Olá amigos, tudo bem? Como estão todos? Espero que bem. Deu vontade de escrever um pouco para o reduzido número de leitores que ainda resta. Porém, apesar do alcance reduzido, é algo que me faz bem, por isso de vez em quando digito algumas palavras por aqui.
Paternidade (mais uma vez)
E no começo de Setembro nasceu o Felipe. Agora sou Pai de duas lindas crianças. É desafiador ter agora um casal, e não apenas uma única filha, especialmente porque eu e minha mulher somos sozinhos. Mas, é incrível. Estou bem mais cansado. Às vezes acordo as 5 da manhã para poder trabalhar um pouco tranquilo. Quando vou para o crossfit preciso ir correndo. E momentos de tranquilidade são poucos e raros, muito menos com a minha mulher. Porém, sinto-me bem feliz. Agora, ter um terceiro filho, aí é para corajosos mesmo:)
Incorporador S/A
Não sou uma S/A, mas ficou bonito o subtítulo. Então, meus investimentos em incorporações em Joinville/SC andaram com dificuldades. Pandemia, uma decisão do STJ que atrasou o licenciamento ambiental, alguns custos estourados, etc. Isso tudo serviu para eu me aprofundar mais em estudar incorporações imobiliárias sobre o viés jurídico, financeiro e técnico. Fiz alguns cursos, li bastante, e minha casca ficou mais "grossa".
Hoje os projetos estão indo bem, são bons projetos, e espero que a reticência das pessoas em não adquirir um imóvel por causa do resultado da eleição, diminua bastante lá por fevereiro, quando todo mundo perceber que o novo governo assumiu e o Brasil continuou existindo.
Consultor
Pois então, virei uma espécie de consultor. Pela minha experiência prática de ser investidor em incorporações (vide tópico acima), meu conhecimento jurídico (ex-procurador federal, bastante experiência com leilões), minha "expertise" como entusiasta amador de finanças, e minha nerdice natural de ligar vários tópicos, algumas pessoas do mercado imobiliário começaram a ver algum valor no que eu tenho a dizer e analisar.
Ajudei na estruturação jurídica e estratégica de um empreendimento de VGV de R$ 500 milhões que possuía, e ainda possui, vários desafios do ponto de vista de aprovações, ambiental, etc. Montei uma célula de desenvolvimento imobiliário para grandes áreas com um arquiteto renomado da cidade, e um ex-COO de uma multinacional francesa. Está bem legal, em 2 meses já estamos mostrando bastante diferencial no que fazemos.
Estou começando a falar com grandes fundos, e quero aprofundar mais no pilar de funding, inclusive para investidores menores com 100-200 mil, por exemplo.
Estou me tornando um grande conhecedor do mercado de real estate aqui na região, e quero aprofundar mais para o estado de SC, porque a serra catarinense está se desenvolvendo muito, e a tese "Serra-Mar" cai como música no ouvido de alguns investidores.
Livro Leilão
"Ah, para meu amigo. Já falou desse livro umas trocentas vezes desde 2019". Pois é, é verdade. Mas preciso fechar esse ciclo. O livro está pronto, e já está na mão de uma revisora profissional, que faz trabalhos para livros técnicos da editora MIT. Depois de passar por ela vai para uma diagramadora profissional. E depois vou ver se alguma editora publica, ou eu mesmo vou publicar.
Estou participando de muitas reuniões de negócios, às vezes umas 4-5 por semana. Minha ideia é dar o meu livro como um "cartão de visita turbinado". Não pretendo ganhar nada com esse livro, mas apenas publicá-lo para ter o prazer de ver um livro escrito meu, e usar como um marketing de conteúdo profissional.
O livro estava com 850 folhas, mas a revisora está me ajudando a diminuir para umas 550 folhas, algo mais palatável, mais fluido de ler, etc. Deve se chamar "O Guia Definitivo Sobre Leilão de Imóveis".
Curso Leilão
Outra novela. Mas a edição está quase finalizada. Deram 54 aulas, com duração média de 35 minutos a uma hora cada uma. O curso ficou bom. E ainda não sei o que vou fazer com ele. Não estou com tempo para me dedicar a fazer um personagem de mídias sociais e vender esse curso.
Não sei como vou lançar, como e se vou cobrar, mas espero tb no primeiro semestre estar com esse curso pronto para oferecer.
A Vida
Esse ano de 2022 foi um ótimo ano. Dificuldades no relacionamento familiar, infelizmente, foram o ponto negativo. Continuo fazendo esporte (Krav Magá e Cross, surfe infelizmente estou meio devagar). Muito bem fisicamente para 42 anos. Alimentando-me bem. Meu patrimônio está bem consolidado. Meus filhos estão bem e felizes. É isso, creio que 2023 será um ano de bastante desafio profissional, e estou feliz de me desafiar em outras áreas.
Um abraço e um bom 2023 a todos!
Bom te ver por aqui, Soul! Sempre bom acompanhar as novidades, parabéns pela paternidade. Um excelente 2023 pra você e família. Abraços
ResponderExcluirValeu Rodrigo! O mesmo para você e família:)
ExcluirFeliz ano novo meu amigo!
ResponderExcluirPara você tb!
ExcluirSoul, estava conversando hoje com minha esposa sobre os desafios que tivemos este ano e como sempre temos a sensação que o ano que está terminando foi mais desafiador que os anteriores (rs).
ResponderExcluirFico feliz em saber que está bem. Parabéns pela família.
Um forte abraço!
Puxa que legal receber uma mensagem sua, meu amigo. Como estão as coisas? Um grande abraço!
ExcluirOlá Soul, por aqui tudo em paz. Filhas cursando ensino médio e minha esposa e eu trabalhando bastante. Tudo normal. Felizmente a dedicação aos investimentos, assim como em evoluir profissionalmente me levaram a uma posição confortável. Ainda não cheguei no momento de parar de trabalhar formalmente como você, mas sigo fazendo o que gosto em uma posição boa da carreira, o que me dá um certo conforto com boa remuneração.
ExcluirUm forte abraço!
Parabéns pelo filho.
ResponderExcluirÉ sempre bom ler e aprender com a experiência de quem "chegou lá", ou seja, alcançou uma tranquilidade financeira.
Quem não tem dinheiro tem a plena certeza de que dinheiro resolve todos os problemas do mundo, e quanto mais dinheiro eu tenho mais eu percebo como isso é falso. Dinheiro resolve muitas coisas, mas ter problemas é algo inerente à natureza humana.
Abraços e feliz ano novo.
Oie, colega. Dinheiro é apenas uma parte de uma equação com várias variáveis. Eu não precisaria trabalhar, mas nunca trabalhei tanto na minha, e faço feliz, pelos desafios, pelo tesão mesmo de fazer a coisa acontecer. Somos movidos por desafios, sempre devemos tentar ser uma versão melhor de nós mesmos. Isso dá sentido a vida.
ExcluirUm abs!
Parabéns pelo resumo ficou ótimo. Em 2022 tentei conhecer mais sobre mercado financeiro e tb imobiliário - pensando em construir para vender... enfim, buscando algo que me ajude a construir a tal independência financeira... me interessei ai pelo curso de leilao, qdo lançar avisa...
ResponderExcluirValeu, Jefi. Mercado Imobiliário é bem vasto. Comecei com leilões, e hoje estou mais envolvido com incorporação e consultoria imobiliária. É um mercado bem interessante sim. Um abs!
ExcluirCara... Muito legal ver seus relatos. Até tenho rede social, mas prefiro ler e sinto muito pela blogosfera ter caído tanto de produção. Engraçado ver que pessoas que chegaram na IF continuarem produzindo, o que demonstra que precisamos nos movimentar. Muitas pessoas veem 2022 como um ano perdido e ficaram brigando por política, já eu, particularmente tive o maior salto da minha carreira, o que deve me estabelecer.
ResponderExcluirObs: Coloque o livro a venda para o grande público, pois mesmo os que não tem leilão como uma fonte de renda (como eu) ficam curiosos com esse mercado, e um conhecimento aprofundado e organizado pode ser muito interessante.
Parabéns e sucesso.
Fala amigo! Grato pelo comentário. Brigar por política em mídias sociais deve ser uma das coisas mais sem sentido que existe atualmente. E é incrível a quantidade de pessoas que é atraída para esse monte de literalmente "nada de útil e bom para a própria vida". Devo lançar sim para um público maior, mas não tenho pretensão de grandes vendas ou um grande alcance. Um abs!
ExcluirEstou contente pelas suas realizações. Tenho 2 filhos, de 10 e 12 anos. Na época até pensamos no terceiro, mas eu não aguentava mais o cheiro de fralda usada, choro, briga entre eles, etc. A verdade é que até os 5 anos as crianças dão muito trabalho. Hoje me arrependo de não ter tido mais. Se eu pudesse dar um conselho pra mim, há 10 anos, seria para ter uns 4 filhos. Tenho certeza que vc é um bom pai. Os seus filhos são o verdadeiro legado que vc deixará para humanidade. Espero que considere a possibilidade de ter mais.
ResponderExcluirFala meu amigo, boteco. Gostei da sua palavra legado. Eu ouvi um podcast sobre isso, a necessidade de termos um legado. Alguns humanos são brilhantes e deixam sinfonias como legados. Outros deixam livros como legados. A maioria de nós, porém, pode deixar bons seres humanos para continuar a história da nossa espécie como legado. Depois de refletir sobre isso, eu vi quão importante são os meus filhos para mim mesmo, para o sentido da minha vida. Mas, meu amigo, mais um filho, ai ai ai hehe Um abraço!
ExcluirOpaaa ! Feliz por ver que teve atualização, no aguardo do livro. Parabens pelo seu segundo filho, ele é a prova que não há um manual de como se criar um filho, pois todos são diferentes.
ResponderExcluirOpa, Rodrigo! Não, não tem manual. Mas creio que tem certas coisas que se aplica numa boa criação, independente da criança, e isso pode vir num "manual" hehe Um abs!
ExcluirSoul, nós somos poucos, mas estamos aqui e é sempre um prazer ler o que você tem para escrever. Não pare!
ResponderExcluirPoxa Diego, obrigado pela mensagem:) Um abs amigo!
ExcluirTamo firme aqui acompanhando, o que aconteceu com o mundosoul.com, tinha muito conteúdo bom por lá.
ResponderExcluirEsqueci de pagar o domínio! Quando fui renovar não tinha mais:)
ExcluirMeu querido, tudo bem? Que felicidade saber que veio mais um bebê. Parabéns.
ResponderExcluirMeu caro, sua primeira criança já entrou na escolinha creche?
Minha esposa é estrangeira, assim como a sua, e ela está grávida. Mas temos divergência de quando ser o momento ideal para colocar a criança na escolinha.
Minha cunhada disse que se arrependeu de ter colocado o primeiro filho dela com 5 anos na escolinha. Achou que deveria esperar mais para "aproveitar a infância". Tipo 6 anos.
Mas para mim isso é muito tarde, pois acho que a sociabilidade desde cedo faz bem à criança.
O fato de ela entrar numa escolinha com 4 anos, por exemplo, não ê circustância que faz a criança perder a infância para mim.
Oq vc acha, meu nobre amigo.
Forte abraço.
Marcelo.
Oie Marcelo! Não, a Serena foi para escola com 3 anos, que acho uma ótima idade para começar. O Felipe, pretendemos colocar com 2 anos e pouco, porque precisamos um tempo para a gente tb né. Creio que com 6 anos é uma idade já avançada para começar a socialização na escola, mas é meu achismo apenas. Um grande abraço
ExcluirGrande Soul!!
ResponderExcluirque surpesa boa ver que vc fez algumas novas postagens!! ha tempos que não lia a blogosfera rsrs tava aqui de bobeira voltando da 1 viagem internacional pos pandemia e fui olhar os blogs antigos hehehe
ate pensei em te mandar uma msg pra saber como vc estava... fico feliz com seu relato!!
conte mais sobre essa vida de consultor... tipo mais sobre a questão de "voltar" a trabalhar (vc nunca parou completamente com os leiloes né...), se teve/tem duvidas qnto a estar gastando tempo que poderia usar mais pra familia, esportes..., parece que no fundo vc sempre teve essa "vocação/gosto" por empreendimentos imobiliarios né?!
grande abraço
victor cortez
Fala Victor! Beleza??? Pois é, de vez em quando ainda posto alguma coisa. Boas perguntas, vou ver se escrevo um post a respeito. Grande abraço meu amigo!
Excluir