domingo, 30 de outubro de 2016

BOLSONARO, O "MITO" BRASILEIRO

Olá, colegas. Resolvi, e confesso que não foi algo dos mais estimulantes, olhar um pouco mais de perto o “mito" brasileiro. Antes de mais nada, em algumas semanas, estarei no Irã, onde provavelmente a jornada chegará ao fim. Não consigo pensar em lugar mais especial do que esse para acabar essa aventura de uma vida. Ao ler um pouco mais sobre a história desse país extraordinário, fiquei impressionado com uma figura histórica: Ciro, o grande. 

  Muitos historiadores dizem que ele é um dos poucos homens que realmente faz jus ao adjetivo. Há muitos aspectos interessantes, mas o que mais chamou a minha atenção, e eu não tinha a menor ideia disso, é que   Ciro ao conquistar Babilônia e libertar os judeus do seu cativeiro, fez uma declaração que é tida como a primeira declaração de direitos humanos da história da nossa espécie. É conhecido como o Cilindro de Ciro, e é tão importante que há uma réplica na sede da ONU em Nova Iorque. 

Primeira Declaração de Direitos Humanos da história? Muitos historiadores acreditam que sim. Esse artefato é tão importante que uma réplica dele se encontra na sede da ONU. Não vamos esquecer que Ciro governou há mais de 2500 anos. 

  É muito curioso notar também, que ao contrário do que muitos “especialistas" possam falar, a relação entre persas e judeus é antiga e amistosa. A maior comunidade de Judeus fora de Israel no oriente médio se encontra no Irã. Há centenas de sinagogas no Irã e há inclusive um deputado no parlamento iraniano para representar a comunidade judaica iraniana. "Como é que é Soul?” Sim, há um judeu no parlamento iraniano, e nisso há conexão com Ciro, o Grande, e a sua atitude de respeito e tolerância com a prática religiosa de outros povos, algo que era inexistente há 2500 anos, uma característica que aparentemente os iranianos possuem desde há muito tempo. Ciro é tão bem visto pelos judeus, que na Bíblia ele é o único “não judeu” no velho testamento a ser chamado de Messias, ou seja líder.

  Contei essa história de Ciro e os judeus para fazer o link com o nome Messias do personagem do presente artigo. Jair Messias Bolsonaro para muitas pessoas é o homem certo para comandar um país tão diverso de 200 milhões de habitantes. “Ele é o cara! É o mito, é o bolssomito!” 

  Uma vez na parte do comentários, uma pessoa escrevendo anonimamente, de forma muito educada diga-se, falou-me que há muito mal entendido em relação ao Bolsonaro. Eu perguntei então qual seria as opiniões de Bolsonaro para além de temas polêmicos que garantem holofote e o suporte de certos setores de nossa sociedade . O que ele pensa sobre o papel do Estado? Sobre reforma da previdência? O colega não foi capaz de me fornecer fontes sobre esses assuntos importantes para alguém que pode ter uma chance real de vencer as eleições.

  Deixei o assunto para lá, até que alguns dias atrás vi um vídeo curto do citado deputado sobre a PEC 241 do teto dos gastos, e de quebra ele falava sobre juros. Foi interessante, porque a opinião dele em nada se diferencia de uma Dilma, por exemplo, e eu iria escrever sobre isso. Já chego lá, mas antes resolvi me inteirar mais e ouvir algumas entrevistas e ler alguns artigos a respeito para formar uma opinião com mais embasamento.


NÃO, ELE NÃO É O TRUMP BRASILEIRO


  Algumas pessoas o comparam como sendo o "Trump Brasileiro". Nada mais longe da verdade. Eles podem ser parecidos em algumas declarações estúpidas, sendo condescende, mas a semelhança termina aí. Ao ver um documentário sobre as origens de Trump não se pode negar que ele já era rico e o seu pai tinha construindo uma grande empresa de Real Estate. Entretanto, é inegável que Trump expandiu de forma exponencial o negócio familiar.

 Ele foi agressivo, esperto e habilidoso em muitas negociações. Bolsonaro não é nada disso. Ele foi um militar, ou seja um agente do Estado, e depois virou politico profissional. É deputado há mais de 25 anos. Caramba isso é uma carreira como político. Eu sou contrário a políticos que se eternizam no poder e viram profissionais. Aliás, acho isso um dos aspectos extremamente negativos do nosso sistema político.

  Acho tão pernicioso, que se eu fosse Senador ou Deputado Federal proporia algum projeto de nova legislação para impedir que isso pudesse ocorrer. Fiquei feliz ao saber que essa é uma das plataformas do Partido Novo, ter como bandeira que Deputados possam concorrer apenas uma vez a reeleição. Uma das críticas que Trump mais faz a Hillary, pelo menos nos debates e eu vi os três, é dizer que ela é uma política profissional pelos últimos 30 anos. É isso o que Bolsonaro é realmente: um político profissional, a antítese do que Trump acredita ser o adequado. Portanto, não, O “mito” brasileiro não é o "Trump tupiniquim", longe disso.

  Além do mais, por mais que tenha inúmeras reservas em relação ao Trump, o nível de preparo dele, por incrível que possa parecer, em minha opinião é claro, é alguns graus superior ao do Bolsonaro. Se este fosse a versão brasileira do Trump, seria uma versão para lá de piorada.

  
Arquivo da Folha de São Paulo, 24-06-1994. Não vou me focar na ideia de fechamento do Congresso Nacional, o que é uma calamidade, mas no fato de que há mais de 20 anos, Bolsonaro, segundo o jornal já que está entre aspas, teria dito que procuraria uma reeleição por falta de coisa melhor. Sim, ser político no Brasil, de forma profissional, tem valido a pena infelizmente.



UMA DINASTIA DE POLÍTICOS E TROCA DE PARTIDOS


  Ao pesquisar, fiquei surpreendido que o Bolsonaro possui três filhos que são políticos. Copiado diretamente da wikipedia:

Além dele, três filhos seus também são políticos: Carlos Bolsonaro (vereador do Rio de Janeiro pelo PP), Flávio Bolsonaro (deputado estadual do RJ pelo PP)[8] e Eduardo Bolsonaro (deputado federal de São Paulo pelo PSC). 


Caramba, três filhos políticos? Parece que nós brasileiros reclamos de nossos políticos, mas gostamos de eternizá-los no poder. Sarneys, Neves, a lista de famílias formadas por políticos é enorme. Não sei, para mim é estranho uma família formada por políticos, parece algo que leva a abusos. 


  
É interessante notar como o deputado trocou de partidos ao longo da carreira. Foram vários e vários partidos. Pode ser fruto da desfuncionalidade do nosso sistema político de possibilitar tantos partidos políticos, mas não deixa de ser no mínimo estranho um político fazer parte de tantos partidos políticos ao longo da sua carreira (texto também extraído do Wikipedia)


"Em 1988 entrou na vida publica elegendo-se vereador da cidade do Rio de Janeiro pelo Partido Democrata Cristão. Nas eleições de 1990 elegeu-se deputado federal pelo mesmo partido. Seguiriam-se outros quatro mandatos seguidos. Foi filiado ao PPR (1993-95), PPB (1995-2003), PTB (2003-2005), PFL (2005), PP (2005-2016), e desde março de 2016 integra o PSC.[5] "


DESPREZO POR DIREITOS HUMANOS MÍNIMOS

  O "Mito" possui muitas declarações polêmicas, que para mim não tem nada de controverso ou de politicamente incorreto, em muitos casos é apenas agressão e preconceito, misturado com desconhecimento do mundo.

  Não irei falar sobre homossexualismo, negros ou índios. Apenas comentarei a infeliz declaração sobre imigrantes.

“Não sei qual é a adesão dos comandantes, mas, caso venham reduzir o efetivo (das Forças Armadas) é menos gente nas ruas para fazer frente aos marginais do MST, dos haitianos, senegaleses, bolivianos e tudo que é escória do mundo que, agora, está chegando os sírios também. A escória do mundo está chegando ao Brasil como nós não tivéssemos problema demais para resolver.” O link da entrevista pode ser acessado aqui

 É isso que as pessoas querem de um líder? Alguém que chama de escória imigrantes? Muitos deles fugindo de situações onde suas vidas são ameaçadas ou a procura de uma vida melhor? Alguém querendo emigrar para o Canadá porque quer uma vida melhor para si ou filhos, é alguém de valor, um brasileiro de respeito. Um Haitiano fugindo do caos é uma escória? Que tipo de mentalidade doentia é essa? Sendo que é bem conhecido que imigrantes sempre foram uma força econômica no desenvolvimento de países.

  Aliás, essa é uma das grandes forças dos EUA, a quantidade de imigrantes e de diversas culturas que se fundem na sociedade americana criando um gigantesco "Melting Pot".  A Síria vive um verdadeiro desastre humanitário. Se há uma coisa de sentir orgulho do nosso país, é o fato de que recebemos refugiados de países tão distantes como a Síria.

  Se eu tivesse um negócio, eu não pensaria duas vezes em contratar Imigrantes de países em situações caóticas como Haiti e Síria. Tenho certeza absoluta que trabalhariam muito duro, muitos economizarão para ajudar eventuais familiares que se encontram em seus países natal, e provavelmente fariam o serviço por menos do que um brasileiro.

  Quem quer emigrar para outros países e possui pensamentos como o defendido pelo mito, incorre numa grande contradição, para não dizer hipocrisia. 

  Porém, não irei me aprofundar mais ainda, apenas discorri mais sobre o tema, pois é algo que realmente me incomoda, ver pessoas atacando seres humanos que já sofrem uma barbaridade em diversos países. Para mim além de ser desonesto, é um ato que revela certa covardia.

"Se a ditadura militar tivesse matado uns 30 mil, inclusive o FHC, O Brasil estaria melhor". Uma frase edificante


ENFIM, ECONOMIA. DIZ AÍ "MITO" O QUE VOCÊ ACHA SOBRE GASTOS CORRENTES DE SERVIDORES PÚBLICOS E JUROS?


  Colegas, quando já estava terminando este texto, fui fazer uma última checagem, e me surpreendi com o que li. Antes de mais nada, é importante que o seguinte vídeo seja assistido:



  Assistiu o vídeo? Não? Se você não viu, saiba que nesse breve vídeo o deputado Bolsonaro fala que é contrário a PEC dos tetos, pois isso irá achatar gastos correntes, quem irá pagar a conta são os servidores públicos, principalmente os militares. Como solução, ele diz que deveria se abaixar juros, e com isso conseguiríamos equilíbrio fiscal.

  Não é a primeira vez que o deputado fala sobre Banco Central e juros. Ao pesquisar depois de assistir ao vídeo, há uma notícia de uma entrevista ao Valor Econômico (Aqui). Como não sou assinante do valor, não consegui ver o inteiro teor. Entretanto, aparentemente um resumo da entrevista está  aqui. A entrevista apresenta grandes contribuições à nossa democracia juvenil, ao sugerir que analfabetos e pessoas sem renda comprovada no ano anterior não deveriam ter direito de voto. Quanto a estas propostas podemos ficar tranquilos, pois elas são inconstitucionais e nem por meio de Emenda Constitucional poderiam ser modificadas, no meu entendimento. 

  Na entrevista, o "mito" fala que o Banco Central agiria para beneficiar os amigos banqueiros. Sinceramente, nada muito diferente do que a Luciana Genro repetiu ad nauseaum nos debates para presidente em 2014.

  No vídeo linkado, há a mesma história que ouço de juízes federais, colegas de trabalho e de qualquer outra categoria de que os vencimentos não são suficientes. Talvez, se presidente fosse, ele tentaria baixar os juros "na marra", da mesma maneira que Dilma fez à força em 2012-2013. Sério, não há qualquer diferença.

  O que aparenta, até mesmo na forma que ele se expressa no vídeo, é que ele entende pouco ou nada de economia. Algo que eu já suspeitava. Além do mais, parece que se confrontado com decisões impopulares como mexer em aposentadorias, pensão, congelar salários de servidores públicos, ele iria para o populismo, algo não muito diferente do PT.

  A história fica muito interessante, porque Bolsonaro voltou a favor da PEC241. A opinião mudou de um dia para outro. Num brevíssimo vídeo (aqui) o "Mito" disse que mudou de ideia, pois o presidente Temer o convenceu de que a proposta era necessária para recuperar e economia, e porque a ele foi garantido que as forças armadas não seriam esquecidas (tradução dessa expressão no serviço público = aumento de salário). 

  Não sei, depois disso, fica até difícil comentar. Porém, em matéria de economia, apesar de ter poucas declarações, não  há muitas diferenças de linhas de pensamento que colocam a culpa dos nossos problemas nos rentistas, não nos diversos problemas que nos levam a ter uma baixa poupança, e que os gastos governamentais continuarão os mesmos, se duvidar serão aumentados.


A CONCLUSÃO QUE VAI DE ENCONTRO À MINHA IDEIA INICIAL OU NÃO


 Eu iria concluir esse artigo fazendo a segunda ligação com os parágrafos iniciais. O elo seria dizer que assim como o Irã possui um parlamentar judeu, é importante para a nossa democracia que a câmera dos deputados possa ser um lugar onde a diversidade da nossa sociedade seja realmente representada.

 Não há nada de mais deletério para uma sociedade do que eleger pessoas que pensam da mesma maneira e representem apenas um extrato da sociedade. Logo, concluiria que apesar de ser completamente inapto para ser presidente de um país como o Brasil, é importante que haja um deputado como Bolsonaro.

  Porém, sinceramente, depois de perder algumas horas pesquisando sobre sua biografia e declarações, algumas são demais, elas vão contra tudo que acredito ser razoável. Algumas acho que só podem ser ditas, sem consequências jurídicas, pois o mesmo goza de imunidade parlamentar.

  Porém, mesmo assim, irei continuar com a conclusão que tinha em mente: talvez mesmo alguém como ele seja importante para a vitalidade da nossa democracia, afinal há pessoas que realmente pensam que imigrantes são escória, ou que a polícia do Brasil (que é talvez a que mais mate no mundo, e diga-se de passagem uma das que mais morre) tem que matar mais e isso de alguma maneira diminuiria a violência. Essas pessoas precisam ser representadas, e confrontadas com ideias na casa do povo.

  Há pessoas, pelo que li pela internet no curso dessas minhas horas navegando, que dizem "bem, ele não é nenhuma maravilha, mas é o que há de melhor para 2018". É um direito legítimo das pessoas pensarem assim. Agora, por gentileza, isso não tem nada a ver com mito. O Brasil já teve alguns "mitos" com certeza Bolsonaro não é um deles.

  Para fazer justiça, numa entrevista concedida para o programa pânico, Bolsonaro disse que o termo mito vem da infância dele onde ele plantava "parmito".

Triste de um país onde o deputado vira "mito" para milhões de pessoas. Apenas faria sentido se mito for derivado de "parmito". 


Grande abraço a todos!


  

70 comentários:

  1. Ele mudou de idéia em relação à PEC, ele votou a favor da PEC.
    O filho Eduardo Bolsonaro é um deputado federal muito bom e atuante e faz pós em economia austríaca no Insper. Foi um dos principais que atuaram a favor do impeachment da Terrorista, e também é um dos poucos contra o estatuto do desarmamento.

    Na época que TODO o congresso era petista ou a favor do PT e/ou comprado pelo PT, o Bolsonaro sozinho, praticamente era a única oposição.
    NUNCA foi denunciado por corrupção ou sequer acusado, muito pelo contrário, os lobistas do petrolão nem iam falar com ele com medo de serem presos. Do PP um dos únicos que nunca receberam propina. O próprio Fernandinho Beira-Mar falou que o Bolsonaro era um dos poucos deputados do RJ não-corruptos.

    Bolsonaro NÃO aceita doações de empresas (na época que podia) e nem mesmo de pessoas físicas, nem pra ele, nem pra seus filhos, suas campanhas são na rua e com um megafone na mão.

    Sobre essa questão dos imigrantes ele se referiu sim aos islâmicos que não teriam sequer uma checagem mínima de documentação para entrar aqui. (se você tivesse um país iria deixar qualquer um entrar sem o mínimo controle).

    Você falou em "parmito" no final. Sim, essa foi a primeira profissão de Bolsonaro, ele era palmiteiro, sim, mesmo criança e adolescente andava no mato colhendo palmito no interior de SP, com uma faca na mão pra ajudar a família, que por sinal era muito pobre, isso antes de entrar e fazer carreira no exército (o que de fato é sim uma profissão e uma carreira) e chegou ao posto de capitão. Ele não caiu de pára quedas na política sem ter profissão alguma para ficar rico com política. O filho Eduardo é policial federal concursado e também é advogado. Falar em dinastia, no Brasil, para se referir a 4 pessoas apenas Soul, e num tempo tão curto acho que não se aplica, dinastia você tem no Maranhão com os Sarney, no RN com os Alves e os Maias, em Alagoas com os Calheiros, na Bahia com ACM e turma, e outras microrregiões onde famílias inteiras se revezam e vivem profissionalmente de política há pelo menos 6 décadas.

    Eu não concordo com tudo que o Bolsonaro fala ou faz, mas na frente de 98% de todos os congressistas ele tem seus méritos. Você pegou e postou apenas o que quis ver e falar e não falou do lado positivo do Bolsonaro.

    A polícia do Brasil não é uma "das que mais morre". Ela É a que mais morre. E também muito mal paga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, frugal.
      -Entendo, agora há terroristas islâmicos no Haiti. Sim, aposto que há muitos membros do EI querendo se infiltrar no Brasil. Veja, foi apenas isso que você falou sobre imigrantes. E se a pessoa for do credo islâmico, não merece proteção se estiver em situação de perseguição política ou étnica. Com toda a vênia que você merece, encarar uma discussão assim, é no mínimo desconhecer o tamanho do problema dos refugiados e deslocados internamente que no ano passado ultrapassou a marca de segunda guerra mundial em números absolutos. Não é essa a tradição do Brasil, uma das poucas que deveríamos nos orgulhar. Ele dizer isso enquanto um cidadão, ou até mesmo um deputado não me assusta muito, agora alguém com essa forma de pensar como presidente de um país como o Brasil, sim é de assustar
      -Veja, Frugal. Você sabe de algum grande caso de corrupção do PT na esfera federal antes do governo LULA? Não né. Por qual motivo, era formado por pessoas extremamente éticas? Não, simplesmente porque não tinham nem como ser corruptos. Não vamos nos enganar, para praticar grandes atos de corrupção tem que ter acesso a toda máquina. Foi o que aconteceu com o PT. Aliás, é o que acontece com quase tudo e todos que assumem o poder no país. Os militares, por exemplo, entregaram um país arruinado. Numa situação em alguns graus de dificuldade pior, mais muito pior, do que o Brasil se encontra hoje. Não duvido da probidade do Bolsonaro, até porque não vou fazer a biografia da vida dele, porém o simples fato, apesar de ser de um partido da base de sustentação do governo por quase todo o governo petista, de não estar envolvido com corrupção não diz muita coisa para mim, pelo simples fato que seria muito difícil isso ocorrer pela própria posição dele sem muito acesso.
      - O Sanders tinha doação apenas de pessoas físicas. Numa campanha de dezenas, ou centenas no caso de Trump e Hilary, isso representa muita coisa. Você estaria disposto a elogiar o Bernie Sanders por isso? Se não, seria um pouco incoerente. Se ele resolver concorrer para presidente, ele obrigatoriamente, se quiser ganhar, terá que aceitar doações.
      - Sobre “parmito" em nenhum momento iria diminuir uma pessoa por isso. Pelo contrário, é uma profissão que pode ser muito sofrida. Se alguém saiu de uma situação dessa de pobreza e alcançou certo lugar só pode merecer elogios. O fato da minha citação do parmitO é apenas para pontuar que essa seria uma derivação razoável do motivo dele ser chamado Bolsomito. Porém, não é por causa disso que ele é chamado assim, é simplesmente porque para muitas pessoas ele realmente é um Mito. Do que eu realmente não sei. Sobre exemplos de políticos que vieram da extrema pobreza e prosperaram há alguns. Talvez o da Marina Silva seja ainda mais forte do que o Bolsonaro.
      - Sobre um dos filhos, eu nada conheço, então não posso comentar. Se você se sente confortável que quase toda a família dele agora é composta de políticos, ótimo. Eu não. Se o meu texto de alguma forma quis comparar com Sarneys não foi esse o intento. Até porque a família SarneY é centenária no Maranhão. O meu avô era deputado estadual em Pernambuco, na época que políticos iam montados em burro para as sessões, e segundo meu pai conhecia bem os Sarneys. Agora, toda dinastia política tem um início e não vejo com bons olhos um político profissional, muito menos um político profissional com uma família que quer se tornar de políticos profissionais. Se você faz parte do NOVO deve saber que o partido se posiciona contrariamente, com razão, em relação a estas práticas.



      Excluir
    2. - Pelo contrário, eu não postei quase nada do que li. Sim, a polícia brasileira é a que mais morre (como não sabia com certeza se este era o caso, coloquei como uma das que mais morria), acaso você esteja correto, e é uma das que mais mata (ou a que mais mata). E? A solução é uma polícia matando e morrendo mais, como há diversas declarações do Bolsonaro? Eu às vezes fico estupefato. Temos um aumento da violência do Brasil. O Brasil possui a polícia que mais mata e no processo acaba morrendo mais. Ou seja, um verdadeiro desastre humano e jurídico. A solução? Um político que diz que a polícia deve matar mais. É como dizer que o Brasil agravou a sua situação fiscal por emprestar via BNDES centenas de bilhões de reais. A solução para o problema fiscal e econômico? Emprestar mais bilhões via BNDES. É exatamente a mesma forma de pensar, ou de não pensar.

      Valeu pelo comentário Frugal, grande abraço!

      Excluir
    3. Depois desse comentário arrasador do Frugal você deveria rever seu texto, SS. Por honestidade. Foi um texto bem superficial que você fez mas ares de profundo.

      Excluir
    4. Meu amigo, não há terroristas islâmicos no Haiti.
      Mas você não acha que podem haver CRIMINOSOS comuns no Haiti entrando aqui sem nenhum controle? Se eram criminosos no Haiti, por que não o seriam aqui também?

      O caso de Nice, na França e outros vários casos de roubos e estupros na Alemanha, Noruega e etc foram realizados por imigrantes sírios. Não que eu ache que tem que impedir qualquer islâmico de entrar, mas tem que ter o mínimo de controle, cadastro, pesquisa do passado, de ligações com grupos terroristas e ou crimes comuns. Não dá pra abrir uma fronteira de um país para milhões de pessoas sem ter critérios, isso qualquer país sério deveria ter o dever de fazer para proteger os seus cidadãos.

      O Bolsonaro é desbocado e fala coisas para agradar o povo como qualquer político, ele quer mais é chamar a atenção para si. Mas uma das coisas que ele fala e que diversos estudos comprovam é a necessidade da revogação total do estatuto do desarmamento, esse sim, a maior máquina de matar do Brasil.

      Grande abraço amigo. Boa viagem.

      Excluir
    5. Olá Frugal,
      Criminosos existirão em qualquer lugar do mundo. Talvez os maiores deles usem terno de milhares de dólares e desfilam por Wall Street. O problema de refugiados é humanitário, diz respeito a quem somos como humanos.
      Sobre ter controle, sim é claro que se precisa ter controle. Agora, o fato de se ter controle não pode ser transformado em retórica contra refugiados, sendo que a imensa esmagadora maioria das pessoas é formada por seres humanos desesperados. Desespero mesmo, algo que talvez não saibamos o que representa sem passar por uma situação semelhante.

      Sobre Nice, quando ocorreu o ataque, eu estava fazendo um Tour pela Mongólia com sete franceses recém formados em medicina. Eles moravam perto de Nice. Se você tivesse a oportunidade de conversar com eles, assim como eu tive, veria que a situação não é tão preto no branco. Se tivesse também a oportunidade de conversar com um francês filho de pais argelinos também veria o quão complexa é a situação de franceses com ascendência de países do Norte da África. As fronteiras de vários países já foram abertas. A Jordânia possui mais de um milhão. O líbano, e eu conversei com um libanês a respeito, possui mais de um milhão, assim como a Turquia. O que você acha que pode acontecer se países estáveis como a Turquia e a Jordânia forem sugadas para um caos porque estão com milhões de emigrantes? Isso é apenas do ponto de vista geopolítico. E do ponto de vista humanitário? Que tipo de humanos nós somos se simplesmente fechamos os olhos para este desastre. Vejo que você apoia os médicos sem fronteiras, além de achar belíssima a atitude, também apoio quando estou no Brasil, algo que mostra muito do seu caráter, para muito além do dinheiro. É uma crise enorme, meu amigo. Se fechar os olhos é algo triste, chamar de escória ou encorajar o ódio contra refugiados algo repugnante.

      Abraço e obrigado!

      Excluir
    6. Não recebe doações de empresa?! É só olhar no site do TSE e comprovar que ele recebeu doações da JBS, famosa por ser a "empresa do filho do Lula". Que coisa, né?!

      Excluir
    7. An eu não sei em qual planeta vc vive.
      Qnd o bolsonaro recebeu a doação dessa empresa, ele mandou devolver na mesma hora. Lembre-se que na nossa conta bancária a gente não manda em dinheiro que entra.

      Claro que os caras fizeram isso pra sacanear ele.

      Excluir
    8. Só não ver quem quer: informação de prestações de contas no TSE feitas pelo próprio candidato. Demagogia pura do candidato.

      Excluir
    9. http://www.folhapolitica.org/2014/09/jair-bolsonaro-se-recusa-receber-r300.html

      Excluir
    10. Você pode conferir a comprovação da devolução dessa doação da JBS/Friboi no site do TSE tbm.

      Doador originário: JBS S/A Data: 23/07/2014
      Tipo da despesa: Doações financeiras a outros candidatos/comitês financeiros/partidos
      Valor R$ 200.000,00
      Beneficiário: DIREÇÃO NACIONAL - PP - BR -
      Contratante: DEPUTADO FEDERAL JAIR MESSIAS BOLSONARO - DEPUTADO FEDERAL - PP - RJ

      Fonte: http://inter01.tse.jus.br/spceweb.consulta.receitasdespesas2014/resumoDespesasByCandidato.action

      (Obs.: escolher despesas/candidato/prestação de contas final; clicar em "escolher candidato" e inserir os filtros correspondentes ao Bolsonaro - Deputado Federal, RJ, Jair Messias bolsonaro).

      Excluir
    11. Não foi bem isso...

      http://www.tijolaco.com.br/blog/bolsonaro-fez-manobra-contabil-para-nao-estar-na-lista-da-friboi/

      Excluir
  2. O que qualquer esquerdista fala do Bolsonaro: "é da extrema direita". Não existe "extrema direita". Ele é apenas direita, o problema é que nem temos direita no Brasil, então qualquer assovio da "direita" já é extrema-direita, o que é simplesmente ridículo. O brasil tem esquerda, centro-esquerda, os isentos e a extrema-direita, apenas. Como se ser da direita fosse um crime.

    No mais o Bolsonaro assim como qualquer pessoa da direita ou da esquerda são socialistas, querem aumentar o estado, regulamentarizar tudo, mandar em tudo, dar opinião em tudo, e tolher cada vez mais as liberdades. Bolsonaro e Trump são socialistas da direita.

    Em tempo: sou filiado ao Partido NOVO e me considero libertariano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frugal, você é um cara inteligente. Sério, está na hora de se libertar dessa camisa de força auto-imposta. Direita, esquerda, socialista de direita? Não, amigo. Você não chegará a nenhum lugar pensando assim. Aliás, o próprio sistema político vive dessas distinções.
      Assim, para caber em suas definições você tem que criar mais definições que começam a não fazer sentido como "socialista de direita". Sério, é algo sem pé nem cabeça.

      Por que não tentarmos algo como o que faz sentido? Ao invés de taxar direita, esquerda, capitalista de extrema-esquerda, direita com toques de esquerda e socialista, ou qualquer outro termo que posso inventar, por que não perguntar faz sentido? Quando se livrar dessas amarras conceituais, verá que há diferentes respostas para as perguntas "o que devemos fazer com o lixo tóxico nuclear?" ou "devemos colocar cotas de peixe a ser pescados em águas internacionais em regiões de overfished" ou "faz sentido tributar o consumo de forma mais intensa?" entre tantas outras questões humanas. Se você colocar direita, esquerda e mais um monte de definições arbitrárias para responder essas questões, verá que irá criar monstros argumentativos, que é o que acontece nos dias de hoje.

      Abraço!

      Excluir
  3. Uma análise bem rasa e unilateral para alguém com seu potencial...
    Não é haterismo, te respeito e continuarei respeitando, mas a sua autoproclamada busca por informações, sem duvidas, foi eivada de "vícios" desde o começo, tendo você levado consigo seus pré-conceitos sobre o deputado, daí dar ênfase em matérias e citações claramente descontextualizadas (não por voce, mas pelos veículos de informações escolhidos).
    Mas em fim, esse é justamente o tipo de discussão que não leva a lugar algum. Seria como tentar convencer um petista de que o governo do PT foi um desastre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega. Vamos por partes. A análise pode ter sido rasa, nisso concordo. Unilateral ela sempre será, pois eu sou apenas um. Não há análise minha, ou de qualquer outra pessoa, que de certa forma não seja "unilateral", partindo do pressuposto que concordamos com a semântica de unilateral.
      Fico feliz que irá continuar me respeitando, mesmo discordando veementemente das opiniões deste texto. É algo que faz bem para você como ser humano, para mim, e na minha opinião para toda sociedade.

      Agora, passando essa primeira análise, você deveria ter apontado onde está a análise rasa e dizer por exemplo a declaração sobre escória em relação a refugiados, onde há a má-interpretação se há alguma. Ao não fazer isso, creio que o seu comentário cai numa das categorias que eu escrevi quando falei sobre "argumentos fajutos". Veja, que se eu trocar Bolsonaro por Marina, eu posso usar as mesmas palavras que você utilizou. Aliás, posso colocar Trump ou Hillary, esse seu comentário serve para absolutamente tudo.

      Não creio. Esse espaço é livre. Uma das características que tenho é de escutar, quando com respeito, qualquer opinião. Qualquer opinião, e se for boa, não vejo qualquer problema em mudar de ideia, ou refletir mais profundamente. Sendo assim, a sua comparação de PT e escândalo de corrupção não se aplica aqui.

      Um abraço!

      Excluir
  4. Aposto que em uma prova do ENEM ele se sairia melhor que Dilma e Lula juntos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E? Aposto que numa prova do Enem, o Ciro Gomes sairia-se melhor do que o Bolsonaro e a Dilma juntos. Por causa disso você votaria no Ciro Gomes? Eu não.

      Abraço!

      Excluir
  5. Soul,

    Aqui o vídeo (sensacional, por sinal) que inclui logo no início o Bolsonaro falando besteira: https://www.youtube.com/watch?v=0nS9GVGyapk . Engraçado que ele participou desse Fórum que fez essa abertura criticando implicitamente ele, o que não deixa de ser uma demonstração da tendência liberal dele.

    Não há duvida que ele está longe de ser aquele liberal que tanto ansiamos: ele tem uma vertente autoritária e antidemocrática e é um leigo em termos de economia, fruto do passado militar e político que você bem explicou. No entanto, é inegável que ele é, até o partido Novo apresentar um candidato à presidência, o que temos de mais perto de um governo liberal. Não tenho dúvidas que votarei nele em 2018 pois, se ele é problemático, um eventual Lula, Ciro, Aécio ou Marina serão muito piores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VR, quando tiver tempo, vou dar uma olhada no vídeo. Agradeço, mesmo sem conhecer o conteúdo, você ter disponibilizado aqui.

      Veja, suas palavras "ele tem uma vertente autoritária e antidemocrática e é um leigo em termos de economia," ser leigo em economia, não vejo grandes problemas. Eu sou, e a maioria da população o é. Agora, quando alguém como você coloca alguém com tendências autoritárias e antidemocrática possa ser uma pessoa a receber o seu voto para dirigir um país de mais de 200 milhões de habitantes, complexo, diverso, é um pouco assustador. Não acredito que ninguém com tendências autoritárias e antidemocráticas, ainda mais com o nosso passado recente, deveria merecer o voto das pessoas. Porém, essa é a dificuldade e beleza da democracia, temos que conviver com o diferente e de alguma forma isso nos torna mais fortes, desde que alguns limites mínimos sejam respeitados.

      Abraço!

      Excluir
  6. Considerar Bolsonaro um mito é lamentável, tão lamentável quanto os brasileiros que votam em candidatos do PSOL ou quanto os americanos que apoiam o Bernie Sanders.
    Eu concordo com algumas ideias de Bolsonaro, sou contra as cotas, bolsa família e acho que os direitos humanos deveriam se preocupar em primeiro lugar com as vítimas e não com os que cometem crimes.
    Quanto ao Trump, eu sinceramente torço pra que ele vença. Discordo da visão dele vom relação aos mexicanos e aos imigrantes em geral. Uma pessoa que abadona sua família, sua cultura e todos os laços que lhe prendem ao seu local de nascimento para buscar melhores condições de vida não podem ser tratadas como marginais.
    Imigrantes não roubam nossos empregos. Não mais que nossa restritiva e retrógrada legislação trabalhista.
    Quanto mais imigrantes e mais liberdade para produzir mais riqueza é gerada.
    A minha opção pelo Trump é que eu concordo plenamente com sua guerra contra o politicamente correto, fora o fato de o partido democrata dar espaço para ideias tão odiosas quanto a do Sanders.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega.
      Sim, concordo que mais imigrantes mais liberdade e economia gerada. Agora, além dessas consequências econômicas, no caso de refugiados, como os tratamos diz respeito a quem nós somos enquanto seres humanos. É algo bem profundo para mim.

      Quanto à guerra ao "politicamente correto", o problema é que o Trump muitas vezes é apenas incorreto.

      Abraço !

      Excluir
    2. Sim, concordo com você que na maioria das vezes ele é apenas incorreto. Mas não existe meia liberdade, ou você é livre para falar o que pensa ou não é.
      Eu acho odioso o discurso do pessoal da esquerda. Me sinto enojado quando vejo pessoas do PT, PCdoB e PSOL discursando, eu realmente não consigo assistir. Mas mesmo assim eu não defendo que tenho sua liberdade de expressão cerceada. Do meu ponto de vista defender o socialismo é defender a escravidão do ser humano, o que é muito pior que defender a construção de um muro ou ofender minorias.
      Num 2 turno entre Bolsonaro e qualquer um partido destes que eu citei eu votaria nele, sem dúvida. Mas de forma alguma o considero um candidato minimamente razoável, apesar de ele não ser pior que gente como Lula. Não digo nem Dilma, que essa nos fez até um favor em afundar o PT.

      Excluir
    3. Olá, colega. O verdadeiro teste da liberdade de expressão é você defender o direito das pessoas dizerem coisas que você não concorda. Liberdade de expressão para ouvir o que você quer é fácil.


      Abraço!

      Excluir
  7. Entendi seu ponto.

    E o que pensa sobre Marina Silva e sobre Ciro Gomes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega. Ciro Gomes não conheço tanto, pois faz um tempo que ele não está tão em evidência. Porém, não gosto do jeito dele e da forma como ele coloca suas opiniões. Entretanto, parece alguém bem articulado. Não seria minha escolha.

      Marina Silva. Bom, o passado dela é algo bacana, pelo pouco que sei. Foi uma Brasileira, que apesar de todas as possibilidades contra, prosperou na vida. Um dos principais coordenadores da campanha dela foi o Gianetti, que para mim é um dos melhores intelectuais brasileiros. Muitos insights tive lendo os livros dele. A Marina nos debates de 2014 foi uma grande decepção, inclusive escrevi sobre isso no ano de 2014. Sendo assim, se quer saber se votaria de bom grado nela, a resposta é provavelmente não. Se tivesse que escolher entre ela e Bolsonaro, não tenho a menor dúvida que votaria nela.

      Abraço!

      Excluir
    2. Interessante, Soul. Acho que vc tem uma idéia mais centro-esquerda, pelo pouco que vejo nas entrelinhas. Não é critica ou elogio.
      Bolsonaro é aquele que fala verdades que nosso Id pensa, mas que nosso superego proíbe que seja exposto públicamente. Para um estadista não é bom, mas sem dúvida alguma uma pessoa de toda importância no congresso, a meu ver.
      Ciro e seu irmão, na minha opinião, não merecem a menor credibilidade. São articulados? Sem dúvida, mas o que isso quer dizer? Lembra-se de Lex Luthor ?
      Marina para mim é o protótipo da pessoa ignorante que prosperou na vida, mas que pensa ter mais capacidade do que realmente tem. Isso é um perigo, vide a grande economista Dilma!! Ademais, ela fala de velha política, mas pensa tal qual a velha esquerda, retrógrada, prega contra as empresas e o capital e visa tornar o estado grande demais. Visão míope, atrasado, etc. Soma-se a isso seu passado nebuloso com Lula e cia. Ela é diferente, por exemplo da ex-senadora Heloisa Helena (lembra-se?), aquela sim uma ex-petista que respeito, embora não votaria pelo pezinho radical esquerdista que possui
      Por fim, creio que há dois nomes fortes para a presidência : Alckmin, Caiado.

      Excluir
    3. Olá, colega.
      Lembro sim, inclusive quando era estudante de direito e visitei o Congresso Nacional tirei uma foto com ela, foi a única senador(a) simpática.

      Claro, o fato de ser articulado ou inteligente, não quer dizer muita coisa necessariamente. Aliás, pode ser até perigoso.
      Sobre a Marina, o fato de achar mais do que realmente sabe não é algo restrito a ela, aliás qualquer político que quer projeção nacional, tem a mesma atitude, Bolsonaro incluso.
      Qual seria o passado negro dela? Não sei se seria tão retrógrado assim, tanto que o mote da campanha da Dilma foi atacar uma pretensa ideia que Marina teria sobre independência do Banco Central, lembra-se da propaganda? Foi direcionado a Marina, não ao Aécio Neves. Além do mais, pela natureza exuberante nossa, eu creio que a questão ambiental é central. Podemos ser , se formos inteligentes, uma potência nessa área com resultados econômicos muito bons para o país. Veja, não estou aqui a defender a plataforma de Marina, mas apenas colocando alguns pontos a se considerar.

      Posso estar redondamente enganado, mas estamos criando as condições para que qualquer candidato mais moderado tenha chances pequenas de ganhar. Venho falando isso desde o impeachment. Se o Temer cair na decisão do TSE, a bagunça institucional pode ser grande, inclusive nas consequências para 2018.

      Abraço

      Excluir
  8. Soul como você falou concluiu primorosamente ele representa uma parcela da nossa sociedade e por isso mantém seu espaço na política por tanto tempo e é bom ter ele lá para servir de mal exemplo, ao menos pra isso ele serve. Eu já estive preocupado com um possível progresso desse senhor, mas ele próprio gerou um farto material para ser desqualificado em qualquer disputa que envolva um pouco mais de mídia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Surfista. Eu não tenho tanta certeza disso. A força dele reside nos seus apoiadores que o seguem num quase culto à personalidade. Se há algo que não me sinto confortável é isso. Veja, estou numa região do mundo que há quase um século isso ocorre. Começou com Lenin, depois Stalin, e mesmo após o fim do regime soviético, o Cazaquistão tem o mesmo presidente desde o começo da década de 90, a mesma coisa com o Tajiquistão. Há fotos dos presidentes destes países em todos os lugares na rua. É claro que a situação do Bolsonaro não se compara a isso, mas não deixa de ter alguma semelhança. Qualquer culto a qualquer pessoa, principalmente no meio político, não leva a nenhum lugar, ou melhor pode levar a lugares obscuros.

      Abraço!

      Excluir
  9. Rapaz. Esse teu artigo é de grande lucidez, parabéns.

    ResponderExcluir
  10. A popularidade de Bolsonaro é consequência da pobreza intelectual/ética/moral de bons políticos (existe isso?), sistema político ineficiente, extremamente interventor e corrompido e anos de políticas de esquerda.

    A verdade é que Bolsonaro foi um dos pouquíssimos parlamentares a levantar a voz, durante os vários anos de governo petista, contra os socialistas, e ele o fez sem palavras reconfortantes, "matou a cobra e mostrou o pau" (como diz a expressão popular). Hoje é fácil falar mal do PT, mas, em anos passados e quando muitos queriam se apoiar na popularidade petista, Bolsonaro foi contra a maré e gritou em alto e bom som que o governo petista não prestava, que havia muita safadeza e pilantragem.

    Entretanto, concordo que Bolsonaro não é uma pessoa qualificada para conduzir um país (economicamente era pior ainda há alguns anos atrás) e que ele não é lá uma pessoa boazinha, no sentido de que respeita a todos e tem bom coração e tal. Mas, sinceramente (e não querendo pôr isso numa balança), é melhor alguém que não seja tão boa pessoa mas que fale a verdade e "lute" contra o que de pior se tem do que centenas de deputados que nada fazem a não ser participar das trocas de privilégios.

    Infelizmente, nosso país não conta com uma base de políticos independentes, éticos e sensatos de economia/contabilidade. Aqui, políticos já entram na política para fazer carreira, não em frear e mudar os erros cometidos pelo estado o qual farão parte...

    Se eu votaria em Bolsonaro? Não, não votaria porque não voto em políticos. Mas entendo quem nele votaria...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega. Sem dúvida alguma, a popularidade dele advém do descrédito de parte da população com o sistema político. Veem nele, alguém que poderia "restaurar" certa ordem e moralidade.
      Com o Trump isso é muito compreensível. Afinal, bilionário, fala qualquer coisa que vem a cabeça, não respeita políticos profissionais. Agora com o Bolsonaro é difícil entender, pois ele nada mais é do que um político profissional. Ele nada mais é do que um representante, por quase 30 anos, do sistema político que tanto nos ressentimos. Vi até mesmo alguém comparando ele com o Enéas. Só pode ser brincadeira. A entrevista do Sr. Enéas ao roda vida em 1994 foi uma das mais brilhantes que já vi de um político.

      Ele falava mal do PT, mas por quase todo o período do governo Lula e Dilma fazia parte de um partido da base do governo? Não sei, é um tanto quanto incoerente.

      Sobre uma certa esperança depositada em Bolsonaro, apesar de você ver as diversas falhas, não deixa de ser um ato de fé. Eu não falo em termos de uma pessoa ser boa ou ruim. O que alguém que quer ser presidente tem que ter é respeito pelas leis que governam o seu país, principalmente as mais fundamentais. Não foi por isso que apearam a Dilma do poder, por ela não respeitar às leis do seu país? Não vejo com bons olhos alguém que produz declarações que vão de encontro a garantias mínimas que existem em nossa própria constituição.

      Eu também entendo, colega. Assim como entendo quem vota em Sanders, ou na Luciana Genro. Inclusive um amigo meu juiz extremamente competente, um dos melhores juízes que conheço, votou nela na última eleição. Aliás, é para isso que serve as minhas reflexões, para tentar entender porque algumas coisas acontecem, porém não é porque eu entendo que necessariamente vou concordar, apoiar ou não mostrar as diversas falhas que podem existir segundo a minha forma de ver o mundo.

      Obrigado pela mensagem e abraço!

      Excluir

      Excluir
  11. "Qualquer culto a qualquer pessoa, principalmente no meio político, não leva a nenhum lugar, ou melhor pode levar a lugares obscuros."

    Essa é a grande questão, para mim. Por isso, sinto uma grande vergonha alheia quando vejo alguém se referindo ao Bolsonaro como "mito". Enquanto a política for reduzida a encontrar "heróis" ou "demônios" - o que infelizmente parece ser o mais frequente, inclusive fora do Brasil - estaremos muito mal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lux, concordo em gênero, número e grau. Será inclusive a temática indireta do meu próximo artigo.
      Abraço!

      Excluir
  12. Ele mudou de ideia pq algum general deu uma dura ele, rs
    Rapaz, a situação atual da classe política "a velha política" tem gerado alguns mitos por aí. Depois veja no meu site nosso novo prefeito por aqui. rs
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Alexandre. Aliás bonito nome, sabe que acabei de voltar de um lago para lá de lindo chamado Iskander-Kul. Iskander é Alexandre em Farsi, a língua da Pérsia (Irã). Dizem que Alexandre o Grande acampou naquele lago.

      Vou dar uma olhada no seu site, um grande abraço!

      Excluir
    2. Obrigado Soul, tb gosto deste meu nome.
      Depois dá uma olhada neste post...
      http://abacusliquid.com/melhores-destinos/
      Se tiver algo errado me fala que corrijo, rs
      Abraço!

      Excluir
    3. Olá, UB! Obrigado pela homenagem, amigo.
      Grande abraço!

      Excluir
  13. "
    Se eu tivesse um negócio, eu não pensaria duas vezes em contratar Imigrantes de países em situações caóticas como Haiti e Síria. Tenho certeza absoluta que trabalhariam muito duro, muitos economizarão para ajudar eventuais familiares que se encontram em seus países natal, Se eu tivesse um negócio, eu não pensaria duas vezes em contratar Imigrantes de países em situações caóticas como Haiti e Síria. Tenho certeza absoluta que trabalhariam muito duro, muitos economizarão para ajudar eventuais familiares que se encontram em seus países natal, e provavelmente fariam o serviço por menos do que um brasileiro.
    "

    Ainda bem que você não tem um negocio e prefere viver como apêndice do estado. Saiba você que para uma empresa de um país civilizado contratar um imigrante, este deve ser qualificado e a empresa deve provar que não há nehum nativo capaz de executar o trabalho. E uma vez contratados não são explorados como você sugere dizendo "fariam o serviço por menos do que um brasileiro"

    Sua desonestidade intelectual é absurda cara. Aproveite o seu ócio e escreva artigos sobre outros politicos além do Bolsonaro, isso irá contribuir para pelo menos manter a sua máscara de imparcialidade e rigor lógico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega. "Saiba você que para uma empresa de um país civilizado contratar um imigrante, este deve ser qualificado e a empresa deve provar que não há nehum nativo capaz de executar o trabalho." Isso é uma baita de uma meia verdade. Em países como Austrália e Nova Zelândia, onde conheci muitos brasileiros com visto de trabalho bancado por um sponsor, isso é verdade na teoria. O fato é que os brasileiros trabalham por menos dinheiro do que locais, não porque locais não possam fazer o trabalho, mas sim porque os brasileiros dão o sangue para agarrar a oportunidade.
      Agora, se você já tem o visto de residência, o que pode acontecer se você entrou como status de refugiado, isso que você disse não é verdade.

      Sobre a desonestidade intelectual você não apontou onde ela estaria. Sobre a sua sugestão de que imigrantes seriam explorados, essa é uma ideia tipicamente de "esquerda". Coloco entre aspas, pois não gosto destes rótulos. Se você for ler artigos minimamente sérios, como os que constam no Mises Brasil sobre o tema, verá que essa sua ideia é desprovida de sentido.
      Não dei a entender que eles seriam explorados, mas sim que suariam muito, assim como muitos brasileiros fazem em países mais ricos, e fariam o trabalho de forma muito séria.
      É uma situação onde todos ganham. Com a sua mensagem vazia e cheia de adjetivos, você apenas não disse o que pensa do assunto.
      Sobre outros políticos, quem sabe eu o faça.

      Um abraço e tente retirar um pouco do ódio do coração, colega:)

      Excluir
  14. Olá Soul,
    Seu artigo é bastante esclarecedor, libertador e corajoso.
    Confesso que fico um pouco desiludido em ver pessoas com boa formação intelectual se sentir representado por um político com Bolsonaro que tem a xenofobia como marca, que questiona o papel da mulher na sociedade, que discrimina os negros, ciganos, homossexuais e outras minorias, que defende o estado totalitário como salvação para o país, que é favorável à tortura como meio de conseguir provas contra o acusado, dissemina ódio aos refugiados de guerra, que é contra os direitos humanos...
    O que assusta, é que essas são características de Adolf Hitler.
    Penso que o principal problema em nosso país e falta de lideranças políticas sérias, principalmente ligada aos partidos mais conservadores e, diante disso, as pessoas acabam depositando suas esperanças em políticos que conseguem sobressair ao polemizar temas que deveriam ser tratados com bastante seriedade.
    Não bastasse, os poucos bons políticos não acabam recebendo atenção da mídia e sequer são eleitos.
    ABS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aroldo. Bem no começo de 2014, eu temia por uma polarização violente de nossa sociedade. Como diz o filósofo Pondé, a polarização na democracia em si não é ruim, talvez seja até o combustível de uma sociedade forte. O problema é uma polarização burra. Eu li que houve confronto físico na avenida paulista entre pessoas apoiando Trump e pessoas que não apóiam Trump. Isso é um cúmulo do absurdo e da burrice.

      Como estou longe há um tempo, temo voltar para um país bem pior, onde a raiva seja mais presente nas pessoas. Quando as pessoas sentem raiva, é muito fácil direcionar esse sentimento para lados sombrios. É muito fácil também fazer declarações que alimenta mais ainda essa raiva. É o que enxergo em discursos, ao menos alguns, feitos por alguém como Bolsonaro. Também enxergo isso em diversos discursos em "sites de esquerda ou políticos de esquerda" com bobagens como "a casa grande cerceando a senzala" ao falarem de operações contra corrupção.
      É uma grande pena, mas temos que resistir a isso.

      Abraço!

      Excluir
    2. Aroldo,

      BINGO! Chamou Bolsonaro de xenófobo, machista (questiona o papel da mulher na sociedade), homofóbico (preconceito contra os gays) e nazista (características de Adolf Hitler)!

      Preencheu a cartela de adjetivos pejorativos. Parabéns. Idiotização concluída com sucesso!

      Saiba que qualquer militante ""esquerdista"", dos mais imbecilizados que possam existir nesse país, usam exatamente a mesma cartela de bingo que vc! Caramba, sinta-se orgulhoso.

      Excluir
  15. Li todo o texto, direita esquerda, vejo políticos desse pais na verdade pulando para o lado q da mais peixe.
    Qnd a dito Mito sitado, Estudei um entrevista dele e de um dos filhos na JP e tenho certeza q o pais de tanto sofrer com políticos de q agora vai da certo como Lula e Dilma e deu na merda q deu q, qualquer coisa agora é lucro, isso ajuda o Bolsonaro pq muitos estão na onda de q um militar com discursos polêmicos é a resposta,o cara n entende de economia, Dilma tb e deu nessa merta toda
    Em resumo, não vejo mito, vejo um povo cansado e se afogando se apegando ao melhor galho q posso ajudar esse país.
    Não votaria nele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Poupando.
      Sim, é bem possível que essa seja uma das razões. As pessoas tem todo o direito de estarem cansadas com tudo.
      É difícil manter um otimismo, mas apesar de ver com receio alguns acontecimentos em nosso país, também é inegável que há coisas boas ocorrendo. A luta contra corrupção parece ter se intensificado, mas se as pessoas não percebem que a demonização de pessoas e certos partidos, e não uma profunda reflexão sobre o nosso sistema político bem como nossas posturas enquanto sociedade, pode levar apenas ao sistema se sofisticar e cairmos numa armadilha como a Itália parece caído.

      Abraço!

      Excluir
  16. Grande Soul,

    Minha humilde opinião ... acho que quando a gente tem um problema extremado como no nosso país ... no caso a falta de ordem... a gente tende a ir pro outro lado .. 8 e 80...

    Não acho que coisas como governo militar vai trazer maravilha de benefícios .. não consigo achar hj no mundo .. um governo militar que não seja esdruxulo .. como a coreia do norte.. como cuba ... etc...

    Concordo com alguns pontos defendidos por ele .. mas discordo completamente em outros .. enfim ... como disse nosso colega ali em cima .. entendo pq muita gente quer votar nele ... o nosso país está uma baderna ...

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rodolfo. É típico de latinos terem essas mudanças de humor abrupta. Nós brasileiros gostamos da ideia de salvadores, messias, líderes.
      Abraço amigo

      Excluir
  17. Olá, Soul.

    Parabéns pelo post. Ao meu ver, essa idolatria pelo Bolsonaro é apenas uma das milhões de idolatrias sem cabimento que já existiram e que certamente continuarão existindo.

    O problema do país não é só corrupção. É também parte do dinheiro "legal". Um político realmente preocupado com o país lutaria contra os ralos de dinheiro público como o fundo partidário e as altas regalias de um político. Como pode, por exemplo, um mero vereador ganhar quase 20 mil reais? Algo INADMISSÍVEL e que demonstra bem a nossa mentalidade de que fazer parte do governo para conceder benefícios a si próprio é um caminho benquisto para riqueza.

    O Bolsonaro — como mencionado no seu texto — possui família composta por políticos profissionais (MAMADORES de dinheiro público), o que certamente não o torna melhor que os demais políticos. Aliás, ele pode até ser bem pior, já que seus discursos e, principalmente, suas parcerias parecem indicar uma tendência desfavorável ao laicismo do Estado.

    Pelo bem do país, espero que essa moda de "Bolsomito" passe o mais breve possível. Enquanto isso, Bolsonaro permanecerá no topo da minha lista de rejeição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leonardo. Não passará, eu acho que ele vai vir forte, pois possuem literalmente milhões de pessoas motivadas. Vi alguns vídeos dele indo a cidades do nordeste, e foi impressionante, parecia uma estrela de rock. Eu acho, ao contrário do que muitos pensam, que ele virá muito forte na eleição de 2018. Não sei se para fazer um segundo turno, mas vai saber o que pode acontecer.

      A existência de salários altos para vereadores, principalmente de cidades médias e pequenas, é um dos grandes ralos por onde o nosso dinheiro vai. O seu ponto é absolutamente correto.

      Abraço!

      Excluir
  18. Fala Soul.

    Sei que não gosta de adjetivos de direcionamento político, e concordo em parte pois no Brasil não há ideologia por parte dos políticos e sim oportunismo.

    Posto isso, comento que acho o Bolsonaro uma figura ímpar... chama a atenção, isso é inegável. É o controverso, que dentro da sua maluquice possui com certa frequência razão.

    Sua luta contra o "kit gay" em absoluto tem homofobia como o motivador. Esse é o ponto deturpante usado por petistas e psolistas e que fez as minorias comprarem.

    Sua posição pela redução da maioridade penal encontra eco na população. Oras, o deputado não é para ser representante do povo???

    Apesar de ver nele essas qualidades, tenho como candidato atual o governador de SP. Creio que seja ponderado, equilibrado, sério, responsável e conhecedor. Noto que não tem carisma algum, o que é problemático para penetrar nas massas.

    Espero que o PSDB perceba ele como candidato, pois Aecio mostra-se com rabo preso, e o Serra já deu né?

    Vamos ver.

    Hoje, Bolsonaro seria minha quarta opção de voto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guardião,
      Concordo contigo sobre o tal do Kit Gay. Realmente, vi uma entrevista do Bolsonaro, e se ele tinha razão sobre um determinado livro que seria dado para crianças de 6 anos, não fazia o menor sentido. Acho que há um certo exagero no movimento homossexual do Brasil, acho que gastamos muito tempo com essa questão. Agora, não se pode negar que há ainda muitos crimes motivados por ódio contra homossexuais. Porém, isso já é crime, não precisamos de novos crimes para isso.

      Você tem toda razão. Se boa parte da população quer discutir maioridade penal, vamos discutir enquanto sociedade. Não vejo qualquer problema nisso.

      Entre ele o Aécio, com certeza o Alckmim seria melhor. Aécio está citado em várias delações.

      Há um governador, que se não me engano é Procurador da República, do Mato Grosso chamado Pedro Taques que parece ser um bom político, ele poderia ser alguém equilibrado capaz de fazer reformas necessárias no país.

      Abraço

      Excluir
  19. Uma tristeza para nós é saber que ele é o "menos pior".
    Se você for fazer um ranking com esses critérios dos principais nomes políticos do Brasil, vai ver que Bolsonaro terá a melhor nota. Essa conclusão vem da percepção que tenho sobre os políticos do País (infelizmente).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz, grato pela opinião colega. Penso um pouco diferente, aliás bastante diferente, mas concordo com você que os políticos não estão sabendo captar o que está acontecendo em nossa sociedade, e o gap entre a sociedade civil e o sistema político está ficando cada vez mais abissal.

      Abraço

      Excluir
  20. Soul foi até complacente com um político que defende torturador e costuma afirmar que a ditadura brasileira matou pouco. Sim, em um vídeo que pode ser encontrado na internet, esse político diz que o erro da ditadura foi ter matado pouco. Não consigo desconsiderar o risco de uma intervenção militar, caso Bolsonaro seja eleito.Assim, como na estrutura militar, o clã Bolsonaro possui soldados que o seguem cegamente. Acredito que um pensamento que possa representar ameaça à democracia,deve ser refutado com firmeza. Não acho exagero fazer analogia da ascensão do nazismo com uma possível chegada do Bolsonaro à presidência. Para que o nazismo tenha prosperado, o povo alemão, descrente com a crise econômica do pós-guerra,abençoou o triunfo de Hitler. Bolsonaro se aproveita da crise de representatividade e também econômica, para angariar votos entre os que odeiam a diferença e acham lindo a ignorância no seu sentido mais amplo. Bruno. Campos dos Goytacazes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruno. Não gosto de fazer comparações com alguém como Hitler, pois acho impossível um sistema como o Nazismo surgir em um lugar como o Brasil. Aqui temos filtros como a imprensa e o Judiciário. Não creio que os militares tenham qualquer vontade de voltar ao poder no Brasil, isso é um alívio. O governo militar foi um desastre no Brasil. Lugar das forças armadas é protegendo nossas fronteiras e fazendo trabalhos humanitários. Tanto o é, que o exército é a instituição brasileira com mais respeito da sociedade atualmente. Assim o é, pois eles estão fazendo o que eles devem fazer: ou seja não se meter na política interna do país.

      Eu vejo, assim como você, com grande preocupação quando vejo pessoas inteligentes que de alguma maneira, ou por alguma agenda econômica, possam de alguma maneira dar suporte para alguém que possa por em risco a nossa democracia de alguma forma.

      Abraço!

      Excluir
  21. Fala amigo, tenho um blog de beta e de finanças. Dá uma força aí e adiciona no seu blogroll, estarei adicionando você também. Abraço!

    pobre-diabo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Na minha cabeça há uma ordem prioritária de possíveis candidatos que votaria e outra que sob hipótese alguma eu votaria.

    Começo pelos que nunca votei e nunca votaria :
    1) lula e os lixos relacionados,
    2) aquela comunista do PSOL do RS, bem como qualquer outros PSOL, PSTU, PCO, PT,
    3) Marina Silva
    4) Ciro Gomes

    Possíveis que votaria :
    1) Gov de SP
    2) tasso jereisati
    3) requiao
    4) caiado
    5) bolsonaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Capixaba Investidor!
      Dizem que uma das melhores técnicas para se utilizar quando estamos diante de algumas decisões que envolvem muitas possibilidades é saber o que não se quer.
      Se assim o é, parece-me que você está com o mind set apropriado para decidir em quem voltar na eleição de 2018.

      Abraço!

      Excluir
  23. Frugal arrasador!!
    Vc usa argumentos muito forçados para tentar destruir a imagem do bolsonaro.
    Ainda bem que ele é político, um ao menos que não é ladrão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega. Está equivocado. Primeiramente, não tento "destruir" a imagem de ninguém. Acredite-me que o Bolsonaro já o faz por si próprio. Em segundo lugar, mesmo que eu quisesse, esse é apenas um blog pequeno sem força alguma. Por último, eu nunca tenho vontade de destruir o que quer que seja.

      Abraço!

      Excluir
  24. As únicas ações que o Bolsonaro tem em bolsa são da Oi. Só ai já dá pra ver que ele não entende porra nenhuma de economia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Igor. É mesmo? Bom, ela está precisando ler os blogs da blogosfera de finanças né? Stock picking de uma ação, ainda mais a OI? HEHEH
      Abraço!

      Excluir
    2. http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2016/03/bolsonaro-e-o-milagre-da-multiplicacao-do-patrimonio-9786.html/bolsonaro_bens_2014.jpg-2288.html/@@images/835542be-29a9-42b6-a8a2-ba6092842794.jpeg

      Excluir
  25. Olá SS, concordo que o Bolsonaro fala algumas besteiras e de fato talvez não entenda muito de economia, mas veja bem, sejamos sinceros. A idéia de reduzir a selic 'na marra' é ruim? Será mesmo? O governo reduzindo a Selic e jogando os juros futuros e consequentemente as taxas do tesouro lá pra baixo, cria sim uma IMENSA economia e folga nas contas públicas.

    "Ah mas a inflação vai disparar". Será mesmo? O IPCA em 2012 quando Dilma reduziu os juros foi de 5,80%. 2013 FECHOU A 5,90. Podemos ver claramente com fatos que a inflação em nada foi afetada com a queda dos juros, como argumentam muitos "economistas". Álias, a inflação disparou mesmo e teve seu pico nos últimos tempos foi no ano passado e no inicio deste ano, com uma SELIC a 14,25%. Isso quebra o mito de que taxas altas seguram a inflação e taxas baixas reduzem a inflação.

    Mas então o que mais impacta a inflação? Com certeza um dos fatores que mais impactam a inflação é o dólar, já que nossa economia é bastante importadora e "dolarizada", portanto, dólar na faixa de R$ 4,00 como vimos há pouco tempo, jogam a inflação lá pro alto, dólar mais baixo, controla a inflação.

    Enfim, a idéia do Bolsonaro não é ruim, bem pelo contrário, é uma idéia que além de gerar economia nos cofres públicos, ainda estimula a economia. Acredito que o mais lamentável foi mesmo ele ter ido contra a pec "apenas" pra defender os militares, ou seja, não deu a mínima pra saúde, educação, segurança, e etc, pensou apenas no seu "rabo". O que é lamentável.

    Sinceramente não vejo Bolsonaro como um presidente ideal. A politica economica dele poderia ser desastrosa, embora outros aspectos ele pudesse realmente melhorar o país, como segurança pública, financiamento de parada gay, maior punição a corruptos (sim, bolsonaro é totalmente honesto, e isso é inegável) e afins. Gosto dele como deputado, como você disse, é importante ter alguém assim lá, batendo de frente com o politicamente correto e com idéias predominantes, mas presidente, acredito que não seja uma boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega. Primeiramente, grato pela mensagem. Algumas considerações:
      a) Veja, boa parte das pessoas que gostariam de votar no Bolsonaro se colocam(ram) diametralmente contra o governo da Dilma. O que quis chamar atenção, é que baixar juros na marra é apontado como um dos maiores erros econômicos do governo Dilma. Sendo assim, se a pessoa critica a Dilma por isso, mas apoia um candidato que disse que poderia fazer a mesma coisa, algo completamente contraditório.
      b) Veja, a inflação disparou, pois o governo liberou diversos reajustes nos preços administrados. As inflações nos anos citados por você foram “menores” justamente por causa do controle nos preços administrados. O que o Levy fez, liberar sem qualquer gradualismo, foi até mesmo muito mais “radical" e “conservador" do que o Armínio Fraga estava propondo nas entrevistas de 2014 (ele seria provavelmente o ministro do Aécio);
      c) Você tem razão, o câmbio talvez seja a variável mais importante. Porém, o câmbio desvalorizou, justamente porque o governo parou de intervir mais pesadamente nele.
      d) Os juros do Brasil tendem a cair, pois os juros estão muito baixos em qualquer lugar do mundo. Basta sinalizar que faremos reformas para tornar a relação dívida x PIB não explosiva, bem como reformas que tendem a aumentar a nossa produtividade. Os juros futuros virão para baixo como por inércia. Agora, se houver uma mudança no mundo em relação aos juros (eu não tenho a menor ideia se isso irá ocorrer, não tenho conhecimento para tanto) e o Brasil não fizer essas reformas, daí sim a coisa pode apertar e muito por aqui.

      Sobre honestidade do Bolsonaro, acredito que ele possa ser probo. Porém, como disse para o Frugal, ele já teve acesso a máquina? Veja, a Marina Silva estava numa posição em 2014 que ela poderia exigir muito seja do Aécio, seja da Dilma, mas não o fez. Ela também parece não ser corrupta, mesmo já tendo possibilidade de assim o ser com grande acesso a máquina pública. Logo, se o Bolsonaro merece elogio exclusivamente pelo fato de não ser corrupto, a Marina, por essa lógica, também o mereceria com mais força.

      Grande abraço!

      Excluir
  26. eu contratei um haitiano na minha empresa. O cara trabalha duro e mostra mais interesse que os meus outros funcionários brasileiros. As portas do país devem ser abertas para quem quer trabalhar sério.

    ResponderExcluir
  27. Mais um texto onde o autor não conhece de quem fala, divaga e nada acrescenta ao debate político. Bolsonaro agradece a lembrança... Vc mal fala de investimentos, quiçá de política!

    Enquanto a carruagem passa, os cães ladram.

    Aproveite os direitos humanos e o respeito as mulheres e homossexuais do Irã... Quem visita é por que gosta de onde está, não concorda? Tipo, Venezuela, Irã... Não vai na Coréia do Norte ou Cuba?

    ResponderExcluir
  28. Ele numa entrevista de rádio, aos 43 minutos: https://www.youtube.com/watch?v=qRj1qZfcbFQ

    Impossível eu votar num maluco desse. Basicamente repetiu as mesmas falácias econômicas que o pessoal de esquerda, que ele tanto critica, diz.

    ResponderExcluir