tag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post1426089697037030386..comments2024-03-25T20:47:39.780-03:00Comments on Pensamentos Financeiros: SOULSURFER NO DIVÃ COM FUNDOS IMOBILIÁRIOSsoulsurferhttp://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comBlogger25125tag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-34715330922296274422016-02-29T11:33:36.931-03:002016-02-29T11:33:36.931-03:00Olá, colega.
É verdade, uma recessão cumulada com ...Olá, colega.<br />É verdade, uma recessão cumulada com inflação mais oferta em demasia de muito m2 novo, com certeza pressionará os preços de alugueis para baixo e deixará os locatários com mais margem para negociação. Entretanto, creio que não há mal que sempre dure, e uma hora os lançamentos vão parar, e a absorção líquida tenderá a aumentar.<br /><br />Sim, é verdade, sobre esse aspecto creio que LCA-CRA mais seguras do que LCI-CRI.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-24089237940396322052016-02-28T16:53:27.630-03:002016-02-28T16:53:27.630-03:00O problema dos fundos imobiliários é a provável , ...O problema dos fundos imobiliários é a provável , ao meu ver, escalada inflacionária que o Brasil corre o risco de ter. O principal ( imóveis ) não perderá valor. Mas a legislação brasileira permite apenas reajustes anuais pela inflação. O problema é que ,em ambientes de inflação alta e depressão econômica, os aluguéis ( seu poder de compra)que o proprietário recebe até chegar a data do reajuste desabam. Você perde rendimento todo mês e muitas vezes não consegue repassar a inflação no final do contrato. Se tenta , o inquilino pula de imóvel. Acho que vai ser difícil ganhar dinheiro no Brasil nos próximos anos. Seja com imóvel ou qualquer outra coisa. Alguns setores, como o agronegócio, parece que irão melhor. Tem bastante custo em real e receita em moeda forte. Portanto melhores margens,Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/03826189034093413911noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-61568210596041746222016-02-18T11:08:36.696-02:002016-02-18T11:08:36.696-02:00Olá, colega. É verdade. Eu mesmo tenho fundos dos ...Olá, colega. É verdade. Eu mesmo tenho fundos dos quais eu não compraria hoje, a esmagadora maioria deles de emissão em 2012-2013 com RMG. Se a economia não afundasse, talvez eles pudessem entregar algo próximo. Porém, uma lição aprendida que é muito mais seguro comprar FII que já passaram pelo teste de conseguir locações a valor de mercado.<br /><br />Sim, colega. Concordo. Os custos de aquisição de um imóvel são enormes, às vezes chegando em 6%, sendo que os custos de aquisição de um FII é minúsculo. Os FII são uma forma muito mais eficiente, mesmo com eventual tributação de renda, de se receber renda de imóveis, desde que você aceite tercerizar a gestão do imóvel para terceiros.<br /><br />Abraçosoulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-82404549114615637532016-02-18T08:26:35.748-02:002016-02-18T08:26:35.748-02:00Apesar de ver os FIIs como uma excelente alternati...Apesar de ver os FIIs como uma excelente alternativa de diversificação, nunca investi no segmento pois sempre vi a farra de emissões de 2013 como um sinal de que estávamos no topo de um ciclo.<br />Considerando o valor/m2 de alguns fundos, acredito que ainda estejamos apenas na metade do caminho até o fundo do poço.<br />Ainda prefiro aguardar mais um pouco antes de começar minhas compras.<br /><br />Em relação à tributação dos FIIs ela deve ser analisada sobre três aspectos: 1) rendimentos isentos X IR sobre imóveis próprios; 2) IR de 20% sobre ganho de capital X IR de 15% para imóveis próprios (com alguns redutores, como possibilidade de incluir benfeitorias no preço de aquisição, tempo de propriedade reduzir alíquota em determinadas hipóteses, etc, etc); 3) possibilidade de comprar e vender cotas com baixo custo X incidência de ITBI na aquisição do imóvel próprio (mais emolumentos de escritura e registro, que tecnicamente não são tributos, mas na prática é como se fossem).<br /><br />Considerando que os benefícios 1 e 3 superam as desvantagens do segundo fator, sob o aspecto estritamente tributário, FIIs são muitíssimos mais interessantes que a compra direta de imóveis.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-14867866259992041912016-02-17T20:02:05.387-02:002016-02-17T20:02:05.387-02:00Vendi o que eu tinha de FII agora tudo no TD.Vendi o que eu tinha de FII agora tudo no TD.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-33285203230905225032016-02-17T14:17:17.304-02:002016-02-17T14:17:17.304-02:00Olá Malba!
Fico feliz que tenha gostado. Claro, c...Olá Malba!<br />Fico feliz que tenha gostado. Claro, cada um vai construindo a sua própria percepção sobre os ativos. Nem todos os gestores agem assim, nem todos os FII são geridos assim, mas infelizmente há muitos incentivos perversos para os gestores. Como dito acima, uma simples mudança de como a taxa de gestão é cobrada já mudaria muita coisa.<br />Sobre a tributação estamos de acordo. Ainda tenho a esperança que seja uma reforma tributária neutra ou com viés negativo de queda em relação ao percentual do PIB. Porém, realisticamente, devemos esperar aumento da carga na renda e em percentual do PIB.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-66048829895228968682016-02-17T14:12:57.270-02:002016-02-17T14:12:57.270-02:00Olá, colega. Bom saber que teria um leitor. Juntan...Olá, colega. Bom saber que teria um leitor. Juntando com alguns amigos, mais familiares, talvez consiga vender uns 50-60 livros:)<br /><br />Sobre os meus textos sobre FII serem fracos, é bem possível que alguns sejam ou talvez todos sejam fracos. Se você tem a percepção do que seja realmente um fundo imobiliário, por que não brindar-nos com um texto seu sobre o que seria essa espécie de ativo? Pode ser nos comentários mesmo, se o texto for bom eu publico aqui no meu espaço como um artigo.<br />Agora, se você já sabe que meus textos sobre FII são fracos, e expressamente diz que perdeu tempo os lendo, parece-me ilógico que continue ainda lendo quando escrevo sobre o assunto, não é mesmo? Valorize o seu tempo e leia apenas aquilo que acha que pode ser interessante, como viagens (mas antes não esqueça de escrever sobre o que os FII realmente são).<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-40448259481341606952016-02-17T13:30:39.214-02:002016-02-17T13:30:39.214-02:00Soulsurfer,
Seus posts relacionados a viagens são...Soulsurfer,<br /><br />Seus posts relacionados a viagens são maravilhosos. Você realmente sabe escrever muito bem e deveria compor eles em forma de um livro no final da sua grande viagem. Eu com cereteza compraria o seu livro.<br /><br />Contudo em se tratando de fundos imobiliários, acho os seus textos muito fracos. Você não tem a percepção real do que é um fundo imobiliário. Fala muito, faz rodeios e no final não diz absolutamente nada de novo ou relevante. Várias vezes perdi meu tempo lendo considerações suas sobre fundos imobiliários. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-2483021239493832502016-02-17T11:53:00.198-02:002016-02-17T11:53:00.198-02:00Soul, ótimo post. Em um pequeno texto, assunto pra...Soul, ótimo post. Em um pequeno texto, assunto pra caramba pra reflexão. <br />Vinha investindo ha algum tempo em FII e zerei quase tudo em janeiro, principalmente por causa da gestão dos FII. A meu ver não é incompetência apenas, e sim fraude mesmo, os caras só pensam neles e f...o cotista. <br />Vou voltar a comprar FII bem devagar e com calma, acho que é um mercado que tem futuro. <br />Outro ponto é a tributação. Concordo 100% com você. o Brasil terá que fazer a transição tributária. Da forma que é hoje, o Brasil é completamente inviável. Estrutura tributária pesada, complexa, cara e injusta. Vamos ter chegar lá, infelizmente para nós que poupamos, a tributação tem que ser na renda.Malba Tahanhttps://www.blogger.com/profile/11785792358629612305noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-27016769622731444762016-02-16T22:23:48.965-02:002016-02-16T22:23:48.965-02:00Olá, PC! É verdade, lembro da nossa conversa sobre...Olá, PC! É verdade, lembro da nossa conversa sobre o tema. Sim, eu não tinha tantos "pés" atrás como você. Achava que o risco envolvido em terceiros gerindo o seu dinheiro, no caso de FII, era compensado por diversas outras qualidades (até porque gerir imóvel para aluguel é algo que não gosto de fazer). Pensava que é difícil um gestor ser tão inidôneo em algo que é basicamente alugar um imóvel, diferentemente de uma grande empresa, onde a gestão pode viajar, comer em restaurantes com o seu dinheiro (algo que o meu pai sempre me disse quando eu falava em investir em ações, ele apenas me disse "tente saber quanto os figurões da empresa gastam com eles mesmos"), etc. Porém, aparentemente a gestão em FII pode ser pífia com realmente um desdém incrível pelo dinheiro dos outros.<br /><br />O mercado é jovem e creio que isso pode melhorar. Se vinculasse as taxas administrativas a um percentual sobre as receitas do fundo, não sobre o valor de mercado ou contábil, já seria uma enorme mudança, pois colocaria pressão sobre os gestores para tratar bem dos imóveis. Creio que com incentivos mais alinhados aos interesses dos cotistas, muita coisa mudaria.<br />Porém, muito da sua descrença é verdade. Agora, como bem dito por você, temos que em certa medida aceitar isso, nos protegendo com uma grande diversificação, com uma boa parte do nosso dinheiro em nosso controle direto e tentando escolher gestões mais profissionais.<br /><br />Abração!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-66438057846941232902016-02-16T17:54:23.319-02:002016-02-16T17:54:23.319-02:00Grande Soul...
" “Não deixe terceiros admini...Grande Soul...<br /><br />" “Não deixe terceiros administrando o seu dinheiro" já dizia o meu pai "<br /><br />Nota-se que seu pai é detentor de uma grande inteligência financeira.<br /><br />Na minha humilde opinião, e pelo visto seu pai compactua dessa ideia, devemos evitar isso ao máximo.<br /><br />Sei que isso é impossível, mas o esforço tem que ser grande em relação a isso.<br /><br />Me lembro que já tivemos oportunidade de conversarmos, onde expus a minha aversão pelos FII, devido ao fato de já ter conhecido os bastidores de um desses fundos, e como o gestor conseguiu extorquir e manipular todos os envolvidos.<br /><br />Foi uma experiência de grande valia para mim. Percebi como é fácil fraudar relatórios, gerir o capital de outrem com desdém, deter privilégios com capital alheio, e ainda transparecer a pessoa mais idônea da face da terra.<br /><br />Empresas aéreas fazem isso com quase perfeição.<br /><br />Os gestores de FII, fizeram a farra, num setor recente e ainda muito pouco regulamentado... A verdade é essa.<br /><br />Assim como grandes empresas o fazem há anos.<br /><br />O filme Wall street, já nos ensinou: ou você está por dentro (insider), ou vc está por fora.<br /><br />A pergunta que fica é: - nós, que definitivamente estamos por fora, o que fazemos com o nosso dinheiro?<br /><br />Já que temos que investir em algo, acho que o primeiro passo é alocar bem, com grande diversificação e diluição e saber que a gente vai ser roubado.. não importa o tempo que a gente demande ficando em cima dos gestores... é quase uma verdade universal.<br /><br />E alocar, grande parte do patrimônio, em ativos reais em que vc tenha algum controle e gerência sobre os atos. (como os leilões judiciais para vc).<br /><br />Estou cada vez mais convicto, que absolutamente tudo depende de nós mesmos.<br /><br />Grande Abraço Pobre Catarrentohttps://www.blogger.com/profile/12400473936926842939noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-37976993465297043722016-02-16T10:13:36.569-02:002016-02-16T10:13:36.569-02:00Obrigado, EI!
Sim, esse é um ponto crucial. Eu tam...Obrigado, EI!<br />Sim, esse é um ponto crucial. Eu também tenho, adicionar muito FII apenas aumentaria ainda mais a minha exposição, mesmo que eu tenha objetivos diferentes com FII e imóveis próprios. Bela observação.<br /><br />Eu ainda, sinceramente, não consigo entender. Algumas pessoas apenas falam "são diferentes", mas não dão motivos. Por qual motivo um galpão logístico possuído por um FII é diferente de u galpão logístico possuído diretamente. O objeto não muda, mas apenas a gestão. Agora, a simples gestão seria motivos de um spread tão grande? Sempre questionei isso e ainda não tive nenhuma resposta. Eu creio que não há motivos. Veja, uma das minhas boas características é que procuro textos, bem escritos e fundamentados é claro, que contradigam as minhas ideias. Ao contrário de boa parte das pessoas eu tento ao máximo mitigar o erro de julgamento conhecido como "viés de confirmação".<br /><br />Obrigado pelo comentário, amigo.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-50799458574683934562016-02-16T09:12:37.630-02:002016-02-16T09:12:37.630-02:00Soul,
Ótimo artigo. Como eu já havia comentado, e ...Soul,<br />Ótimo artigo. Como eu já havia comentado, e publiquei em post recente, tenho grande exposição do patrimônio em imóveis e por isso os FIIs nunca foram meus objetos de desejo. Como nunca estudei muito, sempre tive dificuldades de entender algumas das taxas de proventos dos FIIs serem tão diferentes dos imóveis reais.<br /><br />Lendo artigos por aí, especialmente alguns muito bons que você publicou sobre FIIs, melhorei meus conhecimentos e os vejo com bons olhos, apesar de não possuir justamente para não aumentar a exposição em "imóveis".<br /><br />Achei muito boa a reflexão do post e qualquer investidor de qualquer coisa deveria fazer reflexão semelhante sobre seus ativos (quaisquer que sejam).<br /><br />AbraçosEconomicamente Incorretohttps://www.blogger.com/profile/14174709673932895262noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-84097253723448042782016-02-15T23:40:39.733-02:002016-02-15T23:40:39.733-02:00Olá, Viver de Construção.
Sim, já conversamos sobr...Olá, Viver de Construção.<br />Sim, já conversamos sobre isso em outra oportunidade. Invista a maior parte do seu capital naquilo que você domina mais e sente-se feliz fazendo.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-31884380913606717852016-02-15T23:39:03.540-02:002016-02-15T23:39:03.540-02:00Se o governo realmente começar a discutir a desvin...Se o governo realmente começar a discutir a desvinculação é uma ótima notícia para o lado fiscal do nosso país. Precisamos debater propostas específicas. Ficar dizendo "fora governo" e outras expressões sem dizer o que pode ser feito especificamente, e que seja politicamente alcançável no curto-médio prazo, um erro. <br />A desvinculação parece-me um caminho, vamos ver como a sociedade se comporta ao dizer que a Saúde, Educação não terão mais gastos mínimos vinculados. Isso depende do Congresso Nacional e da Sociedade Brasileira realmente querer mudanças.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-34652976921810933932016-02-15T23:35:27.052-02:002016-02-15T23:35:27.052-02:00Olá Pretenso Milionário, fico feliz de ler isso.
...Olá Pretenso Milionário, fico feliz de ler isso. <br />Sim, as finanças pessoas são muito importantes, mas não podem ser o centro da vida.<br />Abraço! soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-90032887530151637132016-02-15T23:30:17.372-02:002016-02-15T23:30:17.372-02:00Olá, Rodolfo. Sei que você gosta de fazer timing o...Olá, Rodolfo. Sei que você gosta de fazer timing ou tecnicamente falando "tatical asset allocation". O problema para mim de fazer isso é que tenho sérias dúvidas da minha capacidade de antever movimentos nos preços dos ativos como um todo. Um cara como o gestor do fundo verde parece ter essa habilidade, já que essa é a estratégia dele.<br />Porém, eu não administro bilhões de reais, nem mesmo dezenas de milhões, sou apenas um indivíduo que quer fazer coisas que dão sentido para a vida. Assim, procuro ver finanças pessoais como uma forma de me colocar perto desses objetivos, sem que eu precise me dedicar um tempo demasiado, como se fosse uma profissão, a esse tema. Há muitos outros temas interessantes na cultura humana, e como estamos sempre num eterno "trade-off" no que tange às nossas escolhas, não gostaria de drenar meu recurso finito que é o tempo de vida nesse planeta de maneira demasiada para finanças.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-9110921032564618182016-02-15T23:25:44.189-02:002016-02-15T23:25:44.189-02:00Olá, Sofrendo. Também acho.
Pode ser que seja um s...Olá, Sofrendo. Também acho.<br />Pode ser que seja um sinal de pessimismo exagerado mesmo. Quando as pessoas nem procuram mais analisar os imóveis, os contratos, etc, e acham que o PIB vai encolher até nos tornarmos um país Africano de renda baixa, o único comportamento financeiro lógico é tirar o dinheiro daqui do país e de todos os ativos.<br />Como essa hipótese não me parece a mais provável, parece-me claro que imóveis ainda terão a sua valia em nossa sociedade. Entretanto, nada melhor do que uma crise para aguçar nossos sentidos e nossa capacidade de entendimento das nossas próprias finanças e de nós mesmos.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-17758497730679108602016-02-15T23:19:40.817-02:002016-02-15T23:19:40.817-02:00Sim, quero estreiar com a minha série sobre Indep...Sim, quero estreiar com a minha série sobre Independência Financeira e taxa segura de retirada sobre diversas abordagens. Entretanto, as últimas semanas de viagem foram um pouco mais corridas, bem como eu não manjo nada e estou contanto com a ajuda de um amigo blogueiro para tentar fazer algo melhor do que eu faria sozinho. Mas como não estou colocando muito tempo nisso, a coisa está bem devagar.<br /><br />Abraço!soulsurferhttps://www.blogger.com/profile/04956579761109626060noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-57143304868554109212016-02-15T21:29:35.347-02:002016-02-15T21:29:35.347-02:00E o projeto de lançar um novo blog, ainda está de ...E o projeto de lançar um novo blog, ainda está de pé? Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-62210197342956720222016-02-15T21:16:32.343-02:002016-02-15T21:16:32.343-02:00Hoje existe um pessimismo inédito em FIIs.
Hoje ne...Hoje existe um pessimismo inédito em FIIs.<br />Hoje nenhum FII presta, nenhum tem futuro e todos vão falir.<br /><br />Ótimo para quem compra na baixa...péssimo para quem vende.<br />Mas não ee isso que querem os que comprar na baixa e ficam ricos vendendo na alta???<br /><br />Saudações Sofrendo para Poupar https://www.blogger.com/profile/10777029798418192595noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-69050388672729802942016-02-15T21:14:11.469-02:002016-02-15T21:14:11.469-02:00Excelente post,
Penso eu que todo investidor deve...Excelente post,<br /><br />Penso eu que todo investidor deve ter algumas cotas de FIIs, como você citou, mas não ficar concentrado em FIIs ...<br /><br />Por isto sou favorável sempre à diversificação ... No meu caso, mesmo os FIIs tendo sido castigados, o impacto foi nulo, visto que continuo recebendo a renda mensal, que era o que eu desejava.<br /><br />O que mudou para mim? Eu manterei os investimentos que fiz, e resgatarei os alugueis todo mês ... Sem mais compras em FIIs.<br /><br />Vou fazer o básico, que é construir, vender, ou construir, alugar ... É o que tem dado certo p/ mim, não vou reinventar a roda.<br /><br />Abraço Blog Viver de Construçãohttps://www.blogger.com/profile/08667068971430951253noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-84496220133817417592016-02-15T20:50:29.814-02:002016-02-15T20:50:29.814-02:00"Se a arrecadação encolhe, e como muitos dos ..."Se a arrecadação encolhe, e como muitos dos gastos do Governo Brasileiro (a maioria deles na verdade) não podem ser mexidos, até a dívida pública federal começa a ter a possibilidade de existir problemas para a sua rolagem." Hoje li que o governo pretende desvincular em 20% dos gastos. Isso é algo que já está na pauta. Em maior ou menor tempo, isso vai melhorar. Muito bom o texto. São bons ativos que sofrem durante a crise (quem não sofre?). A sua estratégia deve funcionar bem agora, aumentando a exposição num bear market. Abraço!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-53681431647546160392016-02-15T20:19:21.364-02:002016-02-15T20:19:21.364-02:00Soul,
Excelente artigo, sem muito o que acrescent...Soul,<br /><br />Excelente artigo, sem muito o que acrescentar. Tenha certeza de que seus textos sobre finanças são de grande valia para quem lê.<br /><br />A propósito, seu blog é certamente um dos melhores da blogosfera, principalmente por abordar também temas infinitamente mais importantes para a vida que o aspecto meramente financeiro. Parabéns!<br /><br />Abraços.Pretenso Milionáriohttps://www.blogger.com/profile/07477462902524970854noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4583188799962564706.post-43943014799420812832016-02-15T19:42:25.556-02:002016-02-15T19:42:25.556-02:00É meu caro ... eu acho muito importante refletir s...É meu caro ... eu acho muito importante refletir sobre o momento .. se informar ... eu sou meio suspeito... pq eu tento mesmo usar timing a meu favor ... quando me falaram sobre fiis .. parecia o investimento perfeito para longo prazo ... até ler em algum lugar ... a correção gigantesca negativa que esse produto tem com a curva de juros. E não deu outra ... na época a selic subiu .e os FIIs desabaram feio ... talvez se a pessoa entender que pode acabar perdendo um bom momento .. então coloque pesos .. qd achar que o mercado tá ruim .invista 33% ... se achar que está medio 66% e se achar que está otimo poe 100% do dinheiro que ia destinar originalmente .. mas ver o mercado caindo .. ler em toda parte que a selic vai subir e mesmo assim se entubar de fii ..sei la viu .. Oshirohttps://www.blogger.com/profile/01700020357701192943noreply@blogger.com