovered by mankind, and which will also acquaint humanity with a way of life which is... harmonious with human nature, which is positive and constructive, and which is practicable.

    Islam is the only system, which possesses these values and this way of life. The period of the resurgence of science has also come to an end. This period, which began with the Renaissance in the sixteenth century after Christianity and reached its zenith in the eighteenth and nineteenth centuries, does not pesses a reviving spirit."

    Como é possível fazer o Islam ser a nova liderança da humanidade? Na minha opinião, ou islamizando geral ou matando os infiéis.

    Vê como é análogo ao meu exemplo? A primeira parte de ambos os textos apresentam uma afirmação até "concordável". Mas a segunda parte do texto (a que foi suprimida) é facilmente "discordável".

    À respeito da promoção, quero participar! Gosto dos seus textos pq me fazem pensar. E gosto desse equilíbrio que vc faz entre textos econômicos e não econômicos. Acho que vc é uma pessoa que entende que é impossível separar economia das outras partes da sociedade (cultura, religião, escrita, política, relações sociais, etc).

    PS: Aproveitando a conclusão do seu texto, não sei se vc viu mas um filme sobre a vida do Olavo de Carvalho estava pra ser exibido em um festival chamado Cine PE. Em protesto, alguns cineastas retiraram seus filmes da exibição.

    Tá cheio de matéria e entrevista aí na internet. Aqui tem algumas:
    http://www.uai.com.br/app/noticia/cinema/2017/05/11/noticias-cinema,206391/cineastas-tiram-filmes-do-cine-pe-em-protesto-contra-selecao.shtml

    http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/cinema/noticia/2017/05/12/josias-teofilo-se-diz-vitima-de-patrulhamento-ideologico-283138.php

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pela passagem, colega.
      Veja, o fato dele achar que a sociedade ocidental não poder ser mais levada como um exemplo, eu creio que é uma opinião. Dentro dessa opinião, ele fala sobre o regime soviético em 1964, e não se pode deixar de negar que ele de certa maneira foi quase preciso. Você pode concordar com a afirmação dele sobre o socialismo soviético, mesmo colocando num contexto maior, pelo menos eu penso assim.


      Beleza, colega. Mais ninguém quis participar. Se não houver mais ninguém, os livros vão direto para você:) Aviso por aqui.

      Isso é uma bobagem sem fim. Eu mesmo veria com interesse um filme-documentário sobre a vida do Olavo de Carvalho. Os poucos vídeos que vi dele, realmente não gostei. Alguém com certa idade que faz o uso de termos com "idiota", "imbecil" a torto e a direita, parece que não amadureceu no sentido maior do termo. É uma agressividade incompatível, ao meu sentir, com o envelhecer de forma sábia.
      Mas, fazer boicote de algo porque não se concorda com o ponto de vista ideológico, realmente não faz muito sentido.

      Um abraço!

      Excluir
  7. Olá Soul!

    Primeiro, parabéns pelos 500 mil acessos! e também apoio a profissionalização do seu blog!

    Segundo, também ficarei de fora do sorteio. No meu caso, tenho uma fila de livros a espera de serem lidos.

    Sobre o texto, principalmente a parte do islamismo, acredito na similaridade com o império romano. Ou seja, usar da religião para fins maiores...

    Ah! E mesmo que o Iron Maiden apoiasse o lula eu não deixaria de ouvi-los rsrs.

    Legal a reflexão... Vou compartilhá-la!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, I.I.!
      Valeu, meu amigo! Grato pelas palavras.
      Um abraço!

      Excluir
  8. Soulsurfer, tudo bem?

    Gostaria de parabenizá-lo, afinal, 500 mil acessos em três anos é uma marca e tanto, ainda mais se tratando de Brasil, país em que a leitura não é tão apreciada. Sinal de que o seu blog possui um grande prestígio.

    Eu comentei no texto anterior sobre o Sayyid Qtub, deixei o nome abreviado para não estragar o texto, e, realmente, as críticas dele ao socialismo científico de Marx são contundentes, principalmente pelo fato da ideologia Marxista não adotar a religião como um dos pilares de sua estrutura, dizendo que isso é antinatural, entretanto, o egípcio estudou a teoria alemã e adota a teoria de Marx para promover o avanço do islã, acrescentando a religião como fonte de sua teoria, ele adota a questão da necessidade de pegar em armas para promover a revolução e difundir o avanço da teoria para a concretização do plano final, no caso dos marxistas a revolução do proletariado, na visão do Sayvid, a dominação pelo islã.

    Achei muito interessante a sua abordagem para avaliar a teoria da familiaridade e do halo com um tema que sempre conflui para inúmeras discussões, o marxismo/comunismo, principalmente em questões de ideologia e economia, entretanto, muitos se esquecem que Platão formulou a teoria do comunismo, enquanto Aristóteles a refutou.

    A reflexão fica por parte da questão será que o inimigo do meu inimigo é meu amigo? Uma eventual aliança é bem vinda?

    Por fim, José Saramago é um grande autor, adoro o livro o Evangelho Segundo Jesus Cristo, os livros para o sorteio são ótimos.

    Abraço.

    H.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, H. Tudo ótimo comigo e contigo?
      ``Platão formulou a teoria do comunismo, enquanto Aristóteles a refutou``, poderia formular mais colega? Num primeiro momento, pareceu estranho atribuir conceitos e nomenclaturas do século 19-20 para pensadores gregos clássicos que viveram há quase 3000 anos.

      O inimigo do meu inimigo é o inimigo do meu inimigo, ponto. Coisas muito ruins podem acontecer quando ele automaticamente se transforma no meu amigo, principalmente quando falamos de relações geo-estratégicas.

      Baita livro esse ``Envangelho Segundo Jesus Cristo``. Eu estava terminado a leitura há uns 10 anos, mas esqueci o livro na poltrona do ônibus, e nunca fui atrás para (re)ler ou terminar o livro.

      Um abraço!

      Excluir
  9. Olá, Soul.

    Gostaria apenas de parabenizá-lo pela marca e oferecer mais um pequeno incentivo para a "ajeitada" do blog! Penso que, para alguém com a sua qualidade, vale a pena investir em qualquer projeto envolvendo escrita (como o do livro).

    Sugestão de melhoria rápida? Dar um jeito nessas imagens grandes do "Early Retirement Now" que quebram o blog. :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leonardo!
      E como faz isso? Esse site possui o melhor material sobre retiradas de um portfólio de aposentadoria que já vi. A série de 17 artigos dele sobre o tema é fantástica, melhor do que todos os estudos acadêmicos que já vi, e com o bônus que ele foca em longos períodos de tempo como 50-60 anos, já que ele quer ser um early retirement. Porém, essa imagem grande realmente é um saco.

      Abraço!

      Excluir
  10. Soul, eu não entendi muito bem pq estão falando da profissionalização do seu blog, acredito que perdi alguma coisa, mas só apóio se vc continuar na mesma linha e não "aliviar" na profundidade dos seus textos, pq é essa característica que torna seu blog único. Acho também que vc poderia revelar sua identidade, seria muito legal saber que é o Soul Surfer.

    Agradeço pelo seu texto, eu já havia decidido boicotar os filmes do Wagner Moura por discordar diametralmente de suas idéias políticas, e vc me convenceu que isso é tolice, já que ao mesmo tempo não posso negar que é um dos atores que considero dos mais competentes na atualidade.

    De fato, cada pessoa é um universo e possui diversas facetas, não dá para ser tão radical apenas porque discorda de uma, e deixar de apreciar as qualidades em tantos outros aspectos.

    Soul, pq vc não faz um post dizendo o que acha do liberalismo econômico? Tem um comentário neste post, que diz que vc compreende como ninguém que não dá para separar o aspecto econômico das outras manifestações da humanidade, e eu concordo. Tenho tido discussões bastante complexas com amigos sobre liberalismo, e eu, um social democrata (cujos valores parecem estar em xeque por todo o mundo, especialmente para uma geração nova que sente o peso do Estado, mas não compreende o valor das políticas sociais) por convicção, me tornei um pouco mais liberal, mas ainda assim acho que o Estado tem importante papel em regulamentar, fiscalizar, e tornar o capitalismo mais humano e viável. Gostaria muito de saber a sua opinião, pois é sempre mais completa do que eu sou capaz de conceber.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega.
      a) No meu caso, seria criar um site esteticamente mais bonito, com mais funcionalidades. Eu editaria as mensagens mais antigas, e faria técnicas de SEO para aumentar a visitação. Faria também que fosse mais fácil encontrar artigos escritos por mim para um primeiro visitante.
      Não pretendo mudar o estilo de escrita não.

      b) Wagner Moura é um dos melhores atores da nova geração do cinema brasileiro. Ainda bem que você soube diferenciar as coisas, a vida fica muito mais rica, colorida e divertida assim.

      c) Já escrevi diversos artigos tangenciando o tema. Mas, posso escrever um artigo específico sim, uma boa ideia.

      Eu agradeço as gentis palavras e o comentário, obrigado amigo.

      Abraço!

      Excluir
  11. Achei engraçado o comentário sobre vc ir de bermuda pro trabalho pq eu nunca aceitei bem as regras de etiqueta impostas haha
    Qual diferença faz como me visto na qualidade do meu trabalho né?!

    Vou trabalhar varias vezes de calça de tactel e camisa de corrida rs Sempre faço "campanha" pra poder trabalhar de bermuda e chinelo no verão aqui do Rio rsrs
    Lembro de uma reportagem de um cara q em algum outro órgão, por não aceitarem q ele fosse trabalhar de bermuda, foi trabalhar de saia escocesa!! kkkk aí não puderam impedir ....

    mas infelizmente aqui no MP e outros órgãos q trabalhei sempre associam isso como rebeldia, não querer trabalhar, etc

    Ps. ainda dá pra participar do sorteio?!
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Victor. Claro, amigo, poucas pessoas para o sorteio. Vou deixar aberto até sexta-feira.
      Rio de Janeiro ainda, a cidade ``40 graus``.
      É difícil sair um pouco do padrão, as pessoas às ficam mais incomodadas com alguém de bermuda, do que saber que houve uma chacina de índios em algum lugar no norte do Brasil, por exemplo, o que não deixa de ser curioso, interessante e em certo sentido deprimente.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Fala Soul! mudando de assunto, por que vc quer "profissionalizar" o blog ?? não é uma crítica, só curiosidade na linha de pensamento ... tipo, vc se fez a pergunta "why" pelo menos 3 vezes?! hehehe (como o ricardo semler... ps. já tinha visto tb essa questão de se perguntar várias vezes why no livro do mark manson https://markmanson.net/archive)

      Obviamente não é pelo lado financeiro. E deve ser um aprendizado interessante. Mas será que isso pode tirar um pouco do prazer em escrever?!?

      abraço

      Excluir
    3. Vamos lá, Victor. Boa provocação.
      1) Por que quero "profissionalizar" o blog?
      - Pois assim posso atrair mais tráfego e mostrar melhor o material aqui produzido.
      2) Por que atrair mais tráfego e mostrar o material de melhor forma?
      - Porque eu gosto de alguma maneira me conectar com as pessoas, e acho que se mais pessoas tiverem acesso, de uma maneira organizada, talvez eu possa ter um efeito positivo de alguma maneira
      3) Por que você quer ter um efeito positivo na vida de pessoas muitas vezes anônimas?
      - Porque eu não sou bom em muitas, mas talvez escrever eu tenha um certo talento, se não muito grande, talvez mediano. E talvez pela minha escrita eu consiga ajudar alguém, e o ato de ajudar alguém é muito recompensador, sempre, ao menos para mim, me sinto melhor quando de alguma forma ajudei alguém.

      Quanto a tirar o prazer de escrever, pode ser, mas o que quero fazer é bem simples, é apenas mudar de plataforma e fazer técnicas para melhorar as postagens nos buscadores, nada demais.
      Abs!

      Excluir
  12. Parabéns pelos 500 mil acessos muito merecidos. Se eu conversasse pessoalmente com você eu teria medo de até abrir a boca. Por quê as suas ideias, conclusões são bem geniais. Isso é único, geralmente a pessoa já nasce assim. Eu demoraria meses ou anos para conseguir fazer interpetrações textuais tão complexa e profundas como você faz.
    Continue sendo assim, profissionalizar o blog seria um boa ideia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega.
      Agradeço as palavras, mas menos né, estou longe de escrever textos e ter conclusões geniais.
      Um abs!

      Excluir
  13. Boa tarde soulsurfer!

    Li que você atua na compra e venda de imóveis em leilão.
    Já pensou em escrever um livro sobre o assunto? Você possui material escrito no seu blog tratando especificamente sobre as negociações?
    Sou do Litoral Paulista e tenho algumas ideias e bastante interesse em me aprofundar no assunto.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, colega.
      Já pensei e estava escrevendo. Deparei-me então com uma decisão do STJ que simplesmente colocou o mercado de leilões, e eles nem se deram conta disso, de cabeça para baixo. Para você ter ideia, dei até sugestões para o jurídico de um dos maiores bancos do Brasil sobre a questão, e eles disseram que submeteram a análise para a diretoria de patrimônio. Mostrei o problema e mostrei uma possível solução, isso me animou um pouco mais a voltar a escrever o livro.

      Um abraço!

      Excluir
  14. Amanhã correr pra uma casa de câmbio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estado sempre me atrapalhando: http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/consumo/noticia/6479297/casas-cambio-suspendem-venda-moeda-apos-denuncia-contra-temer

      Agora é apelar pra joias, ouro, bitcoin. Salve-se quem puder.

      Excluir
  15. Grande Soul. Parabéns pelos 500K e que venham mais 500K.
    Gostaria de participar do sorteio.

    Em relação a profissionalização do blog, vou explanar um pouco do que eu sei, uma vez que é esse o meu dia-a-dia. Espero poder ajudar.

    Possivelmente você já tenha ouvido falar e considerado o uso do sistema WordPress em seu futuro projeto. Com o WordPress, você poderá se preocupar apenas em seguir caprichando no conteúdo, enquanto a plataforma "meio" que garante a perfeita entrega do conteúdo aos leitores.

    Existem 2 formas de usar o WordPress

    - através do site wordpress.com, que é mantido pela empresa que criou o sistema
    - baixando o sistema gratuitamente em br.wordpress.org e instalando em uma hospedagem

    Não preciso dizer que a segunda opção dá mais trabalho, porém dá mais liberdade para customizações, uma vez que você terá acesso total a alterar seu "template", instalar plugins diversos, etc.

    A primeira opção é mais limitada, porém você de fato só se preocupará com conteúdo. A hospedagem e manutenção é por conta do time da Automattic (mantenedora do WordPress). A diversidade de plugins e templates nesse caso é bem limitada.

    Querendo trocar uma ideia para saber mais, terei o maior prazer em compartilhar meu conhecimento, retribuindo tudo que você faz aqui gratuitamente nesse espaço, ok?

    Grande abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, grato pela mensagem.
      Tenho interesse sim, como posso te contactar?
      Um abraço!

      Excluir
  16. Valeu Soul, parabéns pela história no blog e pelos ótimos textos. O número de acessos é diretamente proporcional à qualidade do que está aqui escrito.
    Gostei do filme baseado no livro "Ensaio sobre a Cegueira".

    Nota: Não sei o que acontece com o link do ERN que fica uma foto gigantesca distorcendo todo o layout do seu blog. Vc já viu seu blog pelo PC? Será que não tem como diminuir essa foto dele?

    Abraço amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Frugal!
      Valeu, amigo, vindo de você é um grande elogio.
      Pois é, eu não sei como diminuir essa foto e ainda não fui atrás da informação.
      Um abraço!

      Excluir
  17. Fala Soul,
    manda um e-mail pro meu email pessoal "contact at felipepavao.com"

    ResponderExcluir
  18. Prezado, o efeito halo estava em você!
    Algumas pessoas não acreditaram que você citaria um texto de um autor contrário ao socialismo sem segundas intenções, posto que é um arrematado esquerdista, membro da malfadada elite intelectual esquerdista brasileira: que usufrui dos prazeres da boa vida, mas, embora sinceramente convencidos de suas boas intenções, apregoam meios totalmente errados para tirar os pobres da situação que se encontram; pelo contrário, os chafurdam ainda mais na miséria. Em fim, sabemos que a intenção é boa, o que está errado é o método.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, eu sou membro de uma elite intelectual e eu nem sabia disso? Uai, isso é coisa séria. Como funciona, porque eu não sabia das regras. Eu ganho um cartão de membro da elite intelectual, ganho desconto em livros, o que acontece?
      Mas você foi ao ponto de tudo o que foi dito no texto (não só nesse, mas como em inúmeros outros desse blog), certeiro, que fico até com vergonha do que escrevi. Grato colega por iluminar a questão de maneira tão clara e vívida.
      Um abs!

      Excluir
    2. Disponha. Servir bem para servir sempre.
      Você que não entendeu o que eu disse. Várias vezes você se pegou dizendo que algumas pessoas daqui não tiveram a resposta que você esperava (de que cairiam no efeito halo em relação ao Sayyid Qtub) e que talvez fosse o exemplo dado que não atendia às expectativas. O que eu fiz foi simplesmente apontar o erro na sua conclusão, o vício que contaminou sua "pesquisa" desde o início: O fator que você não levou em consideração foi você mesmo! Você é o efeito ralo da equação, pois o mero fato de você está postando algo travestido de isenção, já gera desconfiança no leitor que te conhece de outras datas. Me cito como exemplo sem problemas: ora, a rigor a minha opnião é a mesma expressada pelo anônimo que vocÊ citou no texto - que um excerto fora de contexto não serve como base para termos um apanhado das teses e ideologias de determinado autor. Por outro lado, sendo você o autor da pegadinha, claro que estava o viés ideológico que se apresentaria mais tarde, e sempre com um verniz de isenção que não engana ninguém.
      Não me leve a mal, SoulSurfer, te considero um cara culto e inteligentíssimo, muito provavelmente mais do que eu, mas, mesmo na minha ignorância, que é cediça, a sua tentativa de parecer imparcial é patética. Não adianta ficar construindo e desconstruindo, progredindo e regredindo, seria muito mais salutar pros seus leitores que você saísse de cima de muro, ainda que possamos conhecer o outro lado da moeda, mas desta vez parcial (parcial mesmo, com bandeiras explícitas). E o que há de errado nisso?

      Sim, sei muito bem que, como sempre, a próxima resposta será carregada de sarcasmos, ironia e de prestidigitação dialética, fugindo ao ponto da questão enquanto me acusa de não estar entendendo os seus pensamentos e digressões tão profundas, longe do alcance de um mero mortal (e é por isso que vc prega que o governo pense por mim, não é mesmo?)

      Excluir
    3. em síntese: no primeiro post eu não quis dizer que você é quem sofre do efeito halo; quis dizer que você é o efeito halo para as outras pessoas. As pessoas simplesmente desconfiaram das suas boas intenções quanto ao tema em razão do seu histórico pregresso.
      Mais uma vez, jamais foi minha intenção parecer com um daqueles haters adolescentes, só estou te apontando o que realmente enxergo em vários dos seus posts. Admiro teu blog, admiro a profundidade com a qual determinados temas são tratados, mas, pelo menos pra mim, fica claro e evidente um ranço ideológico muito grande. Digo, repito e repitirei: Não tem nada de errado em possuí-los, mas seria mais honesto aceitá-los.

      Excluir
    4. Olá, colega.
      a) O efeito Halo está em todos nós pelo simples fato de sermos humanos. Se o efeito halo se manifestou em outras pessoas por uma percepção sobre o que penso ou deixo de pensar, isso apenas confirma nossas tendências a erros cognitivos.
      b) Colega, não estou julgado um processo para ser imparcial. É normal que tomemos partes em determinas questões. Agora se a análise de questões de forma um pouco mais densa, não se deixando levar necessariamente por ideias pré-concebidas, é não ser imparcial que assim seja.
      c) Talvez não "engane" você, mas "engana" outras pessoas, prova disso é que há comentários para todos os lados, o que torna a questão do seu comentário mais interessante, não é mesmo? Pois talvez mostre que seja apenas uma interpretação sua, dentre as outras.
      d) Mas já que você conhece tanto os meus textos, aponte alguns onde fica claro que faço parte de uma elite intelectual esquerdista que se aproveita das boas coisas da vida.
      e) Qual muro rapaz? Se você acha que há um muro que vai de questões desde energia nuclear, emigração, terrorismo, amor, degradação ambiental, política brasileira, o que eu posso dizer? Posso apenas recomendar para começar a expandir o conhecimento, beber de várias fontes, se abrir mais, ser um pouco mais amistoso, que talvez essa ideia de muro comece a se esvair um pouco dos seus processos mentais.
      f) "é por isso que você prega que o governo pense por mim, não é mesmo". Isso não é um juízo de valor, é um juízo de fato. Juízos de fato podem ser provados falsos ou verdadeiros. Então, aponte (e isso não deve ser difícil, já que há inúmeros textos) onde há a ideia de que o indivíduo deve parar de refletir, e além disso deve passar esse ato para uma outra pessoa ou entidade, nos meus textos. Se não conseguir, não terá você por meio de uma acusação falsa criada um espantalho? É o efeito halo "perverso", atribui-se uma característica falsa a alguém e daí se tira outras conclusões automáticas. Uma mistura de má-fé com erros cognitivos, boa coisa não é.
      g) Colega, veja a forma como você se refere "boas intenções", "histórico pregresso", sério, talvez você nem perceba de forma consciente como essa não é boa forma de ver o mundo ou apreender as informações, trabalhe a questão do muro e talvez isso vá ficando mais claro para você.
      h) Colega, a sua mensagem anterior foi extremamente agressiva, uma agressividade que não foi nem mesmo direcionada ao texto, mas a mim. Quase todos os e-mails que recebo são de pessoas que não entendem, ou de alguma maneira gostam-admiram, como lido com mensagens agressivas. Creio que é algo tão normal hoje em dia a agressividade no debate de ideias, que a minha forma de responder talvez seja inspirador para algumas pessoas. O fato é que a agressividade pura e simples, no meu entendimento, é apenas a consequência de alguma desordem anterior. Não faria sentido, eu ficar ofendido ao receber mensagens como essa. Portanto, não entenda ironias como agressividade, amigo. Está longe disso. A Ironia talvez seja um dos antídotos que é a tolice de ser agressivo pela internet com pessoas que nem conhecemos.


      Abraço colega!

      Excluir
    5. Em momento algum eu disse que você foi agressivo, tampouco fui ou quis parecer agressivo. Acontece que, embora você tente ardentemente fugir de padrões pré estabelecidos, há um já conhecido padrão em suas respostas, quando confrontado com alguma opinião que lhe tira de sua zona de conforto (e sim, estou falando de opinião, não de argumentos, pois estes ultimos podem ser provados): você tergiversa, usa de um tom sutil travestido de ironia para dizer que seu interlocutor não entende do assunto; que precisa estudar mais, tudo isso enquanto se furta ao debate e permanece SIM, em cima do muro. Não se trata de espantalho, não se trata de colar excertos e comprovar nada, trata-se de intuir, contextualizar, interpretar determinado texto quando em comparação ao apanhado geral de ideias de determinado autor. Assim como o velho brocardo "corrupto não passa recibo" exprime a ideia de que não há como pedir prova documental em crime de tal monta, é desnecessário você pedir que eu cole aqui um texto no qual você declaradamente se diz de esquerda, pois você o nega apaixonadamente, sabe-se lá por quê. Em fim, metade das críticas que você fez a mim, cabem a si mesmo, afinal, por que tanta virulência quando alguém aponta o fato de que você tem ideias alinhadas com o socialista ou, pelo menos, declaradamente antiamericanas? E não! Embora pudesse fazê-lo, já que toda vez que você faz menção aos EUA logo em seguida vem um aposto negativo, não vou procurar algum trecho específico e colá-lo ali, por improfícuo.
      É questão de contexto, colega, contexto...

      Excluir
    6. Colega,
      a) Num texto onde agradeço, faço algumas considerações, você diz que faço parte de uma elite esquerdista que usufrui os prazeres da boa vida. Foi exatamente isso que você falou. Se você acha que isso é uma maneira normal de começar um comentário na internet falando de alguém que nem conhece, não tenho muito o que comentar a respeito.
      b) O que eu mais gosto é de opiniões, comentários, que me tirem da minha zona de conforto, é o que constantemente faço no meu dia a dia. Você acha se eu decido uma alocação no exterior de 85% ações e 15% BOND e vou procurar opiniões que respaldem isso?Eu vou procurar opiniões que contradizem isso. Se eu acho que deve haver regulação estatal no uso de energia nuclear, eu vou procurar textos que contradizem isso. Essa é a minha forma de raciocinar e viver. Então, o que você diz simplesmente não é verdadeiro. O que mais tem são textos meus nesse sentido
      c) Diga onde eu faço isso? Respondo a todos os comentários que aqui se apresentam. Nunca falei, para me esquivar de uma resposta, que a pessoa deveria ler, pois não estaria me entendendo por causa disso. Ao contrário, geralmente são comentários de alguns anônimos que fazem isso, quando não tem nenhum argumento objetivo. Outra inverdade.
      d) Crime? Do que você está falando, colega. Você diz que eu dou a entender que a pessoa deve deixar de pensar (há um artigo aqui nesse site que se chama a celebração da inteligência, há vários artigos sobre como temos que evitar os vieses mentais e exercer o raciocínio humano) e que não só isso, o pensamento tem que ser deixado para o Estado (seja lá o que você entenda por Estado). Isso é uma afirmação que deve constar em algum texto. Como você disse que já leu vários, seria fácil encontrar isso em algum texto. Logo, ou você está agindo de má-fé, ou você simplesmente não pode encontrar, pois isso é sim criar um espantalho.
      Daí, você muda a sua frase de pensar por si só, para textos de esquerda.
      e) Não houve virulência alguma da minha parte. Ideias antiamercianas? O que seria isso? O que é uma ideia antiamerciana e o que é uma ideia americana?
      Quando eu menciono os EUA, logo vem uma menção negativa. Isso agora é uma ideia antiamerciana? Barbaridade.
      É claro que não irá fazê-lo, colega, pois o seu texto é apenas um amontoado de expressões genéricas, ao invés de socialista, você poderia colocar facista, direitista, você pode colocar qualquer coisa nesse seu texto, pois ele serve para tudo, pois não aponta nada.
      Esse tipo de texto já foi abordado num artigo meu chamado argumentos fajutos.

      Agora, se você tiver algum questionamento objetivo, pode o fazê-lo, como sempre abri para qualquer pessoa.

      Um bom dia e abs colega.

      Excluir
    7. Você quer questionamentos objetivos? Pois bem:

      Pra você, Stalin deturpou Marx? Sim ou não?
      O experimento Soviético no geral foi uma deturpação das ideias de Marx?
      Você rejeita os pontos centrais no qual Marx baseia sua doutrina? Sim ou não?
      Todo experimento socialista ou tentativa de experimento socialista (caso você seja daqueles que pregam que todos deturparam Marx) que foram levados a cabo no mundo deram errado? Sim ou não?
      Os EUA são a maior democracia do mundo? sim ou não?
      Você rejeita, repudia e condena as ações do Hezbollah, ISIS e boko haram? Sim ou não.
      Lula e Dilma são de esquerda? sim ou não?
      Lula e Dilma deturparam o socialismo/bolivarianismo? sim ou não?
      Você condena repudia a atuação de grupos como VAR-Palmares, Guerrilha do Araguaia, Colina, Polop e etc? Sim ou não?
      _ A culpa do subdesenvolvimento de Cuba se deve ao embargo norte-americano?
      - A culpa do subdesenvolvimento de países Africanos e Sul-americanos se deve ao excesso de intervenção norte-americana?

      Apenas sim ou não, por favor.

      Excluir
    8. Caramba, colega, de todas essas perguntas, quase todas são irrelevantes, mas já que se interessa...
      a) Você já esteve na Rússia? Provavelmente, não. Andei mais de 8mil km lá e não vi nenhuma estatua do Stalin, e olha que os soviéticos gostavam de estátuas (ainda há muitas delas). Stalin foi apenas mais um totalitário, tanto que as maiores perseguições aconteceram com ele. Se Stalin deturpou Marx? Eu sei lá, para mim isso é completamente irrelevante.
      b) O experimento soviético fracassou, ponto. Qual é a "tara" (para ficar numa expressão que o Bastter gosta tanto) com isso? Se um escritor do século 19 foi deturpado ou não, qual é a relevância disso para discutirmos aquecimento global, perda da diversidade biológica, crises humanitárias causadas por guerras, etc, etc
      c) Não sei, defina socialismo. Se for a concentração do planejamento econômico, sim. Não foi Hayek que disse que num regime onde há planejamento central se perde a noção de preço e de alocação de recursos? Isso é década de 60, colega. Aqui já foi dito várias vezes sobre a ideias de Taleb e a descentralização e o exemplo da Suíça, Há uma correlação entre liberdade econômica e prosperidade. Que pergunta.
      d) A maior democracia, se você entender por tamanho de população, é a Índia. Vc quer dizer como maior a melhor? Se for esse sentido, defina o que você entende por Democracia. Não há dúvidas de que é uma democracia pulsante. Um país que na década de 60 proibia negros de sentarem na frente do ônibus e 40 anos depois elege um presidente negro, filho de pai queniano, nascido no Havaí e que passou parte da infância na Indonésia? Uau, isso mostra quão dinãmica é a democracia americana.
      g) Esquerda e direita para mim são termos que não dizem nada. Dilma queria fortalecer a indústria naval nacional com reserva de mercado. Trump quer fortalecer a indústria nacional com reservas. Talvez Bolsonaro, se ele dissesse coisa com coisa em economia, queira fazer a mesma coisa. São todos de esquerda?
      Mais lógico e inteligente fazer perguntas sobre políticas específicas e se elas fazem sentido ou não.

      Excluir
    9. h) Se Lula e Dilma deturparam o socialismo? Vixe maria.
      i) Sua pergunta sobre um grupo do líbano (uma nação complexa), sobre um grupo do norte da Nigéria e um grupo da Síria-Iraque, e ainda querendo uma resposta sim ou não, sem muito sentido. Há um texto meu de junho de 2014 que fala sobre o ISIS, dá uma olhada lá, e você pode ver o que acho sobre o tema em específico.
      j) As perguntas sobre cuba, subdesenvolvimento, etc. Cara, parece saída do FB, sério amigo, o espaço aqui é outro. O que a JBS tem a ver com intervencionismo americano? Isso não quer dizer que não existiu, ou por ventura exista, intervencionismo americano, mas nas últimas décadas ele é bem menor. Nós, e os outros países, tem problemas que eles mesmos devem resolver.

      Por fim, como dito, quase todas as suas perguntas são irrelevantes, e sinceramente tão desinteressantes. Isso me causa estranheza, como tantas pessoas podem achar isso interessante e gastar energia com isso.

      Fico por aqui colega, não irei responder mais nesse tópico, espero que tenha gostado de ter essa missiva de perguntas respondidas.

      Excluir
    10. Tergiversou como sempre. Pra mim você é um lobo em pele de cordeiro, daqueles autoritários que sempre começam um discurso dizendo: "antes de mais nada, sou contra o autoritarismo", apenas pra passar uma falsa impressão de insenção e logo em seguida desfiar seu rosário defendendo justamente as ideias que diz condenar. É como o cara que defende o Lula mas alerta de pronto que não é petista.
      É uma galhofa, mera prestidigitação verbal.
      Também dou por terminada essa pequena discussão.

      Excluir
    11. Sabe aquele islâmico que se diz moderado e contra o terrorismo que,instado a condenar o ISIS se queda silente?
      Este é vc em relação às perguntas que postei. Não assume que é adepeto de determinada ideologia, mas é conivente. Sem querer ofender, mas repito que isso é estar em cima do muro - ou hipocrisia na pior das hipoteses

      Excluir
    12. Eu entendo, colega. E você está tendo o típico comportamento padrão hoje em dia no Brasil, um discurso genérico que não diz nada com nada, cumulado com afirmações falsas (que podem ser verificadas, como o texto que remeti sobre o ISIS), e ainda por cima o faz como anônimo. Se isso não é um espelho do que acontece no país hoje em dia, eu não sei o que é. Não é à toa que estamos onde estamos.
      Abs

      Excluir
  19. Soul, comentário um tanto atrasado... Recentemente li um livro chamado "Longe da Árvore" - Andrew Solomon. Aliás, tem umas 3 palestras dele no TED. Um dos capítulos fala de "transgeneridade", e que me levou a procurar mais sobre o tema para entender melhor. E acabei por deparar-me com uma página que comenta as 56 opções de gênero hoje oferecidas no Facebook para o público americano! E o que isso tem a ver com este tema? Para mim tem pois acredito que da mesma maneira que sei que não há tão somente a dualidade “macho-fêmea”, que entre um extremo e outro existe uma enorme diversidade de identidades, igualmente isto ocorre no assunto política. Não se pode mais pensar somente em esquerda e direita. Ou esquerda, centro e direita. Ou acrescentando aos 3 termos anteriores, centro-direita e centro-esquerda. Na realidade existe uma linha contínua e sem fronteiras delimitadas. É o “aleatório” que permeia o comportamento/pensamento humano, nada mais. E que lição tirar disto? Compreender, respeitar e admirar essa diversidade! :-)

    Abraço,

    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlos!
      Vou procurar esse livro, e as palestras desse autor.
      "E que lição tirar disto? Compreender, respeitar e admirar essa diversidade! :-)", é isso aí, mas fácil talvez atingir esse estado de espírito quando se envelhece com sabedoria como você. Para a juventude, mais animada e na flor da pele, é mais difícil mesmo, por isso, mesmo sendo ainda razoavelmente jovem, sinto dificuldade de passar isso para outros jovens.
      Um grande abraço!

      Excluir