tag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post1621165221077372252..comments2024-03-25T20:47:39.780-03:00Comments on Pensamentos Financeiros: FINANÇAS - O PRINCÍPIO DA INCERTEZA E A PRECIFICAÇÃO DOS SEUS INVESTIMENTOSsoulsurferhttp://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comBlogger26125tag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-35652219062749837572014-12-26T21:51:30.565-02:002014-12-26T21:51:30.565-02:00Olá!
Trabalho com Marketing Multi Nível na interne...Olá!<br />Trabalho com Marketing Multi Nível na internet a alguns anos e gostaria de lhe oferecer a oportunidade de conhecer meu site pessoal e lhe indicar os melhores programas MMN da atualidade.<br /><br />Conheça minha página, onde cito os meios que me dão retorno financeiro.<br />Acesse: www.empreendedores.vai.la<br /><br />Melhores programas MMN:<br />FR Promotora. O MMN que funciona desde 1998!<br />Acesse: http://www.empreendedores.biz/2014/12/fr-promotora-o-mmn-que-funciona-desde.html<br /><br />RecargaPlus *Ganhe R$15,00 por cada indicado + R$4,00 mensais de cada indicado ativo* <br />E por fim crédito no seu celular pré-pago todos os meses. Quem não tem um celular pré pago hoje? Não perca essa!<br />Produto de grande aceitação no mercado.<br />Acesse:http://emprendedorismoweb.blogspot.com.br/2014/05/recargaplus.html WWW Empreendedoreshttps://www.blogger.com/profile/17562391014006177051noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-29498976015653696682014-11-07T07:56:52.359-02:002014-11-07T07:56:52.359-02:00Olá, Renato.
Ontem vi o primeiro episódio, achei i...Olá, Renato.<br />Ontem vi o primeiro episódio, achei interessante. Vamos ver como a série se desenrola.<br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-92023062772979843132014-11-07T02:06:21.125-02:002014-11-07T02:06:21.125-02:00Soulsurfer,
Fico feliz de ser mais um no coro a t...Soulsurfer,<br /><br />Fico feliz de ser mais um no coro a te indicar a assistir Breaking Bad.<br /><br />A série é tão boa que sinto como se estivesse quite contigo, depois de ler tanto material de ótima qualidade no seu blog!<br /><br />Abraços, Renato CRenato Cnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-72635857896548594912014-11-06T12:01:36.487-02:002014-11-06T12:01:36.487-02:00Opa, vou dar uma olhada. Estou com NetFlix e dá pa...Opa, vou dar uma olhada. Estou com NetFlix e dá para ver todos os seriados.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-78474332316197704962014-11-06T11:13:57.136-02:002014-11-06T11:13:57.136-02:00Pois dê uma chance a Breaking Bad. Esse seriado su...Pois dê uma chance a Breaking Bad. Esse seriado supera até mesmo o premiado Game of Thrones, em minha humilde opinião real. De pois de assistir cada episódio, leia a análise do mesmo no blog do Pablo Villaça. Esse seriado é uma verdadeira obra de arte.<br /><br />http://www4.cinemaemcena.com.br/diariodebordo/Investidor Trollhttps://www.blogger.com/profile/05513243354192394552noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-14213731323603042072014-11-05T23:12:24.326-02:002014-11-05T23:12:24.326-02:00Olá, Troll.
Sim, está aí um que eu sinto falta de ...Olá, Troll.<br />Sim, está aí um que eu sinto falta de ler os textos, o saudoso Viver de Renda. Lendo os comentários, percebia-se que você discordava de certos aspectos, ou até mesmo o Márcio, mas o cara era fera. Sempre muito educado e trouxe temas que em nenhum lugar era tratado no Brasil, pelo menos não para pequenos investidores.<br /><br />Investir passivamente é melhor do que investir ativamente em mercados mais consolidados, onde o índice possui boas métricas. Tem dezenas de pesquisas mostrando isso.<br />O nosso índice depois que teve a modificação esse ano sobre o peso dos ativos, já se tornou muito mais difícil de ser batido. Basta ver a carteira de investidores amadores da blogosfera muitas delas perdendo para o índice.<br />Talvez como o nosso mercado ainda é muito pequeno, como há poucas empresas na bolsa (segunda-feira estava lendo um livro de precificação do Damodaran, e ele usou o exemplo de uma empresa que lida com lixo hospitalar, só nos EUA tinham mais 6 empresas dessas listadas em bolsa), talvez possa fazer sentido ter umas 10/15 empresas que passem em alguns filtros fundamentalistas.<br />Porém, sem a ilusão de achar que os retornos serão espetaculares.<br /><br />Uma dúvida sempre levantada pelo Márcio, muito coerente, é qual é o momento de se sair de uma empresa. Quando ela fica ruim, dizem alguns. E quando ela fica ruim? Ah, segundo os seus critérios. Porém, isso não é resposta. Portanto, é difícil traçar filtros para saída sem usar preço. Difícil saber se uma queda de lucros não é algo temporário. Bom, pelo menos para mim é difícil.<br />Por isso, ter instrumentos financeiros pagando yields de dois dígitos de forma "quase" real como FII, ou mesmo renda fixa, é algo que nenhum investidor deveria abrir mão.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-41322982834882024432014-11-05T23:03:16.468-02:002014-11-05T23:03:16.468-02:00Olá, Troll!
É verdade, errei o nome do nobre físic...Olá, Troll!<br />É verdade, errei o nome do nobre físico! Grato pela correção, já modifiquei o texto.<br />Nunca vi esse seriado. Estou vendo The Walking Dead (eu tenho uma queda por filmes de mortos vivos hehe) e estou achando apenas razoável.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-58712653196889936702014-11-05T19:20:10.180-02:002014-11-05T19:20:10.180-02:00A única coisa que sei de Heisenberg (não Heinseber...A única coisa que sei de Heisenberg (não Heinseberg! rs) é que ele inspirou o personagem Walter White da excelente série americana Breaking Bad.<br /><br />Um abraço, bitch! rsInvestidor Trollhttps://www.blogger.com/profile/05513243354192394552noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-49218608321539365882014-11-05T19:16:31.666-02:002014-11-05T19:16:31.666-02:00"...eu realmente não sei se vale a pena inves..."...eu realmente não sei se vale a pena investir tanto tempo e esforço para ficar lendo documentos empresarias de 50 páginas."<br /><br />"Eu estou preferindo ler livros sobre ciência ou literatura ou me dedicar mais a negócios diretos mais lucrativos."<br /><br />"O nosso ativo mais valioso é o tempo com saúde que temos nessa terra. Eu li muito mesmo sobre finanças nesses últimos 30 meses, mas sinto que a coisa é muito mais complicada do que achamos se quiser analisar mais profundamente a complexidade do mercado financeiro.<br />Assim, não há grandes ganhos, grandes vantagens em se conhecer muito e conhecer razoavelmente bem alguma coisa.<br />Geralmente as pessoas que conhecem muito mesmo, vão ganhar dinheiro no mercado administrando o dinheiro dos outros, esse sim um verdadeiro filão."<br /><br />Essas são as palavras no nobre colega Soulsurfer no blog do Guardião do Mobral. Isso é ouro para quem acha que vai ler meia dúzia de meios livros e sair precificando tudo. Acho extremamente válido estudar e traçar um plano racional para os investimentos pessoais. Porém, a pessoa precisa ter humildade para reconhecer que tudo isso não é garantia de um desempenho melhor do que o cara que apenas compra BOVA11 cegamente todos os meses. Inclusive, investir no índice de forma passiva é uma estratégia que pode ser adotada após o estudo de dezenas de livros e conclusão de que superar o índice é extremamente difícil.<br /><br />Penso que se o cara vai partir para precificar, isso é uma atividade que exige muitos anos de estudo e tende a se tornar algo profissional, como uma segunda atividade. Se for para fazer algo diferente disso, sem se entregar verdadeiramente ao ofício, então é melhor selecionar entre 12 e 20 empresas e acompanhar os lucros das mesmas ou investir diretamente no índice e esquecer absolutamente tudo sobre balanços e relatórios, como faz o saudoso Viver de Renda.Investidor Trollhttps://www.blogger.com/profile/05513243354192394552noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-48159550760080855272014-11-05T18:20:38.169-02:002014-11-05T18:20:38.169-02:00Olá, colega.
Grato. Sim, estou começando a reler o...Olá, colega.<br />Grato. Sim, estou começando a reler o livro "rápido e devagar" do Kahneman e creio que um dos artigos mais famosos que ele escreveu chama-se "Tomada de decisões sobre incerteza". <br />Sim, estaremos sempre sujeito a erros de análise, sobre incerteza. Precisamos aprender a conviver com isso. Eu vejo como a incerteza é mal vista, mal compreendida pelas pessoas. Como as pessoas ficam tensas frente à incerteza.<br />Nunca é fácil tomar decisões sobre cenários de incerteza, mas temos que ao menos tentar melhorar essa habilidade em nós mesmos.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-16083425201010896622014-11-05T18:17:36.127-02:002014-11-05T18:17:36.127-02:00Hehehe Boa sacada com o famoso paradoxo do gato de...Hehehe Boa sacada com o famoso paradoxo do gato de shorodinger:)<br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-1036787330599201232014-11-05T18:14:37.986-02:002014-11-05T18:14:37.986-02:00Olá, Márcio!
É, exatamente. Daí entram os "ex...Olá, Márcio!<br />É, exatamente. Daí entram os "experts" em diversas áreas. A habilidade para analisar um título soberano com certeza não é a mesma para analisar um projeto para investimento em exploração de petróleo num país instável Africano (que além de análises econômicas, necessita de muita análise política). Porém, nas premissas básicas os dois investimentos podem ser comparados.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-34500425795754265242014-11-05T11:54:33.269-02:002014-11-05T11:54:33.269-02:00Legal a relação, Soul! Curti!
Acho engraçado quem...Legal a relação, Soul! Curti!<br /><br />Acho engraçado quem tem gente que aind critica a precificação.<br /><br />O grande desafio está em "prever" os tais fluxos gerados pelos ativos. Este é o cerne da questão. (como fazer isso).<br /><br />[]s!dimarcinhohttps://www.blogger.com/profile/01474362096321037977noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-20577971838128866122014-11-05T10:02:14.037-02:002014-11-05T10:02:14.037-02:00Permita me fazer um elogio. Teu blog é o melhor ...Permita me fazer um elogio. Teu blog é o melhor da blogosfera. .<br /><br />Que insight misturar princípio da incerteza com a dificuldade de prever o fluxo de ativos financeiros ... muito bom mesmo ...<br /><br />Por isso, acho que de certa forma temos que aceitar que não poderemos saber tudo e que estamos sujeitos a erros na escolha dos ativos. Não podemos ficar paralisados e acabar não tomando nenhuma decisão Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-6722588099859827802014-11-05T09:56:06.733-02:002014-11-05T09:56:06.733-02:00A Petrobras está numa caixa com a dilma conectada ...A Petrobras está numa caixa com a dilma conectada a uma partícula ... a PetroBrás está morta ou viva? KkkkkAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-67506598937289388642014-11-04T18:34:26.982-02:002014-11-04T18:34:26.982-02:00Olá, Guardião.
Obrigado pelas palavras. Eu acho si...Olá, Guardião.<br />Obrigado pelas palavras. Eu acho sinceramente que meus conhecimentos são limitados, porém suficientes para tocar as minhas finanças pessoais.<br />A ideia é interessante mesmo, ficaria bem bacana comparar diversos fundos tendo esses enfoques em mente. Quem sabe eu não tente fazer.<br /><br />Um grande abraço amigo!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-49676511299938356342014-11-04T18:32:17.035-02:002014-11-04T18:32:17.035-02:00Beleza, então:)Beleza, então:)soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-87806017700193075472014-11-04T14:45:58.614-02:002014-11-04T14:45:58.614-02:00Não é bem isso não, mas tá valendo.
Anom 19:16Não é bem isso não, mas tá valendo.<br /><br />Anom 19:16Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-19841434378061440402014-11-04T10:01:54.032-02:002014-11-04T10:01:54.032-02:00Muito bom Soul.
Apenas queria fazer um adendo : c...Muito bom Soul.<br /><br />Apenas queria fazer um adendo : certamente você tem muito mais conhecimento que muita gente que trabalha nessa área como consultor. O "problema" é que pessoas muito inteligentes como você e estudadas, são sempre exigentes em demasia, e por isso não crê no quanto sabe. É como Sócrates afirmou, quanto mais o indivíduos aprofunda (desde que seja também inteligente, isso faltou o Sócrates sinalizar), mais ele verá que tem a saber. Porém isso não pode trazer a impressão de desconhecimento, que porém vem agregado à auto-exigência de pessoas de um nível intelecto-cultural superior.<br /><br />Mais uma vez parabéns pelo artigo aqui exposto, e talvez um dia você aceite fazer uma experiência apenas consigo próprio, sem pretensões de publicar, mas explorando esse universo comparativo de fundos, usando essas inúmeras variáveis. Tenho certeza que o enriqueceria ainda mais em conhecimento, já que desafiara a mente, e não tenho a menor dúvida que ficará bom e ganharemos todos nós com mais um brinde de um excelente texto.Guardião do Mobralhttps://www.blogger.com/profile/02063941207735909488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-29583176926852152572014-11-04T09:23:29.511-02:002014-11-04T09:23:29.511-02:00Olá, Guardião!
Sim, claro. Diríamos que essa compr...Olá, Guardião!<br />Sim, claro. Diríamos que essa compreensão seria o primeiro passo.<br />É claro que investir na costa da Nigéria ou comprar o prédio do XPCM tem inúmeros filtros, análises diferentes e especialistas diferentes.<br />Não tenho a menor dúvida. Até mesmo entre ativos simples de analisar como os dois fundos que você citou, já aparecem várias facetas.<br />Porém, o artigo não tratou das ferramentas para se analisar os investimentos, até porque não tenho cabedal teórico ou prático para fazer isso.<br />Tratou de algo muito mais fundamental, a incerteza que está presente em nossa vida, também está presente nos mercados financeiros. Assim, se soubermos aceitar isso, conseguiremos lidar melhor com as nossas decisões financeiras.<br /><br />A descoberta da fórmula mágica é o sonho de 10 em cada 10 quants de Wall Street. Será que existe? Há um livro inteiro dedicado a isso "The Quest for Alpha". Aliás, há muitos outros livros sobre o tema.<br />Eu não tenho a mínima ideia. Porém, se essa fórmula não existir, quanto mais certeza quisermos, menos retorno potencial teremos.<br />A nossa vida não é assim? Nossas grandes conquistas não surgem quando encaramos de frente o incerto, o desconhecido?<br /><br />Sobre os fundos:<br />Já acabou a RMG do SDIL. A renda virá na faixa de R$0,72, passando para R$0,75 no começo do ano com 4,5% de vacância (renda potencial de R$0,78/0,79). Todas as outras perguntas são extremamente pertinentes. Ao respondê-las possivelmente chegaremos ao fundo que tem condições de fornecer fluxos mais estáveis, assim esse fundo deveria ser negociado a yields mais baixos. Se isso não ocorre, há um erro de precificação. Talvez não tão simples de ser detectado pois temos diversas variáveis como bem apontado por você, mas não deixa de ser um erro.<br /><br />Obrigado pela visita, Guardião! Bom saber que está mais ativo.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-72623137418154917422014-11-04T09:07:42.820-02:002014-11-04T09:07:42.820-02:00Soul, sem dúvida isso é muito lógico.
O interessa...Soul, sem dúvida isso é muito lógico.<br /><br />O interessante seria pegarmos exemplos reais e compararmos... Façamos isso, por exemplo, com os FIIs que você tanto conhece.<br /><br />E aí vou escolher a princípio dois ativos do mesmo setor : SDIL e HGLG.<br /><br />Digamos que não tenha nenhum dos dois e queira entrar na logística. Qual comprar? Pois bem, quais variáveis temos que levar em conta :<br /><br />1) SDIL hoje tem RMG a vencer e o HGLG não - qual a renda real que o SDIL projeta?<br />2) Vejamos a atual relação de yield que os dois têm;<br />3) Como estamos de vacância?<br />4) Como estão os contratos? Quantos porcento da área estarão sujeitas e renegociação e em quanto tempo com o fim dos contratos? Como anda a saúde das empresas que hoje locam as áreas? A empresa possui interesse em manter espaço para logística ou ela vem se organizando para assumir ela própria essa responsabilidade?<br />5) Aquela área continuará favorável como ponto para logística ao longo dos anos?<br />6) Quem administra possui um bom histórico no gerenciamento de vacancias e fechamento de bons contratos?<br /><br />Portanto, embora lógico, veja que em um mesmo setor a análise é muito complexa, muito mais que simplesmente ver que para um preço de venda x e com um pagamento mensal de y teremos um yield z.<br /><br />Seria isso? Concorda com a afirmação? Há certamente ainda mais coisas a serem questionadas, quais seriam as principais, já que não conseguiríamos esgotar as inúmeras possibilidades?<br /><br />E mais : qual peso teríamos que dar de importância para cada uma dessas variáveis? Haveria "fórmula mágica" a se criar a partir de tantas variáveis e pesos distintos?<br /><br />Gostei do artigo, me fez viajar em muitos aspectos da precificação, e jogando especialmente na comparação de FIIs acho que é um tema ainda a se desenvolver.<br /><br />Abraços!Guardião do Mobralhttps://www.blogger.com/profile/02063941207735909488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-82469709281430590142014-11-04T08:17:32.223-02:002014-11-04T08:17:32.223-02:00Olá, Carlos!
Claro, colega. Esse artigo foi apenas...Olá, Carlos!<br />Claro, colega. Esse artigo foi apenas uma tentativa lúdica de misturar dois assuntos que gosto, não é para ser levado tão a sério:)<br />Porém, eu acho que pelo menos serve para nós refletirmos sobre nossas estratégias. Toda vez que quisermos previsibilidade de fluxos, estaremos de alguma maneira abrindo mão de retornos potenciais maiores. Assim, faz a gente pensar um pouco sobre a incerteza, Não há nenhum mal na incerteza, apenas precisamos saber conviver com ela.<br /><br />Sobre o ACCX, precisaria saber quais fundos estão abaixo. Pode ter muito fundo de papel com baixo yield por causa da deflação do IGP-M. Pode ter fundo de desenvolvimento.<br />Porém, é bem por aí mesmo. Se você encontra um ativo com um fluxo bem previsível e pagando um yield considerável (e isso vale para FII, renda fixa, ações, etc), é um forte candidato para compor uma carteira de investimento.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-41150882221337219082014-11-04T00:06:18.600-02:002014-11-04T00:06:18.600-02:00Soul,
Fui lá na página do "Investidor de Ris...Soul,<br /><br />Fui lá na página do "Investidor de Risco" e reordenei a planilha dele por Yield anual. Peguei AGCX como referência que é um dos fundos, senão o melhor, com a receita mais previsivel para os próximos 8 anos. O yield anual apontado é de 8,44 %. Sabe quantos fundos estão abaixo de 8,44%? 19! E a planilha tem 100 fundos, ou seja, 19 % dos fundos listados tem yield pior que o AGCX que creio, seja o master em previsibilidade de fluxo entre todos eles. Conclusão: Existe mais fatores que impactam no jogo do que simplesmente a previsibilidade de fluxo. Parece que existe algo mais, não? <br /><br />Enfim, como sempre um ótimo post pois fêz-me pensar e fazer o levantamento acima. E deixou-me claro que o que importa não é somente a previsibilidade de receita. Existe algo mais. Logo, ler... ler... ler...<br /><br />Veja, a conclusão minha acima pode ter um enorme defeito de raciocínio, logo e como sempre, peço que faça seu contraponto. Para mim é sempre um prazer intelectual ler os seus posts e comentários.<br /><br />Grande abraço,<br /><br /><br />CarlosCarloshttps://www.blogger.com/profile/08958165941226037106noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-69363434929795773652014-11-04T00:01:14.592-02:002014-11-04T00:01:14.592-02:00Este comentário foi removido pelo autor.Carloshttps://www.blogger.com/profile/08958165941226037106noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-11024605363755042642014-11-03T19:36:55.117-02:002014-11-03T19:36:55.117-02:00Do seu Link: "A expressão Trade off pode ser ...Do seu Link: "A expressão Trade off pode ser traduzida livremente como "relação de compromisso" ou "perde-e-ganha". Um trade-off se refere, geralmente, a perder uma qualidade ou aspecto de algo, mas ganhando em troca outra qualidade ou aspecto. Isso implica que uma decisão seja feita com completa compreensão tanto do lado bom, quanto do lado ruim de uma escolha em particular."<br /><br />Uma troca portanto entre duas alternativas, menos risco ou mais retorno.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.com