segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

A BUSCA DESENFREADA POR "SUCESSO" E A TRISTEZA QUE ISSO OCASIONA EM MUITOS


                “Faça sucesso!” “Agregue mais valor a você mesmo, ´pense fora da caixa´!” “Destaque-se da multidão, seja diferente”. “Seja o melhor.” “Seja mais, mais e mais!”. Essa talvez seja a mensagem número um, ou talvez número dois perdendo apenas para o “consuma cada vez mais seja lá o que for”, que recebemos de livros, pessoas “iluminadas”, pessoas de “sucesso”, do sistema como um todo, é o mantra que todos repetem. Basta olhar pelos variados blogs e artigos, e essa é a mensagem difundida ad nauseam.

                Há alguns dias escrevi sobre o incrível experimento dos nove pontos, e a dificuldade que os seres humanos possuem, ao menos a imensa maioria, de pensar em soluções que estejam fora dos limites que achamos naturais . Ou seja, é difícil mesmo “pensar fora da caixa”, e esse simples experimento feito a primeira vez há mais de cinqüenta anos deu insights valiosos para entender como funciona a mente humana na resolução de problemas.

                Então, fui surpreendido pela mensagem de um blogueiro sobre o supracitado texto que dizia o seguinte:



                Por qual motivo fui surpreendido? Porque há muitos anos reflito exatamente sobre isso.  Essa ânsia generalizada por ser o melhor, especial, diferente, cria, ou está criando, um estado permanente de insatisfação generalizada nas pessoas. Essa insatisfação se manifesta das mais variadas formas como: irritação, ansiedade, casos de depressão, incapacidade de se saborear e viver no momento presente, neuroses das mais variadas espécies, e uma tristeza imensa resultando numa grande perda de bem-estar geral.     

                E por qual motivo isso pode estar ocorrendo? Se eu falasse que sei, estaria mentindo, pois o assunto é por demais complexo e com inúmeras variáveis, mas posso fazer algumas conjecturas.  Quando alguém diz que você precisa obter sucesso, a primeira pergunta, e de certo ponto óbvia, é indagar o que é sucesso. É mais dinheiro? São mais relações sexuais com mulheres (ou homens)? É mais poder sobre outros seres humanos? É ajudar os outros? É ser um melhor pai ou mãe?

                Todas as indicações do parágrafo anterior são respostas possíveis para o que seja uma vida de sucesso. Chegado num consenso do que seja sucesso, será que isso varia de indivíduo para indivíduo? De cultura para cultura? De tempo histórico para tempo histórico? No mesmo indivíduo à medida que ele vai envelhecendo?

                E como eu sei que a definição de sucesso que adotei para mim mesmo reflete exatamente aquilo que sou e penso? Será que é possível que o que penso ser sucesso não seja apenas reflexo de propaganda ou agendas ocultas construídas por outros? Se é fruto do meu pensamento, até que ponto o meu pensamento é livre e não preso em circunstâncias culturais, histórias, ideológicas, temporais? Aliás, até que ponto há qualquer tipo de pensamento livre conhecido como livre-arbítrio?

                Olhe quantas indagações surgem apenas ao  refletir sobre o mantra “seja uma pessoa de sucesso”.  E se você conseguir responder a si mesmo todas as perguntas, podem surgir outras mais profundas, e por qual motivo necessita-se sucesso? O sucesso vai me fazer uma pessoa mais feliz? E a felicidade é o que se deve perseguir na vida ou há outros valores maiores? E se o sucesso me encaminha para uma vida mais feliz, isso possui alguma importância perante a minha mortalidade?

                É claro que é difícil responder essas perguntas. Talvez uma vida inteira não seja suficiente, talvez não haja nem mesmo respostas para algumas delas. Porém, por mais difícil que seja a tarefa (e nem é tão árduo assim refletir sobre isso), é possível sim fazer avanços sobre esses temas.  Em minha opinião, somente as pessoas que realmente refletem sobre a miríade de indagações que surgem da primeira pergunta “o que é sucesso?” podem realmente de forma consciente perseguir o “sucesso”.

                Caso contrário, a busca pelo sucesso pode levar, e na maioria dos casos é exatamente isso que ocorre, leva à frustrações que desembocam nos potenciais problemas descritos no começo desse texto.  Perceba, então, meu amigo blogueiro “Soldado do Milhão” que é natural estar perdido no meio de tudo isso, ainda mais num mundo com cada vez mais informação, rápido, com um consumo reluzente e uma caracterização quase única do que seja sucesso.  Se “sucesso” for caracterizado única e exclusivamente como ser extremamente vitorioso na vida profissional, e isso significando ganhos financeiros e patrimoniais imensos, é evidente que poucas pessoas poderão ter sucesso na vida, por uma questão de pura lógica. Numa classe de 50 alunos, só um pode ser o melhor. Numa profissão qualquer apenas vinte podem estar na lista dos vinte melhores e mais bem pagos. Isso é o caminho certo para a infelicidade e insatisfação da maior parte das pessoas numa sociedade humana.

                Mas talvez sucesso seja muito mais do que isso, ou talvez seja completamente diferente disso, ou talvez para a sua única posição no universo seja completamente diferente da minha, por exemplo. Eu realmente acredito que como nós evoluímos biologicamente, e como somos parte da mesma espécie, nós guardamos mais similitudes do que diferenças naquilo que nos traz bem-estar, mas é plenamente possível que existam zonas de profunda dessemelhança entre os mais variados seres humanos.

                E como alguém vai saber disso? Apenas refletindo sobre quem se é, o que se quer da vida, o que é a vida, o que traz bem-estar, e as mais variadas questões que podem surgir quando mergulhamos profundamente nesses questionamentos. Espero que com essa pequena reflexão fique claro o poder da frase atribuída a Sócrates e a inscrição presente no Templo de Delfos:


"Conhece-te a ti mesmo"


                Uma vida refletida nos leva a um conhecimento maior de quem realmente nós somos. Conhecendo quem somos podemos fazer escolhas mais conscientes sobre o que queremos e o que somos. Se assim o fizemos, talvez uma vida de sucesso seja uma vida simples, talvez não. Mas com certeza será uma vida muito mais condizente com aquilo que almejamos ser.

                Um abraço a todos!
               

40 comentários:

  1. Bem, talvez eu me alongue um pouco no comentário, mas é um assunto com o qual eu lidei "de perto" há alguns anos.

    Nos primeiros anos dessa década, eu estive em uma posição de relativo prestígio. Nada estratosférico, mas me tornei uma "pequena referência" na minha área de atuação, viajei para diversos países para ministrar palestras e assistir a cursos, ganhei algum dinheiro aqui e acolá.

    Ocorre que tudo isso se dava em uma cidade longe da minha família, em um ambiente que cultivava valores avessos aos meus. As pessoas se vangloriavam de trabalhar pouco e ganhar muito, eram extremamente apegadas aos símbolos de status (na época era ir para NY, resort all inclusive, etc.).

    Com o passar do tempo, você começa a se deslocar e as pessoas "te cobram" para que você se adeque. "Pô cara, faz o concurso tal, ganha mais, tem mais recesso, menos horas por semana". "Vai lá na loja tal e manda fazer umas camisas sob medida.. .R$ 450 cada uma, mas vale a pena porque o caimento fica legal!... e precisa no máximo de 10, então..."."Troquei o carro porque minha mulher me encheu o saco... meu vizinho comprou uma pickup e tem um cargo menor que o meu... daí ela ficou me aporrinhando eu fui lá e troquei. (todos casos reais)

    Como eu sempre vinha ao interior pra ficar com meus pais e mantinha contato com o mundo real, sempre tive dificuldade de engolir aquilo como vida real.

    Mas quando se é jovem (e pode ser esse o caso do nosso amigo "Soldado do Milhão" é normal se questionar: será que EU sou "caipira"? Eu é que não sei o que é bom na vida? Será que meus pais são tacanhos e eu nunca tive contato com esse novo "normal" por que vivia numa cidadezinha no pé da serra?

    Resumindo a história, essa pressão ficou tão grande que procurei ajuda profissional. Relatei os sintomas (insônia, irritabilidade, perda de peso, etc) e ele cravou um antidepressivo. Ele disse que era leve e pra não me preocupar, afinal, quase todo mundo do meu local trabalho tomava aquele mesmo. Nunca comprei nem tomei o tal remédio, claro.

    Procurei uma psicóloga e fui apresentado a um conceito técnico interessante, a INTROJEÇÃO. É o processo por meio do qual todos nós, em maior ou menor escala, absorvemos as pressões do meio.

    O caminho para a "blindagem" contra essas pressões está no ótimo texto do Soul Sourfer: autoconhecimento. Ter clareza sobre o que se quer, onde se quer chegar, quais são as suas limitações e aceitar que "a cada escolha, uma renúncia".

    Outro bom exercício é observar pessoas inteligentes que sejam mais velhas que você. O que de fato vale a pena na vida para eles?

    O Soul comentou que a referência de sucesso varia com a época idade. Aos 10, jogar bem futebol pode ser um sucesso enorme... aos 40 já não adianta muita coisa. Aos 25, "pegar geral" é Sucesso.. e aos 50? Constituir família, ter um relação equilibrada com o dinheiro, respeitar os pais... isso tudo é atemporal. Manteha seu foco por aqui.

    Voltei a viver perto da família, estou ótimo por aqui e o suposto "glamour" dos grandes centros não me faz absolutamente nenhuma falta.

    Espero que esse breve relato complemente a ajuda ao Soldado do
    Milhão ou qualquer outro jovem (ou não) que esteja "perdido" frente à pressão e consiga achar o seu lugar de paz no meio disso tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela história de vida Atitude de Valor, agradeço bastante.
      Um abraço!

      Excluir
    2. Muito legal teu relato. Parabéns pela decisão.
      Vou te perguntar uma coisa pessoal, gostaria que respondesse mas se achar que não deve OK.
      Sua esposa voltou com você pra sua terra ou vocês se separaram?

      Excluir
    3. Família inteira sempre junta, anon... Todas as nossas decisões são ponderadas considerando a unidade familiar.

      Excluir
    4. Excelente comentário, anon.

      Excluir
  2. Tsc. Tsc.
    Esses caras que vivem em outro mundo, mas que querem falar sobre reflexões sobre o sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito artigo!

    Eu até diria que é um artigo de sucesso! Mas não é pra ficar triste.... hahahahaha

    Agora falando sério, tudo isto passa por criações de valores próprios e particulares. Quando se tem tais valores, fica-se blindado para valores outros externos que não lhe dizem nada.

    Infelizmente a maioria das pessoas não consegue pensar por si própria e ficam assim à mercê de uma miríade de influências que podem levá-las à pura infelicidade.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Eu também fico perdido com tudo isso. Tenho 17 anos e uma série de dificuldades em minha vida. Prefiro não contá-las mais para ninguém vir aqui e dizer que sou derrotista.

    Tento com todas as minhas forças melhorar de vida, ser uma pessoa de sucesso. Todo mundo pede para a gente encontrar mentores, e quando ninguém teve uma trajetória parecida com a sua, como é que fica?

    Claro que tem as pessoas que conseguiram atingir uma boa condição de vida, de "sucesso". Mas elas sempre tiveram uma boa educação, bons pais, às vezes algum parente rico que ajudasse ou até mesmo um "jeito", um "estilo", uma "mentalidade" de rico, apoio da família. E quem não tem isso? Claro que correr atrás, mas é bem mais difícil, mais complicado, mais complexo.

    Estava lendo um artigo do blog do Ministro do Investimento e relatei algumas coisas que incomodavam em mim, pois não sou uma pessoa culta e requintada.

    Lá eu li e também alguns comentários deixavam explícitos que você só pode ter sucesso, só pode ter sucesso, se você andar com ricos, ter jeito, ter alma de rico. A intenção do blogueiro foi ajudar, mas ajudar somente pessoas com esse perfil.

    Uma pessoa do sertão do Brasil e que luta contra o abandono, a pobreza e transtornos pscicológicos graves dentro da família se encaixa nesses padrões!? Eu gostava muito de acompanhar a blogosfera e os blogs, comentar, pois gostava de receber conselhos, feedbacks, instruções.

    Mas, se os blogueiros daqui funcionam como mentores para mim, disseram e dizem que eu não tenho perfil para ter dinheiro, ser bem-sucedido, quem eu vou achar para ser meu mentor e me inspirar? Os ricos do Instagram?

    Soul Surfer, confesso que os artigos publicados em alguns blogs me desanimaram de vez. Alguns deixam bem claro que é preciso ter bons pais, ter uma cidadania europeia, ter jeito de pessoa bem sucedida, só andar com pessoas bem sucedidas, uma coisa aqui que já me coloca a anos-luz deles é que uns 98% tiveram presença paterna e eu não.

    Tentei compartilhar uma vez minhas metas e objetivos, mas vieram mais críticas "a vida não é assim, a vida é difícil". Se eu demonstro querer crescer, estou errado. Já se reclamo, também estou.

    Por essas e outras e acho que devo parar de visitar blogs de finanças. Eles não fazem meu perfil, e eu não sou bem vindo como leitor e comentarista. É triste dizer isso, mas, é assim que as coisas funcionam.

    Vou estudar, tentar passar no ENEM, fazer um curso universitário, trabalhar, sem ficar me preocupando com esse estilo de vida pregrado aqui que não se encaixa comigo. A IF é como futebol, mulheres e cerveja. Não é todo mundo que entra nesse clube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, eu acho que você está correto. Se os blogs estão te fazendo mal. Eu não frequento alguns blogs também. Se eles tem uma filosofia agressiva perante certos grupos (mulheres por exemplo), eu passo longe. Me faz mal, é como estar no meio de um hospício.

      Dito isso, aos 17 anos acho que sua meta não deveria ser IF (não agora). Deveria ser sim seguir sua vida, dar o seu melhor. Agora, aos 17, o foco deveria ser nos estudos pra fazer um bom ENEM e conseguir ir pra universidade. Depois, o foco deve ser em ir procurando bons estágios e empregos. A medida que vai acontecendo isso, aí sim você pensa se compensa pensar em IF ou não.

      Note que ir melhorando de vida independe se você tem suporte da família ou não. Se você não tem nenhum suporte e já precisa se sustentar, pode ser que os passos sejam pequenos. Mas o ato de melhorar um pouco já é bom. Você estar um pouco melhor do que estava ontem já é bom, mesmo que seja só um pouquinho melhor e que ainda esteja bem distante de onde quer chegar.

      Não se compare com os outros. Isso é pedir pra ter uma vida triste. Se compare com você. Veja se o você de hoje é melhor que o você de ontem. Em qualquer aspecto (não precisa ser dinheiro. É mais culto? É mais sábio? É mais feliz? Estudou um pouco mais?).

      Vai com calma. Um dia você chega lá. E não desperdice seu tempo se comparando com outros. Use seu tempo para melhorar para você .

      Excluir
    2. Olá, colega. Se você tem apenas 17 anos e já consegue se expressar com uma boa fluência, como você fez nessa mensagem, tem tudo para dar certo na vida.
      Como você mesmo disse foque nos estudos, em melhorar em alguma atividade, tenha perseverança e boas coisas acontecerão contigo.

      Um abs!

      Excluir
    3. Brother,

      Você tem 17 anos, conta com uma escrita fluida, bom encadeamento de ideias e este frequentando um blog do mais alto nível.

      Muita gente de 30, 40 passa por aqui e sequer entende o conteúdo. De antemão, meus parabéns.

      Aos 17, nada mais normal que estar perdido. Tenta se lembrar sempre que a blogosfera tem um pouco de Instagram também... Há uma competição por audiência, tenta filtrar isso.

      Acredite: se você de fato está nessa idade, já está na frente de 99% da sua geração.

      Sucesso, irmao!

      Excluir
    4. Quem te disse que você precisa de mentor?

      Esqueça esse papo de mentor, você tem que filtrar o que lê, vê e ouve e juntamente com suas experiências de vida e de terceiro ir formando uma opinião sua sobre as coisas.
      Autonomia de pensamento é fundamental, você não tem que concordar comigo ou com blogueiros, guru de finanças etc.
      Fique apenas com o que pode ser útil a você.

      Com relação aos blogs de finanças serem um "clube" fechado eu penso o seguinte:
      Muitos blogueiros aparentemente tem renda alta, naturalente terão condições de aporte e convivência com pessoas de outra formação. Eles vão avaliar você de acordo com as bases deles. Não precisa seguir ao pé da letra.
      Nem tudo que alguns dizem fazer ou de fato fazem, você poderá fazer, mas se for o caso pode adaptar.

      Tem muitos fakes na blogsfera também, tem que ter isso em mente, dá pra aprender algumas coisas, refletir sobre outras, mas muito é apenas entretenimento.

      Excluir
    5. 19:28 li o seu relato, se me permite, vou fazer algumas considerações.

      Inicialmente, é importante salientar que a esmagadora maioria dos blogueiros e frequentadores da blogosfera de finanças tem como imagem do sucesso o personagem Dan Bilzerian: https://www.instagram.com/p/BsxrU9An6Fk/

      Isso é um bom motivo pra reflexão se você realmente quer isso pra sua vida ou se isso é sucesso.

      Então, não fique triste se alguns comentários te desanima, creio que isso acontece por conta da sua pouca idade e por causa da baixa auto estima.

      Cara, não ligue tanto para as críticas, tente buscar o seu modelo de vitória, não acho que o abandono da blogosfera seja uma boa opção, apenas filtre melhor os "comentários", isso vale pra tudo na vida.

      Excluir
    6. Amigo, vou te falar algumas que talvez você possa achar interessante:
      - Ninguém é forte o tempo todo... Várias vezes terás momento de fraqueza e isto é absolutamente normal. Nestes momentos, poder contar com a família, amigos, namorada é essencial. Fraquejar em determinados momentos não é nenhum sinal de fracasso. Faz parte do processo. A notícia boa é que a dor de hoje vai ser útil no futuro;
      - As pessoas adoram fazer publicidade daquilo que deu certo, mas poucas são as que compartilham os momentos difíceis. Na minha carreira, nos momentos mais críticos, perguntava pros colegas: "vocês também estão quase morrendo?" e o pessoal falava que estava tudo tranquilo, que estavam tirando de letra. Anos depois, fomos descobrir que o pessoal estava tomando remédio para dormir, para comer, ataque de pânico, etc. Então, fique tranquilo, não estás sozinho! Não és o único a lidar com seus leões;
      - como o colega disse acima: tens 17 anos, uma escrita muito boa e uma linha de raciocínio bastante lógica e equilibrada. Eu lido com estagiários um pouco mais velhos do que você e gasto um bom tempo para que eles escrevam como você. Siga nesse caminho!;
      - como o colega citou, foque agora na sua esfera de controle (estudar, ENEM) e deixe de lado a esfera de preocupação (comentários agressivos e besteiras da internet);
      - por fim, acredite, mesmo sem mentores, presença paterna e gosto refinado, sua vida estará muito melhor daqui 5 anos! Quando tiveres 27 anos, muito provavelmente terás obtido aquilo que desejastes aos 23...

      Excluir
    7. "Quando tiveres 27 anos, muito provavelmente terás obtido aquilo que desejastes aos 23..."

      Há um ditado em alguma língua que diz:

      Onde estiver sua ambição, é lá que um dia você estará.

      Excelentes conselhos ao nosso jovem amigo.

      Excluir
    8. Jovem Anônimo,
      veja bem:
      Ter mentores ajuda, ter suporte familiar ajuda, gosto "requintado" pode facilitar transitar em alguns meios e conhecer e se relacionar com pessoas ricas, igualmente. Mas entenda: nada disso é determinante!

      Como já disseram, vá atrás daquilo que você pode "controlar" no momento. A meu ver, focar nos estudos e por meio deles buscar o que você quer.

      Não se iluda também com o dito "empreendedorismo de palco". Assim como qualquer outra coisa na vida, empreender não é pra todo mundo. Você olha os instagrans hoje e pensa que empreender é o único caminho de ganhar uma boa grana, mas não é verdade.
      É sim o que tem maior potencial de te dar um maior retorno num menor espaço de tempo, somente não se esqueça da regra: maior retorno implica em maiores riscos. Isso não significa um problema ou um impedimento, mas é um fato.

      Quanto à figura paterna, também não a tive, mas posso dizer que não estou mal na vida. Tem muita gente melhor, claro, mas estou bem o suficiente.

      Sobre ter mentores, dê uma olhada aqui, busque algum contato mais estreito com alguém dos blogs de finanças, troque e-mails, converse.

      A maioria do pessoal é gente boa, vai querer ajudar.
      Só não esqueça de fazer sua parte.

      Reclamar, "só por reclamar" não vai trazer resultados. Você precisa sim colocar "pra fora" aquilo que te incomoda, mas transforme as lições em ações. Ação traz resultado, reclamar, não.

      Sucesso,
      Abc

      Excluir
  5. Sucesso é um conceito muito abstrato. Tem gente que acha que "sucesso" é apenas "fama". Tipo, o Faustão é famoso, então ele tem sucesso. kkkkkk brincadeiras a parte esse conceito se transforma.

    Eu acho que sucesso tem a ver com a pessoa que você é/se tornou e de onde você veio e quais seriam as suas chances de ter uma vida digna, livre de crimes, ou depender e explorar outra pessoa para viver. Se vc sai de um ambiente negativo e consegue viver a vida do seu jeito isso é sucesso, independência intelectual e de opiniões, renda pra se manter sozinho ou prover a família e boa saúde física e mental. Existem muito mais pessoas de sucesso do que a gente imagina, só em ter criado bens os filhos e ter dado o mínimo conforto pra eles, ter vivido uma vida honrada e simples, isso já é sucesso.

    Abraço Soul.

    ResponderExcluir
  6. A classe média aqui no Brasil morre em busca do sucesso, nunca se viu tanta gente morrendo entre os 32 e 50 anos infartando, morrendo de arritmia e câncer. Já a classe pobre se mata em busca da sobrevivência e mesmo assim nem consegue o básico pra viver bem. Agora com 40 anos amigo, descobri que a maior satisfação da alma é ajudar quem está em dificuldades e ver a pessoa conseguindo melhorar algo ruim em sua vida com o seu apoio. Abraços man.

    ResponderExcluir
  7. Engraçado você falar de sucesso enquanto milhões de trabalhadorXs são explorados diariamente desde a posse do golpista Temer.

    Agora o ditador neo-facista foi eleito e este blog se isentou. Nem um pio. De que lado você está? Dos oprimidos ou opressores?

    Será que esse blog apoia o neo-facismo do Messias?

    Se nós usarmos a teoria do valor-trabalho, ou se nós excluirmos completamente ela de nossa análise, a resposta é a mesma: a classe trabalhadora é explorada na economia capitalista, quando essa é comparada a uma alternativa socialista. Todas as pessoas produtivas em nossa sociedade ganham a partir do socialismo libertário e anarquista — enquanto os perdedores são as classes parasitas: os capitalistas e os donos de terra, que vivem dos trabalho de outros. Reacionários liberais e economistas nacionais burgueses em defesa da ordem existente, com o devido respeito, mas essa defesa é tão falha que até mesmo um texto tão curto como esse pode facilmente acabar com isso


    Abraços revolucionários

    Juninho
    Levante Popular da Juventude

    Núcleo Paranaguá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O soul é um isentão.

      Excluir
    2. O mais impressionante do comentário de Juninho, é apenas ele estar aqui. Dessa forma a gente vê como a doença mental circula na internet.

      Excluir
    3. Ué Frugal, o "juninho" apenas expôs o que ele pensa (pode ser um troll também), mas o simples fato dele pensar diferente de você não significa que ele é um doente mental, na boa, aprenda a respeitar os diferentes posicionamentos existentes na sociedade, classificar os pensamentos que você não entende como corretos de forma pejorativa, apenas expõe o quanto você precisa evoluir.
      Se não concorda, paciência, refute os argumentos apresentados de forma racional, não use termos pejorativos, isso demonstra a sua baixa capacidade intelectual, além de criar discussões desnecessárias.

      Excluir
    4. Concordo com o Frugal. Meio fértil para o delírio mental. Enfim, continue com a sua escrita, Soul. Grande abraço!

      Excluir

    5. Juninho, entendemos o seu tom jocoso, há muitos perfis assim comentando no Mises, como o famoso "Capital Imoral", eu acho engraçado.
      Demais colegas, relax pessoal.

      Um abraço!

      Excluir
  8. Olá Soul,

    Muito pertinente o texto!
    Também venho pensando muito nisso ultimamente: não seria o verdadeiro sucesso um equilíbrio dentre os varios papéis que exercemos na vida? (Pai, esposo, filho, profissional, amigo, aluno, etc)
    Realmente não é facil se desvencilhar desses conceitos tão arraigados em nosso DNA, de que o sucesso tem a ver com o trabalho e o dinheiro, ainda mais quando nosso meio (profissão, colegas profissionais e clientes) estão tão afundados na matrix e podem te enxergar como um profissional não tão competente caso vc não se comporte da maneira “usual” ( ter tal carro, usar tal marca de roupa, relógio, caneta) olha que absurdo!!!
    Enfim, sigamos evoluindo!!
    Grande abraço,
    Guilherme Guerra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Guilherme!
      Feliz com o seu comentário, muito me honra a sua presença.
      É verdade, pode ser difícil, mas os esforços podem ser recompensados de uma maneira muito gratificante.
      Um abraço!

      Excluir
  9. Todo ser humano busca a felicidade. O problema é identificar o que nos trará uma verdadeira felicidade. O que será “sucesso” para um sujeito que está com câncer avançado? O que será “sucesso” para alguém que perdeu um filho na violência urbana? Ou para as drogas?

    Saúde, dinheiro, poder... são coisas boas sim, mas não podem ser o objetivo final. Você tem que procurar felicidade mesmo quando não tem saúde, dinheiro ou poder.

    O comentário do menino de 17 anos lá em cima, reclamando dos azares da vida... de forma alguma quero desmerecer seus sofrimentos, mas você consegue enxergar, você consegue ouvir, você consegue falar, pela forma de escrever percebe-se que você tem um bom nível intelectual, você vive num país e num tempo em que tem acesso à muita informação de forma barata, e, principalmente, você tem juventude. Você tem a única coisa que ninguém consegue comprar, que é tempo. Quem me dera ter acesso às ideias que são difundidas na blogosfera quando eu tinha a sua idade. Bola pra frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, tempo, nosso bem mais precioso. Aproveitemos de maneira mais sensata esse recurso escasso.
      Um abraço!

      Excluir
  10. Fiquei muito feliz com a citação
    Venho comentando no seu blog um texto ou outro mais esse da previdência me impactou. Num primeiro momento pensei em comentar e contrapor comentando que tudo que o governo faz afeta na nossa vida.Mas decidi digerir o texto,o governo me atrapalha? sim só que minha má alimentação me atrapalha mais ,meu afastamento das pessoas me afeta mais,meus projetos inacabados me torturam mais que qualquer coisa externa, enquanto eu estava gastando tempo em grupos de politica lendo as 50 matérias que o antagonista solta por dia, eu não gastava 10 minutos lendo sobre alimentação que deveria ser meu foca máximo.Vendo os comentários percebi que sucesso é uma coisa mutante, depois do meu acidente sucesso foi tomar banho fora da cama depois foi andar de muletas depois voltar a dirigir e agora meu sucesso será melhorar meu exames e meu convívio social.
    Obrigado SOUL seus textos incomodam e isso é um elogio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo.
      Foi um ótimo elogio "os seus textos incomodam", um dos melhores elogios que já recebi.
      Um abraço!

      Excluir
  11. Olá Soul, boa tarde !
    Acompanho seu blog há muito tempo.
    Por gentileza , acerca do tema leilão, você já teve alguma dificuldade para conseguir a emissao de posse em imóveis onde menores de idade residem?
    Muito obrigado.
    Att,
    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniel, por esse motivo específico, não.
      Um abraço!

      Excluir
  12. Grande Soul. Artigo sensacional.

    Tem um artigo muito bom do MMM, "happiness is the only Logical pursuit", onde ele fala sobre nossas decisões em cada etapa da pirâmide de maslow e de como isso pode nos ajudar (ou não) a ter uma vida feliz.

    Em uma parte do artigo ele menciona o budismo e a ideia de que frustração = expectativa - realidade. Quanto menor essa diferença mais feliz você é.

    A pressão social faz esse Gap aumentar exponencialmente às vezes, nos colocando eternamente insatisfeitos.

    Eu já tô percebendo que pra mim independência financeira, viver só de renda, provavelmente ficará pra trás. E isso tem me feito bem mais tranquilo. Me coloquei num lugar talvez inalcançável e daí me frustava, mesmo estando em uma posição profissional excelente.

    Também percebo que meus pais, na simplicidade deles, me dão um banho de ensinamentos. Concordo totalmente com o relato do colega sobre a vida simples do interior e seu valor.

    Hoje tô focado em fazer o básico. Voltar ao simples. E aproveitar minha família. Talvez os resultados financeiros até melhorem kkk

    Um abraço
    Douglas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Douglas.
      Sim, esse artigo do MMM é clássico.
      Obrigado pelo seu comentário.
      Um abraço!

      Excluir
  13. outro texto maravilhoso!!
    vou voltar sempre aqui.

    ResponderExcluir