tag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post1718907932259404708..comments2024-03-25T20:47:39.780-03:00Comments on Pensamentos Financeiros: FII - ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE ASPECTOS FUNDAMENTAIS: PATRIMÔNIO X RENDAsoulsurferhttp://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comBlogger29125tag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-56818780368062151752014-08-15T18:13:25.989-03:002014-08-15T18:13:25.989-03:00Olá, Galo da Comarca.
Eu fiz uma série sobre Reits...Olá, Galo da Comarca.<br />Eu fiz uma série sobre Reits, foram três artigos (deve estar no arquivo de abril ou maio). Ficou interessante.<br />Sobre investir no exterior, recomendo o blog viver de dividendos, ele está investindo em empresas lá e fez alguns artigos interessantes sobre todo o processo para se fazer isso.<br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-1057727763742746922014-08-15T17:25:52.405-03:002014-08-15T17:25:52.405-03:00Soul,
Vi citações aos REITs em alguns arquivos se...Soul,<br /><br />Vi citações aos REITs em alguns arquivos seus. Tenho estudado estes fundos e tenho interesse em fazer posições neles. Porem ainda não encontrei um veículo apropriado para isso ( leia-se banco que tenha taxas razoaveis e permita um aporte inicial conservador). Se souber de algo agradeço se compartilhar. Fica a dica para um post sobre REITs também. AbsGalo da Comarcanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-32527729258713219422014-08-14T21:26:17.107-03:002014-08-14T21:26:17.107-03:00É um pleonasmo usual, como subir pra cima, mas mui...É um pleonasmo usual, como subir pra cima, mas muito mais utilizado! hehehe<br /><br />[]s!dimarcinhohttps://www.blogger.com/profile/01474362096321037977noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-78138185534407488562014-08-14T18:32:26.670-03:002014-08-14T18:32:26.670-03:00desculpa mas não resisti
"há uns dois anos a...desculpa mas não resisti<br /><br />"há uns dois anos atrás"?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-40450334527273442462014-08-14T18:30:47.546-03:002014-08-14T18:30:47.546-03:00Sim, eu lembro uma discussão sua com o "Viver...Sim, eu lembro uma discussão sua com o "Viver de Renda" há uns dois anos atrás (tenho boa memória par algumas coisas hehe) e o exemplo foi as duas NTN-B. Sim, como a NTN-B "expele" fluxo de caixa na forma de cupons, quer dizer que a NTN-B principal tem mais fluxos futuros, o que faz realmente ela ser mais sensível a mudanças na taxa de juros.<br /><br />Eu achei interessante o texto, e intuitivamente já pensava assim em relação aos FII.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-52128003462345475092014-08-14T18:27:26.270-03:002014-08-14T18:27:26.270-03:00Obrigado, colega.
Mas faz sentido, já que o verbo ...Obrigado, colega.<br />Mas faz sentido, já que o verbo haver nesse sentido já denota passado, então talvez realmente não haja necessidade de usar atrás, pois o verbo há já denota que só pode ser no passado.<br />Vou me policiar mais, mas a escrita num português primoroso não é o meu forte.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-74144934110784437182014-08-14T18:09:51.991-03:002014-08-14T18:09:51.991-03:00Soulsurfer, sou admirador do seu blog, mas você e ...Soulsurfer, sou admirador do seu blog, mas você e outros blogueiros insistem em escrever "há dois artigos atrás" ou "há dois anos atrás" e isso é um erro grave de português. Pesquise no Google. Ou você diz "Há alguns anos" ou "alguns anos atrás". #ficaadicaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-12696747408718509962014-08-14T13:50:03.442-03:002014-08-14T13:50:03.442-03:00Fala, Soul!
Já andei falando um pouco sobre isso....Fala, Soul!<br /><br />Já andei falando um pouco sobre isso. Existe muita diferença entre ter um patrimônio que pode gerar renda e um no qual você irá se desfazendo aos poucos para gerar esta renda.<br /><br />Mesmo que "matematicamente" sejam iguais, os riscos de cada um são completamente diferentes.<br /><br />Comparação simples: comparar uma NTN-B com uma NTN-B Principal.<br /><br />Mesmo que ambas possuam as mesmas taxas, a NTN-B Principal possui uma Duration muito maior; por consequência, sofrerá maior volatilidade, que pode ser traduzido com maior risco em relação ao timing.<br /><br />[]s!dimarcinhohttps://www.blogger.com/profile/01474362096321037977noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-57476015285919886502014-08-14T09:40:35.256-03:002014-08-14T09:40:35.256-03:00Olá, colega. Não sei qual é o seu ponto, pois as m...Olá, colega. Não sei qual é o seu ponto, pois as mensagens já estão ficando confusas e sem sentido. <br />Porém, erros acontecem seja com pessoas que me elogiem ou com pessoas que não me elogiem.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-87427949577210077952014-08-14T09:15:14.934-03:002014-08-14T09:15:14.934-03:00A sua necessidade de sair concordando com qualquer...A sua necessidade de sair concordando com qualquer um que te elogie sem primeiro refletir sobre o que escrevem o está fazendo cometer erros bobos. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-39137481344799524032014-08-13T17:16:02.786-03:002014-08-13T17:16:02.786-03:00Olá, Bob!
Valeu por ter indicado o artigo.
Abraço!...Olá, Bob!<br />Valeu por ter indicado o artigo.<br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-38604060047413111192014-08-13T16:22:02.732-03:002014-08-13T16:22:02.732-03:00Olá Soul, fico feliz de ter gostado do artigo do p...Olá Soul, fico feliz de ter gostado do artigo do prof. Merton. <br /><br />Parabéns pelos excelentes artigos que você disponibiliza aqui! Abrs!Bob Lucasnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-7195746252729855622014-08-13T11:19:24.463-03:002014-08-13T11:19:24.463-03:00Valeu, colega. Sempre é bom ler palavras de especi...Valeu, colega. Sempre é bom ler palavras de especialistas.<br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-42196137068660575832014-08-13T10:08:35.933-03:002014-08-13T10:08:35.933-03:00Srs, o Maverick foi claro na sua explanação, mas s...Srs, o Maverick foi claro na sua explanação, mas seu erro foi não se dar conta que estava escrevendo pra leigos. Quanto ao comentário no longo prazo preço e valor se encontram assim como duas retas paralelas, ele estava sendo finamente irônico. Constrangedor.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-8820317729078118002014-08-13T09:51:07.009-03:002014-08-13T09:51:07.009-03:00hahaha, agora entendi o porquê você fica se explic...hahaha, agora entendi o porquê você fica se explicando toda hora em seu texto. O pessoal aqui fica enchendo o saco em cima dessas bobeadas, tipo essa agora da reta. Texto muito bom!!!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-78232746448383821022014-08-13T09:04:33.378-03:002014-08-13T09:04:33.378-03:00É verdade, EP, nem tinha prestado atenção nesta fr...É verdade, EP, nem tinha prestado atenção nesta frase que viola um princípio de geometria euclidiana.<br />Porém, fora da geometria de espaços planos, não é possível que duas retas paralelas se cruzem?<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-5848972371952495012014-08-13T09:04:21.541-03:002014-08-13T09:04:21.541-03:00Este comentário foi removido pelo autor.soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-65111297565115258452014-08-13T08:41:00.247-03:002014-08-13T08:41:00.247-03:00Ola Surfer e Olá Maverick ...
Maverick, não me le...Ola Surfer e Olá Maverick ...<br /><br />Maverick, não me leve a mal, mas como engenheiro tenho de fazer uma pequena correção no que voce disse:<br /><br />"No longo prazo, preço e valor se encontram assim como duas retas paralelas."<br /><br />Se as retas são paralelas, elas não se encontram nunca.<br /><br />Abraço,Executivo Pobrehttps://www.blogger.com/profile/09516140380817219331noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-58152099611176669452014-08-12T23:43:57.534-03:002014-08-12T23:43:57.534-03:00Olá, Operador!
Sim, eu gosto de ambos, o RBRD entã...Olá, Operador!<br />Sim, eu gosto de ambos, o RBRD então com contratos tão longos para mim é bem seguro, um dos fundos onde tenho mais peso. Também tenho o FIIP em peso semelhante.<br />Claro, fluxo de caixa sempre é bom, mas às vezes talvez não seja a preocupação primária dependo do objetivo financeiro e da fase da vida.<br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-77125055375875548162014-08-12T23:42:04.063-03:002014-08-12T23:42:04.063-03:00Olá, EI!
Fico feliz que tenha gostado.
Sim, com os...Olá, EI!<br />Fico feliz que tenha gostado.<br />Sim, com os reinvestimentos, até porque o yield atualmente é alto, o retorno pode ser bem grande no longo prazo.<br />Sugiro a leitura dos meus artigos sobre REITs, pois lá há exemplos práticos do mercado americano da valorização com e sem aplicação dos dividendos para o caso do mercado americano.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-34806309434595920902014-08-12T23:40:16.056-03:002014-08-12T23:40:16.056-03:00Olá, colega. Sugiro a releitura do artigo, pois em...Olá, colega. Sugiro a releitura do artigo, pois em nenhum momento sugeri não investir em FII, inclusive há um parágrafo sobre isso, e no meu blog há inúmeros artigos sobre FII.<br />As explicações para as cotas se manterem no mesmo valor nominal realmente envolve taxa de desconto, não apenas isso, mas tem um peso importante na explicação.<br />Não, colega, FII não é IPCA+o yield, está confundindo com títulos de dívida onde o principal é corrigido.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-42061362747472041782014-08-12T22:59:42.964-03:002014-08-12T22:59:42.964-03:00soul, muito bom post, parei pra ler porque percebi...soul, muito bom post, parei pra ler porque percebi que tinha a ver com a pergunta que eu tinha feito. Ao ler vi que realmente era isso, inclusive obrigado pela citação.<br /><br />Ficou mais claro para mim, pois eu nunca parei para estudar FIIs e a pergunta que fiz foi justamente por não conseguir entender o FII como mecanismo de investimento. De qualquer forma, para quem está em período de acumulação, o reinvestimento dos proventos torna o FII um modelo de investimento bastante interessante, principalmente pensando em diversificação. Não dá pra dizer que é uma renda fixa, mas também não está tão longe.<br /><br />Obrigado pela aula, acho que agora vou enxergar FIIs com outros olhos.<br /><br />AbraçosEconomicamente Incorretohttps://www.blogger.com/profile/14174709673932895262noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-38045905155518351032014-08-12T22:55:28.008-03:002014-08-12T22:55:28.008-03:00Essa sua análise foi muito superficial e incorreta...Essa sua análise foi muito superficial e incorreta. Não querer investir em fii eh uma opção sua, mas confundir cota com valor real do ativo eh um erro crasso. A cota eh determinada por uma conta de valor presente simples do fluxo de caixa operacional por uma taxa de desconto. Com os juros subindo, essa taxa de desconto ficou maior e a cota caiu. O valor real da cota seria caso houvesse a liquidação dos ativos do fundo. Aí posso dizer com quase certeza de que a cota apurada estaria corrigida pelo menos pela inflação do período. No longo prazo, preço e valor se encontram assim como duas retas paralelas. Não vejo como um ativo que paga ipca+ 10% possa ser ruim. Vc não encontra isso em lugar nenhum do mundo. Há, e ainda por cima, eh sem IR.<br />Abs<br />MaverickAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-20395886485145361082014-08-12T22:17:51.162-03:002014-08-12T22:17:51.162-03:00Grande Soul, outra aula!
Acho que esses 2 fundos s...Grande Soul, outra aula!<br />Acho que esses 2 fundos se complementam, ter ambos ajudaria a equilibrar o fluxo, correto? Sem dúvida, excelente opção de diversificação.<br />Não sou velho e nem tenho grande patrimônio, mas não abro mão de fluxos de caixa, seja ele qual for. hehe<br /><br />AbraçoAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/05648285511247125897noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-54710098349650305282014-08-12T20:24:46.540-03:002014-08-12T20:24:46.540-03:00Sr Anônimo, lhe acompanho por alguns blogs onde o ...Sr Anônimo, lhe acompanho por alguns blogs onde o senhor visita e seu estilo é inconfundível. Infelizmente é o Sr que está equivocado em sua idéia e o que os blogueiros fazem está certo dentro daquilo que é compreensível como apuração do tamanho do patrimônio.<br />Ora, porquê o senhor sabichão se preocupa com os blogueiros ?<br />Eu não tenho blog, mas se tivesse iria fazer como estas pessoas que de forma sadia comparam suas rentabilidades, calculam valorização/desvalorização dos ativos e aos poucos vão caminhando para suas IFs.<br /><br />Cuida do seu narizinho pois ele anda chafurdando em vários blogs.<br /><br />Afonsinho!Anonymousnoreply@blogger.com