tag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post5052891271706121862..comments2024-02-25T20:56:04.994-03:00Comments on Pensamentos Financeiros: FINANÇAS - CRESCER OU MANTER O PATRIMÔNIO? EIS A QUESTÃOsoulsurferhttp://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comBlogger42125tag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-60663139628890550992015-05-28T01:48:48.930-03:002015-05-28T01:48:48.930-03:00Grato, amigo.
Abraço!Grato, amigo.<br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-58469464731570251932015-05-26T13:43:44.806-03:002015-05-26T13:43:44.806-03:00Meu caro, acabas de ganhar um fã!
Excepcional text...Meu caro, acabas de ganhar um fã!<br />Excepcional texto.<br /><br />Abraços!Gestor TIhttp://gestorti.net.brnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-63571545233026510172015-05-24T20:50:10.484-03:002015-05-24T20:50:10.484-03:00Olá, UB! Eu vou muito bem, espero o mesmo contigo ...Olá, UB! Eu vou muito bem, espero o mesmo contigo e família!<br /><br />Eu tendo a concordar. Assumir riscos pode vir a ser um grande problema, mas quando você ao menos consegue de certa maneira mensurar, nem que seja de forma aproximada, mais os riscos, é mais fácil saber se pode vir a valer a pena ou não.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-26568715861940905392015-05-24T20:46:30.225-03:002015-05-24T20:46:30.225-03:00Olá. UB! Beleza meu amigo? Foi um péssimo investim...Olá. UB! Beleza meu amigo? Foi um péssimo investimento não apenas porque o ativo derreteu em relação ao meu PM. FII para mim é investimento de muito longo prazo e tem uma função específica. Foi um péssimo investimento, pois foi um dos primeiros, e eu não analisei corretamente alguns fatores. O prédio ainda existe, é novo, e pode ter dificuldades no curto-médio prazo, mas com certeza há valor nele, e ele pode dar bons retornos em prazos maiores. Entretanto, eu não prestei muita atenção no que o instituto da RMG realmente representa, nem da dificuldade que o setor de escritórios iria passar. Além do mais, o fundo é muito pequeno e não vejo sentido, atualmente, em possuir fundos tão pequenos.<br />O HGRE e BRCR estão uns 15% abaixo do meu PM (com dividendos deve estar igualado) e não tenho nenhuma preocupação. Juntos eles possuem dezenas de prédios, estratégias de gestão ativa, e principalmente o HGRE vem fazendo um bom trabalho. Ninguém ainda me veio com uma explicação coerente e técnica como receber rendas de dezenas de imóveis comerciais com abl de mais de 100.000 m2, pode render o triplo líquido do que alugar uma sala comercial de 100m2, onde se ficar vaga o seu fluxo fica negativo, pois terá que pagar as despesas. <br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-38719214004072178792015-05-24T09:05:04.843-03:002015-05-24T09:05:04.843-03:00Sô, com vai vc? Ode estás?
De todo texto, esta f...Sô, com vai vc? Ode estás? <br /><br />De todo texto, esta frase me chamou atenção: "mexer com certos tipos de investimentos onde eu tenha mais capacidade de mensurar os riscos e retornos associados"<br /><br />Acho que este é o grande ponto. Eu por exemplo não entro em leilões de imóveis, não tenho capacidade de avaliar se um apartamento sendo leiloado é um grande risco ou não. quem é da área jurídica e mais atento ao mercado imobiliário tem esta facilidade mas eu não. Em suma, assumir um risco não é o grande problema, o difícil mesmo é calcular o tamanho do risco para saber se ele vale a pena ser assumido.<br /><br />Abraço!Uóhttps://www.blogger.com/profile/16555923320949440079noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-8137301762071963672015-05-24T08:57:11.831-03:002015-05-24T08:57:11.831-03:00Não sei se ´o caso do Anom, mas as pessoas ficam l...Não sei se ´o caso do Anom, mas as pessoas ficam lindo biografias de grandes personalidades tentando encontrar a fórmula mágica. Mas quase ninguém faz o óbvio: "ler a própria biografia". O segredo está nela amigo. Leia e releia mais de 8 vezes.Uóhttps://www.blogger.com/profile/16555923320949440079noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-41569009481185433342015-05-24T08:54:43.749-03:002015-05-24T08:54:43.749-03:00"Eu fui um que fiz um péssimo investimento em..."Eu fui um que fiz um péssimo investimento em CEOC" <br /><br />E se daqui 5 anos o prédio estiver todo alugado e distribuindo bons aluguéis?<br /><br />Péssimo olhando neste momento o valor investido e o valor atual, mas não é um prazo muito curto para avaliar? Mas se vc investiu considerando que em julho o imóvel estaria todo alugado então realmente foi péssimo.<br /><br />Dias atrás comprei um pouco mais de CEOC considerando que o valor atual está muito abaixo do VP e que daqui uns anos estarei recebendo bons aluguéis. Mas se venderem o ativo fechando o fundo e eu receber um valor abaixo do que eu paguei então foi um péssimo investimento, mas se a cota continuar caindo por mais uns 5 anos e depois começar subir com possíveis melhores de mercado não quer dizer que foi um péssimo investimento nos 5 primeiros anos.<br /><br />Desculpe Sô, esta resposta não é para vc, sei que vc tem seus objetivos bem definidos, mas fico vendo por aí muita gente chorando com CEOC, mas são visões de curto prazo, apenas um mimimi chato.Uóhttps://www.blogger.com/profile/16555923320949440079noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-17142853877501649222015-05-23T20:57:02.518-03:002015-05-23T20:57:02.518-03:00Valeu, amigo. Gostei do nome:)
Abraço!Valeu, amigo. Gostei do nome:)<br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-25366236739941762852015-05-23T01:00:35.183-03:002015-05-23T01:00:35.183-03:00Muito boa a sua postagem, como sempre.
Penso que ...Muito boa a sua postagem, como sempre. <br />Penso que não há nada de ruim em buscar uma evolução material. O que devemos prestar atenção é a importância que damos a ela.<br />Abraço.Poupando e Viajandohttp://poupandoeviajando.blogspot.com.brnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-29452355472158866402015-05-22T20:06:44.730-03:002015-05-22T20:06:44.730-03:00Olá, colega.
Sim, leva tempo. Ontem mesmo um Irlan...Olá, colega.<br />Sim, leva tempo. Ontem mesmo um Irlandês estava me falando como o camboja estava ficando turístico demais. Eu disse que isso me agradava, pois quer dizer que eles estão melhorando de vida (gostei muito da minha visita a esse país há 7 anos). Daí ele disse que o dinheiro não vai para os pobres, eu disse que isso é um processo lento de acumulação de riqueza. Não adianta que o Camboja não vai se tornar uma Irlanda em uma geração. Pense na Nigéria, se o país crescer 10% aa durante 50-60 talvez não chegue nem mesmo ao per capta da grécia, estou falando de um crescimento chinês por seis décadas seguidas.<br />Portanto, há sentido no que você disse em relação a indivíduos. Cabe a cada um ver o melhor caminho para ter uma vida plena. Eu acho que hábitos frugais levam a uma vida plena, pois não demanda tanto capital acumulado.<br /><br />É claro que os administradores de FII ganham dinheiro, assim como os gestores de qualquer fundo de investimento no mundo. Porém, há administradores de FII e administradores, colocar tudo no mesmo saco, sem conhecer minimamente, é um erro, em minha opinião.<br /><br />Colega, sempre procuro levar as discussões para o lado das ideias não, não fico nem um pouco ofendido ou magoado quando pessoas discutem comigo. Quando a discussão "esquenta" um pouco, é hora de parar mesmo, pois talvez não esteja indo por um bom caminho. Porém, a discussão sem preconceitos ou sem rancor é o melhor caminho para o desenvolvimento. Sempre procuro me colocar de maneira respeitosa, por mais que eu esteja sendo incisivo num comentário. Do outro lado há uma pessoa.<br /><br />Claro, o Márcio é uma pessoa inteligente, já li diversos artigos interessantes dele (e já o elogiei diversas vezes) e espero que continue escrevendo. Também acho que o foco dele está meio desajustado nos últimos meses nas postagens e realmente discordar apenas por discordar não é um caminho que nos leve a um melhor discernimento.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-25189559793600061312015-05-21T21:36:05.423-03:002015-05-21T21:36:05.423-03:00Muito interessante suas considerações aqui (e apre...Muito interessante suas considerações aqui (e aprender uma palavra nova - vênia rs). Acho que é por esse caminho mesmo, a acumulação e seus rendimentos geram sim mais riqueza, mas devemos considerar que o tempo para que isso faça uma diferença substancial pode não ser o tempo em que queremos aproveitar esse montante, e daí entra o risco, na forma de se procurar formas, em negócios próprios (ou aumentando sua renda de outra maneira), de ganhar mais para que essa acumulação seja maior e assim com efeitos mais rápidos.<br />A crítica sobre o mercado que o Márcio fez acredito que ficou um pouco fora de contexto...Claro que os responsáveis pelo fii ganham $ em cima de tds que compram as cotas, esse é o negócio deles e uma vez que as características desses títulos agradam mais do que outros títulos, o investidor sabendo dessas condições deixa parte de seu patrimônio alocado nessa modalidade...caso o Márcio leia não quero que considere uma ofensa, mas essas constantes discussões com outros blogueiros buscando todo tipo de falha não fará nenhum bem. Me preocupo em dizer isso pois uma pessoa inteligente como ele está deixando de compartilhar bons argumentos como antes fazia e nem consigo entender onde começa tanta diferença com os argumentos dos outros. Desculpe soul pelo uso do espaço para o desabafo, mas não quero ver nenhum dos dois nesse caminho, já aprendi bastante com ambos.<br />Abraços!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-83257312129448879192015-05-20T23:39:07.535-03:002015-05-20T23:39:07.535-03:00Márcio,
Sim, para pontuar que erros são cometidos ...Márcio,<br />Sim, para pontuar que erros são cometidos quando um mercado é aquecido e poucos podem ganhar dinheiro de muitos (sua linha de argumentação e minha fala sobre o CEOC).<br />Eu sei reconhecer argumentos bons, mesmo vindo de pessoas que eventualmente até mesmo possam não gostar de mim. Assim, argumentos jonas em relação a esse tópico. <br />Bom, se você não precisa conhecer FII para emitir opinião sobre FII, aí realmente complica. <br />Exatamente, há boom e momentos de depressão do mercado, nada mais natural. Assim, como a mania de título de dívida soberana high yield na década de 80, dot.com 90, IPOs no Brasil 2006-2007, sim e dai? Qual é o ponto objetivo de sua fala?<br />Todos os seus pontos abordados foram respondidos, você fez mais um, e não me furto em responder. Se resolverem fechar o fundo e venda-lo abaixo do VP, isso deve ser aprovado em assembléia. Vai ter que haver uma bela justificativa para vender algo abaixo do VP. Se a justificativa não for boa, pode ter certeza que pode ser questionada judicialmente.<br />Além do mais, você sempre ignora esse ponto, você não precisa ter um FII, você pode ter 20-25, com centenas de imóveis. Vão vender centenas de prédio ao mesmo tempo para quem? <br />Portanto, ao invés de falar de REITs, falar de negociações de imóveis semelhantes fora dos FII (você acompanha? Há inúmeros imóveis sendo vendidos por valor de m2 muito superior ao valor de mercado de m2 de muitos FII. Inúmeros FII com gestão ativa, HGRE e HGLG, estão vendendo imóveis acima do VP, ou seja o cotista está tendo um duplo ganho).<br />Se você não vai fazer um estudo técnico para que outros usem "de graça" é uma escolha sua. Porém, não menospreze quem tenta contribuir com o assunto, mesmo com eventuais limitações, e o faz de maneira gratuita.Há pessoas com experiência prática no mercado imobiliário. Você já comprou e vendeu um imóvel? Não falo de 10-15 imóveis, apenas um, tirante eventual compra de imóvel financiado. Talvez você não tenha experiência prática nesse mercado (que segundo economistas equivale a 50% do estoque de capital do mundo), porém eu considero muito conhecimento teórico. Agora, se nem isso está disposto a fazer. Assim, perguntas objetivas que dariam ótimos artigos técnicos: a) o spread entre o yield do IFIX e de uma NTN-B com maturação média-longa está adequado? b) há razões para spread tão grande entre rendimentos imobiliários de imóveis próprios e rendimentos imobiliários via FII, c) a correlação negativa entre preço de imóveis e aluguéis se observa no Brasil, como eu constatei em outros mercados internacionais?, d) há realmente uma tendência dos aluguéis residenciais e comerciais seguirem ao menos a inflação no médio-longo prazo? e) quais eventuais impactos no médio prazo da sobre-oferta de lajes comerciais, e em certa medida de galpões logísticos, sobre os aluguéis de FII específicos e f) uma análise sobre o comportamento cíclico dos imóveis, algo muito visível nos EUA, e ciclos às vezes de 20 anos de duração.<br />Seria ótimo ver opiniões sérias sobre isso. Porém, o argumento "a Banca", "sardinhas" e katchanga nenhuma das perguntas acima precisa ser respondia. Isso realmente não é uma discussão. Posso não ser versado em matemática, o que é uma pena (apesar de pensar em algum dia fazer faculdade de física), porém sobre técnicas argumentativas conheço um pouco.<br /><br />Aí é que você só está batendo na mesma tecla. Você cita a MILK11. Ok e qual é o seu ponto objetivo com essa afirmação, sério mesmo? <br /><br />Não, releia o texto de novo. As digressões foram os dois primeiros parágrafos, o resto foi a minha opinião sobre determinadas ideias como está claro no texto. Sim, contrapor ideias respeitando é algo que não vejo nenhum mal, principalmente em assuntos não-polêmicos.<br /><br />Valeu márcio:) Realmete, não vamos entrar numa espiral de comentários, onde a cada comentário surge 3 novos assuntos.<br /><br />obs: não li o texto linkado, qualquer hora leio. Estou fora da minha rotina e há muitas outras coisas para ler sobre o que fazer e as históricas locais, mas obrigado pela indicação.<br /><br />Abraçosoulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-87826984982471805572015-05-20T23:14:06.226-03:002015-05-20T23:14:06.226-03:00Olá Boteco Bom, grato pelo elogio e palavras.
Abra...Olá Boteco Bom, grato pelo elogio e palavras.<br />Abraçosoulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-60944523736773074672015-05-20T23:13:20.883-03:002015-05-20T23:13:20.883-03:00Olá, colega. Respondo novamente ao seu comentário....Olá, colega. Respondo novamente ao seu comentário.<br />Sim, concordo. Os incentivos financeiros são poderosas ferramentas de progresso tecnológico que nos leva a um maior bem-estar. <br />O texto não tratou sobre isso:)<br />Abssoulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-69378365369390077962015-05-20T23:11:49.954-03:002015-05-20T23:11:49.954-03:00Dae André!
Beleza?
Rolou sim, que experiência.
Se ...Dae André!<br />Beleza?<br />Rolou sim, que experiência.<br />Se você retira mensalmente e o seu patrimônio se mantém, você nada mais está consumindo a sua renda proveniente do capital acumulado. O seu patrimônio não aumentará provavelmente, nem a próxima geração será mais rica. Porém, se o patrimônio já é substancioso, a pessoa realmente pode fazer isso e a próxima geração ainda ficar bem.<br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-91902655796032231502015-05-20T23:09:19.926-03:002015-05-20T23:09:19.926-03:00Olá,colega. Claro, não estou tirando a importância...Olá,colega. Claro, não estou tirando a importância deles, nem mesmo questionando a nossa forma de se organizar economicamente.<br />Uma das melhores formas, realmente, de diminuir a taxa de natalidade é via educação de meninas, nisso você está correto. É uma das melhores formas de se diminuir a taxa de natalidade, bem como a de mortalidade infantil. Li um livro interessante chamado "O Fim da Pobreza" que dedica um capítulo apenas para uma temática.<br /><br />Abssoulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-82086901640367240082015-05-20T22:16:04.555-03:002015-05-20T22:16:04.555-03:00Quem entra num blog de finanças não quer saber de ...Quem entra num blog de finanças não quer saber de fofoca, trivialidade, de quantas meninas comeu, etc. Em sites de finanças gosto de ler sobre estratégias de ter renda passiva, diversificação, comparativo com mercado externo, experiências mal e bem sucedida, sobre a conclusão que teve de um livro, etc. O seu blog é dos mais inteligentes quando se propõe a discorrer sobre o mercado financeiro, continue assim.Botecohttps://www.blogger.com/profile/03823555223944376293noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-1340906592842133532015-05-20T20:20:55.568-03:002015-05-20T20:20:55.568-03:00Quem entra num blog de finanças não quer saber de ...Quem entra num blog de finanças não quer saber de fofoca, trivialidade, de quantas meninas comeu, etc. Em sites de finanças gosto de ler sobre estratégias de ter renda passiva, diversificação, comparativo com mercado externo, experiências mal e bem sucedida, sobre a conclusão que teve de um livro, etc. O seu blog é dos mais inteligentes quando se propõe a discorrer sobre o mercado financeiro, continue assim.Botecohttps://www.blogger.com/profile/03823555223944376293noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-28580793843181707512015-05-20T14:27:14.346-03:002015-05-20T14:27:14.346-03:00É isso mesmo Soul, os riscos inerentes a emigração...É isso mesmo Soul, os riscos inerentes a emigração são irrelevantes pra minha realidade, pra outra pessoa pode ser impeditivo. Abraço!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-67292237770308526012015-05-20T13:41:37.333-03:002015-05-20T13:41:37.333-03:00Soul, é preciso não ter preconceito contra os capi...Soul, é preciso não ter preconceito contra os capitalistas, como se eles estivessem fazendo algo errado, estivessem vivendo como escravos do dinheiro. Ter a vontade de acumular capital e construir uma fortuna não pode ser visto como obra de alguns egoístas, "tubarões" do mercado financeiro.<br /><br />Se nós podemos usar a internet, conversar com entes queridos apesar de separados por longas distâncias, viajar de avião e dormir dentro de carros confortáveis, tudo isso é obra vários capitalistas "egoístas"<br /><br />Abs,<br /><br />Super FunçaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-9932645704879578342015-05-20T09:53:55.811-03:002015-05-20T09:53:55.811-03:00Soul,
acho que, infelizmente, não podemos continu...Soul,<br /><br />acho que, infelizmente, não podemos continuar a debater o assunto. Aparentemente, eu não entendo o que vc fala e vc não entende o que eu quero dizer. Assim fica impossível.<br /><br />Mas gostaria de colocar uma coisa: vc fez um péssimo investimento em CEOC e perdeu a imensa quantia de 0,1% do patrimônio? rsrs<br /><br />Sobre os FII, não é necessário um estudo técnico. E também por não ser do meu apetite para risco, não vou perder tempo da minha vida para fazer um estudo bom e técnico que terceiros poderiam utilizar gratuitamente...<br /><br />Mas não é estranho que este ano quase não haja lançamentos?<br />Se um FII qq agora resolver fechar as portas, vc tem direito de reclamar? Ou vai ter q vender a cota pelo valor 25% abaixo do que comprou?<br /><br />Outra: os "argumentos estilo Jonas" não são vazios. Você que não os entendeu. Desculpa, cara. Mas, como disse acima, fica difícil. Leia Supermoney. O livro é simples, a mensagem é simples. E fala sobre o mundo obscuro do mercado financeiro do qual vc está tratando como inexistente ou teoria da conspiração. Inclusive, Marcos Elias e MILK11 mandam um abraço... rs<br /><br />Além disso, vc não teceu nenhum comentário sobre o texto do Jogo do Perdedor, posição da qual defendi lá no AdP, em um trecho de frase, e o motivou a escrever este texto... Texto este que foi vc disse ser uma digressão, mas claramente quis contrapor a ideia.<br /><br />ps - é realmente temeroso achar que, a não ser que o indivíduo em questão tenha expressamente dito, falar que entendemos o que alguma pessoa pretensamente quis dizer. Principalmente quando são terceiros. Mas nós podemos tudo.<br /><br />Sds,<br />dimarcinhohttps://www.blogger.com/profile/01474362096321037977noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-78022857788589645702015-05-20T09:44:28.481-03:002015-05-20T09:44:28.481-03:00E o skydive, Soul, saiu? :)
Sobre o pensamento do ...E o skydive, Soul, saiu? :)<br />Sobre o pensamento do Buffet, pensei que ele poderia ter pensado em manutenção, porém, com sua retirada "mensal" padrão. Vc vive, e seu dinheiro nunca acaba. Você vive o foda-se, suas realizações, sem preocupar-se em correr grandes riscos. O mercado possui sempre a função para o desejo adequado ao seu utilizador!<br />Abração!Andréhttp://www.viagemlenta.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-6950510202450335962015-05-20T08:37:45.859-03:002015-05-20T08:37:45.859-03:00Soul, seu texto foi claro, didático e lógico, mas ...Soul, seu texto foi claro, didático e lógico, mas conteve um erro elementar: dar início a uma discussão com o dimarcinho.<br />Boa sorte.<br />Quando terminarem a conversa (após você desistir por cansaço), seu ano sabático estará reduzido a um semestre sabático.<br />Que sirva de lição.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-27587276874488165272015-05-20T07:15:20.882-03:002015-05-20T07:15:20.882-03:00Escreva um artigo de forma técnica e com dados con...Escreva um artigo de forma técnica e com dados concretos (dados sobre o mercado imobiliário, pois é um mercado diferenciado, e é difícil falar sobre ele às vezes sem nem ter comprado e vendido um único imóvel) sobre FII, destacando o motivo do spread entre um yield residencial num imóvel próprio e nos FII, que eu serei um dos primeiros a ler e gostarei bastante, pode ter certeza.<br /><br />e) Márcio, sugiro que leia de novo a parte final do texto, pois foi exatamente isso que eu escrevi. Apesar da literalidade da sua fala ser isso, não acreditava que você estaria questionando a questão da preferência temporal, mas sim querendo dizer multiplicação de patrimônio em pouquíssimo tempo. Falei no texto, se fosse essa sua visão (o que você confirmou), eu concordaria. Entretanto, destaquei que o mercado, via taxa de poupança, é sim uma forma de se multiplicar patrimônio em longos períodos de tempo ou de geração para geração. É assim que países ficam ricos. Foi isso que aconteceu com a minha Avó, com meus pais e agora comigo. Cada geração foi deixando a geração posterior cada vez melhor. É assim nos países desenvolvidos. Meu pai sempre dizia isso, eu não entendia direito. Mas é a pura verdade. Uma taxa de 4% real deixa os herdeiros, na época de uma geração (sendo dois herdeiros) duas vezes mais ricos. Isso é muita coisa. Se ampliarmos para o Brasil, é como o país ficando duas vezes per capta mais rico em 30 anos, imagina as oportunidades que não são criadas assim, a sociedade muda muito sendo duas vezes per capta mais rica, assim como uma nova geração. <br />Situações de 8 ou 80 não foram ditas por mim, quem falou de prédios colapsando não fui eu, nem de pessoas indo a falência da noite para o dia. Que bom, fico contente que saiba que uma certa dose de risco é necessária na vida, principalmente quando se é jovem como é o seu caso. <br /><br />Grato pelo comentário, Márcio!<br /><br />Abraçosoulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-41382495126594094912015-05-20T07:05:17.831-03:002015-05-20T07:05:17.831-03:00Marcio,
a) Eu citei o Taleb única e exclusivamente...Marcio,<br />a) Eu citei o Taleb única e exclusivamente pela sua opinião sobre dinheiro. Existem séries históricas, e no texto, bem como na resposta a você, ficou claro que mesmo apesar da longa história do ouro como reserva de valor isso não necessariamente ocorreria no futuro, mas há uma probabilidade razoável que assim o seja. Não entendi a insistência no assunto e muito menos dizer que eu insisto num pretenso erro, está expresso no texto. Talvez você que insista em dizer sempre a mesma coisa. Traduza em fatos específicos a situação da Rússia e a relação com a discussão do tópico, pois assim fica muito solto. Não, Márcio, você não fala de um único evento catastrófico, na verdade eu estou com dificuldades para entender o seu ponto;<br /><br />b) Márcio, com a devida vênia está faltando interpretação. Vou relembrar os fatos- 1) você disse que quem entrou antes no mini-crase do ouro está perdendo (com a conclusão de que o ouro não necessariamente será um bom ativo para proteção patrimonial. Já há um erro aqui seu, pois deixei bem claro no longo prazo e é isso que os gráficos mostram); 2 - Então disse que aportes periódicos minimizam esse risco e coloquei exatamente o que você disse (sobre o PM ficar entre a diferença de preços no período do aporte. 3- Você escreve sobre inconsistências matemáticas minha, repetindo o que eu disse. 4- Abaixo da sua resposta você diz que tem que pensar no pior cenário. 5- Ora, o pior cenário é fazer um aporte altíssimo num momento de pico do ativo. 6- Se assim o é, como não podemos saber o lado direito do gráfico, é óbvio que aportes periódicos reduzem o risco de um aporte pesado no pico do mercado. 7- Assim, realmente você tem que se decidir. 8 - Além do mais, presume que uma pessoa terá 30 anos de aportes, não apenas 3-4 anos. Assim, é preciso aumentar e muito esse horizonte.<br /><br />c e d) De novo com a devida vênia, sua resposta além de fugir do assunto (de dúvidas que você mesmo levantou) é uma resposta do tipo Kachanga (não vou me estender na história, mas é como uma resposta-curinga que vale para tudo). Primeiramente, falar de um ativo sem conhecer as especificidades deles é temerário. Você levantou uma questão de alguém que não conhece muito o funcionamento dos FII que foi a questão do prédio caindo. A sua outra questão foi mais pertinente e foi já diversas vezes tratada aqui. Respondi objetivamente dizendo que enquanto vivermos sobre um arranjo onde o Estado tem muito poder, qualquer investimento na fronteira de um Estado Específico pode sofrer. Ou você acha que a alíquota do IR para determinadas faixas não pode estar uns 45% daqui uns 10 anos? A isenção de IR dos FII é uma verdadeira mamata. Não tem sentido uma pessoa física pagar 27.5% de IR, e uma investidor muito mais diversificado num FII com dezena de imóveis não pagar. Qualquer planejamento de FII sério deve levar em conta uma possível tributação. Enquanto ela não vier, melhor para quem está acumulando ou já vivendo de renda ou complementando a aposentadoria.<br />Eu realmente acredito no que eu escrevo. Sendo assim, o que eu mais quero é ouvir argumentos concretos sobre as desvantagens de FII escritos com conhecimento técnico. Eu sempre procuro falhas nas minhas argumentações ou nos meus projetos, sempre agi assim, e depois na fase adulta vim descobrir que a ciência funciona assim.<br />Agora, argumentos como o Jonas, e você os repete aqui, a "banca", "sardinhas", etc, e se eu falar KNRI não saber do que se trata, não saber o portfólio, forças e eventuais fraquezas, não saber diferenciar BBRC de BRCR, então daí é forçar demais a barra. Com certeza em momentos de euforia, e os FII passaram por isso em 2012 e meados de 2013, há muita gente esperta que ganha dinheiro em cima mesmo. Eu fui um que fiz um péssimo investimento em CEOC. Aprendi sobre RMG, aprendi com pessoas mais vivências no mercado imobiliário, e foi uma lição. Como fui conservador minhas perdas são da ordem de menos de 0,1% do meu PL. Ninguém gosta de perder dinheiro, mas foi um aprendizado. <br /><br />soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.com