domingo, 17 de janeiro de 2016

AS CONEXÕES IMPREVISÍVEIS DA VIDA E BLOGS NOTÁVEIS

  Olá, colegas! Espero que estejam todos bem.  Minha estada na Tailândia que deveria durar duas semanas já passa de um mês e ainda devo ficar mais algumas semanas. Muito bom estar por aqui.  Neste artigo, entretanto, escrevo sobre como um comentário de um Anônimo, que se identificou como Victor, fez-me revisitar alguns estudos, ler muitos outros e criar um contato muito maior com blogs realmente notáveis.

Na magnífica cidade histórica de Sukhothai (primeira capital do que se pode chamar culturalmente de Tailândia há 700 anos). O espetacular Buda leva o nome de "Subduing Maya". Mais explicações abaixo


 Isso é muito interessante mesmo. Como um comentário em uma postagem pode ser o catalisador de algo bacana. A vida muitas vezes, talvez na maioria das situações, opera por “caminhos misteriosos”. É simplesmente impossível saber o que vai ou pode ocorrer com nossas vidas, e o controle é simplesmente uma ilusão, algo maravilhosamente retratado na cena do acidente da bailarina no estupendo filme “ O Curioso Caso de Benjamim Button”. A mesma temática é mostrada de forma muito assaz no filme “Instinto" com Antony Hopkins. A cena dele ameaçando tirar a vida de um psiquiatra se o mesmo não respondesse qual ilusão ele tinha acabado de perder é fantástica. O conceito de Ilusão - Maya -  é central para o Budismo e qual não foi a minha surpresa ao ver um shopping luxuoso com nome de Maya na cidade onde atualmente estou no norte da Tailândia: Chiang Mai. Não deixa de ser interessante colocar um nome como esse em um dos lugares que mais promove a ilusão no mundo contemporâneo.

Esse filme tem uma cena sublime (sempre me emociono), quando ele é capturado no meio dos Gorilas e um deles morre.

Esse é um belo filme. Há muitas cenas interessantíssimas. Uma das que mais me fazem refletir é a da cena do acidente e a cadeia de eventos completamente fora de controle que levou ao incidente. Uma reflexão bem parecida é feita no clássico livro "A Insustentável Leveza do Ser".


  Outro anônimo, o qual eu agradeço também, enviou link para ver o famoso discurso de Jobs para os formandos de uma universidade de ponta nos EUA. O discurso é simplesmente brilhante. Muitas das falas me chamaram a atenção. Uma delas é quando Jobs disse que largou o curso regular na faculdade, pois custava muito dinheiro, e a poupança dos seus pais adotivos (eu não sabia que ele era adotado) estava sendo dilapidada por algo que ele não conseguia ver sentido. Ele começou então a literalmente “zanzar" pela universidade fazendo alguns cursos gratuitos. Um deles foi de Caligrafia. Sim, o gênio que revolucionou a forma como relacionamos uns com os outros no mundo moderno fez um curso de Caligrafia. Ele disse no discurso que algo que aparentemente não tinha qualquer relação, ou algo “útil" na vida prática moderna, foi o que mostrou para ele a importância da beleza e da estética. Foi por causa disso que ele se tornou tão obcecado com a aparência estética dos dispositivos da Apple, o que viria a revolucionar a informática e muitas outras coisas.

   Pensem sobre isso, colegas leitores. O Design de seu smartphone, se eventualmente você possui um, talvez tenha ocorrido porque uma pessoa fez um curso de Caligrafia. Logo, é simplesmente impossível saber as consequências ou relações do que eventuais eventos em nossas vidas podem ter no futuro. Desconfie de pessoas que ridicularizam a teoria ou práticas “não muito úteis” (na perspectiva única e pessoal delas) dando uma ênfase quase que absoluta à “prática" (seja lá o que essas pessoas possam definir o que seja “prática”).  Se, enquanto espécie, dependêssemos delas, teríamos uma vida muito, mais muito mais pobre em todos os sentidos. Não teríamos, com absoluta certeza, alcançado o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e humano que temos hoje em dia.

 Assim, de uma maneira quase “serendiptosa”, um simples comentário de um anônimo me levou a leitura de dezenas de artigos, a feitura de diversos textos (em processo de escrita) e a criação de um novo blog (em construção com a ajuda do colega Estagiário).  “Ok, Soul, sobre o que foi esse comentário, foi sobre o sentido da vida ou se há vida após a morte?”. Há uma cena que acho muito engraçada no filme “A Vida Secreta de Walter Mitty”. Como dizem os americanos “to make a long story short”, o filme tem como enredo a busca desesperada do protagonista  na procura de um negativo de uma foto que deveria ser supostamente a última capa da edição impressa da revista Life. Depois de muitas aventuras em volta do mundo, numa busca que se torna interior também, Walter Mitt descobre o negativo. Como a empresa está fazendo downsizing, ou seja despedindo quase todo mundo, há uma cena no elevador onde um dos seus companheiros de trabalho pergunta sobre o que tinha ma foto “Era por acaso a imagem do Pé-Grande ou do Mostro do Lago Ness?” querendo significar que uma busca tão intensa por algo, esse algo só pode ser uma coisa “grandiosa”. Fiz essa breve digressão apenas para que a pergunta de um leitor imaginário pudesse ser melhor entendida e para que assim pudesse ser um pouco engraçado. Aliás, o humor é essencial para que uma sociedade se mantenha saudável. Os Judeus faziam piada até mesmo sobre o seu destino trágico no holocausto conduzido pelos Alemães. Uma sociedade que perde a capacidade de ter humor ou que se ofende facilmente com brincadeiras sobre suas instituições, moralidade, religião, ética, etc, é um agrupamento humano com uma grande propensão a uma vida pior. Isso, evidentemente, também vale para indivíduos.

Cena do filme onde Walter Mitty descobre que há um negativo faltando na presença de seu colega de trabalho. Será que o comentário que aludo nesse artigo foi sobre algo extraordinário na vida?

   Não, o comentário não foi sobre a Teoria M (que tenta unificar os campos da gravitação e física quântica, o Holy Graal da física contemporânea), ou sobre como gerar Alpha (o sonho de qualquer investidor), mas foi simplesmente a indicação de um blog americano chamado Brave New Life.

   Eu irei, muito provavelmente no meu novo blog, falar muito sobre esse Blog e mais outros dois, principalmente focar nas diversas questões interessantes que eles abordam. Na bem da verdade, muitos dos temas ali tratados já foram objeto de reflexões aqui nesse espaço, mas é inegável que os blogs em questão falam de forma muito mais direta sobre assuntos de muito interesse a todos investidores amadores, cidadãos e seres humanos preocupados com a sua posição no mundo em geral. 

  O mais antigo chama-se Early Retirement Extreme, também conhecido pele acrônimo ERE. Como o nome diz, trata-se de independência financeira de forma muito rápida. O autor arrepende-se um pouco de ter colocado o termo “retirement” (aposentadoria), pela conotação que a palavra representa na sociedade. As palavras e os sentidos que elas tem em um determinado agrupamento humano contam e muito. É uma área do conhecimento humano que gosto bastante, mas não irei me estender aqui. O blog iniciou-se em 2007 e é um dos pioneiro no assunto na internet. O autor, Jacob, é um Dinamarquês que mora nos EUA, se entendi corretamente, que largou a profissão de físico profissional e hoje em dia vive financeiramente independente vivendo com menos de U$ 10.000,00 por ano. 

O autor do Blog escreveu um livro. Pretendo lê-lo quando tiver oportunidade;


  O Blog indicado pelo comentário é o Brave New Life. É a história de um engenheiro e a sua jornada de auto-conhecimento que o levou de forma sistemática a desistir de um emprego de U$ 170.000,00 anuais  (sim R$ 700.000,00 por ano) para viver com sua família de dois filhos com um orçamento em torno de U$ 30.000,00 anuais. O interessante é que a história dele em muitos aspectos se assemelha a minha. Ele tem 35 anos, durante os primeiros 10 anos de sua vida profissional teve uma alta taxa de poupança (muito semelhante a minha) sem saber muito o que fazer com isso, até que uns cinco anos atrás a ficha de muitas coisas começou a cair e a sua compreensão do mundo, sua vida, e o que ele realmente acha uma boa vida alargou-se de uma forma fantástica. 

  Por fim, o terceiro blog é o já clássico MMM, ou também carinhosamente conhecido como Mr. Money Mustache. Ele se “aposentou" com 30 anos de idade, como ele está atualmente com 40 anos, há uma década ele goza de independência financeira.  A forma dele abordar diversas questões é simplesmente fantástica. Ele, se não me engano, trabalhou como Engenheiro, exatamente como o Brave New Life.  Há artigos muito interessantes. A forma como ele discorre sobre a Taxa Segura de Retirada é muito boa mesmo. O artigo que ele trata sobre Margem de Segurança, e suas diversas camadas protetivas,  é como eu vejo a questão de independência financeira em meus modelos mentais, mas ele conseguiu traduzir isso em palavras, o que foi algo bem interessante. O texto que ele aborda sobre a ilusão da segurança era algo que eu estava a beira de escrever nesse espaço e devo fazê-lo em um dos diversos artigos que irei tratar sobre Taxa Segura de Retirada e Independência Financeira. Hoje de manhã, li o artigo onde ele fala que apego à luxo é apenas uma fraqueza humana, algo com o qual concordo plenamente, e já tratei do tema de forma indireta diversas vezes nesse espaço. Ter um sentimento de dependência ao luxo é a mesma fraqueza de ser dependente de uso de substâncias químicas legais ou não.

Mr. Money Mustache: belo bigode!

   O nível desses três blogs relatados é muito alto, algo que não se encontra muito por aqui. Infelizmente, eles são escritos em língua inglesa,e talvez isso afaste uma grande maioria de leitores brasileiros que possam ter dificuldade em ler textos em Inglês. O nível dos artigos, na maioria, é bem alto. Os comentários dos leitores, principalmente no MMM, são bons e às vezes muito instrutivos. Faço questão de ler todos os comentários, e muitos artigos interessantes de outros sites foram recomendações dos comentários. Os autores não caem em contradições lógicas banais, como muitas pessoas no Brasil atualmente o fazem, bem como sabem escrever de forma clara e precisa,  e saem dessa lógica preguiçosa intelectualmente entre "bons x maus, direta x esquerda", ou qualquer "Fla-Flu ideológico" que a sociedade brasileira infelizmente está tornando muito comum, sem se dar conta das consequências terríveis de médio prazo que isso pode ocasionar no tecido social. Leitura de alto nível e espero compartilhar alguns pensamentos deles por aqui.

  É evidente que o que eles falam não é novo. O MMM, por exemplo, até pouquíssimo tempo atrás não sabia o que era estoicismo, e nem sobre os estóicos. Aparentemente, ter contato com essa forma de pensamento teve uma grande influência em sua vida recente (ainda preciso ler o artigo em específico). Logo, como sempre disse o meu pai, em matéria de sentimentos e paixões humanas não há muito de novo sendo refletido pelos humanos. Entretanto, é inegável que eles - os blogs - trazem uma roupagem mais moderna e acessível para as pessoas, bem como conectam reflexões mais profundas de vida com finanças pessoais, um dos objetivos primordiais do blog pensamentos financeiros.

   Encerro o artigo recomendando fortemente a leitura dos blogs em questão para os leitores que podem ler em Inglês. Se a leitura no idioma do grande Escritor não é muito boa, desafie-se um pouco, faz bem para o cérebro. Acaso seja realmente difícil a leitura em outro idioma, prometo que vou tentar trazer muito dos temas abordados por lá para a nossa realidade brasileira. Por fim, coloco o famoso discurso de Jobs. Vale muito a pena assisti-lo, e agradeço novamente o anônimo que enviou o link.

                               Um discurso cativante, emocionante e inspirador. 

  Acabo esse artigo embaixo de um coberta na cidade bem pequena no meio das montanhas de nome Pai. Está frio, o que é algo unusual para a Tailândia. No caminho entre Chiang Mai e Pai eu e minha companheira fizemos amizade com um casal de americanos que mora no Alasca. Ele nasceu e cresceu no Havaí. Eu falei só pode estar de brincadeira! Quero morar no Havaí uns meses e quero muito viajar pelo Alasca. Que coincidência. Ele me contou cada história bacana do Alasca, que fez a minha vontade de conhecer essa região apenas aumentar. Comentei sobre o filme “Into the Wild”, e ele já tinha visto várias vezes, assim como eu. Muito interessante encontrar alguém que quando eu falo sobre a cena de um filme específico se lembra da cena em detalhes. Nos conhecemos por algumas horas, mas parecemos amigos que se conhecem há muito tempo. Estamos no mesmo hotel, e é incrível como quando estamos abertos a novas experiências, quando saímos um pouco da “defensiva" e interagimos com outras pessoas, podemos encontrar pessoas bem bacanas pelo caminho.

Essa noite na agradável cidade de Pai. Ela trabalha fazendo Café. Ele é DJ e cozinheiro. Acabou de comprar 2.5 alqueires de terra no Alasca e quer produzir a sua própria comida, bem como construir a sua casa com as próprias mãos. Ao se despedir para dormir, ambos deram um abraço bem forte na gente, algo inusitado para americanos, o que foi bem legal. Como é bom fazer amigos e procurar se dar bem com outras pessoas.



  Um grande abraço em todos!

37 comentários:

  1. Olá Soul! Sou fã do seu blog e já li diversas postagens apesar de nunca comentar. Também surfo e espero um dia sair viajando e surfando pelo mundo igual à você.

    Após vários anos na blogosfera de finanças resolvi abrir meu próprio blog também. Vou passar sempre por aqui e contribuir na discussão. Te coloquei nos meus links no meu blog. Abraço.

    frugalsimple.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Frugal Simple.
      Valeu amigo, é sempre bom conhecer mais um surfista na blogosfera (tem o colega S.Calhorda também).
      Espero que consiga:) Os países da América do Sul tem altas ondas e não são caros de viajar.
      Valeu e um grande abraço!

      Excluir
  2. Olá, PF.

    Realmente, o MMM é muito prazeroso de ser lido. Gosto da maneira frugal e minimalista dele.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Igor.
      Sim, o interessante é que a frugalidade dele é diferente da do Jacob do ERE. O próprio MMM diz que ele ainda é "viciado" em alguns luxos. Entretanto, a família dele gasta 25.000,00 dólares para ter uma vida confortável. O que é uma inspiração para repensarmos como vivemos as nossas vidas, e como a independência financeira pode estar mais perto do que muitas pessoas acham.

      Abraço!

      Excluir
  3. Apego à luxo, tema interessante Soul. Muito obrigado pelas indicações de blogs gringos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aloha SCalhorda!
      É bem interessante sim, dá para passar horas e horas lendo os artigos por lá.
      Abraço!

      Excluir
  4. Bah, eu estava lendo estes blogs que tu citou e achei excelentes ! Gosto muito de seus textos Soul, tenho alguns aspectos em comum contigo e com as estórias relatadas nestes blogs. Que coisa, na maioria das vezes tu cita filmes, vídeos e textos que eu vi ou li. Saudações !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Samuel!
      Fico feliz, amigo, que já tinha conhecimento desses blogs. Agradeço o comentário.
      Um abraço!

      Excluir
  5. Soul, bom saber que você vai escrever mais artigos sobre esse assunto. Já que você falou de alguns sites de fora, conhece o "Can I Retire Yet" (http://www.caniretireyet.com/)? Tem bastante informação relevante lá. No mais, parabéns por mais um excelente artigo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rru842, não conheço. Vou dar uma olhada com certeza.
      Sim, já comecei a escrever. Fiz uma grande revisão de vários estudos lá fora, incluindo os clássicos como Bergen, Trinity Study, passando pelos mais modernos. Vou falar até mesmo dos mercados emergentes e do nosso Brasil, e sublinhar como o nosso país é um ponto fora da curva para quem poupa dinheiro. Abordarei também a forma "mustachiana" de ver a questão. Creio que serão de 5 a 7 artigos.
      Obrigado pelo comentário!
      Abraço!

      Excluir
  6. Rapaz, seu blog e sua trajetória de vida são inspiradores.Estou aqui fazendo minhas conta para fugir do hospicio do serviço público...

    Sobre taxa segura de retirada, não li muito a respeito. Mas andei pensando que se vivermos com 35% dos rendimentos, os outros 65% aumentariam a renda passiva de forma a manter o principal protegido da inflação. Exemplo 15k de renda passiva total gerariam 5,25k de renda "gastável" no primeiro ano. Com aporte de 9,75k por mês. Gerando mais 117k anualmente.


    Nos primeiros 5 anos talvez não fosse possível ter filhos, fazer viagens internacionais ou efetuar grandes gastos. Mas a prática diária de esportes e a qualidade de vida compensariam muito os "sacrifícios".


    Abs

    Carioca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carioca.

      Parece-me bem conservador. Se você conseguir viver uma boa vida com um terço do rendimento, e ir aumentando aos poucos o consumo com o passar do tempo, parece-me bem factível.

      Sim, quanto mais flexíveis forem os seus gastos, mais fácil é se tornar independente financeiramente e mais fácil construir uma taxa "segura" de retirada.

      Abraço

      Excluir
  7. Com esta baixa dos FIIs e como você mesmo disse sem perspectivas de melhoras nos próximos anos, não corremos o risco de ver o mercado de FIIs “morrer”, digo isso pois atualmente já temos problema de baixa liquidez em vários fundos. Com mais pessoas desistindo deste tipo de investimento, esse problema de liquidez tende a se agravar. Na sua visão, o que pode acontecer nestes casos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega.
      Veja, qual será o futuro dos FII é difícil de dizer. Eu creio que o mercado ainda é muito pequeno e numa perspectiva para longo prazo há uma tendência de crescimento. Nos EUA, os REITs são donos de 15% das propriedades comerciais. No Brasil, como em várias outras áreas, não há estatística. Mas talvez não chegue nem a 1%. Veja que como falo de percentuais, pouco importa o tamanho dos mercados.

      Se a liquidez se tornar cada vez menor, os FII mais e mais se assemelhariam a imóveis físicos, onde a liquidez é muito reduzida. Em último caso, nada impede que o fundo seja liquidado e os imóveis vendidos. Porém, creio que há muito de recency bias aqui, daqui 5-10 anos o Brasil não precisará de galpões logísticos? As pessoas não usaram mais shopping? Faculdades não irão mais existir? A vida vai seguir no Brasil e as pessoas e empresas ainda precisarão de imóveis para as mais variadas atividades econômicas e humanas.

      Abraço!

      Excluir
  8. Alasca é o meu sonho!!!!

    Você poderia falar um pouco sobre como é a segurança de circular no sudeste asiatico? Fazer um paralelo com grandes cidades brasileiras?

    Um abraço e continue com o blog sempre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, colega. Parece ser incrível mesmo. Ontem o americano meu falou sobre um parque nacional chamado Dinali. Coloca no google images, é simplesmente fabuloso. Se eu tiver a oportunidade, quando voltar ao Brasil, vou me preparar para uma viagem longa de carro pelo EUA, Canadá e América Central, e o Alasca com certeza estará nos planos.

      Será um prazer, mas há tantas coisas para escrever, e sempre estou ocupado fazendo alguma coisa na viagem, que falta tempo. Porém, adoro quando tenho um dia mais tranquilo e posso escrever, bem como ler artigos ou alguns livros.

      Entretanto, as cidades do sudeste asiático comparadas ao Brasil são extremamente seguras.

      Abraço!

      Excluir
    2. Muito obrigado pela reposta

      Paz e saúde para você

      Que venha o Alasca !!

      Excluir
  9. Soul,

    Eu teria um pouco de cuidado com o que o MMM escreve. O blog dele tem MUITA coisa boa, mas ele mesmo aposentado trabalha bastante por lazer em construção e acaba subsidiando parte do padrão de vida dele com isso. Além disso, existe um leve aspecto "cult following" que tem que se manter de olho aberto. No geral, acho um blog altamente instrutivo.

    Quanto ao ERE, acho sinceramente que ele tem algum tipo de autismo. Li no blog dele que num verão a temperatura chegou a 32C e ele ou poderia comprar um ventilador ou ar-condicionado, mas preferiu aprender a suar. Tem gente pra tudo, não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Viver de Renda! Como está colega?
      Sabe, que quando estava lendo um dos artigos acadêmicos pensei bastante em você. Chegou a ver um estudo onde a Safemax do Brasil foi de incríveis 7% Havia um gráfico bem interessante que mostrava o comportamento da SAFEMAX de acordo com o aumento do percentual de alocação em ações. A curva brasileira é para baixo, um portfólio 100% ações, ao contrário de países desenvolvidos, teria proporcionado uma SAFEMAX de apenas 2%. O portfólio otimizado do Brasil foi de 0% em ações, lembrei imediatamente de você hehe. Espero escrever um artigo específico, abordando indiretamente o seu caso, que talvez seja um dos únicos exemplos de early "retirement" no Brasil (pelo menos escrevendo as experiências na net).

      Sobre o ERE, foi o menos que eu li. Entretanto, ele tem ideias bem interessantes, também pudera o rapaz era físico nuclear. Entretanto, o foco nele é bem forte na contenção de gastos, mas pelo que li, ele gosta muito do seu estilo de vida.

      O MMM é isso mesmo. Por isso, vou escrever a abordagem "mustachiana" sobre o tema. Em muitos aspectos se assemelha aos meus modelos mentais. A família dele parece gozar de uma vida relativamente confortável, mesmo que a um custo muito mais baixo do que uma família americana média de classe média. Muito disso, creio, é derivado de um consumo consciente.

      São exemplos não para serem copiados, até porque vivemos no Brasil, mas sim para refletirmos mais a respeito sobre varias facetas da vida, do consumo e da geração de renda, o que é muito válido ao meu sentir.

      Abração!

      Excluir
    2. Soul,

      Tudo ótimo! Muito feliz com minha mudança de portfólio, me deu a paz de espírito que precisava!

      Não vi esse estudo. Na verdade tem tempo que não leio nada técnico de investimentos, tem tanta coisa nova que eu to atrasado na área. Não me surpreende esse resultado com a renda fixa ganhando das ações no longo prazo no Brasil.

      Sobre o ERE, que ele curte o estilo de vida dele eu não tenho dúvida, apesar de que da última vez que eu vi ele tinha voltado a trabalhar (por vontade ao invés de necessidade). O meu ponto é que o estilo de vida que ele propõe não é adequado para a maioria da população, bem diferente do MMM, ele sim é o caso perfeito de simplificar sem se sacrificar, de se libertar ao invés de se prender, de aproveitar ao invés de acumular.

      Eu não conhecia o Brave new life. Por coincidência estou lendo atualmente Brave New World e as críticas à sociedade contidas no blog são parecidas. O feito do cara foi fenomenal, mais ainda por ter a coragem de largar o emprego com mulher e 2 filhos nas costas com um horizonte de investimentos tão grande. Ele tem uma filosofia bem hippie também, fala bastante de meio-ambiente, reflexo disso é essa fazenda que ele comprou. Sei não, esses blogs americanos parece que tem bastante influência do movimento hippie e atualmente dos hipsters, com tendências anti-materialistas, hiper-exposição, anti-capitalistas, proteção ao meio-ambiente, etc., uma "vibe" bem alternativa. Não tenho dúvida que o mundo hoje dá uma importância desproporcional às coisas ao invés de focar em relacionamentos e experiências, mas o pessoal lá fora parece que dá uma guinada de 180 graus e demoniza acúmulo de bens. Pensei em fazer um post sobre isso, mas foge bastante do tema de finanças, então deixei pra lá.

      Excluir
    3. VR,
      Eu, pelo menos em minha leitura, não vi assim.
      Creio que é questão de contentamento mesmo e saber apreciar as belas coisas da vida, que muitas das vezes não envolve necessariamente grandes domas de dinheiro. Não vi essa intenção de guinada de 180 graus, mas essa foi a minha impressão apenas:)
      Cara, não sei qual é a sua motivação com o seu blog, mas se você ainda frequenta artigos da blogosfera financeira, é porque ainda gosta ao menos um pouco. Se assim o é, escreva sobre aquilo que interessar a você, quem sabe você não cria textos tão bons como aqueles sobre finanças.

      obs: Também fazia tempo que não lia, mas ao conhecer o BNL e ao reler vários artigos do MMM, isso me levou a (re)ler inúmeros artigos sobre SWR, e foi bem interessante.

      Abração!

      Excluir
  10. Parabéns soul, gosto muito de seus artigos.

    VC amigo, já está em outra dimensão de compreensão de mundo. É até complicado para alguns compreenderem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Viver de Aluguel! Como está, colega? Apreciando a vida tranquila do interior?:)
      Obrigado pelas gentis palavras, fico lisonjeado.
      Abraço!

      Excluir
  11. Que bom q vc gostou tanto dos BNL!! Manda uma msg pedindo pelo amor de deus pra ele continuar publicando hahaha (com certeza ele está num estágio de felicidade plena cuidando da fazenda q não vai conseguir escrever novamente ... uma pena)

    Pegando um gancho no comentário do Viver de Renda sobre o ERE "aprender a suar", acho isso sensacional!! O MMM usa termos como "exercitar sua badassity" haha claro que o ERE é bem extremo caso contrário não se aposentadoria tão cedo, mas acredito nessa questão de nos colocarmos mais no desconforto e ver q não é tão ruim assim

    Abraço
    Victor (aquele q citou o BNL)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Unknown! Você que é o Victor? Porque não falou antes:)
      Vou mandar uma mensagem sim. Mandei uma para o MMM, mas não sei se ele irá responder.
      Badassity é um termo muito maneiro hehe
      Com certeza, abordei um pouco essa questão no meu artigo sobre zona de (des)conforto.

      Aquele abraço!

      Excluir
    2. Fala Soul! Não sou o mesmo da mensagem mais abaixo não ... hahaha não invisto em fii :)
      acho que "unknown" aparece quando a pessoa não tem uma id de bloggler ... sei lá tentei logar com a conta do google mas aparec eu isso hahaha


      e é verdade, vc tb falou muito bem sobre a zona de conforto no seu artigo! Aliás o artigo teu q mais gosto é o "que o dinheiro pode aprisionar" ... estou há 1 ano pensando em tirar uma licença e rodar o mundo, mas nunca consigo coragem pra fazê-lo...

      Abraço
      Victor

      Excluir
    3. hehehe, eu e meu conhecimento limitado de informática:)
      Carpe Diem, Victor.
      Ta aí, você me deu "material" para fazer um outro artigo, quando tiver mais tempo irei escrevê-lo.

      Abraço!

      Excluir
  12. Soul, boa noite!
    Será que você poderia postar a sua carteira de Fii´s atual.
    Atte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Victor!
      Cara, minha carteira de FII pouco mudou. Tenho um artigo do ano passado (ou de 2014) que se chama minha carteira de FII, meus erros e acertos.
      Cometi alguns erros, e minha carteira está negativa com as recentes quedas.
      Porém, os FII correspondem hoje a cerca de 6-7% do meu patrimônio. Quando escrevi aquele artigo era cerca de 12-13%. Logo, atualmente, eles não ocupam uma posição significativa no meu patrimônio, mas eu pretendo usar sim os FII como ativos geradores de fluxo de caixa mensal. Tenho uma alocação ideal de uns 20-25% em FII na cabeça.

      Abraço!

      Excluir
  13. Ótimo post, Soul!

    Desses blogs, o que eu acompanhei foi o ERE, mas faz um tempo que não olho.

    Acho o Extreme deles muito exagerado. Ainda mais nos EUA, onde o consumo não é tão caro. Tem dicas muito boas de desapego, mas acho que levam além do necessário. Bom, cada um vai saber até onde deve colocar o sistema em prática.

    Outra é que ele mora num país de baixa inflação. Não sei por quanto tempo isso vai durar visto a expansão monetária nos EUA.

    Praticar qualquer coisa parecida no Brasil é suicídio. Não temos nem de perto como prever o dia de amanhã, o que dizer de planejar os próximos 20-30 anos.

    Talvez alguém que sobreviva com 2% de juros reais em cima de um patrimônio em franco suíço (inflação média de 2,5% ao ano nos últimos 50 anos) possa colocar em prática isso. Mesmo assim, qualquer default em Bond pode jogar tudo pelo ralo.

    No final, o segredo desses caras é fazer a transição entre emprego formal e dono de blog e autor de livro. É algo que o Cerbasi fala no livro "Adeus aposentadoria". Ir trocando o emprego por uma outra fonte de renda empreendedora, seja imóveis ou algum negócio mesmo.

    O uso da internet é algo que tem proporcionado muitas oportunidades nesse sentido.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, I.internacional!
      Eu acho o seu blog muito bom mesmo. Num dos seus primeiros artigos, quando você faz a comparação de investir no exterior a expandir os horizontes como uma viagem, creio ser uma analogia interessante. Muito material bom mesmo.
      Entretanto, eu não compartilho muito esse tom sombrio para o futuro financeiro de quem tem capital acumulado no país.
      Se a gente fosse falar da maioria da população, sim creio que a probabilidade de 20-30 anos ainda sermos um país de renda média não é nem um pouco desprezível.
      Entretanto, creio que o país foi, é e ainda será um "paraíso" para quem acumula capital. Os dados corroboram esse fato.
      Concordo contigo. Se eu pudesse ter uma TSR (taxa segura de retirada) de 4% em francos suíços, eu com certeza não pensaria duas vezes. Porém, o fato objetivo é que os recém aposentados suíços com a maioria dos seus investimentos na suíça vão passar maus bocados em suas aposentadorias, devido a um fenômeno conhecido como sequência de retornos. Há vários artigos escritos sobre TSR num ambiente low yield e todos eles são razoavelmente sombrios para quem está num ambiente desses e acabou de se aposentar.

      Porém, o risco de uma hiper-inflação ainda, infelizmente, existe no Brasil e isso pode ser um destruidor de capital realmente. Entretanto, creio que apesar disso, o risco é muito, mais muito remunerado no Brasil.

      É algo interessante de ser feito. Eu, indiretamente, estou fazendo isso em relação a imóveis, mesmo o mercado estando bem difícil.

      Valeu, I.I. seus comentários sempre são bacanas e agregadores.

      Abraço!

      Excluir
  14. Fala Soul, faz um tempo que não visito seu blog. Legal que volto e dou de cara com uma postagem dessa! Wow belo texto... Ele me fez lembrar do "Monge e o Executivo", livro que gosto muito...
    Vou dar um pulo nesses blogs, vamos ver o que tem lá! Valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marco.
      Valeu o comentário, creio que você vai gostar bastante dos blogs indicados!
      Abraço!

      Excluir
  15. Outro texto bem bacana, SoulSurfer.
    Seu blog tem vários textos legais.
    Tem algum texto que fale sobre o teu início como investidor e tal? Como decidiu começar a poupar, etc.

    p.s.: se for inconveniente não rpecisa responder, ma estás dando uma volta ao mundo? EUA, Camboja, Tailândia, visitando vários lugares (legais). Tenho vontade de tiras um período sabático quando estiver no meio dos 30.

    Att.
    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eduardo.
      Procure um artigo do começo de abril de 2015 chamado "Minha História Financeira".

      Não é bem uma volta do mundo, por enquanto não. Quem sabe para onde eu vou, estou deixando a coisa acontecer.

      Abraço!

      Excluir
  16. Parabéns Soul.
    Excelente post. Adorei as dicas.
    Só conhecia o MMM. Lendo posts mais antigos decidi cortar a TV a cabo aqui em casa. Não fez falta mesmo, além me sentir mais rico daqui a 10 anos fez sobrar mais tempo para leitura e convívio com a família. Estou lendo o livro do ERE agora. Esse é badass mesmo.
    Continue assim.
    Grande abraço

    ResponderExcluir