tag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post3602271179459398422..comments2024-03-25T20:47:39.780-03:00Comments on Pensamentos Financeiros: GESTÃO ATIVA X GESTÃO PASSIVA: QUEM ESTÁ CERTO?soulsurferhttp://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comBlogger30125tag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-73325380412918022572017-02-05T18:38:50.884-02:002017-02-05T18:38:50.884-02:00Oláv Soul. Surfer
Estou com uma grande dúvida, e ...Oláv Soul. Surfer<br /><br />Estou com uma grande dúvida, e gostaria dos seus vastos conhecimentos para me ajudar, atualmente possuo algo em torno de 35/40 vezes minhas despesas mensais acumuladas em ativos de baixo risco e liquidez diária, estou com uma taxa de aporte em torno de 50% algo próximo de R$2500<br />Porém moro em uma casa pequena nos fundos dos meus pais local bastante agradável por sinal, entretando minha família está crescendo minha filha esta próximo de completar 2 anos.<br />Já localizei um bom imóvel para alugar em um bairro dá minha cidade, fácil acesso e do jeito que eu e minha esposa gostaríamos de morar, gostaria de utilizar os rendimentos de minhas reservas para alugar este imovel, entretanto teria de completar aluguel em torno de R$ 800 mês , o q diminuiria minha taxa de aporte para algo próximo de 1.500R$ mês, já pensei em fazer a compra de outros imóveis porém com os preços praticados hje eu iria acabando de me endividar muito<br />Como devo proceder qual seria a melhor escolha ?Devo continuar onde estou?? Alugar ?? Ou comprar. Novo imóvel??<br />Qual sua opinião??Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-83034142287461737992017-01-29T08:26:53.126-02:002017-01-29T08:26:53.126-02:00Olá, Frugal!
A última vez que vi o retorno dolariz...Olá, Frugal!<br />A última vez que vi o retorno dolarizado do Bovespa foi em 2015, e era algo em torno de 12%aa nos últimos 40 anos. Bem parecido mesmo com o S$P500.<br />Veja, Frugal, o spread, ou Equity Premium histórico do mercado acionário, é algo em torno de 5 ou 6%.<br />Ou seja, mesmo que os seus cálculos, ou o do usuário estivesse corretos, um Equity Premium de apenas 2%aa seria muito menor do que o mercado acionário.<br />Além do mais, ganhar 5-6% de juros reais em instrumentos de dívida? Isso não existe, e talvez só tenha existido nos EUA quando a inflação começou a ceder muito rapidamente e os juros ainda estavam em dois dígitos no final da década de 80 nos EUA. Entretanto, a janela de oportunidade foi breve.<br />Logo, quem acumula em renda fixa ganhando 5-6% real terá um grande patrimônio no decorrer dos anos. Ruim é quem tem que comprar títulos no exterior pagando juros reais negativos. Dureza é comprar Treasuries nos EUA pagando 0.5-0.75% aa, pagar 30% de IR sobre estes rendimentos, pagar income tax estadual dependendo do seu domicílio (se o investidor for americano) e com uma inflação de 2%.<br />Aí, realmente o crescimento do patrimônio não irá ocorrer.<br /><br />Há realmente risco de inflação. Ele é mitigado com a NTN-B. Para a NTN-B virar pó ou ter rendimentos reais negativos, precisa de muita inflação, mais do que 30%aa. Teríamos que ter uma inflação muito violenta. É possível se não chegarmos a um acordo enquanto país do que precisamos priorizar para ter nossas contas em dia.<br />Num cenário como esse, inclusive já fiz um artigo aqui no blog sobre a resiliência do mercado imobiliário argentino em relação à inflação grande daquele país, é interessante ter dinheiro aplicado fora do país ou ao menos em imóveis e empreendimentos empresariais (ações, por exemplo).<br /><br />No fundo, concordamos com a diversificação e a necessidade do investidor ampliar os seus horizontes.<br /><br />Um abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-57806353550637754342017-01-29T08:16:46.105-02:002017-01-29T08:16:46.105-02:00Eu que agradeço o comentário, amigo.
Abraço!Eu que agradeço o comentário, amigo.<br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-88902681841581477992017-01-29T08:16:29.256-02:002017-01-29T08:16:29.256-02:00Obrigado!
AbsObrigado!<br />Abssoulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-67096494006968597862017-01-29T08:16:11.432-02:002017-01-29T08:16:11.432-02:00Olá, Frugal!
Se aumentar para R$50 mil, a vantagem...Olá, Frugal!<br />Se aumentar para R$50 mil, a vantagem tributária fica bem grande mesmo. Vamos torcer para que isso ocorra.<br /><br />Eu acho que os seus pontos são válidos. Infelizmente, temos muito sim um capitalismo de compadrio. Agora, não creio que isso seja o principal, ou a causa principal para termos pouca pessoas investindo na bolsa, Frugal. O país ainda é de renda média, nossa desigualdade é muito grande, nossa taxa de poupança minúscula, e nossa educação ainda baixa. Agora, realmente um ambiente com menos burocracia e mais liberdade econômica faria muito bem para o nosso mercado de capitais.<br /><br />Um abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-59297966360053469642017-01-29T03:56:58.697-02:002017-01-29T03:56:58.697-02:00Nenhum caso de insider trading muda nada para quem...Nenhum caso de insider trading muda nada para quem faz o BH.<br />Se informar pela revista Exame?<br /><br />Essa taxa de R$20 mil está pra ser corrigida, pois nunca foi, já estão falando em R$50 mil, há projetos na fila para votar.<br /><br />A culpa da bolsa só ter 500 mil PF no Brasil, logicamente é pq não vivemos de fato num país capitalista de fato. Isso aqui é uma república de compadres, grandes oligarcas aliados à mídia e aos políticos trabalhando exatamente contra o povo (que o diga o BNDES, Odebrecht, Eike, JBS, Oi só para citar algumas) que claro quem bate palma são as pessoas que condenam o Trump por lutar contra o stablishment financeiro-industrial-midiático ou contra o Bolsonaro; dois sujeitos que botam a cara a tapa pra tentar conter um pouco o assalto ao escravo fiscal que é o cidadão comum, precisamente pq essas pessoas são beneficiadas de forma decisiva pelo arranjo atual do sistema. <br /><br />O livre mercado incomoda muita gente, e daqui vai demorar décadas pra sair do papel.<br /><br />Frugal Simplehttps://www.blogger.com/profile/13046718525272278971noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-26221281037575417122017-01-29T03:44:27.634-02:002017-01-29T03:44:27.634-02:00Grande Soul!
Eu li o livro do Siegel, fiz um cur...Grande Soul!<br /><br /> Eu li o livro do Siegel, fiz um curso on-line com o Schiller, li seu artigo sobre o Fama e já tenho esse livro baixado pra ler que está na fila.<br /><br />Acho que cada um tem seu mérito, e concordo com todos.<br />Siegel nos faz ver o grande quadro, acreditar piamente no mercado é ingenuidade, eu tenho várias epifanias na bovespa e a minha precificação é bem diferente do que está lá (ex.: BB sendo vendido no mesmo valuation de Itaú?) certeza que vai cair, e muitas outras coisas, se eu tivesse dinheiro pra brincar de trades com certeza já teria feito um bom dinheiro, mas nem perco meu tempo.<br /><br />A melhor contribuição de Schiller certamente foi o CAPE.<br /><br />Agora RF no Brasil para ter um cash, e proteger a carteira tudo bem, mas ficar rico no longo prazo ou querer se aposentar baseado apenas em RF eu acho arriscado demais, por causa do risco do câmbio e de hiperinflação.<br /><br />Um usuário do bastter fez um estudo comparando diversas ações com RF e mesmo coisas ruins como Petr, Vale, Cemig e Klabin ganharam com bastante folga da RF, está no meu último post isso. Afora o pagamento de imposto quando a RF vencer e o sujeito ficar com uma montanha de dinheiro líquido na mão.<br /><br />Todo mundo tem que montar um plano e cuidar dos investimentos, se possível diversificando em tudo, pois cada classe tem falhas e riscos diferentes. Quem investe muito em RF corre o risco de não ficar rico tão cedo e ter que trabalhar mais duas décadas pra se aposentar, hoje em dia eu vejo isso, pois com ações vc tem uma ação na mão que vale o mesmo preço para todo mundo que tem ela, qnd vc vai comprando barato e acumulando fica com um potencial acumulado de crescimento enorme que após uns 3 anos bons podem ser suficientes para o cidadão ter um patrimônio enorme. Além do mais um retorno 4-6% ao ano acima da inflação na RF no Brasil consegue ser menor do que a média do ibovespa que é horrível, nos últimos 86 anos a média do ibovespa acima da inflação foi de 6,6% (bem parecida com a do SP500). Nego só precisa ficar tranquilo com a volatilidade no curto prazo.<br /><br />Outra coisa legal que aprendi com Shiller foi o conceito de fronteira eficiente que ele dá. Ele também gosta muito de comodities como o petróleo, até falou que todo portfolio deveria ter petroleo pra diminuir o risco. Fiquei interessado em ler o livro dele esse que vc falou.<br /><br />O outro grandão lá vou ler sim, estava criando coragem.Frugal Simplehttps://www.blogger.com/profile/13046718525272278971noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-23018853890364471922017-01-28T23:40:23.355-02:002017-01-28T23:40:23.355-02:00Pois é Soul,
Acho que as postagens diárias e a fo...Pois é Soul,<br /><br />Acho que as postagens diárias e a forma de escrita bem sincera cativou o público.<br /><br />Espero manter a mesma linha.<br /><br />AbraçoBlog Viver de Construçãohttps://www.blogger.com/profile/08667068971430951253noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-50880338915748420892017-01-28T15:36:50.050-02:002017-01-28T15:36:50.050-02:00Soul, a questão da gestão ativa e passiva realment...Soul, a questão da gestão ativa e passiva realmente é polêmica. As vezes as pessoas escrevem/falam uma coisa e na realidade estão fazendo outra. É fácil você identificar uma oportunidade, o difícil é ter coragem/paciência/persistência para manter os planos em momentos de oportunidades.<br /><br />Abraço e obrigado por nos bridar com mais um ótimo texto. Sequoia Investmentshttps://www.blogger.com/profile/03698175901419137506noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-84857975071803580102017-01-28T12:18:14.640-02:002017-01-28T12:18:14.640-02:00Excelente Soul!!
ABSExcelente Soul!!<br />ABS007 INVESTIDORhttps://www.blogger.com/profile/06673786729429045603noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-87610975146923364902017-01-28T09:11:37.436-02:002017-01-28T09:11:37.436-02:00Olá, colega. Eu não gasto com advogado. Não, 30% é...Olá, colega. Eu não gasto com advogado. Não, 30% é muito. Depende muito do imóvel, da margem, e da situação jurídica, 10% é um bom patamar.<br />Essa é muito difícil responder. Nos últimos dois anos, foi difícil, olho do furacão no Brasil, principalmente para o setor imobiliária. Já tive casos que foi apenas 4 meses, e tenho um que se arrasta por três anos.<br />Eu faço cálculos de venda entre dois anos e dois anos e meio, se nestes cálculos a rentabilidade potencial é uns 8-10% acima do CDI pelo menos, é um bom indicativo de compra.<br /><br />Abraçosoulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-16135939266714727892017-01-28T02:36:19.921-02:002017-01-28T02:36:19.921-02:00Soul quando vc arremata um imóvel em leilão, quant...Soul quando vc arremata um imóvel em leilão, quanto % a mais vc gasta para tirar quem está ocupando o imóvel, reforma e advogado? 20, 30% ou mais? <br /><br />E quanto tempo vai, em média, entre arrematar e vender? Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-21105522530538418172017-01-27T15:57:40.852-02:002017-01-27T15:57:40.852-02:00Olá, Rodolfo.
Exatamente, daí a minha predileção d...Olá, Rodolfo.<br />Exatamente, daí a minha predileção de ser agressivo num setor ilíquido onde os spreads podem ser muito grandes, principalmente se posso usar o meu conhecimento técnico nisto (falo de imóveis).<br />Mercados mais líquidos como ações, eu simplesmente deixei de olhar e reconheci o meu limitado conhecimento para fazer análises, a não ser quando há grandes momentos de pânico. <br /><br />Fazer 12% em economias desenvolvidas nos dias de hoje de forma contínua é tarefa para lá de árdua. Imagina ganhar 12% em dólar por uns 15 anos? Não queria mais nada:)<br /><br />Abraçosoulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-35116611665149734892017-01-27T15:54:13.982-02:002017-01-27T15:54:13.982-02:00Olá, colega.
Sim, os números de investidores pesso...Olá, colega.<br />Sim, os números de investidores pessoas física na bolsa brasileira é ínfimo comparado com a nossa população. É um desconhecimento muito grande, cumulado com falta de poupança, e ainda com pouca educação formal. Não vejo esse cenário mudando no curto-médio prazo, infelizmente. Um mercado de capital forte é sinônimo de um setor privado forte.<br />Talvez diminuiria, talvez não. Se o governo apertar, vai fazer o que, investir na Renda Fixa? Se houver esse fluxo de dinheiro, os yields de instrumentos de dívida tendem a cair. <br />Porém, não deve estar no radar deste governo mexer nisso, num próximo em 2019, a história muda de figura.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-31724101424625396452017-01-27T15:51:01.134-02:002017-01-27T15:51:01.134-02:00Olá, colega.
Veja, quase todos os países tributam ...Olá, colega.<br />Veja, quase todos os países tributam distribuição de dividendo. Eu, teoricamente, acho que é tributar duas vezes a mesma coisa, mas não se pode ignorar a realidade de que outros países não pensam assim. Nos EUA, a mordida em dividendos é muito grande. Tanto que não faz muito sentido ter instrumentos de alto yield em contas que não gozam de algum benefício fiscal (como 401k, etc).<br />Para nós brasileiros, é melhor que se invista via Irlanda que possui acordo de tributação e diminui para 15% a mordida.<br /><br />Sobre a carga alta do Brasil, é verdade. Porém, ela onera quem menos tem, não quem mais tem. Os Estudos estão começando a abundar no país, com dados técnicos e estatísticos. Há uma inversão completa no Brasil.<br /><br />Sobre a tributação dos lucros empresariais, não é demais reconhecer que as empresas usam muito do expediente de Juros sobre o Capital Próprio, o que diminui a alíquota efetiva que se paga de Imposto.<br /><br />Eu, com a devida vênia, acho que é uma baita de uma vantagem tributária em relação a outros países.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-11009343090480826512017-01-27T14:29:46.199-02:002017-01-27T14:29:46.199-02:00Olá Soul,
A carga tributária no Brasil é imensa e...Olá Soul,<br /><br />A carga tributária no Brasil é imensa e essa suposta isenção de imposto nos dividendos nada mais é do que não tributar a mesma coisa duas vezes.<br /><br />Não vejo como nenhum benefício em relação a outros países.<br /><br />Abçs!blahttps://www.blogger.com/profile/06708798421771028735noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-3895185289139490162017-01-27T13:56:40.161-02:002017-01-27T13:56:40.161-02:00Soul,
Muito bom o texto .... reflexão de alto nív...Soul,<br /><br />Muito bom o texto .... reflexão de alto nível e inteligente .... estudioso hein rapaz ... <br /><br />É com relação a liquidez tem toda razão ... mercados menos líquidos como imóveis, possibilitam ganhos muito maiores por spread (comprador x vendedor) do que um mercado como ações por ex petr e vale... <br /><br />Outra coisa que esquecem quando olham os retornos de grande gestores de fora .. é a questão de um mercado com inflação muito menor que a nossa. Havia um tempo que se o cara ganhasse 20% no ibov, o ganho real era próximo de zero. Já fazer 12% ao ano numa economia que roda com inflação de 2%..... nao é a mesma coisa ... <br /><br />Abs,Oshirohttps://www.blogger.com/profile/01700020357701192943noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-60101140126333224102017-01-27T13:43:36.743-02:002017-01-27T13:43:36.743-02:00Rapaz, seu artigo foi bom, mas um pouco graaaaande...Rapaz, seu artigo foi bom, mas um pouco graaaaande.<br /><br />Nunca levei fé na ideia de mercado ineficiente no mundo todo, menos ainda no Brasil com seus 90.000 casos de insider trading anuais, segunudo a revista Exame.<br /><br />Logo, é necessário estar preparado para grandes quedas e enormes altas no mercado. 60% de RF, considerando os fiss uma "quase" RF, e 40% de RV com empresas sem dívidas, tipo Grendene, já me ajudam muito. <br /><br />Você comentou que os dividendos não são tributados para o recebedor e que há 240k anuais para o investidor. Devemos lembrar que nem 500 mil pessoas hoje estão na bolsa. Caso o governo aperte as regras essa quantidade diminuiria muito.Sempre existe um outro lado, uma explicação.<br /><br />Agora uma brincadeira,não dá para considerar racional um ser humano que vota em Trump ou em Bolsonaro... Assim os irracionais também atuarão no mercado acionário.<br /><br />Abs<br /><br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-4804617167082276652017-01-27T13:22:49.879-02:002017-01-27T13:22:49.879-02:00Olá, VC!
Claro. As pessoas se iludem e falam "...Olá, VC!<br />Claro. As pessoas se iludem e falam "ah, ele roubou, está preso, mas quando sair vai ter milhões", e daí? Nós seres humanos somos muito, mais muito mais do que dinheiro.<br />A paz e tranquilidade emocional são aspectos fundamentais na vida em geral, mas na forma que lidamos com o nosso dinheiro também.<br />Se você está alcançando isso, ótimo, está no caminho certo.<br />Um abraço VC!<br /><br />obs: sua audiência aumentou muito hein? Meus parabéns! <br />soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-71323676340834389082017-01-27T13:19:45.687-02:002017-01-27T13:19:45.687-02:00Valeu, EI!
Grato pelo comentário e visita. É verda...Valeu, EI!<br />Grato pelo comentário e visita. É verdade, já tivemos boas discussões em diversos blogs. Oxalá isso possa voltar.<br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-51389399840516469452017-01-27T13:17:06.408-02:002017-01-27T13:17:06.408-02:00Olá, Investidor! Como regra geral, concordo que nó...Olá, Investidor! Como regra geral, concordo que nós cuidamos melhor do nosso dinheiro, desde que saibamos exatamente o que estamos fazendo. Nisso estamos de acordo.<br />Valeu pelo comentário, abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-21287790450024647522017-01-27T13:16:16.477-02:002017-01-27T13:16:16.477-02:00Olá, colega!
Sim, o ponto é que ao buscarmos escol...Olá, colega!<br />Sim, o ponto é que ao buscarmos escolher "bons" ativos estamos tentando bater o mercado, pois de alguma maneira pensamos que a composição do nosso portfólio deve ser diferente da composição do mercado.<br />Como dito, no Brasil há vantagens tributárias de se tentar montar o patrimônio em ações por meio de ações individuais. No exterior, eu tenho sérias dúvidas sobre a eficácia tanto financeira, como emocional, e como de uso correto do tempo desta estratégia.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-62337853712142643022017-01-27T12:03:17.427-02:002017-01-27T12:03:17.427-02:00Interessante Soul!
Eu sou da opinião que devem...Interessante Soul! <br /><br /> Eu sou da opinião que devemos buscar bons ativos (boas empresas para ações, bons imóveis para fii, sempre atentando-se quanto a gestão de ambos) do que ficar buscando bater o mercado.<br /><br />Abraço!Investidor Inglêshttps://www.blogger.com/profile/16904007978321809574noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-52470461149871238802017-01-27T11:32:09.522-02:002017-01-27T11:32:09.522-02:00soul, ótimo texto. sinto falta de textos "tec...soul, ótimo texto. sinto falta de textos "tecnicos" como este. antigamente na blogosfera tinhamos textos e discussões muito ricas a este respeito, apesar dos egos.<br /><br />Me lembro de muitos comentários seus, bem longos e característicos, em posts polêmicos sobre a importância do preço, etc, antes mesmo de criar seu blog.<br /><br />Concordo plenamente com você e até mesmo com o que disse o Milionário, sobre o pseudo-aumento de eficiência do mercado no longo prazo.<br /><br />Estes pontos do seu comentário, seobre as vantagens tributárias são exatamente o motivo que me mantém fiel ao B&H.<br /><br />AbraçosEconomicamente Incorretohttps://www.blogger.com/profile/14174709673932895262noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-51953482462154395962017-01-27T11:24:47.587-02:002017-01-27T11:24:47.587-02:00Grande Soul,
Eu quero é paz antes de pensar em fi...Grande Soul,<br /><br />Eu quero é paz antes de pensar em ficar rico, e descobri que, quanto menos eu altero meu portfólio, mais ele cresce. Toda vez que eu altero, ele diminui.<br /><br />Não sou totalmente passivo nos investimentos, claro, sempre estou ali dando uma olhadinha ou outra, mas, desde que no ano de 2015 eu comecei a parar com esta bobeira de ficar “compra, vende, vende por que subiu muito, recompra por que caiu, dobra a compra pra melhorar o preço médio”, isto tudo só me prejudicou e eu sempre fui um perdedor na bolsa de valores, ainda bem que eu sempre colocava não mais que uns 10, 20 mil, pq aí perdi 10%, 20% disto apenas.<br /><br />Eu pretendo mexer o mínimo possível, e somente em casos que realmente me façam aparecer um ponta de preocupação na minha cabeça, sem olhar preço.<br /><br />Exemplo: RNGO! Excelente FII, continua pagando bem, mas a região dele não me deixava tranquilo ... Vendi, sem dor no coração, disparou depois, sem problema, pois aloquei o valor da venda em outros FIIs que subiram também, mas que me deixam tranquilos.<br /><br />O seu blog é onde escrevo as coisas mais da “vida”, mais “profundas” digamos assim, e não só na parte financeira, mas acho que nosso objetivo de vida deve ser buscar a paz antes do dinheiro. Exemplo? Do que valeria ser muito rico, sendo um traficante jurado de morte, preocupado coma própria sombra? Do que valeria ser um “Eike Batista” correndo aí da polícia, risco de ficar atrás das grades.<br /><br />Devemos procurar a paz em tudo, e manter um patrimônio sem movimentações constantes traz paz, logo, ser passivo é melhor que ficar no gira gira eterno em busca das melhores taxas e no preço de compra.<br /><br />Abraço<br />Blog Viver de Construçãohttps://www.blogger.com/profile/08667068971430951253noreply@blogger.com