quarta-feira, 20 de maio de 2020

CORONAVÍRUS - PARTE XI - VOCÊ NÃO PRECISA (NECESSARIAMENTE) TER UMA OPINIÃO SOBRE A CRISE COVID-19


Olá, colegas. Espero que estejam bem! Se ainda não leu nenhum artigo da série, convido a começar pela primeira parte.

          VOCÊ NÃO PRECISA TER OPINIÃO SOBRE TUDO

     Eu estava lendo um espaço da internet sobre o “vírus chinês”. O artigo era uma sucessão de senso comum, sem qualquer nuance num tema tão complexo. Não sei nem mesmo porque perdi o meu tempo com a leitura, já que o que mais tenho é coisa para ler.

   No meio do artigo, o autor dizia que “ainda não tinha uma opinião formada a respeito”, apesar dele já ter dado a opinião dele no decorrer do artigo, e o mesmo nem perceber a contradição entre as duas coisas.  

   Prezados leitores, vocês não precisam ter uma “opinião formada” sobre muitas coisas, especialmente sobre aquelas que pouco entendem ou dedicaram um escasso tempo para ao menos compreender os conceitos básicos.

         Sim, é uma tendência natural o ser humano querer ter uma opinião e ser ouvido. Claro que é. Adicione-se a isso a facilidade de ter acesso a uma quantidade enorme de informações sobre diversos temas de diversos lugares, e está feita a receita para que as pessoas sintam a necessidade de opinar sobre tudo.

       Eu sou imune a esse fenômeno? Claro que não! É possível tentar ao menos ter ciência dessa faceta da existência e procurar melhorar? Evidentemente que sim. Portanto, antes de opinar sobre se a política do Trump sobre o Irã faz sentido, primeiro, honestamente, pergunte a si mesmo se você sabe ao menos qual é a língua falada naquele país.  Trago esse exemplo à tona, porque já ouvi pessoas discorrendo sobre o Irã e quando perguntei qual era a língua falada lá, não faziam a mínima ideia.

        Como alguém pode ter alguma opinião sobre uma questão específica de um país, se não sabe nem mesmo qual a língua o país majoritariamente fala? Se não sabe a divisão geográfica, onde estão as montanhas, onde estão os desertos, quais são as minorias, qual a relação dessas minorias com o governo central, etc, etc. Isso é o básico do básico se alguém quer falar sobre o Irã.

                Tire Irã e coloque qualquer coisa, do menos ao mais complexo, e creio que o leitor pode ter dimensão do problema.

        Sim, a crise da COVID-19 está afetando a todos em maior ou menor grau. Somos bombardeados por inúmeras notícias e opiniões, e é perfeitamente compreensível a necessidade da pessoa querer ter e fazer que a sua opinião seja ouvida. Mas, pensem comigo prezados leitores, se alguém não sabe o que é um ensaio clínico duplo cego randomizado, como essa pessoa pode ter qualquer opinião sobre a Hidroxicloroquina? É o equivalente de falar sobre nuances da política do Irã, sem saber a língua que se fala lá. Ou seja, é uma tolice sem tamanho.

      Saber o que é cegar duplamente um experimento, e o porquê disso ser fundamental para a análise de hipóteses (especialmente no que tange a tratamentos e drogas), é meio que uma condição antecedente necessária para se ter alguma opinião que faça algum sentido sobre se a Cloroquina deve ou não ser aplicada em pacientes que contraíram o SARS-CoV-2.

       Eu fiquei muito feliz em receber uma mensagem de um leitor que por conta própria estava tentando entender as notícias sobre exames. Ele disse que assistiu o vídeo indicado por mim (sobre teorema de bayes e exames médicos) algumas vezes, e ainda não tinha compreendido bem. Normal, nem eu compreendo bem ainda. Mas, esse leitor, percebeu que para ter uma opinião sobre um tema específico da crise COVID-19 (no caso exames sorológicos) , entre tantos outros temas, ele precisava entender um monte de conceito antes.

     Não é fácil, ninguém disse que era. Não é certo, e ninguém disse que era. A vida é assim mesmo. Não é à toa que o W. Buffett e o seu parceiro Munger dizem que passam horas e horas lendo e refletindo. Alguém acha que é fácil formar opiniões sólidas num mundo envolto em complexidades e incertezas das mais variadas ordens?

     Eu sei que muitas pessoas acham que é fácil. Mas não é. Já disse várias vezes aqui. Fujam de gurus prometendo explicações simples para o mundo e as mais variadas facetas do complexo relacionamento humano. Seja esse guru à esquerda, à direta ou ao centro.

       Por que essa série já teve 10 artigos, e cada um tratando de vários temas diversos? Porque estou “enrolando”?  Não, porque eu estou devotando o meu tempo em entender os mais diversos aspectos dessa crise, inclusive os de ordem técnica. E, quanto mais leio e estudo, mais complexo e difícil tudo vai ficando. O que compartilho aqui é apenas uma fração do que leio.


                Meu pai já me dizia que nós nascemos com dois olhos e duas orelhas, e apenas uma boca, por um motivo. Ele também me dizia para sempre observar o ambiente antes de abrir a minha boca. Ele também ensinava para dar a minha opinião apenas se perguntado (algo que com quase 40 anos estou apenas agora compreendendo a profundidade desse ensinamento).

      Portanto, não, você não precisa ter opinião sobre tudo. Na verdade, é até prudente que você não o tenha.


PRÓXIMO PODCAST


   Meus amigos, muito obrigado pelo feedback sobre o podcast. Levarei todos em consideração.  A sugestão de fazer podcasts mais curtos intercalados com outros mais longos será acatada. Os mais curtos terão duração de 15-30 minutos, e serão, ironia, opiniões minhas sobre algum assunto, resposta a leitores-ouvintes, ou uma entrevista curta com alguém sobre uma determinada questão.

                Pretendo lançar esses episódios de forma semanal. As entrevistas mais longas, mais densas, pretendo fazer uma a cada 15 dias. Por qual motivo? Pois eu realmente quero me preparar. 

  Por exemplo, há uma probabilidade enorme da próxima segunda-feira eu entrevistar a cientista Natalia Pasternark. Ela vem se destacando nas últimas semanas dando entrevistas na Globo News, CNN, etc.  Ela é extremamente técnica e bem versada, e quero fazer um podcast à altura, e não apenas uma entrevista que não acrescentaria nada no que ela já disse em várias outras entrevistas. Esse preparo toma tempo. É algo que estou gostando muito de fazer, porém.
               
FIM DO BLOG PENSAMENTOS FINANCEIROS

      E, depois de seis anos, esse espaço está com os dias contados. Será o fim do “Pensamentos Financeiros” no formato atual. Só tenho a agradecer tudo que aprendi e os amigos que fiz.

Um abs!

28 comentários:

  1. Bom ver que continua empreendendo tempo pra compartilhar o conhecimento. O site novo vai puxar o histórico do blog? Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo.
      Eu vou puxar todos os artigos, e ver quais eu republico com atualizações. Alguns não faz sentido (re)publicar, outros será revisitá-los.
      Um abs!

      Excluir
  2. Leilões de imóveis não deve ter espaço no podcast né?
    Esse é o conteúdo que mais gosto mas ficou totalmente de escanteio com o covid.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Nildo. Posso falar sim, nos programas mais curtos.
      Um abs!

      Excluir
  3. Meu caro Soulsurfer,

    Gosto do seu blog e de seus textos, mesmo discordando de muitas de suas ideias. Mesmo quando discordo do que está escrito, gosto de ler um texto quando ele é bem escrito e as ideias seguem um encadeamento lógico.

    Há muito tempo que abri mão de ter opinião sobre tudo. Há assuntos sobre os quais nunca teremos total compreensão.

    Dois exemplos: aborto e ideologia de gênero.

    Pq eu tenho que ser contra ou a favor do aborto?

    Ideologia de gênero, pq eu tenho saber do que se trata?

    São assuntos que não me tocam e não são do meu interesse. Outro dia teve um encontro de turma da faculdade e nessa época de polarização política eu falei que não tinha opinião sobre esses e outros assuntos. Fui criticado tanto por um lado como por outro.

    Sobre a questão do uso da Cloroquina, puts!!!!

    É difícil de compreender como um assunto que deveria ser tratado do ponto de vista técnico e científico vira disputa política.

    Sobre o fim do blog, seria bom se pelo menos o mantivesse no ar. Acho sacanagem com os leitores os blogueiros que apagam o blog de um dia para o outro, como o fizeram o PFL, o SRIF e o Burguês inglório.

    Escutei seu podcast com o Professor de Biologia e gostei muito. Cara muito preparado, não só na área dele, mas com conhecimento sobre vários assuntos.

    Vc deveria criar um canal no YT e disponibilizar lá o áudio do Podcast, acredito que atingiria um público bem maior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, amigo.
      Eu concordo, contigo.
      Lembro uma vez minha irmã mais velha, quando estávamos almoçando em família, perguntar ao meu pai qual era a opinião dele sobre o que um Bispo tinha feito ou deixado de fazer. A resposta do meu pai foi na linha "não sei quem é, e não me interesso pelo que ele fez ou deixou de fazer". Só que ele falou de uma maneira tão espontânea, e não desrespeitosa, que foi engraçado. Acho que a resposta dele condiz com a sua mensagem.

      O Site pensamentos financeiros vai deixar de existir, mas no lugar vai surgir o Mundo Soul. Vou migrar todos os artigos (são 300). Alguns eu vou deletar, pois não tem mais sentido. Outros tantos vou atualizá-los, revisitá-los e fazer SEO neles.

      Sim, irei fazer, mas não posso fazer muitas coisas ao mesmo tempo, senão não anda. Então, um passo de cada vez.

      Um abs!

      Excluir
    2. Fala soul! Beleza?

      Tenho 4 meses de finansfera e tenho acompanhado a evolução, estudei muito SEO antes de entrar.

      Se precisar de qualquer dica ou ajuda usando o Blogger ou Wordpress, passa lá no IR que eu ficaria muito grato em te ajudar.

      Boa sorte nessa nova jornada no mundo 2.0 da finansfera.

      Adorei o texto, suas ideia são IDÊNTICAS as minhas.

      Abraço.

      Excluir
    3. Olá, colega.
      Se precisar de ajuda, vou passar sim com certeza.
      Até porque não sei nada de SEO ou wordpress
      Um abs!

      Excluir
  4. Prezado Soul,
    Não sou imbuido nem da sua sede de conhecimento e nem da sua paciencia, mas tendo a crer que pensamos parecido.

    Em uma rede social pessoal fiz uma reflexao (desabafo), a respeito da polarização feito a da cloroquina, um REMEDIO - conseguiram dar ideologia politica para um remedio, veja só.

    E conclui com uma frase de efeito, algo que me é comum:

    "No mundo de hoje, somos ENTENDEDORES de tudo, mas ESTUDIOSOS de nada."

    Nao sei como, mas a nossa sociedade acha possível dissociar as 2 coisas. Felizmente, nao é possivel.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa frase, amigo.
      O Bolsonaro já se provou um psicopata, um incompetente e o pior presidente da história do Brasil nos últimos 100 anos.
      Mas, é impressionante, a cada dia ele consegue descer ainda mais no fundo do poço.
      A frase dele, no dia onde foram reportadas quase 1200 mortes, de que tomar uma droga é questão de ser direita, é de uma insanidade que beira às raias da loucura.
      Um abs!

      Excluir
  5. Vai ter espaço para comentários no novo site? Melhor que poder ler os artigos é poder comentá-los :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim, colega!
      Comentários e essa interação é alma de um site pequeno como o meu.
      Um abs!

      Excluir
  6. Parabéns, Soul! Pela "série" de posts sobre o Covid 19, sensacional!!!

    Gostei demais do primeiro podcast e já estou na espero do próximo :)

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o título no que diz sobre a crise financeira, uma vez que, dependendo da renda da pessoa isso não vai afetar a vida dela diretamente. No que tange a saúde, acho importante a opinião pessoal (que não precisa ser expressa) correta, pois isso coloca em risco pessoas ao redor dela. Muito embora aí, a atitude valha mais que a opinião (uma pessoa pode ter a opinião de que é tudo uma bobagem, mas ter atitude de tomar os cuidados necessários, por exemplo).
    Mas por experiência própria, dentro de casa, vi que isso é muito improvável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo!
      Sim, uma certa opinião sobre as coisas ao nosso redor, é normal e natural. O ponto do texto é aquela "opinião" firme que alguém pode emitir.
      Um abs!

      Excluir
  8. No mais gosto muito do seu conteúdo e está série está ótima! Continue assim (mesmo Anon do último comentário)

    ResponderExcluir
  9. Enquanto isso, em alguma parte do mundo...
    1. "E daí?! QUER QUE EU FAÇA O QUÊ?!"
    2. "E SE MINHA VÓ MORRER? FAZER O QUÊ?"
    --
    Parabéns pelo post (na verdade isso não é um post. É um verdadeiro trabalho pelo qual eu agradeço imensamente sua disponibilidade de tempo, esforço e, principalmente, pelo fato desse conteúdo ser gratuito).
    Eu sei que não muda sua vida, mas parabéns! Parabéns! Parabéns!
    Abs!
    Marcos.

    ResponderExcluir
  10. Tche....frequentar teu blog foi e continua sendo inspirador!
    Principalmente agora...com a serie sobre o covid.
    Trabalho numa plataforma de petroleo e nossa escala era 14 dias embarcados X 14 dias de folga. Com essas ''turbulencias'' estamos fazendo 28x14!   E cada vez mais esta dificil esse confinamento/trabalho, pois são 28 dias aguentando/convivendo com bozonaros......é dificil!Mas a vida é engracada, sempre tem alguem numa situacao pior, temos alguns gringos que ja estao +90dias embarcados e nao podem retornar para casa!
    Saudacoes! Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo.
      Eu tenho um conhecido Holandês que trabalha embarcado assim.
      Imagino a dificuldade de ficar 20-30 dias numa plataforma.
      Um grande abs!

      Excluir
  11. Opa, boa maneira de marcar o início do fim do atual blog! Me lembrou o episódio #15 do podcast Saindo da Caverna do Guilherme Madeira e Flávio Martins. Em uma passagem eles discutiam, como cientistas/operadores do Direito (talvez você os conheça e saiba que um trabalha como juiz e outro advogado, além de darem aulas em faculdades e cursinhos), o que achavam da cloroquina como forma de tratamento para Covid19: nada, porque não são eles que devem dar o pitaco como juz ou professor de Direito. Isso cabia para os técnicos, que eles pediram opinião quando necessário em juízo e acho que isso ilustra um pouco a mensagem do post.

    Espero que o novo site não perca muito a cara simples e prática do atual. Abraços e boa nova jornada!

    ResponderExcluir
  12. Opa Soul, tudo bem?

    É saudável ler textos lúcidos:)
    Não sei se concordo tanto com essa ideia de não dar opinião. Quando você fala, por exemplo, no quanto preciso saber para falar do Ira, quem define isso? Qual é o básico para falar de qualquer coisa? Não seria mais sensato que qualquer um pudesse opinar ou falar o que pensa sobre qualquer assunto e quem tem mais conhecimento se disponha a corrigir ou ensinar o que sabe?
    Se todos não opinarem, vejo que o debate e crescimento fica fraco e só os especialistas falariam.
    Gosto de pensar nos seus textos sobre a Covid, por exemplo. Você, provavelmente, não é um especialista em doenças, mas ao falar para a finansfera sobre a doença, deixa o assunto mais claro para nós, mais leigos que você e que provavelmente não entenderia os especialistas com tanta facilidade.
    O assunto hidroxicloroquina envolve muita política, mas talvez fosse melhor explicar para o blogueiro o que é ensaio clínico duplo cego randomizado, do que apenas pedir que ele fique quieto, pq assim talvez ele nunca mude de opinião.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo.
      a) "Não seria mais sensato que qualquer um pudesse opinar ou falar o que pensa sobre qualquer assunto e quem tem mais conhecimento se disponha a corrigir ou ensinar o que sabe?"
      Sim, concordo contigo. Se fosse isso que ocorresse, com certeza. Agora, na maior parte dos assuntos, a pessoa às vezes opina sem ter um mínimo de conhecimento sobre o assunto. O Texto não é um libelo contra a opinião, já que eu dou várias, mas sim uma reflexão de que não necessitamos opinar sobre tudo, e quando opinamos deveríamos saber das nossas limitações.

      b) Sim, com certeza. Mas para falar sobre essa doença, eu dediquei tempo em ler, eu leio diversas opiniões opostas, leio papers na origem, etc. E, eu no começo da série, deixei bem pontuado que eu era um leigo curioso, que eu poderia estar sofrendo do efeito dunning-krueger, e que deveria ser apenas um começo de discussão.

      c) Eu não acho que alguém pode pedir para outro ficar quieto. Isso deve ser uma conduta pessoal. E, sim, concordo que opiniões ruins devem ser "combatidas" com boas opiniões, desde que as pessoas queiram rever os seus pontos de vistas.
      O problema, porém, é que pessoas estão circulando com muitas certezas e poucas dúvidas, e talvez o conceito de duplo cego ramdomizado seja algo sem qualquer utilidade para as visões de vida.

      Um abraço!

      Excluir
  13. Uma curiosidade: um determinado tipo de vírus precisa de um número X para infectar (taxa infectante)

    Se eu me expuser a baixas taxas não infectastes, posso me tornar imune?

    ResponderExcluir
  14. Atualmente as opiniões podem ser perigosas, mas não poder expressa-las acho até pior. Quem garante que lockdown, cloroquina ou modelo funciona? Acho que muitos especialistas, cientistas mesmo, foram pegos de calças curtas, então acabam tendendo para um lado, todos fazemos escolhas. Com muito tempo de estudo, acredito que haverá mais embasamento para falarem da pandemia, e algumas verdades agora podem cair no futuro.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite!

    Que bom que seu podcast está no ar. Mas triste pois o blog vai se acabar, mas mesmo que migre para outra plataforma, não delete esses artigos de longos 6 anos de boas escritas.

    Ele sempre está nas minhas abas abertas do navegador, faço algo, assisto vídeos, e venho aqui e leio mais alguma coisa do blog.

    ResponderExcluir