tag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post3731234487627655067..comments2024-03-25T20:47:39.780-03:00Comments on Pensamentos Financeiros: ELEIÇÃO PRESIDENCIAL - NÃO É UMA QUESTÃO DE CARÁTER, MAS SIM DE RESPEITOsoulsurferhttp://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comBlogger45125tag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-46181237766367776792014-10-30T17:15:49.449-02:002014-10-30T17:15:49.449-02:00Não li Maquiavel, mas a palavra maquiavélico agora...Não li Maquiavel, mas a palavra maquiavélico agora faz bastante sentido! rsrsrsrsdimarcinhohttps://www.blogger.com/profile/01474362096321037977noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-48511801588110261352014-10-30T16:23:50.099-02:002014-10-30T16:23:50.099-02:00Quando se trata de questões de interesse nacional ...Quando se trata de questões de interesse nacional a regra é essa de acordo com Maquiavel. Investidor Trollhttps://www.blogger.com/profile/05513243354192394552noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-63820349008001957822014-10-30T10:38:18.073-02:002014-10-30T10:38:18.073-02:00Então os fins justificam os meios?Então os fins justificam os meios?dimarcinhohttps://www.blogger.com/profile/01474362096321037977noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-44976612516231634312014-10-29T18:31:56.045-02:002014-10-29T18:31:56.045-02:00Olá, Troll!
Você coloca questões muito interessant...Olá, Troll!<br />Você coloca questões muito interessantes e de difícil resolução.<br />Por essa linha de raciocínio, a tortura pode ser justificada em certas circunstâncias. Uma pessoa como Kant não concordaria jamais com isso, pois para ele o princípio máximo moral é que um ser humano nunca pode ser transformado num objeto para qualquer coisa. O que diferencia nós humanos é que todos possuem uma dignidade inalienável. <br />Faz muito tempo que li Maquiavel, então eu não lembro perfeitamente tudo que ele disse. O que eu lembro, e aqui você está absolutamente certo, ele foi o precursor da ciência política, ele procura analisar como acha que a vida pública é (então aqui não há espaço para mau e bom), ou seja uma esfera ôntica de análise. A análise do que deve ser deveria ficar para a filosofia política.<br /><br />Você tem razão em suas considerações quando fala que o Rei se tivesse a chance talvez tivesse assinado Aquiles. Assim como os gregos venceram a guerra usando da mentira com o célebre "Cavalo de Tróia".<br /><br />Concordo que a linha é tênue e o debate do tema pode ser apaixonante. Eu costumo ser um ardoroso defensor de direitos humanos, mas reconheço que podemos sim ter situações extremas, onde a não violação de um direito de uma pessoa pode ocasionar um prejuízo tão enorme para tantas pessoas, que parece ser justificável.<br /><br />Enfim, não há saídas simples, não há escolhas morais fáceis em determinados casos, mas é fundamental que pelo menos nós, enquanto sociedade, voltemos a falar mais de ética e decisões morais.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-52506676820423856952014-10-29T13:22:57.160-02:002014-10-29T13:22:57.160-02:00"O Príncipe fala de forma aberta como deve oc..."O Príncipe fala de forma aberta como deve ocorrer a condução do Estado pelo seu líder de forma a fornecer os meios para que os cidadãos alcancem o bem-estar e a plenitude em todas áreas."<br /><br />Shhh... Agora o Troll tá errado. Deveria ter aproveitado a oportunidade pra ficar de bico calado e não estragar a pose.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-78423664225103734222014-10-29T13:15:31.834-02:002014-10-29T13:15:31.834-02:00Então Surfista, para fechar a linha de raciocínio ...Então Surfista, para fechar a linha de raciocínio que comecei, eu citei Maquiavel, pois o considero uma das mais brilhantes mentes que já passaram pelo Planeta. Sua obra O Príncipe fala de forma aberta como deve ocorrer a condução do Estado pelo seu líder de forma a fornecer os meios para que os cidadãos alcancem o bem-estar e a plenitude em todas áreas. Esse livro foi considerado escandaloso por muito tempo, mas eu não vejo como bom ou mau; ele é apenas realista. Para resumir a obra, Maquiavel deixa claro que o interesse público deve suplantar o privado custe o que custar. A consequência disso é que um homem público NUNCA conseguirá gerir o estado servindo-se dos mesmos princípios de retidão, lisura e honra que devem permear a vida privada. Para ilustrar, vamos tomar a cena do filme Tróia que você citou. Caso o Rei Príamo aproveitasse uma distração de Aquiles e o assassinasse covardemente com uma punhalada nas costas, tal ato soaria infame perante a noção de honra e honestidade, certo? Porém, de acordo com Maquiavel, o Rei Príamo estaria apenas zelando por seu povo, já que Aquiles era um inimigo e líder fundamental e sua morte poderia acabar com a guerra e poupar milhares de vidas e recursos. Um exemplo real e atual sobre como muitas vezes pode ser necessário atropelar certos princípios em nome da coletividade é o recente caso de espionagem e quebra de sigilo envolvendo a CIA e os EUA. Obviamente, espionagem e quebra de sigilo em âmbito privado são atitudes criminosas. Mas e quando uma nação vive sob constante ameaça de terrorismo como os EUA? Será possível pensar em honra e caráter o tempo todo? Nesse contexto, torturar um suspeito de terrorismo para obter informações que podem salvar milhões seria uma prática vil e inaceitável?<br /><br />E inventar um boato para difamar um adversário político considerado incapaz para exercer a função pública, mas extremamente popular? Derrotar esse adversário seria ter a chance de implantar um programa de governo para melhorar a vida de milhões, concorda? É claro que esse raciocínio maquiavélico é perigoso, pois cria-se o risco de justificar todas as más condutas utilizando-se a escusa da supremacia do interesse público sobre o privado. Mas a linha é tênue. Obama a cruzou. E assim será com todo homem público um dia.<br /><br />Um abraço!Investidor Trollhttps://www.blogger.com/profile/05513243354192394552noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-64810404758326701922014-10-29T07:29:55.898-02:002014-10-29T07:29:55.898-02:00Olá, Investidor.
Sim. Eu votei no Aécio. E daí? Pe...Olá, Investidor.<br />Sim. Eu votei no Aécio. E daí? Pensamos diferente sobre quem poderia ser melhor, e isso vai nos fazer entrar num ringue de MMA?<br />Eu creio que todas essas mensagens de ódio são apenas fruto de ignorância. Se as pessoas viajassem mais, se fossem mais instruídas (e não falo apenas de educação formal) e se valorizássemos mais a empatia e a solidariedade, eu tenho certeza que diminuiríamos muito esse rancor.<br />O filme "A Onda" é muito bom mesmo, baita filme.<br /><br />Abraço amigo!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-48158505416708980592014-10-29T07:27:10.666-02:002014-10-29T07:27:10.666-02:00Olá, Marcelo.
Grato pelas palavras, amigo.
O grand...Olá, Marcelo.<br />Grato pelas palavras, amigo.<br />O grande pensador Patch Adams (Procure a entrevista dele no roda viva em 2007 no you tube) diz algo parecido com você.<br />Quando perguntaram para ele o que fazer para combater hábitos tão doentios na nossa sociedade?<br />Ele sem pestanejar disse: "Forneça-me uma rede de televisão com alcance global onde eu possa falar sobre amor, a importância de respeitar as mulheres, de ser solidário, etc."<br />Eu achei a resposta dele brilhante. Menosprezamos ou achamos que é utopia certas melhoras na nossa sociedade, porém como vamos atingir melhoras se às vezes não priorizamos e enfatizamos enquanto sociedade certos comportamentos, e priorizamos e enfatizamos outros comportamentos mais destrutivos?<br />Sim, eu creio que é uma grande discussão sobre ética e a sua importância na sociedade que infelizmente foi retirada de cena.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-57128833967515508402014-10-28T23:39:45.177-02:002014-10-28T23:39:45.177-02:00Soul, descobri seu blog há pouco tempo. Parabéns! ...Soul, descobri seu blog há pouco tempo. Parabéns! Muito bom!<br />Gostei da sua opinião sobre todo esse lixo mental gerado pelas eleições. Lendo isso, fiquei com um pouco mais de fé na humanidade. Incrível como, mesmo depois de ler uma mensagem de paz como essa, ainda tem gente que consegue ter uma postura agressiva em relação às opiniões divergentes.<br /><br />A quantidade de lixo mental que consumimos hoje em dia é muito alta. Qualquer portal de notícias, e até o resto da mídia, de qualquer meio, só mostra notícias ruins, ou seja, lixo mental. Mas, sabemos que existem coisas boas que acontecem pelo planeta também, mas que não são mostradas porque não vendem. Bem que poderia existir um portal de notícias boas, né? Apenas coisas positivas. Um grande abraço.Marcelo Araújonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-6985630351524694712014-10-28T23:25:15.971-02:002014-10-28T23:25:15.971-02:00É um erro acreditar nessa falsa polarização, de ri...É um erro acreditar nessa falsa polarização, de ricos votando no Aécio e pobres votando na Dilma. <br />Ambos candidatos receberam votos de ambos os lados.<br />Eu votei na Dilma, por uma série de motivos, dentre eles predomina, minha forte inclinação para políticas de reparo social.<br />Após a eleição eu fiquei muito, mas muito triste, ao ver a quantidade de mensagens xenofóbicas que inundaram a rede. É simplesmente assustador, perceber a falta de capacidade do brasileiro em lidar com opiniões opostas.<br />Eu tive bons debates, com muitos e muitos amigos durante esses dias que antecederam as eleições, e em todos eles, eu sempre mantive um nível cordial de educação, sempre fugindo de posturas agressivas e desrespeitosas. <br />Ao ver essas ondas de ódio que se espalharam no pós eleição, me faz lembrar da mensagem do filme "Die Welle", o filme nos mostra que quando passamos a não tolerar opiniões contrárias, corremos um sério perigo de provocar uma ruptura na democracia, e regressarmos a um regime fascista por exemplo.<br />O soul mostrou que o caos por vezes não está tão distante como imaginamos, no seu triste texto sobre o Camboja e seu recente massacre durante o governo do Kmer vermelho.<br /><br />AbraçãoAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/12791394612850909010noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-8700567817782916292014-10-27T20:38:11.214-02:002014-10-27T20:38:11.214-02:00Eu realmente estou muito triste de não ter enchido...Eu realmente estou muito triste de não ter enchido o balaio de RNGO em fevereiro. Mas bola pra frente, rs.<br />Abraço!Uóhttps://www.blogger.com/profile/16555923320949440079noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-69571917042261905762014-10-27T07:39:34.139-02:002014-10-27T07:39:34.139-02:00Olá, UB!
Olha, eu acho que a Marina foi muito mal ...Olá, UB!<br />Olha, eu acho que a Marina foi muito mal no último debate da globo.<br />Também não gostei dela falando em décimo terceiro para o Bolsa-Família, não que ela não pudesse ter essa opinião, mas me pareceu um improviso de última hora.<br />UB, nós temos que aceitar o que a vida nos oferece. Não é assim com o mercado? Vai ficar triste por que as ações que você tem caíram? Ou porque não comprou FII em fevereiro?<br />É como o conceito budista de que não temos que nos preocupar com o presente, nem vivermos no futuro, mas sim direcionar nossas energias ao presente.<br />Valeu, amigo, para você e sua família também!<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-55652889407835845402014-10-26T21:52:19.107-02:002014-10-26T21:52:19.107-02:00Âe Sô!
Então vc foi um dos que migrou da Marina pr...Âe Sô!<br />Então vc foi um dos que migrou da Marina pro Aécio? Porque mudou de opinião naquele momento?<br />Bom, o resultado já saiu, confesso que deveria esta triste, mas não estou, como você mesmo disse, tem muita coisa em jogo, e acreditando que estamos só no início de um processo, de evolução e avanço. Espero estar certo quanto a isto, vamos ver.<br />No mais uma boa semana pra ti!<br />Abraço!Uóhttps://www.blogger.com/profile/16555923320949440079noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-88715406220666879782014-10-26T01:49:55.846-02:002014-10-26T01:49:55.846-02:00Soul,
O ato de doação realmente nos faz bem! E se...Soul,<br /><br />O ato de doação realmente nos faz bem! E sei que, o que é um gesto de pequeníssimo esforço para mim, produz um efeito potencializado para aquele que recebe. E que esse efeito potencializado que ele recebe, vem da mesma forma para mim. Logo, uma visão ainda egoísta pois sei que vou receber de volta muito mais do que doei. Hoje, faço por que devo, para ser aderente aos meus princípios, mas um dia vou fazer por empatia natural (Conceito da Práxis citado no "O Monge e o Executivo").<br /><br />Bacana essa experiência pela qual passou. De conhecer um mendigo que tinha tido uma "outra vida". E o mais interessante: Você vivenciou o que seu pai havia falado àquela senhora.<br /><br />Enfim, como eu disse ali em cima ao Renato C, esses tipo de comportamento veio tarde em minha vida, mas por outro lado fico contente em saber que pessoas muito mais jovens, hoje, já tem esse conceito cristalizado em sua forma de se comportar.<br /><br />Abraço,<br /><br />Carlos<br /><br /><br /><br /><br /><br /><br />Carloshttps://www.blogger.com/profile/08958165941226037106noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-65464912303789444542014-10-26T01:02:35.469-02:002014-10-26T01:02:35.469-02:00Olá, Renato C,
Entendi, sim, o que você disse! Q...Olá, Renato C,<br /><br />Entendi, sim, o que você disse! Quanto ao livro, obrigado pela indicação pois ainda não o li. Vai entrar na minha pequena lista, e com prioridade, devido sua recomendação. <br /><br />Abraços,<br /><br />CarlosCarloshttps://www.blogger.com/profile/08958165941226037106noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-71660045930910877942014-10-26T00:36:10.595-02:002014-10-26T00:36:10.595-02:00Olá, Carlos e demais amigos,
Eu creio que o ato de...Olá, Carlos e demais amigos,<br />Eu creio que o ato de doação um ato que faz bem para o doador. Há vários resultados positivos, um deles é fortalecer a noção de desapego obsessivo ao dinheiro.<br />Meu pai sempre conta uma história em que ele estava no ponto de ônibus e uma pessoa pediu dinheiro para alguma coisa. O meu pai deu. Logo após o meu pai dar o dinheiro, ele foi recriminado por uma senhora que disse que era claro que o pedinte era um bêbado.<br />Meu pai apenas respondeu que ele não poderia fazer qualquer juízo de valor sobre uma pessoa que ele nem conhecia. Isso para mim sempre foi uma grande lição.<br />Fazemos julgamentos valorativos rápido demais. Talvez numa sociedade cada vez mais rápida, fazemos cada vez mais julgamentos sumários. Isso é um erro, pois muitas vezes as primeiras impressões podem ser muito equivocadas.<br />Sendo assim, é claro que não devemos alimentar vícios alheios, mas também não devemos julgar as pessoas.<br />Uma vez quando era adolescente, num lugar que jogava xadrez em Santos, apareceu um mendigo e pediu para jogar. Como o local sempre foi muito democrático, permitiram que ele jogasse.<br />O mendigo sentou na mesa e ganhou de todo mundo sem parar durante duas horas seguida (era xadrez relâmpago).<br />Semanas depois fomos descobrir que o mendigo era um cara chamado Antonio Rocha, um dos maiores jogadores de xadrez do Brasil das antigas. Por alguma desilusão da vida, ele tinha se transformado num mendigo e estava em Santos.<br />Portanto, não sabemos quem podemos estar ajudando, nem quais foram os motivos que levaram uma pessoa a um determinado estado miserável.<br />Por isso, a doação e a compaixão sempre serão sentimentos muito bons de se ter e exercitar.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-69939977505851122102014-10-25T22:59:03.408-02:002014-10-25T22:59:03.408-02:00Olá Carlos,
Parabéns pela sensatez e, talvez o ma...Olá Carlos,<br /><br />Parabéns pela sensatez e, talvez o mais importante, parabéns pela procura de ser cada vez mais sensato e justo em seus pensamentos e ações. Isto parece óbvio, contudo, o simples empenho em sermos intelectualmente honestos, em tempos de desonestidade intelectual, já é algo muito válido.<br /><br />Costumo pensar que, de um modo geral, possuímos 2 formas de tomar uma decisão: uma pelo princípio (isto é, você possui um determinado princípio e o segue, não importa a situação) e o outro é justamente o da situação, de ver o que é melhor em cada caso e tomar a decisão (dependendo da flexibilidade, os princípios podem ir por água abaixo). Estas duas formas não deixam de ser as formas dos fins (princípios) e dos meios (situação) - só que cada uma tomada por ela própria, e não uma levando à outra. Não sei se me fiz claro.<br /><br />Recomendo para ti um livro, se é que já não leu, chamado "Um sábio não tem idéia" (François Jullien).<br /><br />Abraços, Renato CRenato Cnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-6686329117544404682014-10-25T18:06:13.833-02:002014-10-25T18:06:13.833-02:00Renato C,
Antes de tudo, obrigado pela resposta p...Renato C,<br /><br />Antes de tudo, obrigado pela resposta pois é sempre uma oportunidade para eu refletir. E com isso, reafirmar o meu pensamento ou até mudá-lo: já mudei muitos paradigmas em minha vida e alguns com insights vindos por este tipo de veículo. <br /><br />A respeito de uma realidade turva. Pelo menos há uns 20 anos, não tomo mais como base principal o que leio nos jornais ou o que ouço em debates/noticiários para tomar uma decisão de voto. No caso, estou especificamente falando de voto para um cargo executivo. Como dou extremo valor à questão da alternância no poder, a primeira coisa que faço é perguntar-me? "Tal partido que candidatou-se já está no poder por mais de 2 mandatos?" Se a resposta for "sim" eu não voto naquele partido para um terceiro mandato. Digo inclusive a meus amigos e colegas: "Mesmo que o candidato fosse um parente ou amigo/colega meu, jamais votaria nele pelo fato de o partido dele "ter vencido o prazo de validade" (prazo que eu pré determinei para minha escolha). Que para mim são dois mandatos, como eu já citei. Ainda para cargo executivo... Se a resposta for não, posso votar ou não no mesmo partido para reeleição. E aí entram outros fatores de escolha, como por exemplo, gosto de colocar na balança a avaliação da opinião pública passada quanto a qualidade da gestão finda: Olho o % de bom + ótimo e o principal, a tendência ao longo do tempo que para mim tem que mostrar um "shape" ascendente. No legislativo? Como não tenho candidato nominais, voto na legenda do partido ou em partido da coligação. <br /><br />Enfim, Renato C, esta abordagem além de facilitar a minha vida na escolha, parece-me ser uma maneira bastante satisfatória de não cair em extremismos, sejam de direita ou de esquerda. Minha vida tem sido norteada por um princípio Budista que diz que o caminho correto, na grande maioria da vezes, está em "seguir o caminho do meio". E tenho sido bastante feliz em procurar seguir este preceito em quaisquer decisões importantes que me afetam ou ou que venha a afetar os que me cercam. (Nem sempre foi assim: Tenho 61 anos e comecei a ser mais centrado só depois dos 40!) :-)<br /><br />Abraços e bom fim de semana para você e para os seus!Carloshttps://www.blogger.com/profile/08958165941226037106noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-46661670753144779192014-10-25T17:07:21.796-02:002014-10-25T17:07:21.796-02:00Carlos,
Não, quando alguém faz uma escolha difere...Carlos,<br /><br />Não, quando alguém faz uma escolha diferente da minha, esta escolha não é (necessariamente) má. Contudo, dependendo do grau de certeza à convicção que você tem em relação à sua escolha, vc pode vir a qualificar esta decisão diferente como má sim (talvez até de modo errôneo, mas pode).<br /><br />Vamos nos colocar numa posição de humildade. A verdade é que para nós, cidadãos mortais e não políticos, só podemos vir a saber de uma boa parcela da realidade macro através da imprensa, o que é um acesso à realidade meio turvo. Mesmo para as pesquisas, supostamente imparciais, estas são divulgadas, veiculadas e selecionadas pela imprensa.<br /><br />Mesmo sem ser jornalista, sempre fui a favor de um jornalismo que tivesse como meta utópica a imparcialidade. Não vejo como um jornalismo declaradamente parcial pode nos ajudar a conhecer e entender a realidade.<br /><br />Você tocou num ponto importante que é o princípio ético de uma sociedade - que é algo muito em voga nesta eleição. É possível ter uma interpretação de que, por um princípio ético, o PT não pode continuar no poder.<br /><br />SoulSurfer, concordo que o ódio e a raiva são ruins, contudo pense num cenário ainda pior: as pessoas completamente indiferentes aos absurdos acontecidos neste país e todos nós reféns do marketing e da publicidade políticas.<br /><br />Abraços, Renato CRenato Cnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-3669322040613178052014-10-25T13:19:57.325-02:002014-10-25T13:19:57.325-02:00Concordo. Ao dar, você simplesmente inibe o Estado...Concordo. Ao dar, você simplesmente inibe o Estado, que também somos nós, de fazer o que é um dever constitucionalmente imposto a ele: concretizar as políticas públicas a fim de reduzir desigualdades. Antes de uma intervenção pontual - a qual jamais solucionará o problema -, é mister que o administrador público, representante eleito, seja instado a realizar o que lhe é exigido pelo poder constituinte. Essa obrigação abrange soluções aos hipossuficientes. Assim, o não ao mendigo pelo indivíduo resulta para o Estado o dever de abster-se de alternativas precárias e reconhecer o compromisso perene de promover o bem de todos.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-27697132067795688332014-10-25T13:09:08.886-02:002014-10-25T13:09:08.886-02:00Troll,
Pensando agora em lógica. O pensamento que...Troll,<br /><br />Pensando agora em lógica. O pensamento que vêm é o seguinte: "O cidadão vai gastar o dinheiro em drogas?" A resposta pode ser sim ou não. Não é verdade? Embora possamos pensar em probabilidades e aí pode entrar o senso crítico de cada um filtrado pelas crença próprias ou do pensamento social que é o clichê que citei acima. Logo, mantenho minha opinião acima. Além de não querer tolher o direito de escolha dele, além de ficar com a dúvida acima, tenho certeza que ele vai entender o gesto de fraternidade. Pelo menos eu tenho, na grande maioria das vezes, verificado o retorno do gesto do ato fraterno. Mais ainda... eu assumo também que ele já deve ter desenvolvido a idéia do que é ético ou não. <br /><br />E aqui entra agora a questão das crianças a qual se refere. Crianças ainda estão no processo de aprendizado e tem sim (você está certíssimo!) que ouvir o "sim" e o "não". Ou seja, é através da alternância do significado destas respostas que a criança vai moldar sua moral baseado nos princípios éticos que passamos a elas.<br /><br />Por fim, obrigado por fazer-me pensar mais um pouco sobre este tema.<br /><br />Abraço em bom fim de semana!<br /><br />CarlosCarloshttps://www.blogger.com/profile/08958165941226037106noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-6799814877824359082014-10-25T13:08:02.328-02:002014-10-25T13:08:02.328-02:00Este comentário foi removido pelo autor.Carloshttps://www.blogger.com/profile/08958165941226037106noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-42444705096295143082014-10-25T13:06:07.420-02:002014-10-25T13:06:07.420-02:00O troll tá certo.O troll tá certo.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-52850521821739970462014-10-25T12:59:07.879-02:002014-10-25T12:59:07.879-02:00Irmãos,
Em verdade vos digo: o princípio mais ele...Irmãos,<br /><br />Em verdade vos digo: o princípio mais elevado que rege a prática do ato de caridade exige sim compromisso com a finalidade do seu uso. <br /><br />O que não condiz com verdadeiro ato caridoso é praticá-lo exigindo ou desejando pra si algo em troca, tanto faz se se numa esfera material ou mesmo espiritual.<br /><br />J.C.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-39358349041820029592014-10-25T12:25:47.167-02:002014-10-25T12:25:47.167-02:00Seria um ato caridoso alimentar vícios alheios? Na...Seria um ato caridoso alimentar vícios alheios? Na verdade, você sente peso na consciência por negar esmolas unicamente porque vivemos na cultura do "sim", onde negar algo é sempre visto como ato de mesquinharia e maldade. Porém, para fazer o bem, assim como para educar os filhos, devemos nos acostumar a dizer muito mais "não" do que "sim".Investidor Trollhttps://www.blogger.com/profile/05513243354192394552noreply@blogger.com