tag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post6047330009102265741..comments2024-03-25T20:47:39.780-03:00Comments on Pensamentos Financeiros: UNIVERSO - A INCRÍVEL HISTÓRIA DA RADIAÇÃO CÓSMICA DE FUNDOsoulsurferhttp://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comBlogger23125tag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-6712955113491873742014-11-12T17:09:40.156-02:002014-11-12T17:09:40.156-02:00Olá, Sônia.
Grato pelo comentário. É um assunto fa...Olá, Sônia.<br />Grato pelo comentário. É um assunto fascinante mesmo.<br />Apenas por curiosidade, como soube da existência desse blog?<br />Abraço.soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-8839858319777767562014-11-11T21:57:57.714-02:002014-11-11T21:57:57.714-02:00Excelente post... Sou leiga no assunto, mas conseg...Excelente post... Sou leiga no assunto, mas consegui entender a ideia... Estou fascinada pelo assunto! Parabéns.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/16106452681970528871noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-36879775087168654042014-09-25T14:04:47.117-03:002014-09-25T14:04:47.117-03:00Valeu, colega. Claro, o respeito é fundamental. Al...Valeu, colega. Claro, o respeito é fundamental. Além do mais, com tanta informação disponível alguém sabe vai saber alguma coisa a mais do que você. Temos apenas que estar abertos e sabermos ouvir um pouco.<br />Poste mais vezes.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-48748236393310231962014-09-25T11:26:35.588-03:002014-09-25T11:26:35.588-03:00Fiquei feliz com o post no Blog, com os comentário...Fiquei feliz com o post no Blog, com os comentários e principalmente com o respeito que é dado ao outro. <br /><br />É difícil encontrar um local onde as pessoas possam raciocinar, divagar e filosofar a respeito dos assuntos, sejam científicos ou religiosos e que no mesmo haja respeito ao entendimento ou falta de entendimento do outro.<br /><br />Sou da área financeira também e a partir de agora uma pessoa que acompanhará seus posts ....<br /><br />Parabéns!Adônishttps://www.blogger.com/profile/02408755350470204848noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-37982842330090323772014-09-25T09:38:25.649-03:002014-09-25T09:38:25.649-03:00Valeu amigo!Valeu amigo!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-35960108309078714932014-09-25T09:24:11.489-03:002014-09-25T09:24:11.489-03:00Investidor,
a) Não necessariamente. A grande verda...Investidor,<br />a) Não necessariamente. A grande verdade é que não se sabe se as próprias partículas fundamentais (sem entrar na discussão sobre se existe filamentos vibrantes de energia - corda) existiam no momento anterior ao big bang. Eu não me lembro o que li a respeito. O que se sabe pelo modelo padrão, é que poderia haver um campo (o campo de higgs, produzido pelo bóson de higgs, por isso a importância de se saber se ele existe ou não) onde explicaria o surgimento, massa, carga elétrica, spin, etc de todas as outras partículas fundamentais.<br />Assim, eu não saberia dizer se os fótons já existiam antes do momento inicial, nem mesmo se eles vieram a existir 10 a - 37 segundos depois do início. <br />Porém, depois de passados alguns instantes, a sua explicação é correta;<br /><br />b) Hum, não creio que seria isso em relação à energia escura. Atualmente, energia escura é um dos grandes mistérios da ciência. É basicamente a constante cosmológica de Einstein mais turbinada, já que está provocando a aceleração da expansão do universo. O fato é que o Universo não possui bordas, não há uma fronteira do espaço;<br /><br />Exatamente, essa é a beleza! Podemos conjecturar em teoria, e quem sabe algum dia poderemos provar. A radiação cósmica de fundo é um exemplo.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-8575818915539630542014-09-25T09:17:07.778-03:002014-09-25T09:17:07.778-03:00Colega Adônis, divagações válidas.
a) Analisar o ...Colega Adônis, divagações válidas.<br /><br />a) Analisar o que existia antes do BIG BANG (se é que o BING BANG realmente existiu) o no preciso momento em que o próprio tempo e espaço foram criados talvez seja uma tarefa intelectual quase impossível. Quando perguntei sobre DEUS para o meu aos 4 anos, ele apenas respondeu que o "finito jamais irá compreender o infinito" e ele disse também "quando o nada percebeu que era alguma coisa ele se transformou em tudo". Então, talvez estejamos nessa fronteira do finito querendo entender o infinito, mas a ciência pela imaginação consegue tentar dar alguma explicação.<br /><br />b) Para os momentos após o BIG BANG a ciência, ao contrário do item anterior, conseguiu/consegue dar explicações belíssimas e muito coerentes sobre vários fenômenos.<br /><br />c) Sim, o espaço não tem uma borda. Isso tem a ver com um tema de razoável complexidade: geometria do espaço. Não se sabe ao certo se a geometria do espaço possui curvatura 0, + 1 ou -1.<br /><br />d) Você tem razão, qualquer explicação sobre a origem do universo vai requerer uma causa. Porém, talvez essa seja a forma do nosso cérebro observar o mundo, a impossibilidade lógica para nós entendermos que algo pode existir sem causa. Veja, mesmo colocando Deus como criador do Universo, ainda podemos perguntar "quem e o que criou Deus?" e em algum momento teremos que admitir, sob pena de regressão ao infinito, que não há uma causa primordial;<br /><br />e) Não podemos confundir matéria escura com energia escura são duas coisas completamente distintas;<br /><br />Realmente, esse tema levanta muitas questões. Algumas fora do alcance da explicação humana (no sentido que você atribuiu "Tudo que existe -Existir significa etimologicamente "algo que está fora de uma causa" -, pode ser analisado, estudado, investigado. Gostaria de sinceramente entender a "Singularidade" dentro das categorias da realidade objetiva... "), talvez um dia consigamos analisar, talvez não. Porém, essa é a beleza da tentativa de entendermos a vida, o universo, em minha opinião.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-84051065215545871922014-09-25T09:04:38.774-03:002014-09-25T09:04:38.774-03:00Olá, Carlos.
Sim, há inúmeras implicações, inclusi...Olá, Carlos.<br />Sim, há inúmeras implicações, inclusive para a forma que as religiões encaram o universo e a vida.<br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-70629489867095304492014-09-25T09:03:40.415-03:002014-09-25T09:03:40.415-03:00Olá, Eduardo.
Sim, exatamente. Como as duas galáxi...Olá, Eduardo.<br />Sim, exatamente. Como as duas galáxias estão muito próximas (2 milhões de anos luz se não me engano) a atração gravitacional entre elas é mais forte do que a própria expansão do espaço, por isso andromeda está se aproximando e apresenta um desvio para o azul. Eventualmente, as duas galáxias irão se colidir num futuro distante.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-73437539645400108222014-09-25T09:00:11.160-03:002014-09-25T09:00:11.160-03:00Muito obrigado pela atenção. ...Muito obrigado pela atenção. ...Adônishttps://www.blogger.com/profile/02408755350470204848noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-31961022777193840502014-09-25T01:22:31.676-03:002014-09-25T01:22:31.676-03:00Tentarei responder, me corrijam caso fale besteira...Tentarei responder, me corrijam caso fale besteira.<br /><br />A radiação de fundo surgiu como?<br /><br />Radiação com o Soul explicou, pode ser "entendido" como temperatura, portanto durante a singularidade a temperatura/radiação era muito elevada(infinita). Sendo assim a radiação de fundo já existia, mesmo quando tudo estava concentrado. Após a singularidade essa radiação apenas se espalhou, a medida que o universo foi se expandindo.<br /><br />De onde a singularidade veio? Não se tem uma resposta pronta pra essa pergunta até onde eu sei. Existem algumas hipóteses que tentam explicar, como por exemplo o multiverso, que seria algo próximo de um berçário de universos.<br /><br />Não entendi a pergunta das questões de localização, forma e tempo.<br /><br />Se o Universo se expandiu em todas as direções...e entendemos como espaço a distância entre a matéria, o que havia no seu limite, nada? <br /><br />Irei apenas divagar na resposta: Se não existe espaço além do limite do universo, o que pode existir seria algo desconhecido como a energia escura por exemplo.<br /><br />Caso a hipótese do multiverso se mostrar correta, explicar de onde ele surgiu seria praticamente impossível, pois explicar o multiverso já é praticamente inviável, visto que até então não temos como observá-lo. Mas os físicos teóricos não precisam dá observação para conjecturar suas hipóteses, entretanto pode ser que nunca tenhamos a prova :p.<br /><br /><br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/12791394612850909010noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-27383592179351967092014-09-25T01:17:47.080-03:002014-09-25T01:17:47.080-03:00Olá, Soulsurfer. Muito bem explicado e "tradu...Olá, Soulsurfer. Muito bem explicado e "traduzido" para um leigo entender. Entretanto, as implicações filosoficas são as mais instigantes, não? Carloshttps://www.blogger.com/profile/08958165941226037106noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-62997946079656451922014-09-24T23:10:22.079-03:002014-09-24T23:10:22.079-03:00Olá. ...gostei do seu post.... adoro o assunto, po...Olá. ...gostei do seu post.... adoro o assunto, porém sou leigo e tenho muitas dúvidas.<br /><br />Olhando a imagem de representação do BigBang pergunto: A radiação de fundo surgiu como? De onde? E qual sua origem? Se não havia um Universo ainda, não havia espaço, nem tempo e nem dimensões da matéria.... portanto como usar o raciocínio para responder questões de localização, origem e forma(o como)? <br /><br />Se o Universo se expandiu em todas as direções...e entendemos como espaço a distância entre a matéria, o que havia no seu limite, nada? <br />O que há no limite visual dos telescópios? Se ampliarmos a capacidade do telescópio não verímos além? <br /><br />Se havia matéria escura para onde o Universo observável se expandiu, de onde surgiu essa materia? <br /><br />E pq ela permeia todo o Universo conhecido? <br /><br />Seria mais lógico o comentário do colega sobre multiverso, no entanto, ficamos ainda sem saber a sua origem. Isso explicaria o nosso Big Bang.... não a origem do Multiverso. Se havia uma singularidade, algo havia antes..... <br /><br />Pelo estudo filosófico o Universo criado ou existente é analisavel pelas indagações da mente humana ( que é ?-essência; onde? Localização; quando? Tempo; como? Modo; porque? Origem; pra que? Efetividade; quanto? Síntese.<br /><br />Tudo que existe (Existir significa etimologicamente "algo que está fora de uma causa" ), pode ser analisado, estudado, investigado. Gostaria de sinceramente entender a "Singularidade" dentro das categorias da realidade objetiva... <br /><br />Acredito ainda que ainda se imagina mais do que se a acerta.... mas o conhecimento caminha junto com a imaginação e a fantasia.... o Ser Humano sonha, pensa e cria .... espero um dia entender melhor sobre o Universo e a realidade humana.<br /><br />Num multiverso. ... buracos negros e brancos fariam pontes entre eles, conectaria todos eles ... produzindo diversos Big Bangs de um lado onde veríamos a criação de novos Universos e de outro, o que pensamos ser o fim pois um buraco negro suga tudo, veríamos apenas a mudança da matéria de um setor para o outro..... espero um dia ver decifrado, e entendido os buracos negros, brancos e as pontes ( buracos de minhoca)....<br /><br />Por enquanto só filosofando e tentando entender a justificativa matemática para o inexplicável. Adônishttps://www.blogger.com/profile/02408755350470204848noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-66368476370300527352014-09-24T19:13:14.016-03:002014-09-24T19:13:14.016-03:00Parabéns pelo post. Também gosto mto de física.
Ai...Parabéns pelo post. Também gosto mto de física.<br />Ainda não consegui ler todo. Vou ter que sair agora.<br />Mas aproveito para contribuir. A galáxia de Andrômeda tem desvio para o azul porque está se aproximando da Via Láctea. Pelo texto não ficou claro isso pra mim. <br />Abraço<br />EduardoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-43318613546634015302014-09-24T17:24:20.320-03:002014-09-24T17:24:20.320-03:00Olá, Investidor Insano!
Eu vou ler com calma os ar...Olá, Investidor Insano!<br />Eu vou ler com calma os artigos indicados por você.<br />O problema da teoria do multiverso é que, pelo menos com o conhecimento científico que temos, é que ela é muito difícil de ser colocada a prova. É como a teoria das supercordas e suas dimensões extras. <br />Pelo menos alguns aspectos da teoria das supercordas pode começar a ser testada nos experimentos de alta energia do LHC.<br />Porém, devo confessar que sou absolutamente vidrado nessa parte da física: multiverso, universo com 11 dimensões, possibilidade da existência de mais dimensões temporais, a teoria p-brana, etc.<br /><br />Eu li também o artigo. Muito bom, recomendação do valores reais. Gostei bastante do artigo. Eu tendo a concordar com a teoria da terra rara, mas é um assunto apaixonante.<br />Apenas acho que o autor do texto pisou um pouco na bola quando chamou chimpanzés de formas semi-inteligente e comparou os incas a um formigueiro, mas no geral é um belo artigo.<br /><br />Valeu amigo!<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-44671845323738070232014-09-24T17:18:56.964-03:002014-09-24T17:18:56.964-03:00Olá, Estagiário!
a) Eu falei bobagem mesmo, vou co...Olá, Estagiário!<br />a) Eu falei bobagem mesmo, vou consertar o erro. Eu queria dizer apenas que a maior fonte de energia é de raios gama advindos de explosões de supernova, mas eu acabei dizendo que raios gamas são oriundos apenas de explosões estrelares, o que não é correto, valeu pela correção (vou alterar o texto);<br /><br />b) Tanto você tem razão, que os biólogos dizem que a radiação está ligada à evolução da vida, pois antes de existir a reprodução sexuada e a fase da meiose, uma das únicas formas de mutações genéticas era devido à radiação. Assim, a radiação teve um papel importante na evolução da vida aqui;<br /><br />c) As estrelas de neutrons nama mais são do que estrelas massivas colapsadas. Dependente da massa da estrela, quando há o colapso e explosão em supernova até mesmo os neutrons são "esmagados" e "compactados" criando-se aí um buraco negro. Se eu não me engano, faz um tempo que eu li sobre isso, a formação de estrelas de neutrons está ligado a um princípio chamado degeneração dos elétrons. Realmente, essas estrelas são objetos muito densos. Uma "colher" de material dessa estrela é equivalente a milhares de toneladas;<br /><br />d) Sim, desde o horizonte de eventos. Você sabia que pela relatividade geral de Einstein no liminar do horizonte de eventos o tempo pára? Assim, se pudéssemos ver alguém no limiar do horizonte de eventos, veríamos essa pessoa parada até o final dos tempos.<br />Na verdade, qualquer objeto pode-se tornar um buraco negro dependendo da densidade. A analogia é com a velocidade de escape. Se é necessário uma velocidade de escape maior do que a velocidade da luz, então nem mesmo a luz conseguirá vencer a atração gravitacional, por isso o objeto será negro.<br />Por exemplo, a velocidade de escape aqui da terra eu creio que é algo em torno de 8.000Km/h. Velocidades inferiores a essa não consegue vencer a energia potencial gravitacional. <br />Se a terra fosse toda concentrada e tivesse um raio de 2cm, a velocidade de escape seria superior à velocidade da luz, o que transformaria a terra num "buraco" negro.<br /><br />Valeu Estagiário!<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-83588828014239742272014-09-24T17:17:45.029-03:002014-09-24T17:17:45.029-03:00Ciúmes?Ciúmes?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-54469549187948816402014-09-24T17:03:57.099-03:002014-09-24T17:03:57.099-03:00O pessoal gosta mesmo do Márcio hein? :)
Se ele pa...O pessoal gosta mesmo do Márcio hein? :)<br />Se ele passar por aqui, tenho certeza que terá alguma coisa interessante para dizer.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-78375755337456667852014-09-24T17:03:11.655-03:002014-09-24T17:03:11.655-03:00Valeu, colega.
Abraço!Valeu, colega.<br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-37600765164905345732014-09-24T02:20:43.359-03:002014-09-24T02:20:43.359-03:00Wow! Sou super fascinado por astrofísica! E consid...Wow! Sou super fascinado por astrofísica! E considero de longe como um dos assuntos mais interessantes para se estudar, talvez quem saiba um dia farei uma graduação na área, para entender os detalhes que ficam por demais complexos para nós leigos.<br /><br />Muito dos assuntos que você abordou no seu artigo eu já conhecia, com exceção dos teóricos que previram a radiação de fundo e o ruído na televisão analógica.<br /><br />Sobre a radiação ter sido provocada por um único big bang os teóricos defensores da teoria do multiverso ( teoria na qual o nosso universo não é o único e pertence a algo denominado multiverso que é uma região com alta densidade enérgica na qual os universos nascem) acreditam que a radiação que vemos poderia ser uma interseção entre dois big bangs ( algo como dois universos nascendo próximos um do outro, causando assim um entrelaçamento entre suas radiações ), caso isso possa ser provado, seria uma evidência forte para a teoria do multiverso. Sendo assim há teóricos que afirmam que a radiação de fundo não é tão homogênea assim, e acreditam que as anomalias registradas podem ser essa evidência da existência de outros universos.<br /><br />Esses artigos tratam do tema:<br /><br />http://news.nationalgeographic.com/news/2014/03/140318-multiverse-inflation-big-bang-science-space/<br />http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2584282/Could-Big-Bang-ripples-prove-parallel-universes-exists-Gravitational-wave-discovery-paves-way-multiverse.html<br /><br />Eu li um artigo fantástico essa semana falando sobre o Paradoxo de Fermi e estava para te enviar o link por email, quando vi o post sobre a radiação de fundo do big bang. A propósito, segue o link do artigo: http://gizmodo.uol.com.br/paradoxo-fermi/<br /><br />No saiba que artigos sobre esse tema são muito bem vindos!<br /><br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/12791394612850909010noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-35366113679020120572014-09-24T01:29:43.933-03:002014-09-24T01:29:43.933-03:00Que viagem. Quero ver o dimarcinho falar sobre est...Que viagem. Quero ver o dimarcinho falar sobre este assuntoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-86837839413714882172014-09-24T00:54:28.327-03:002014-09-24T00:54:28.327-03:00Excelente postagem Soul,
A física é algo que me e...Excelente postagem Soul,<br /><br />A física é algo que me encanta, fico triste apenas por não ter capacidade de compreendê-la melhor matematicamente. Algumas coisas que também fiquei fascinado que na verdade não tem muito a ver com a radiação de fundo, mas tem haver com as imagens que você colocou.<br /><br />A imagem do "ultra deep field" foi algo impressionante, pois demorou algo em torno de semanas ou meses se não me engano, para retirar esta imagem. O Hubble ficou com o "diafragma" da câmera aberto por muito tempo para conseguir ver essa imagem, pois ele foi apontado para um espaço escuro do céu. Outra coisa espantosa também é que, o tamanho dessa imagem é do mesmo tamanho que a maior cratera da Lua vista a olho nu aqui na Terra. Imagine se o Hubble fizesse isso umas 10 vezes, as imagens seriam tão impressionantes como esta.<br /><br />Nos últimos 30 anos a astrofísica evoluiu tanto que fico cada dia descobrimos coisas novas. Um exemplo, quando estava no primário, nos eram ensinados que só o nosso sistema solar que possuía planetas, hoje sabemos que é o inverso, poucos sistemas solares possuem apenas uma estrela sem nenhum planeta.<br /><br />Ah, só uma coisa que você comentou, que não está errado, mas acho que pode complementar é que a radiação gama não só acontece quando uma estrela explode, mas também quando fazemos uma fusão ou fissão nuclear. Por exemplo, quando morremos por alto índice de radiação, muitas vezes é por conta da radiação gama (temos a alfa e beta, mas estas possuem menos força). E uma coisa muito interessante, é que a radiação gama é tão poderosa que quando os russos enviaram robôs para tirarem foto do reator nuclear que havia se fundido, eles paravam de funcionar por conta da alta radiação, só conseguiram tirar uma foto porque colocaram um espelho e tiraram foto do espelho.<br /><br />https://pbs.twimg.com/media/BSjzJqnIEAEyw-c.jpg:large<br /><br />Outra coisa também que eu não consigo entender são por exemplo os pulsares, que são estrelas literalmente feitas de neutrons, como se fosse um neutron gigante. Já é quase impossível imaginar em algo tão denso a este ponto, imagina a singularidade.<br /><br />E mais uma para acabar, buracos negros são muito complexos, porque ao mesmo tempo ele "suga" tudo o que está no caminho dele (desde entre no seu limiar), mas ao mesmo tempo, quando se torna super massivo, ele pode se tornar o centro de uma galáxia.<br /><br />E sim, a astrofísica me encanta também, apesar de não saber quase nada a respeito :)<br /><br />Uta!O Estagiáriohttps://www.blogger.com/profile/10245241285769613537noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-62517464007894176602014-09-24T00:26:48.336-03:002014-09-24T00:26:48.336-03:00Belo Post !! Eu tb gosto muito de Física e Astromo...Belo Post !! Eu tb gosto muito de Física e Astromonia !!Investidor Zé Ninguémhttps://www.blogger.com/profile/14340421556773914806noreply@blogger.com